Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dores na mão direita

+10
NeyBass
Rdg Bass
warZ
FelipeBass
Raphael Amin
Lucas94
Zubrycky
allexcosta
malka_aff
Raissa
14 participantes

Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Dores na mão direita

Mensagem por Raissa Qui Jul 05, 2012 8:06 pm

Boa noite pessoal!

Estou tocando em um grupo musical e todos os domingos tocamos "bastante" (em relação ao que eu tocava). Acontece que costumo apoiar o polegar no captador do braço e após uma hora começo a sentir dores no punho. É correto "didaticamente" apoiar o dedo no captador? Porque vejo como uma faca de dois gumes: o primeiro lado é o de eu estar desacostumada a tocar por muito tempo e o outro é de realmente a postura ser inadequada a minha mão, que é bem pequena. Espero opiniões e sugestões sobre o problema.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por malka_aff Qui Jul 05, 2012 8:27 pm

eu sempre achei que o "apoiar" o dedo no captador, não é literalmente, o peso da mão fica apoiado pelo braço, e o dedo vai no captador só pra ter uma referencia de onde tua mão tá e não precisar ficar olhando pra mão direita tempo todo Smile

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por allexcosta Qui Jul 05, 2012 9:23 pm

Bio Bass escreveu:É correto "didaticamente" apoiar o dedo no captador?

Não, é ergonomicamente incorreto...

Leia:

http://www.google.com/webhp?hl=en#hl=en&output=search&sclient=psy-ab&q=site:contrabaixobr.com+flutuante&oq=site:contrabaixobr.com+flutuante&gs_l=hp.3...520.52432.0.52687.34.33.1.0.0.0.280.6202.0j29j4.33.0...0.0.WyN2L0L68ks&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=9da4b66dc5fd8e9a&biw=1280&bih=583

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 05, 2012 10:02 pm

Bio Bass escreveu:Boa noite pessoal!

Estou tocando em um grupo musical e todos os domingos tocamos "bastante" (em relação ao que eu tocava). Acontece que costumo apoiar o polegar no captador do braço e após uma hora começo a sentir dores no punho. É correto "didaticamente" apoiar o dedo no captador? Porque vejo como uma faca de dois gumes: o primeiro lado é o de eu estar desacostumada a tocar por muito tempo e o outro é de realmente a postura ser inadequada a minha mão, que é bem pequena. Espero opiniões e sugestões sobre o problema.

Falando por mim mesmo, quando toco com os dedos com o polegar apoiado no instrumento geralmente apoio o polegar no fim do braço mas, dependendo da situação e do timbre que eu quero obter, eu coloco o polegar no captador para que os dedos fiquem mais próximos ou do braço ou da ponte.

Nunca tive dores na mão direita por causa disso.

Agora, lembrando de algumas coisas que aprendi em um curso que fiz, certa vez, sobre Tai Chi Chuan aplicado à música, talvez seu problema seja causado por excesso de força e tensão ao apoiar o dedo no captador, por tensão no próprio polegar, por deixar o peso do braço atuando no polegar ou até mesmo por um dedo mínimo tensionado.

Nesse caso, recomento procurar um médico para ver a causa dessas dores, rever a postura da mão direita e a adoção da prática de alongamentos antes de tocar o instrumento.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Raissa Qui Jul 05, 2012 10:18 pm

allexcosta escreveu:
Bio Bass escreveu:É correto "didaticamente" apoiar o dedo no captador?

Não, é ergonomicamente incorreto...

Leia:

http://www.google.com/webhp?hl=en#hl=en&output=search&sclient=psy-ab&q=site:contrabaixobr.com+flutuante&oq=site:contrabaixobr.com+flutuante&gs_l=hp.3...520.52432.0.52687.34.33.1.0.0.0.280.6202.0j29j4.33.0...0.0.WyN2L0L68ks&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=9da4b66dc5fd8e9a&biw=1280&bih=583
Obrigada, Alex! Vou reaprender a tocar usando o polegar flutuante. Um amigo meu já (que é um excelente baixista) tinha me alertado sobre o posicionamento da mão direita, mas sabe como é difícil quebrar um "vício" de postura... Eu tinha começado, mas depois voltei a apoiar o polegar. Mas agora não tem mais chance, tenho me adaptar à técnica pelo bem da saúde.

Zubrycky escreveu:
Bio Bass escreveu:Boa noite pessoal!

Estou tocando em um grupo musical e todos os domingos tocamos "bastante" (em relação ao que eu tocava). Acontece que costumo apoiar o polegar no captador do braço e após uma hora começo a sentir dores no punho. É correto "didaticamente" apoiar o dedo no captador? Porque vejo como uma faca de dois gumes: o primeiro lado é o de eu estar desacostumada a tocar por muito tempo e o outro é de realmente a postura ser inadequada a minha mão, que é bem pequena. Espero opiniões e sugestões sobre o problema.

Falando por mim mesmo, quando toco com os dedos com o polegar apoiado no instrumento geralmente apoio o polegar no fim do braço mas, dependendo da situação e do timbre que eu quero obter, eu coloco o polegar no captador para que os dedos fiquem mais próximos ou do braço ou da ponte.

Nunca tive dores na mão direita por causa disso.

Agora, lembrando de algumas coisas que aprendi em um curso que fiz, certa vez, sobre Tai Chi Chuan aplicado à música, talvez seu problema seja causado por excesso de força e tensão ao apoiar o dedo no captador, por tensão no próprio polegar, por deixar o peso do braço atuando no polegar ou até mesmo por um dedo mínimo tensionado.

Nesse caso, recomento procurar um médico para ver a causa dessas dores, rever a postura da mão direita e a adoção da prática de alongamentos antes de tocar o instrumento.
Não sinto dor direto, é só quando toco por muito tempo. Realmente tenho que aprender a técnica do polegar flutuante.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 05, 2012 10:20 pm

Bom aprendizado! Wink

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Lucas94 Sex Jul 06, 2012 12:07 pm

Realmente o polegar flutuante parece ser mais vantajoso, mas quando eu tento usar não consigo chegar no mesmo timbre que eu consigo quando toco apoiando o polegar nas cordas. Isso também ocorre com vocês que usam essa técnica ?

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Raphael Amin Sex Jul 06, 2012 2:15 pm

Faz bastante sentido essa técnica aí. Apesar de ser minha mão esquerda que dói, e não a direita, vou pôr em prática

____________________________
"Uma revolução poderá talvez causar a queda do despotismo pessoal ou de uma opressão cúpida e ambiciosa, mas não estará jamais na origem de uma verdadeira reforma da maneira de pensar; novos preconceitos servirão, assim como os antigos, de rédeas ao maior número,  incapaz de refletir." Immanuel Kant
Raphael Amin
Raphael Amin
Membro

Mensagens : 376
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por FelipeBass Sex Jul 06, 2012 2:33 pm

Quando tive esse problema por estudar excessivamente 6 horas ao dia , aprendi a "colar o polegar na mão ,quando for descendo de corda acompanhar descendo corda por coda com a mão, assim não preciso mais esticar o polegar e forçar ele , não sei se o polegar flutuante é isso mas cmg deu certo *-*

____________________________
"..Só você pode ir em busca do som Desejado, por si mesmo .............Marcelo Mariano"..
FelipeBass
FelipeBass
Membro

Mensagens : 146
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por warZ Ter Jul 10, 2012 4:17 pm

Lucas94 escreveu:Realmente o polegar flutuante parece ser mais vantajoso, mas quando eu tento usar não consigo chegar no mesmo timbre que eu consigo quando toco apoiando o polegar nas cordas. Isso também ocorre com vocês que usam essa técnica ?

Uso esta técnica, pois antes apoiava nos caps. Resultado: poupei minha mão direita e o abafamento das cordas melhorou 110%.

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Lucas94 Ter Jul 10, 2012 9:03 pm

Estou usando o polegar flutuante e não estou sentindo mais dores no pulso e abafamento realmente fica muito melhor. Você sentiu alguma mudança no seu timbre com essa mudança de técnica warz ?

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Rdg Bass Ter Jul 10, 2012 10:44 pm

As vezes sentia dores na mão quando comecei a tocar, depois comecei a pesquisar sobre a mão direita e tal. Desde de 2004 utilizo o polegar flutuante e minha mão nunca mais teve problemas.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por NeyBass Qua Jul 11, 2012 9:01 am

é só falta de costume, depois vai melhorando.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por warZ Qua Jul 11, 2012 9:45 am

Lucas94 escreveu:Estou usando o polegar flutuante e não estou sentindo mais dores no pulso e abafamento realmente fica muito melhor. Você sentiu alguma mudança no seu timbre com essa mudança de técnica warz ?

No timbre não, agora a velocidade houve um a perda inicial que estou recuperando, pois faz um mês que adotei esta postura do polegar que descobri através de um pdf do Davi Motta (está disponível no site dele para baixar 0800).

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Lucas94 Qua Jul 11, 2012 10:40 am

Eu senti uma diferença no timbre, mas agora estou conseguindo chegar em um timbre que eu gosto. E também senti essa perda na velocidade, mas é questão de treino. Eu descobri essa técnica em um vídeo do Todd Johnson que foi postado aqui no fórum e estou gostando de usá-la.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por andre.silva Sex Ago 24, 2012 10:57 pm

cara pode ser que a suas cordas estejam altas e vc pode estar forçando demais para tirar som do instrumento tendo que tocar mais forte e com a quantidade de horas que vc esta tocando ai pode causar dor
andre.silva
andre.silva
Membro

Mensagens : 17
Localização : Jequié

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por G. Kanazawa Sex Ago 24, 2012 11:27 pm

eu nao sinto dores, mas as vezes em andamentos mais rapidos minha mao simplesmente para de acompanhar do nada. faco exercicios, alongamentos, aquecimento, tem dias que toco numa boa, mas tem dias que a batida fica muito irregular, fora que meu pulso tem estalado com frequencia, so girar um pouco ja estala, acontece isso com mais alguem?

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por ffc4852 Ter Ago 28, 2012 8:25 am

as vezes algum exercicio para a mao direita tb pode ajudar...por exemplo o Varigrip da planetwaves

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434495061-varigrip-planet-waves-_JM

____________________________
Clube do Contrabaixo Semi-Acústico #006 / Fretless Club #096 / Clube Fender #136
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Stupidtied Ter Ago 28, 2012 4:26 pm

Apoiar o dedo polegar no captador não é bom, é desaconselhável. Para ser sincero, isso arrebenta a mão. A técnica de mão direita no contrabaixo elétrico é relativamente simples: Toca-se apoiado com os dedos indicador e médio. Este toque apoiado é feito com apoio na corda superior a que se toca exceto a quarta corda, neste caso não há apoio. O costume de apoiar o polegar no captador vem da dificuldade em se passar de uma corda para outra, isso se resolve com treinamento, do movimento do braço. Não se deve fazer este movimento com o punho, pelo motivo que você já sabe. Isto causa dores e, em hipótese mais dramática pode causar uma tendinite. Faça o seguinte: Pesquise no youtube a técnica de grandes baixistas e observe como eles fazem o deslocamento vertical da mão direita. Talvez isso te ajude. Eu entendo o seu problema. Isto não acontece só com você. Só que é difícil demonstrar, como se deve fazer porque, por palavras apenas é muito difícil eu precisaria te fazer uma demonstração. Mas a dica da pesquisa é válida. Porém não é suficiente. Observe outros baixistas que você conhece e possuem boa técnica. É fácil perceber quem tem boa técnica:

Se o sujeito tem uma boa pegada e uma boa velocidade, toca com naturalidade e não tem problemas de dores no punho. Taí um exemplo a ser imitado. Espero ter ajudado
Stupidtied
Stupidtied
Membro

Mensagens : 18
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por warZ Sex Ago 31, 2012 2:33 pm

ffc4852 escreveu:as vezes algum exercicio para a mao direita tb pode ajudar...por exemplo o Varigrip da planetwaves

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434495061-varigrip-planet-waves-_JM

Huum! Sei não!

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por warZ Sex Ago 31, 2012 2:41 pm

Stupidtied escreveu: Pesquise no youtube a técnica de grandes baixistas e observe como eles fazem o deslocamento vertical da mão direita. Talvez isso te ajude.

Penso que é justamente este o problema, pois 90% dos grandes baixistas apoiam o dedão no captador, daí nós, pobres baixistas mortais, os copiamos achando que eles estão mandando bem, e assim ficamos todos viciados em dedão nos caps. kkkkkkkk

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Dores na mão direita Empty Re: Dores na mão direita

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos