Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aos que curtem mentolados...

+13
allexcosta
Carlos Cmz
Eliseumohr
lumen
Adriano Oliveira
subgrave
RFFanBR
Ricardo
DenisLM
Asisita
Moshe Bar Elohim
NESCAU
Cayo Castro
17 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Aos que curtem mentolados... - Página 2 Empty Re: Aos que curtem mentolados...

Mensagem por Cayo Castro Seg Mar 19, 2012 4:38 pm

A grande verdade é que...

Não existe um porquê continuar criminalizada que não seja motivo religioso, moralista e retrógrado...

Quem apresentar um argumento consistente que não esteja nessas esferas citadas. Eu nunca mais posto nesse tópico.

Última edição por Cayo Castro em Seg Mar 19, 2012 4:42 pm, editado 1 vez(es)

Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Carlos Cmz Seg Mar 19, 2012 4:38 pm

Cayo Castro escreveu:É por isso que não dá pra ter uma conversa séria, aberta e sincera sobre o tema.
Estamos envoltos de preconceitos, idéiazinha de TV Globo, falta de conhecimento de causa e principalmente demagogia.

Melhor nem entrar nesse papo de drogas ilícitas... senão, com a falta de cooperação da galera é cadeado na certa.

"EM VERDADE VOS DIGO, BUSQUEM CONHECIMENTO"

ET Bilú

Pois é Cayo, eu tento evitar de comentar nesses assuntos, pois sei que são polêmicos e minha opinião é diferente da maioria.
Mas quando eu vejo as pessoas dizendo que a proibir as drogas é algo bom para sociedade e que deviam proibir o álcool e o cigarro também... cara eu não consigo deixar de comentar algo.

Já morei perto de biqueira, já vi maluco ser morto no portão da minha casa, conheço caras novos e sem nenhuma passagem pela polícia que foram presos pelo ato de vender drogas e nem com armas estavam...Tão lá agarrado no meio de assassino, ladrão e estuprador. Se antes eram só vendedores de drogas, sairão de lá formados no crime.

Eu entendo que a maoiria das pessoas são preconceituosas com o tema pelo simples fato de desconhecerem, por falta de informação mesmo.
Engolem tudo que essas mídias lixo vomitam pelo rádio e tv. Hoje em dia temos a internet ai... vamos pesquisar mais, entender como a lei de drogas criminaliza a pobreza, vamos entender que existem vários tipos de drogas e que nenhuma é igual a outra, vamos procurar soluções para a redução de danos, vamos analisar os números de mortos nos confrontos contra o tráfico ou entre o tráfico... vamos nos informar!

Mas alguns ainda preferem encarcerar 'viciados' ou até mesmo matá-los...

Membro

Mensagem por DenisLM Seg Mar 19, 2012 4:50 pm

interessante que viciado é a vítima?
usa drogas pq forçaram ele?

pra mim rola uma grande inversão de valores nissae...
mas concordo que proibir é o caminho para se criar um mercado informal...

nada simples esse papo...
e acho que apesar algumas de opinões serem extremas, elas devem ser respeitadas, afinal é uma opinião como qualquer outra...
DenisLM
DenisLM
Membro

http://soundcloud.com/denislm

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Mar 19, 2012 4:56 pm

Cayo Castro escreveu:A grande verdade é que...

Não existe um porquê continuar criminalizada que não seja motivo religioso, moralista e retrógrado...

Quem apresentar um argumento consistente que não esteja nessas esferas citadas. Eu nunca mais posto nesse tópico.
Bem, o ser humano é um ser moral, religioso, político, etc. Faz parte da nossa natureza de ser humano.
Apesar de ser cristão nunca vinculei nas minhas opiniões NESTE tópico à minha religião. É mais um conceito moral pessoal. Se eu sentisse no meu conceito que minha religião fosse contrária ao que acho certo eu não estaria nela.
Voltando... desvincular moralidade do ser humano é tirar a humanidade deste.

Pergunte a um ladrão que não sente um pingo de remorso quando rouba se ele mesmo gosta de ser roubado. Pergunte a um criminoso homicida que sente prazer em matar se este gosta de ser esfaqueado, por exemplo. Não claro. Até estes, por incrível que pareça, tem conceitos morais.

Se é retrógrado já acho que é uma opinião pessoal de quem o acha. Bem particular de cada um.

Até a gora a conversa está boa, num nível bom e não há mesmo como ficar presa à cigarros mentolados, não mesmo. Inevitavelmente vamos entrar no campo da moralidade, crenças, convicções pessoais, etc. Também espero que a moderação não tranque. Um passarinho conseguiria responder com imparcialidade este tópico: ele só diria piu-piu; um gato: miau-miau, um cão: au-au.

Eu aceito a opinião contrária a minha. Não tentei convencer ninguém. Apenas fiz alguns questionamentos que foram sabiamente respondidos pelo Carlos Cmz, apesar de concordar em alguns aspectos e não concordar em outros.

É interessante como o assunto vai sendo levado para o lado pessoal e as pessoas vão sendo chamadas de preconceituosas, hipócritas, ignorantes, etc. Isto sim é digno de trancamento.

Membro

Mensagem por subgrave Seg Mar 19, 2012 5:12 pm

Carlos Cmz escreveu:

Mas alguns ainda preferem encarcerar 'viciados' ou até mesmo matá-los...

que tal lançarmos a campanha "adote um viciado", ou a Globo podia lançar a campanha "viciado esperança", podia ser apresentado pelo Fábio Assunção... a verdade é que ninguém mais suporta a situação...

E entendo que a lei de drogas (Lei 11.343/06) não prende usuários nem viciados, aí os playboy filinho de papai sempre arrumam um fornecedor e nunca vão presos, assim a injustiça da lei de drogas somente vai parar quando a pena para os usuários for equiparada a dos traficantes, mas aí vem os defensores da moralidade choramingar pelo parente viciadinho que sustenta o tráfico e esquecem que onde tiver demanda sempre vai ter oferta. A playboyzada não tem medo de ser pega com uma paranguinha... não dá nada...

subgrave
Membro

Mensagem por Cayo Castro Seg Mar 19, 2012 5:18 pm

^^ A questão é que quando falamos de assuntos e decisões que afetam um todo. Não podemos se apoiar nesses círculos de pensamento.

A guerra contra a droga é uma guerra perdida. E é importante salientar que essa guerra, não existia até umas décadas atrás. São rios de dinheiro, esforços, gente morta, atrocidades que não dão em nada. Muito pelo contrário, várias pesquisas mostraram que o número de usuários só aumenta. ( Vide o documentário "Quebrando o Tabu", onde vários ex-presidentes declaram seus argumentos e suas experiências nesta guerra)

Fazendo uma análise pessoal, nada de científico. Não precisa ser muito velho pra perceber que antes existiam muitos mais fumantes. E fumar era algo que os jovens se inspiravam e talz. Você entrava num consultório médico, o médico tava fumando. Você entrava em um orgão púbico, todo mundo tava fumando. Depois do cerco( propagandas, conscientização, leis) que o governo sabiamente fez em cima do cigarro, o número de fumantes diminuiu. E hoje o fumante tem aquela áurea de o cara que incomoda. Essa áurea ao meu ver serviu muito mais pra diminuição do número de fumantes do que uma eventual proibição.

Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Mar 19, 2012 5:18 pm

DenisLM escreveu:interessante que viciado é a vítima?
usa drogas pq forçaram ele?

pra mim rola uma grande inversão de valores nissae...
mas concordo que proibir é o caminho para se criar um mercado informal...

nada simples esse papo...
e acho que apesar algumas de opinões serem extremas, elas devem ser respeitadas, afinal é uma opinião como qualquer outra...
Eu concordo plenamente, exceto o destaque em negrito/itálico.

Membro

Mensagem por Cayo Castro Seg Mar 19, 2012 5:24 pm

subgrave escreveu:
que tal lançarmos a campanha "adote um viciado", ou a Globo podia lançar a campanha "viciado esperança", podia ser apresentado pelo Fábio Assunção... a verdade é que ninguém mais suporta a situação...

A parte me negrito me parece com algo que playboys falam pra queimar mendigos. Afinal, ninguém aguenta mais eles pedindo dinheiro no sinal, né?!
Mas sobre a parte do Fábio Assunção apresentando o Viciado Esperança, eu ri bagarái...
subgrave escreveu:
E entendo que a lei de drogas (Lei 11.343/06) não prende usuários nem viciados, aí os playboy filinho de papai sempre arrumam um fornecedor e nunca vão presos, assim a injustiça da lei de drogas somente vai parar quando a pena para os usuários for equiparada a dos traficantes, mas aí vem os defensores da moralidade choramingar pelo parente viciadinho que sustenta o tráfico e esquecem que onde tiver demanda sempre vai ter oferta. A playboyzada não tem medo de ser pega com uma paranguinha... não dá nada...

scratch

Membro

Mensagem por subgrave Seg Mar 19, 2012 5:31 pm

Cayo Castro escreveu:
Fazendo uma análise pessoal, nada de científico. Não precisa ser muito velho pra perceber que antes existiam muitos mais fumantes. E fumar era algo que os jovens se inspiravam e talz. Você entrava num consultório médico, o médico tava fumando. Você entrava em um orgão púbico, todo mundo tava fumando. Depois do cerco( propagandas, conscientização, leis) que o governo sabiamente fez em cima do cigarro, o número de fumantes diminuiu. E hoje o fumante tem aquela áurea de o cara que incomoda. Essa áurea ao meu ver serviu muito mais pra diminuição do número de fumantes do que uma eventual proibição.
cheers

Cayo Castro escreveu:
Mas sobre a parte do Fábio Assunção apresentando o Viciado Esperança, eu ri bagarái...
he he he, eu também, como diz um famoso colunista, "Nóis sofre, mas nóis goza."...

Cayo Castro escreveu:Afinal, ninguém aguenta mais eles pedindo dinheiro no sinal, né?!
Ninguém suporta eles é arrombando nossas casas, matando por uma pedrinha, afligindo seus pais, financiando a violência...

Última edição por subgrave em Seg Mar 19, 2012 5:37 pm, editado 1 vez(es)

subgrave
Membro

Mensagem por Cayo Castro Seg Mar 19, 2012 5:35 pm

Deve ser engraçado. Do jeito que ele é mau ator, imagino-o pedindo dinheiro pra causa. lol!
Até agora to rindo...

Mas sobre "minha análise pessoal". Viu como a proibição nem sempre é o caminho. A na maioria das vezes, dá efeito reverso.

Membro

Mensagem por LuCaSbass Seg Mar 19, 2012 5:53 pm

Vamos lá... se proibir é completamente errado e fosse tudo liberado, não ia ter mais crime?
Eu acho que o número de viciados iria aumentar MUITO... E nem todo viciado teria dinheiro para comprar sua pedrinha na padaria... E todos sabem que chega uma hora que o viciado faz qualquer coisa para conseguir a droga... Logo, ele ia fazer o que?

- Passar a droga no cartão de crédito?
- Pedir dinheiro emprestado no banco com juros?
- Assaltar a loja?

Ou o governo teria que dar um vale-pó porque SEMPRE ele é a vítima desse processo todo?

Membro

Mensagem por Cayo Castro Seg Mar 19, 2012 7:09 pm

Não sou um dos que enxerga que o viciado é a vítima. Mas claro, as coisas não são assim... "LIBEROU GERAL, GALERAAA... VAMO FUMAR"...

Descriminalização não é liberar. E o viciado que mata por pedra é o mesmo que mata por um gole de cachaça. Vide os argumentos dos que eram a favor da "Lei Seca" no Estados Unidos. São os mesmos que vocês estão propondo. Historicamente, tanto a "droga" quanto o assassinato é inerente a humanidade. Por isso, não posso prever que mais gente vai morrer ou mais gente vai sobreviver. A grande questão é que quem quer usar droga hoje em dia, usa. Sendo ilícito ou não.

Sou a favor da descriminalização. Mas com um sistema de taxação único. Sem veiculação/promoção/citação em mídias. Com bastante conscientização. Coibir o uso em público. ( falando no caso de drogas leves como a maconha porque sobre drogas pesadas como cocaína, heroínae e crack. Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre isso.) Desarmar o tráfico. E por fim, ter o dinheiro investido nessa guerra, colocado em outros setores.

As coisas não são assim. Sou realista. Também sou realista a ponto de afirmar que a descriminalização, em um primeiro momento ia dar uma bombada. Mas como toda mudança social, ia ter o crescimento diminuído, estagnar e depois diminuir. Como foi com o cigarro e tantas outras mudanças sociais. (Até tem uma teoria científica sobre isso, que esqueci o nome... quem for sociólogo aí pode dar uma luz?! )

Vejo como uma alternativa. Não estou falando que estou certo e que tudo que foi exposto até agora é exatamente o que vai acontecer. Apenas o fato de estarmos discutindo isso já é importante.
Mas o que sabemos é que a política vigente contra as drogas não está dando certo.

Membro

Mensagem por GANSO Ter Mar 20, 2012 7:37 am

Sabe que as vezes eu nem penso que o uso indiscriminado de drogas ou álcool ou o que quer que seja é realmente o problema. Imagino que a questão é: por que?
Falta de perspectiva de vida? Falta de parâmetro? Falta de valores familiares e religiosos?
Será que o buraco não é mais embaixo?
Substâncias que alteram a percepção sempre foram usadas em todas as sociedades e nunca tivemos uma situação assim...
Sei lá... dá pra pensar...

Membro

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 20, 2012 8:42 am

Isso é notório mesmo. A "droga" está tão entreleçada a humanidade que deve fazer parte do nosso código genético, eu acho. Vide a quantidade de múmias que são encontradas portando maconha e outra substâncias. Tem até a famosa chinesa que foi encontrada numa tumba de quase 3.000 anos. Isso é muito tempo.
Vide os povos que usam drogas com fins religiosos... Um exemplo é no meu estado onde existe o Daime e o Rapé e é altamente difundido e apoiado pelo governo. São drogas que hoje são aceitas como "drogas religosas ou tradicionais". Mas é droga né.

Membro

Mensagem por GANSO Ter Mar 20, 2012 9:12 am

Então... é mais ou menos isso que eu disse.
Não quero ser mal interpretado, e também sei que a apologia à droga é tão idiota quanto à sua proibição, mas, o cara usa para fins religiosos... ou mesmo para diversão (por que não se divertir) tá ok.
Agora, por que um moleque tem que fumar um baseado para ir à escola ou eu que gosto de tomar um goró tenho que mandar um uísque para trabalhar?
Por que ficar se enchendo de pedra o dia todo?
É só pelo torpor... para fugir da realidade e não encará-la de outra maneira? Para fugir de si mesmo e de sua situação?

Membro

Mensagem por allexcosta Ter Mar 20, 2012 9:19 am

GANSO escreveu:Falta de perspectiva de vida? Falta de parâmetro? Falta de valores familiares e religiosos?

A droga é a falta de educação, de comida na mesa, de civilidade, respeito ao próximo, boas instituições de ensino, igualdade social. Maconha, cocaína, special-k, heroína, ecstasy, meth, tudo isso se acha facilmente em QUALQUER lugar do mundo. Se o uso dessas drogas destruísse sociedades ou provocasse crimes hediondos países como Suíca, Suécia e Holanda não teriam as estatísticas de violência que tem.

Violência é um problema sócio-econômico e pouco relacionado ao uso de drogas. Aumenta o salário mínimo pra 3.000, o dos policiais pra 5.000, o dos professores pra 8.000, legaliza TODAS as drogas e vê o que acontece.

Administrador

Mensagem por GANSO Ter Mar 20, 2012 2:41 pm

Concordo plenamente com você, Allex!
Mas não estou só falando da violência em si. Estou falando da auto degradação. De enfiar cabeça. De atravessar a linha entre prazer e dependência. Virar zumbi.
Você concorda que há uma diferença entre quem usa a droga para um motivo (não interessa qual) e quem usa por usar?

Membro

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 20, 2012 2:43 pm

^ Eu concordo. O mesmo acontece com a bebida. Uns viram dependentes, outros não.

Membro

Mensagem por allexcosta Ter Mar 20, 2012 7:06 pm

GANSO escreveu:Mas não estou só falando da violência em si. Estou falando da auto degradação. De enfiar cabeça. De atravessar a linha entre prazer e dependência. Virar zumbi.

O que tem a ver?

Convivo com gente que se droga desde minha adolescência, alguns continuam usando até hoje, outros pararam, outros caíram de cabeça, outros morreram de overdose. Já ouvi INÚMEROS motivos pra pessoa parar de usar drogas. Sai caro, prejudica a saúde, a mulher se chateou, o pai tomou o carro, etc, etc, etc... Nunva ouvi um ex-drogado ou alguém que deu um tempo dizer que foi porque é proibido, nunca...

Acredito na liberdade do indivíduo e na garantia dos direitos básicos, como saúde, moradia, alimentação e educação. Se o cara quer comprar 500 Reais de cocaína e cheirar em uma noite é problema dele. Casas populares, escolas, creches, merenda escolar, tudo isso é comprado com o dinheiro de impostos. Uma vaga hospitalar para um drogado é obrigação da sociedade, da mesma forma que é para um obeso que come 20 Big Mac's por dia ou uma pessoa promíscua que tem relações com 200 pessoas diferentes por semana e contrai sífilis.

Ninguém deixa de comprar droga porque é ilegal.

Administrador

Mensagem por GANSO Qua Mar 21, 2012 7:40 am

allexcosta escreveu:Ninguém deixa de comprar droga porque é ilegal.

Em nenhum momento eu disse o contrário. Inclusive eu acho que a liberação resolveria muitos problemas e sabemos muito bem porque ela não ocorre.
Também tenho muitos conhecidos que se relacionam bem com a droga até hoje e muitos que pararam por vários motivos.
O que eu vejo hoje e que não ocorria com frequência a um tempo atrás é a zumbizada. Aqui onde moro que é uma cidade de pequeno porte é muito frequente ver esse tipo de coisa. Ou é o tipo de droga que estão usando (no caso o crack) ou como eu disse no post anterior a falta de perspectiva ou base. Também acho que a mídia nos impressiona muito mostrando cracolândia o dia todo...

Membro

Mensagem por Carlos Cmz Qua Mar 21, 2012 8:22 am

Depois das colocações do Allex e do Cayo não tenho muito mais a contribuir com o tópico.

Quem tiver um pouco de interesse de entender o assunto eu deixo aqui alguns temas informativos e para pesquisa:

Documentários:
Quebrando o Tabu
Cortina de fumaça
hat If Cannabis Cured Cancer ( 2010 ) - E Se Cannabis curasse o câncer?

Links:
http://www.psicotropicus.org/
http://www.drogasedemocracia.org/
http://www.bancodeinjusticas.org.br/
http://super.abril.com.br/ciencia/verdade-maconha-443276.shtml
http://www.globalcommissionondrugs.org/wp-content/themes/gcdp_v1/pdf/Global_Commission_Report_Portuguese.pdf
http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/55454/logica+de+EF%BF%BDguerraEF%BFBD+no+combate+as+drogas+gera+alienacao+diz+pedro+abramovay.shtml
http://coletivodar.org/2012/03/a-guerra-as-drogas-e-o-sexo-obscurizado-nos-processos-de-criminalizacao-da-pobreza/
http://coletivodar.org/2012/02/os-peixes-pequenos-13-dos-presos-na-luz-acusados-de-trafico-sao-moradores-de-rua/
http://coletivodar.org/2012/02/crack-epidemia-de-desinformacao/
http://revistacult.uol.com.br/home/2012/02/crack-tabu/
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,consumo-de-drogas-legais-e-ilegais-mata-8-mil-pessoas-por-ano-no-pais,831451,0.htm
http://www.teoriaedebate.org.br/debates/politicas-e-acoes-publicas-de-combate-drogas?page=0%2C0#node-body-opniao
http://www.teoriaedebate.org.br/debates/politicas-e-acoes-publicas-de-combate-drogas?page=0%2C1#node-body-opniao

Livros:
O Fim da Guerra: A Maconha e a Criação de um Novo Sistema para Lidar com as Drogas - Denis Russo Burgierman
Maconha: Mitos e fatos - Lynn Zimer e John P. Morgan
Maconha, cérebro e saúde - Dr Renato Malcher-Lopes e Dr Sidarta Ribeiro

Temas para pesquisas:
História do crack
Sistema Endocannabinóide (estudo que consta no livro de Renato Malcher e Sidarta Ribeto, citado acima)
Narcossalas
Diferença entre: Descriminalizar, legalizar e liberar.
Estudos do Dr Dartiu Xavier
Estudos do Dr Renato Malcher
Redução de danos no uso de drogas

Recomento MUITO os 2 primeiros documentários que citei e o link do Global Commission Drugs. Mas os outros não são menos importantes.

São só alguns temas que vieram a mente aqui.
Quem tiver interesse em entender mais.. está ai uma base para pesquisar, assistir, ler...

Membro

Mensagem por Cayo Castro Qua Mar 21, 2012 8:56 am

^ Carlos Cmz, fechou com chave de ouro. Wink

Assisti o "Quebrando o Tabu" recentemente e foi interessante ver os ex-presidentes assumindo que erraram em como lidavam com a droga. E mais impressionante, o depoimento do chefe do departamento anti-drogas do E.U.A assumir publicamente que é uma guerra em vão. Quanto mais se luta, mais usuários existe.
E ao contrário do que se pensa não é um documentário com apologia às drogas. É bem sério e bem feito. Um documentário pedindo a discussão aberta sobre o tema.

Membro

Mensagem por allexcosta Qua Mar 21, 2012 11:12 am

A verdade sobre a droga nos EUA é a seguinte:

Quem leva droga pra dentro daquele país é a CIA e o governo.
Sempre foi assim...

Os EUA usam o dinheiro das vendas de cocaína para financiar suas operações militares na América Latina e o dinheiro da venda de heroína para financiar o que fazem no Oriente Médio. Isso não é novidade.

A heroína vai para os EUA nos mesmos aviões que levam soldados pra casa. Controlar as plantações de papoula é o ÚNICO motivo da ocupação dos EUA no Afeganistão.

A CIA é conhecida como "Cocaine Importing Agency".

Administrador

Mensagem por Cayo Castro Qua Mar 21, 2012 12:11 pm

^ Nesse filme mostra que 1 Kg de cocaína comprado por US$ 1000 na Colômbia faz US$ 60.000 no E.U.A.

Vendendo o quê você consegue 6000% de lucro com alta rotatividade?
Vender droga = grande negócio.
Não duvidaria desse comércio americano...

Membro

Mensagem por allexcosta Qua Mar 21, 2012 12:52 pm

Cayo Castro escreveu:Não duvidaria desse comércio americano...

Assista "American Gangster", filme baseado em fatos reais sobre a importação de drogas nos EUA. É óbvio que hoje as coisas são um pouco diferentes, mas continua acontecendo em grande escala.

1kg de cocaína pura custa uns 600 dólares na Bolívia. 1g de cocaína cortada custa 50 dólares nos EUA. Matemática simples.

Administrador

Mensagem por Carlos Cmz Qua Mar 21, 2012 3:22 pm

Cayo Castro escreveu:"^ Carlos Cmz, fechou com chave de ouro. Wink

Assisti o "Quebrando o Tabu" ..."

A intenção não é 'fechar' não rsrs... que continuem o debate! Smile

Esse documentário é muito bom mesmo. Eu sempre recomendo ele, juntamente com o Cortina de Fumaça.
E o bom que tem no you tube Razz

allexcosta escreveu:"A verdade sobre a droga nos EUA é a seguinte:

Quem leva droga pra dentro daquele país é a CIA e o governo.
Sempre foi assim... ..."

Mais ou menos assim né?
Aos que curtem mentolados... - Página 2 War-on-drugs

Em tempo:
Mais um link de uma ótima entrevista fresquinha sobre o tema:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5656750-EI306,00-Comissao+so+o+governo+nao+entende+a+descriminalizacao+das+drogas.html

Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo