Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Empty Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

Mensagem por RioPretoMusic Seg Jul 06, 2009 3:22 pm

Surgiu uma duvida este final de semana, desmontei os captadores do meu baixo que pretendo blindar com parafina e tambem fazer a blindagem do berço dos captadores e potenciometros com papel aluminio. bom até ai tudo bem desmontar é facil Smile ....

Agora oque esta me deixando intrigado éo seguinte, não acho um esquema de ligação dos captadores p/j c/ chave seletora de 3 posições (padrão Samick) Shocked OBS: Lembrando que meu baixo tem um potenciometro para volume e outro para tom.

Só que ai que veio na minha cabeça, que talvez seja melhor retirar a chave, e adicionar um terceiro potenciometro, no mesmo padrão dos fender precision porque ai teria mais opção de timbres, fazendo a mistura dos volumes P/J ... Teria muito mais controle doque uma simples chaves de 3 posições .... Isso procede ?

Esquema Fender Precision

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Std_p_j_bass


Desde já agradeço pela ajuda de todos!

RioPretoMusic
Banido

Mensagens : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Empty Re: Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 06, 2009 3:53 pm

Cara, basta compra uma chave do tipo Les Paul e ligá-la antes do pot de volume, com os fios positivos dos capts nos "bornes" externos e o do meio para o pot de vol. É muito simples e muito versátil e efetivo.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Empty Re: Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

Mensagem por RioPretoMusic Seg Jul 06, 2009 3:56 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, basta compra uma chave do tipo Les Paul e ligá-la antes do pot de volume, com os fios positivos dos capts nos "bornes" externos e o do meio para o pot de vol. É muito simples e muito versátil e efetivo.
Abç

Mauricio, e se retirar a chave, e adicionar um terceiro potenciometro, no mesmo padrão dos fender precision porque ai teria mais opção de timbres, fazendo a mistura dos volumes P/J ... Teria muito mais controle doque uma simples chaves de 3 posições .... Isso procede ?


Oque você acha ?

RioPretoMusic
Banido

Mensagens : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Empty Re: Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 06, 2009 4:02 pm

Acho que assim vc complica demais. A chave te dá a facilidade de acionamento rápido, sem precisar ficar girando potenciômetros no meio de uma execução, por isso opto pelo esquema com a chave e 2 pots (vol. e tone), nada mais. Agora., vc pode usar também um potenciômetro de balanço ao invés da chave, acionando gradativamente um ou outro capt até o meio (o pot tem que ser específico).
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Empty Re: Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

Mensagem por RioPretoMusic Ter Jul 07, 2009 12:03 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Acho que assim vc complica demais. A chave te dá a facilidade de acionamento rápido, sem precisar ficar girando potenciômetros no meio de uma execução, por isso opto pelo esquema com a chave e 2 pots (vol. e tone), nada mais. Agora., vc pode usar também um potenciômetro de balanço ao invés da chave, acionando gradativamente um ou outro capt até o meio (o pot tem que ser específico).
Abç

Primeiro de tudo muito obrigado Mauricio, pela ajuda e ter passado o esquema da les paul, dei uma olhada e entendi o esquema ....


Mas esta duvida não sai da minha cabeça, sera que alguem mais pode me ajudar, principalmente alguem que tenha um precision bass?

Pelo fato de ser uma chave de 3 posições eu só consigo (braço - P/J- Ponte) no caso se colocar um terceiro potenciomentro sera que não da um tchan a mais não ?

Sera que não foi cagada da Samick este lance de chave seletora de 3 posições?

Mas eu falo cagada, no sentido de poder tirar leite de pedra entende? porque o esquema do fender precision não é muito pratico mas da uma gama de regulagens melhor .....

E se da para modificar, porque não fazer né ... Very Happy

RioPretoMusic
Banido

Mensagens : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Empty Re: Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

Mensagem por joelson.dias.5 Qua Abr 29, 2020 8:12 pm

Olá pessoal! Meu nome é Joelson, moro em Olinda-PE.

Ressuscitando o tópico. Tenho um Yamaha BB425X. A chave seletora dele não tá funcionando na posição onde seleciona apenas o captador ponte. Comprei uma nova chave, mas não tô sabendo como fazer as ligações dos fios.

Segue imagem da chave:

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Chave_10

joelson.dias.5
Membro

Mensagens : 2
Localização : Olinda

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Empty Re: Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 29, 2020 8:49 pm

https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Special+II+Schematic&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=itn_8pt8kYh-3M%253A%252C5OvpfXxqGOdoGM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kQdg48i0ckUBdtmbyoYRPMeVqIXuA&sa=X&ved=2ahUKEwjxpI-J6Y7pAhVdJrkGHXmkApQQ9QEwBXoECAEQDg#imgrc=q69f-JpJSVImTM
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Empty Re: Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

Mensagem por joelson.dias.5 Qua Abr 29, 2020 11:53 pm

Obrigado Bertola!

joelson.dias.5
Membro

Mensagens : 2
Localização : Olinda

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema. Empty Re: Ajuda para fazer ligação P/J com chave seletora não acho o esquema.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos