Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

+8
cvmoretti
Rick Charles
Juninho_Bass
webercar
luizclaudiobarboza
Chico78
cicero moura
rroma
12 participantes

Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por rroma Seg Jul 09, 2012 4:56 pm

Fala pessoal, me surgiu uma grandeduvida em relação a esses baixos!

Estou quase certo que vou comprar o Ibenez SR 505 BM, com bartolini e que me agradou muito, porem descobri esse Ibanez SRA 505, que me chamou muita atenção principalmente pelo fato de vir com EMG 40dc e ser um preço um pouco mais baixo

Estou certo com o SR 505 pq ja testei, gostei muito do som e do conforto do braço, então como curiosidade gostaria de saber sobre esse baixo, alguem conhece?

Vlw pessoal!

SR 505 BM
• Madeira do Corpo: Mahogany
• Madeira do Braço: Jatoba/Bubinga
• Madeira da Escala: Rosewood
• Ponte: B106
• Captação Braço: Bartolini® MK1
• Captação Ponte: Bartolini® MK1
• Eq: 3 bandas Bartolini® MK1
• Controles: 01 volume, 01 agudo, 01 médio, 01 grave, 01 balanço

SRA 505 BB
• Tipo da construção: Braço parafusado
• Madeira do corpo: Mogno com Top Quilted Maple
• Braço: SR5, 3 pçs em Maple
• Tamanho da escala: 34”
• Ponte: Accu-Cast B-25
• Hardware: Cosmo Black
• Captação: EMG® 40HZ (braço) + EMG® 40HZ(ponte) com EQB-IIIC 3-band eq
• Controles: 1 Volume + 1 Balanço + 1 Bass-Boost/Cut + 1 Mid-Boost/Cut + 1 Treble-Boost/Cut
• Cores Disponíveis: BB (Blackberry)

____________________________
www.feartone.com
https://www.facebook.com/feartonemetal
rroma
rroma
Membro

Mensagens : 109
Localização : Cerquilho

https://www.facebook.com/feartonemetal

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por cicero moura Seg Jul 09, 2012 7:08 pm

aqui moço c num sabe bem o que quer não né?
nunca testei esses modelos ai não,mas de cara.
acho os emg melhores que esses mk1, mas se vc testou e gostou o que mais tu quer?

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Chico78 Seg Jul 09, 2012 10:56 pm

Já tive um baixo com esses MK1 (um cort B5). Sinceramente, fuja deles. Vai nesse BB com EMG.
O MK1, dependendo do volume que você coloca, começa a "embolar" o som.
Agora da pra dar uma "desembolada" se vc tiver um pedal de equalização ou um equalizador no cabeçote (isso quem falou foi um amigo aqui do fórum, que tem um SR505 com MK1). O meu ficava embolado mesmo, rss, pois não tinha equalizador em pedal nem em cabeçote.
Abraços

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por rroma Ter Jul 10, 2012 12:00 am

Como disse antes, por curiosidade e informações, gostei sim do SR, mas gostaria de saber mais sobre esse SRA

Chico78
Tenho um equalizador pois uso uma caixa staner bs 150 que a equalização é bem fraca, mas consigo um som legal com ele

____________________________
www.feartone.com
https://www.facebook.com/feartonemetal
rroma
rroma
Membro

Mensagens : 109
Localização : Cerquilho

https://www.facebook.com/feartonemetal

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Chico78 Ter Jul 10, 2012 12:27 am

rroma escreveu:Como disse antes, por curiosidade e informações, gostei sim do SR, mas gostaria de saber mais sobre esse SRA

Chico78
Tenho um equalizador pois uso uma caixa staner bs 150 que a equalização é bem fraca, mas consigo um som legal com ele

Rapaz, particularmente adoro essas caixas da Staner, tanto a bs 150 quanto a Bx200, excelentes caixas cheers
Abraços

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por luizclaudiobarboza Ter Jul 10, 2012 12:38 pm

mesmo sem ter tocado nenhum dos dois

na minha escolha eu ficava com o SR 505 BM

tenho um sr1305 com bubinga no braço, e curto muito esse madeiramento.

não acho os MK1 ruins, embora muita gente os critique, minha experiencia foi muito boa com os A4 da Cort, nunca tive problema algum com nenhuma regulagem ou volume.

mas gosto e pessoal e o dinheiro e seu

teste o SRA 505 BB e compare.




____________________________
Clube Fender #135 / Clube Ibanez #38 / Clube SX #64 / Clube hartke #078 - http://bluesgraf.blogspot.com/ - http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/sanatore - https://www.youtube.com/user/luizclaudiobarboza?feature=mhee#p/u
luizclaudiobarboza
luizclaudiobarboza
Membro

Mensagens : 261
Localização : Niterói,RJ

http://bluesgraf.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por webercar Ter Jul 10, 2012 12:40 pm

Chico78 escreveu:Já tive um baixo com esses MK1 (um cort B5). Sinceramente, fuja deles. Vai nesse BB com EMG.
O MK1, dependendo do volume que você coloca, começa a "embolar" o som.
Agora da pra dar uma "desembolada" se vc tiver um pedal de equalização ou um equalizador no cabeçote (isso quem falou foi um amigo aqui do fórum, que tem um SR505 com MK1). O meu ficava embolado mesmo, rss, pois não tinha equalizador em pedal nem em cabeçote.
Abraços

Discordo, embola porque o circuito dele tem várias opções de timbragem, então vc tem q mexer para ajustar para cada tipo de caixa e ampli. Já toquei com este bartolini mk1 tanto com cort como o Ibanez sr505, se souber ajustar o som fica excelente ainda mais plugado num cabeçote. É questão de paciência e testar a variedade de opções de timbre.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Chico78 Ter Jul 10, 2012 3:17 pm

webercar escreveu:
Chico78 escreveu:Já tive um baixo com esses MK1 (um cort B5). Sinceramente, fuja deles. Vai nesse BB com EMG.
O MK1, dependendo do volume que você coloca, começa a "embolar" o som.
Agora da pra dar uma "desembolada" se vc tiver um pedal de equalização ou um equalizador no cabeçote (isso quem falou foi um amigo aqui do fórum, que tem um SR505 com MK1). O meu ficava embolado mesmo, rss, pois não tinha equalizador em pedal nem em cabeçote.
Abraços

Discordo, embola porque o circuito dele tem várias opções de timbragem, então vc tem q mexer para ajustar para cada tipo de caixa e ampli. Já toquei com este bartolini mk1 tanto com cort como o Ibanez sr505, se souber ajustar o som fica excelente ainda mais plugado num cabeçote. É questão de paciência e testar a variedade de opções de timbre.

Weber, tenho que discordar de você. Fiquei com esse baixo quase 1 ano, toquei em diferentes amplificadores e cubos (inclusive Hartkes LH500 e LH 1000 em caixas ampeg) e ele realmente tem problemas quando o volume chega à um nivel muito alto. Toco com dois guitarristas bem barulhentos (sendo que um toca com uma PRS top de linha) e pra acompanhar os dois, eu tenho que usar e abusar do volume. Mesmo regulando o ampli de inúmeras maneiras, ele começava à embolar em um determinado volume. Este fato não ocorre com meu Rockbass Corvette (2011) e nem com meu Precision com um SPB3 instalado. Esse captador MK1 é bom para quem toca em volumes normais, rss...pra mim, inflezimente, não rolou. Aliás, o vendi pra um amigo, que tb toca com dois guitarristas, ele tocando no volume normal se apaixonou pelo baixo, hoje em dia, já passou ele pra frente, pegou um Yamaha que não sei qual modelo.
Abraços

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por webercar Ter Jul 10, 2012 3:36 pm

^ Blz, isto é questão de situações particulares e vivência pessoal. Só não concordei vc dizer "fuja dele!!!", melhor seria vc dizer q não teve uma boa experiência com ele em alto volumes. Agora vc explicou melhor. A melhor coisa é a pessoa testar os 2 com o mesmo ampli e decidir o melhor q lhe agrada. MK-1 ou EMG. Abraços Chico e desculpas por qqr coisa...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Juninho_Bass Ter Jul 10, 2012 3:45 pm

o.O

Nunca tive problemas do meu Barta Mk1 embolar em volumes mais altos. Comprei, e hoje só quero pegar outro bass, porque estou com muita G.A.S por um Fender Jazz Bass Deluxe 4C.

Os barta me oferecem tantas possibilidades de timbres, dá pra tocar praticamente tudo, vario bastante o timbre nas apresentações e ele dá conta bonito!

Acho legal o som desse EMG 40DC pelo fato de proporcionar um som modernoso, que curto muito.

Assino em baixo no que o webercar disse: Só não concordei vc dizer "fuja dele!!!"

Isso pra mim, é exagero puro.
Juninho_Bass
Juninho_Bass
Membro

Mensagens : 484
Localização : São Paulo - Z/S

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Rick Charles Ter Jul 10, 2012 3:49 pm

Eu não tive uma boa experiencia com o MK-1, esses pickups são bem particulares ou você ama ou você odeia, também recomendo que o rroma teste os dois
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por cvmoretti Ter Jul 10, 2012 5:36 pm

Pra mim esses MK-1 só não prestaram no Cort Curbow... no A5 eu gostei mto desse pickup...
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Rick Charles Ter Jul 10, 2012 7:25 pm

Foi justamente com o curbow que eu tive minha experiencia com o MK-1.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Daniel PM Ter Jul 10, 2012 8:11 pm

no meu A5 ta tudo ok com os MK1 nada embolando rsrsrrs, discordo do que muitos falam desses caps pois onde eu toco ele timbra bem legal, melhores existem, mas ruim ñ é, inclusive falando sobre warwick rockbass, testei em recife no dia em que comprei meu A5 e na minha opnião os mec do rockbass ficaram bem inferiores ao som dos mk1 do A5. cheguei ainda pouco da casa de um colega que tem um rockbass trocou os mec por caps DiMarzio. sinceramente(sobre os mk1) muita gente vai pela cabeça dos outros, criando opniões sem testar um instrumento com aquela captação. os colegas que sempre estudo junto tem D'oliveira com caps EMG, esse do wariwck com Dimarzio, fender, e quando alguem chega com um Tagima milenium, washiburn, strinberg e muitos Ibanez perto de mim ai eu vejo o q é captação fraca. espero ñ ter ofendido quem tem esses instrumentos só to falando oq eu acho assim como falam oq acham dos MK1!!! sem nenhum stress blz, só to falando oq sei para quem tbm sabe e para aqueles que ñ sabem, ñ to defendendo só pq tenho, inclusive nas experiencias com esses outros baixos dos meus colegas e como eu disse; eu vejo q os mk1 ñ são os melhores (óbvio), mas ruim ñ são pelo menos no A5, pois ñ testei o corbow!!!desculpem qq coisa abço a todos!!!
Daniel PM
Daniel PM
Membro

Mensagens : 181
Localização : Campina Grande PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Chico78 Ter Jul 10, 2012 9:08 pm

Daniel PM escreveu:no meu A5 ta tudo ok com os MK1 nada embolando rsrsrrs, discordo do que muitos falam desses caps pois onde eu toco ele timbra bem legal, melhores existem, mas ruim ñ é, inclusive falando sobre warwick rockbass, testei em recife no dia em que comprei meu A5 e na minha opnião os mec do rockbass ficaram bem inferiores ao som dos mk1 do A5. cheguei ainda pouco da casa de um colega que tem um rockbass trocou os mec por caps DiMarzio. sinceramente(sobre os mk1) muita gente vai pela cabeça dos outros, criando opniões sem testar um instrumento com aquela captação. os colegas que sempre estudo junto tem D'oliveira com caps EMG, esse do wariwck com Dimarzio, fender, e quando alguem chega com um Tagima milenium, washiburn, strinberg e muitos Ibanez perto de mim ai eu vejo o q é captação fraca. espero ñ ter ofendido quem tem esses instrumentos só to falando oq eu acho assim como falam oq acham dos MK1!!! sem nenhum stress blz, só to falando oq sei para quem tbm sabe e para aqueles que ñ sabem, ñ to defendendo só pq tenho, inclusive nas experiencias com esses outros baixos dos meus colegas e como eu disse; eu vejo q os mk1 ñ são os melhores (óbvio), mas ruim ñ são pelo menos no A5, pois ñ testei o corbow!!!desculpem qq coisa abço a todos!!!
Concordo Daniel, não devemos levar opiniões e experiências pessoais a mal, afinal o fórum é pra isso, cada um opinar e ajudar uns aos outros, se não viraria algo que não seria um fórum Smile
Quando digo que fujo de Mk1 é pela experiência continua de 1 ano com ele, tocando em equipamentos dos mais variados, em lugares que variam muito de tamanho, etc... Toquei nele em Meteoro, Staner, Hartke, GK,, Amepeg (combos e cabeçotes) e nunca me satisfez para o que eu preciso, que é volume com definição. Quando digo volume é volume mesmo, se não "sumo" na banda que toco, que é essencialmente de Hard Rock. Basicamente, nos lugares que toco, não possuo tempo pra ficar equaizando o baixo até achar um ponto que ele não "embole" no volume que usamos (em média temos 50 min. no geral para montar o equipamento e tocar, isso é, não posso ficar uns "10 min" equalizando o baixo, é basicamente plugar o baixo, ajustar grave, médio e agudo e pronto, se não já foi 1/5 do show embora, rss) A potência e definição que encontrei no meu Rockbass (ano 2011) é inifitamente superior aos MK1. Quando friso o ano do meu Rockbass, é porque a partir de 2010 eles viraram "outro" instrumento, não tem praticamente nada a ver com os anteriores à 2010 (aqueles com RockBass grande escrito na mão). Os novos estão muito próximos aos alemães(na mão possuem o W e em uma pequena tampa do tensor, vem escrito o modelo e Rockbass, bem pequeno), possuem a ponte igual, captação, nut, se diferenciam basicamente na madeira e acabamento, podem ver no próprio site da Warwick.
Resumindo: gosto do timbre, do som dos MK1 (tanto é que tive um, rss), mas não acho que é um captador que "aguente o tranco" em volumes bem altos, mantendo a qualidade de quando ele está em um volume mais aceitável, só isso e nada além disso, sem entrar no mérito de timbres, etc. Ainda mais quando o amigo colocou dois baixos Ibanez, praticamente do mesmo modelo, só que um com EMG (captador que eu ainda não vi ninguém reclamar, pelo contrário, só ouvi elogios) e outro com MK1 (que é meio "ame-o ou deixe-o" como o amigo falou ali em cima, rss), foi dai que veio o "fuja do MK1", rss.
Bom, o melhor é seguir a velha dica aqui do fórum: Teste os dois, se possivel no mesmo amplificador, em volume igual, o que gostar mais...leva pra casa feliz Smile
Abraço a todos Very Happy


____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Eduardo Tob Ter Jul 10, 2012 10:29 pm

rroma
se saquei seu lance, com base em outros posts, tu gosta de metal.
Tenho um 506 com mk1 e toco som pesado. Até agora não tive problemas, mas ainda não fiz show com ele. Porém, EMG é muito bem vista no metal, vide as coisas da ESP (notadamente guitarras, mas tem muito bass legal tb). Cara, precisa tocar. Veja no youtube alguns videos demo dos dois baixos. Qual a diferença de preço entre os dois? Lembrando que como o SR 505 é mais antigo, vc encontrará mais info sobre ele. Abração.

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por CG Ter Jul 10, 2012 10:34 pm

Chico78 escreveu:EMG (captador que eu ainda não vi ninguém reclamar, pelo contrário, só ouvi elogios)

Vai ouvir agora... Eu acho que EMG tem som de latinha... Quanto aos MK1 são ótimos captadores para você tocar sozinho, com uma banda eles costumam sumir, a não ser que você tenha um bom pré amp.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Rdg Bass Ter Jul 10, 2012 11:11 pm

^ Tenho tocado em gig de sertanejo com meu Cort A5 e o bicho tem se comportado bem, não embola e tem presença com a banda é só regular a Eq do pré dele para cada situação (tipo de ampli, casa de show e tal), recebi até elogios sobre o som do baixo um dia desses.

Tenho gostado do som do A5 só ainda me pega a questão do espaçamento das cordas dele, mas ainda prefiro tocar com meu Tagima com caps fender o problema é que a gig requer um 5 cordas.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por rroma Ter Jul 10, 2012 11:37 pm

Com toda certeza Eduardo Tob, e é exatamente por isso que fui atras de saber sobre esse baixo, pela captação EMG que vem nele

Mas eu estou quase certo pelo SR 505 pq toquei em um e gostei bastante e achei o SRA com EMG apenas por sites, tive oportunidade de tocar no 506 com captação ADX tbm e gostei muuito!

Daniel PM, nem me fale, tenho um Tagima Millenium 6, som não tem me agradado muito não, huahuahua

____________________________
www.feartone.com
https://www.facebook.com/feartonemetal
rroma
rroma
Membro

Mensagens : 109
Localização : Cerquilho

https://www.facebook.com/feartonemetal

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Daniel PM Qua Jul 11, 2012 11:49 am


Quando friso o ano do meu Rockbass, é porque a partir de 2010 eles viraram "outro" instrumento, não tem praticamente nada a ver com os anteriores à 2010 (aqueles com RockBass grande escrito na mão). Os novos estão muito próximos aos alemães(na mão possuem o W e em uma pequena tampa do tensor, vem escrito o modelo e Rockbass, bem pequeno), possuem a ponte igual, captação, nut, se diferenciam basicamente na madeira e acabamento, podem ver no próprio site da Warwick.

o warwick foi o 2011 mesmo, com o W na mão, e ponte diferente dos antigos, mas acho q ja é questão de gosto mesmo!!! abço parceiro fc com Deus!!!
Daniel PM
Daniel PM
Membro

Mensagens : 181
Localização : Campina Grande PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Chico78 Qua Jul 11, 2012 12:07 pm

Daniel PM escreveu:

Quando friso o ano do meu Rockbass, é porque a partir de 2010 eles viraram "outro" instrumento, não tem praticamente nada a ver com os anteriores à 2010 (aqueles com RockBass grande escrito na mão). Os novos estão muito próximos aos alemães(na mão possuem o W e em uma pequena tampa do tensor, vem escrito o modelo e Rockbass, bem pequeno), possuem a ponte igual, captação, nut, se diferenciam basicamente na madeira e acabamento, podem ver no próprio site da Warwick.

o warwick foi o 2011 mesmo, com o W na mão, e ponte diferente dos antigos, mas acho q ja é questão de gosto mesmo!!! abço parceiro fc com Deus!!!

Com certeza Daniel, baixo é questão de gosto mesmo, tem gente que odeia o Precision, eu adoro e por ai vai...
Abração rapaz, fica com Deus também Very Happy

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB Empty Re: Ibanez SR 505 x Ibanez SRA 505 BB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos