Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixistas que tem ouvido absoluto

+26
AlbertoBass
GeTorres
Boss2K
emiliamae
Kobeh
Rotiv
ricardo.p.rio
MudBass
Juninho_Bass
NeyBass
Rodrigo.Bass
CaQuinhO
Guilherme Lizardo
vinibassplayer
malka_aff
lcs.
Lucas94
ct.colela
DUDUBASS
Edu Fettermann
Fernando Zadá
brucce
allexcosta
Cayo Castro
dibass
Leo Limabass
30 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Leo Limabass Sex Ago 03, 2012 1:55 am

Olá!
Andei pesquisando, descobri que Steve Vai, Jimi Hendrix, Steve Wonder e outros que tem(tinham), mas não consegui achar nada falando de baixistas que possuem ouvido absoluto. Vcs sabem quais baixistas possuem esse dom?

e se tiver algum no forum pode mencionar tbm!

valeu...
Leo Limabass
Leo Limabass
Membro

Mensagens : 170
Localização : Mauá, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por dibass Sex Ago 03, 2012 8:44 am

O Thiago Espirito Santo tem
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Cayo Castro Sex Ago 03, 2012 9:55 am

Esse "dom" já foi comprovado pela ciência mesmo?

Acho meio lenda urbana, isso aí...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por allexcosta Sex Ago 03, 2012 9:57 am

Cayo Castro escreveu:Acho meio lenda urbana, isso aí...

Também acho...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por brucce Sex Ago 03, 2012 9:58 am

Eu já disse o que eu acho sobre isso, nada mais do que sequencias musicais que seu cérebro já identifica a medida que vai tocando....

MAS eu tive uma professora que realmente tinha. Vc podia dar uma nota em qualquer lugar, em qualquer instrumento que ela acertava, inclusive em outro ambriente

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por allexcosta Sex Ago 03, 2012 10:01 am

brucce escreveu:Eu já disse o que eu acho sobre isso, nada mais do que sequencias musicais que seu cérebro já identifica a medida que vai tocando....

MAS eu tive uma professora que realmente tinha. Vc podia dar uma nota em qualquer lugar, em qualquer instrumento que ela acertava, inclusive em outro ambriente

Ouvido absoluto não é isso...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por brucce Sex Ago 03, 2012 10:02 am

Então me explique o conceito, porque foi o que sempre aprendi.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Fernando Zadá Sex Ago 03, 2012 10:03 am

Uma vez li uma parte de um tese de uma aluna da PUC sobre isso e ainda é muito controverso. Nem a ciência sabe exatamente porque acontece mas quem tem identifica as notas por nome e consegue classificar elas em qualquer oitava. Não é hereditário e tem alta incidência entre orientais.
Eu pra ser sincero agradeço por não ter!! Rsss
Já vi muita gente que tem reclamando que atrapalha as vezes na hora de ouvir uma música sem ser de forma analítica e que em alguns casos mais atrapalha do que ajuda.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por brucce Sex Ago 03, 2012 10:05 am

Ouvido absoluto passivo
Uma pessoa com ouvido absoluto passivo é capaz de identificar as notas individuais que escuta, e pode identificar a tonalidade de uma composição (assumindo que possui um certo nível de conhecimento musical), porém não é capaz de cantar as notas necessárias.
Entre os autistas e savants, a incidência de ouvido absoluto se encontra à 1/20 ou mais. O ouvido absoluto também é comum entre aqueles que possuem a Síndrome de Williams.

Ouvido absoluto activo
As pessoas com ouvido absoluto activo têm a capacidade de cantar qualquer nota que se lhe é solicitada, sem ter outra como referência. O número de possuidores de ouvido absoluto activo nos Estados Unidos é de 1/10.000. Nem todas as pessoas com ouvido absoluto activo são músicos, contudo a preparação musical é necessária para o completo desenvolvimento do potencial auditivo de uma pessoa com ouvido absoluto.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvido_absoluto

Conheço somente 3 pessoas que se enquadram ai

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Edu Fettermann Sex Ago 03, 2012 10:12 am

Bom, eu tenho uma amiga que tem ouvido absoluto nesse conceito padrão que a gente conhece. Ela escuta uma música e é perfeitamente capaz de dizer todas as notas que estão sendo tocadas em qualquer instrumento. Não à toa, ela ganha a vida fazendo partituras para orquestras e outros conjuntos - é claro que houve anos de estudos, mas esta capacidade se manifesta nela desde os seis anos de idade, bem antes de qualquer estudo mais aprofundado.

E respondendo ao tópico, sei que o Magnus Rósen, que tocava no Hammerfall, tem ouvido absoluto (nos termos já citados).
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Cayo Castro Sex Ago 03, 2012 10:16 am

Mas a questão é: ela já conhece as notas. Ela conhece o padrão. E sobre "manifestar desde os seis", chamo isso de talento. Se você já fez aula, sabe que nem todos alunos aprendem da mesma forma. Uns pegam rápidos demais e outros nem aprendem a tocar.
Quando tocava em igreja, vi dezenas de "ouvidos absolutos". Que usavam afinador... scratch
No meio secular, isso é mais difícil de ouvir comumente.

Se for só a questão de reconhecer notas. Teste um pianista bem treinado que ele ainda diz que o SOL que você tá fazendo está feio. ¬¬


Última edição por Cayo Castro em Sex Ago 03, 2012 10:23 am, editado 1 vez(es)

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por allexcosta Sex Ago 03, 2012 10:21 am

brucce escreveu:Então me explique o conceito, porque foi o que sempre aprendi.

Reconhecer notas, tonalidades e acordes é prática comum entre estudantes de música. O cérebro associa sons a nomes, cores e números com facilidade. Isso é fruto de treinamento e certo talento. Já trabalhei com VÁRIOS músicos que tiravam música com um CD, papel e caneta, coisas até bastante complicadas. Isso é muito comum...

A pessoa que tem ouvido absoluto consegue distinguir A 440 de A 441 e fica terrivelmente incomodada quando um naipe de sopro não toca em afinação padrão ou um côro baixa a afinação, o que, aliás, quase todo côro faz... Essa pessoa reconhece comas com facilidade e sofre com sons da natureza que não estão perfeitamente afinados.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Cayo Castro Sex Ago 03, 2012 10:25 am

^ Ou seja, está mais pra uma doença do que um dom musical. Imagina um ouvido absoluto tocando Jazz. Ele deve ter convulsões, só de ouvir um trompetista.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por brucce Sex Ago 03, 2012 10:26 am

Muito obrigado mestre hail , mais uma adição ao meu conhecimento

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Cayo Castro Sex Ago 03, 2012 10:34 am

Dizem que o João Gilberto tem esse tal ouvido absoluto e usam isso pra explicar a total frescura e arrogância dele.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por DUDUBASS Sex Ago 03, 2012 11:55 am

Tem um músico/professor daqui(não é baixista) e há muito escuto, que ele pode estar em qualquer ambiente e se ouvir um chiado diz qual nota era essa, e se estava um pouco acima ou abaixo da afinação padrão.....

Frase que esse professor costuma repetir por aí: " Sim, sei todas as notas, mas bem, e o que fazer com elas..." kkkkkkk

Ney Conceição é um cara que tem ouvido absoluto e sempre fala que seu ouvido sempre o ajudou muito.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Cayo Castro Sex Ago 03, 2012 12:42 pm

Pra dar mais ares de "lenda urbana" perceberam que é sempre "um amigo meu", "um cara que conheci no ônibus", "um professor da minha cidade"...

É incrível como em um fórum com a quantidade de gente que tem esse aqui, não tenha nenhum ouvido absoluto pra gente fazer uns testes.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por ct.colela Sex Ago 03, 2012 1:05 pm

Ai óoooooooo uma garrafa dessas sozinho voce escuta tudo toca de tudo
quem falou que eu não tenho um Ouvidro absolut

Baixistas que tem ouvido absoluto 5432285gg


____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Lucas94 Sex Ago 03, 2012 1:37 pm

Cayo Castro escreveu:Pra dar mais ares de "lenda urbana" perceberam que é sempre "um amigo meu", "um cara que conheci no ônibus", "um professor da minha cidade"...

É incrível como em um fórum com a quantidade de gente que tem esse aqui, não tenha nenhum ouvido absoluto pra gente fazer uns testes.

Tem usuário que tem só não lembro o nome dele, mas eu já li aqui no forúm ele falando sobre o assunto. Vou pesquisar aqui pra ver se eu encontro.

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por lcs. Sex Ago 03, 2012 1:39 pm

ct.colela escreveu:Ai óoooooooo uma garrafa dessas sozinho voce escuta tudo toca de tudo
quem falou que eu não tenho um Ouvidro absolut

lol!

Tem gente que tem mais prática e consegue mais facilmente identificar notas do que outros, mas não acredito muito em ouvido absoluto, nesse conceito que o Allex mostrou.
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 347
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Lucas94 Sex Ago 03, 2012 1:48 pm

Consegui encontrar, o usuário é o luizribeiro, não sei se ele ainda frequenta o forúm, mas esse é o link do tópico onde ele fala sobre o assunto:
https://www.contrabaixobr.com/t10898-como-tirar-musica-de-ouvido-sem-o-instrumento-em-mao

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por brucce Sex Ago 03, 2012 2:04 pm

Cayo Castro escreveu:Pra dar mais ares de "lenda urbana" perceberam que é sempre "um amigo meu", "um cara que conheci no ônibus", "um professor da minha cidade"...

É incrível como em um fórum com a quantidade de gente que tem esse aqui, não tenha nenhum ouvido absoluto pra gente fazer uns testes.

Um dos caras é o pianista que toca comigo toca qualquer musica, com o mesmo arranjo, apenas ouvindo a musica uma ou duas vezes. Se ele já ouviu também. Nesse caso, se quiser brincar disso cola na minha igreja e faz o teste você mesmo.

A outra é uma professora de piano que tive, que infelizmente mudou pro interior. Razz

Agora no ouvido Absoluto das condições do Allex eu realmente não conheco.

Edit.: Tirar música com base nos intervalos é algo que possível com base de treino. Eu (que não tenho quase estudo nenhum) consigo tirar a música, sabendo o tom, eu ouço e te falo as notas. Quando eu erro, normalmente aumento ou diminuo o tom.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por malka_aff Sex Ago 03, 2012 2:36 pm

na EST, onde eu estudava música, tem um pianista deficiente visual que tem o ouvido absoluto nas condições que o Allex citou, certa vez eu brinquei com ele e apertei uma tecla no teclado e perguntei qual nota era, ele disse que era um fá e que tava desafinada. Ele também acha muito ruim trocar tom nas músicas por que descaracteriza as músicas, pra ele. Ele é cego desde nascença e fala que não gostaria de enxergar caso tivesse de perder essa habilidade dele (ja disse que não acredito em "dom")

Desculpa, cayo, por não ser comigo, mas é uma pessoa com a qual eu convivi pessoalmente. Se meu depoimento não serve como prova, não posso fazer nada.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Leo Limabass Sex Ago 03, 2012 3:20 pm

^ nesse caso, dizem que qualquer músico deficiente visual pode adquir o ouvido absoluto facilmente...

Pessoal... Eu pensei em não falar até por causa dessa polemica. Mas há pouco tempo atrás, eu descobri q tenho ouvido absoluto. Sou aluno da FASCS e foi na aula de percepçao a professora mencionou esse assunto. Até então, eu achava q isso era normal e q se adquiria com muito treino. Ela fez o teste comigo e acertei todas as notas tocadas no piano, aí por isso decidi abrir esse topico...

Muitos podem concordar ou discordar opiniões sobre esse assunto, por isso eu respeito todas as opiniões ditas aqui.
Uma coisa eu posso falar com convicçao: TER ou NÃO TER ouvido absoluto não define um musico melhor do que outro! até porque esse ouvido pode atapalhar o musico quando uma musica é transpostada para outro tom, muitas vezes sabemos a nota mas há uma dificuldade na hora de transpor ou classificar intervalos (isso por experiencia propria)

e falando sobre Ouvido Relativo e Absoluto, acredito nenhum é melhor que o outro. Os dois são meramente importantes (o relativo até mais) e devem com certeza fazer parte dos nossos estudos!
Leo Limabass
Leo Limabass
Membro

Mensagens : 170
Localização : Mauá, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por brucce Sex Ago 03, 2012 3:26 pm

^
Como eu disse, tive aula e toco com pessoas assim. Não duvido e acho uma coisa boa, o negócio é só se controlar quando alguém semitona cantando rsrsrsrs

E parabéns pra ti, faça bom uso!

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Leo Limabass Sex Ago 03, 2012 3:50 pm

brucce escreveu:^
Como eu disse, tive aula e toco com pessoas assim. Não duvido e acho uma coisa boa, o negócio é só se controlar quando alguém semitona cantando rsrsrsrs

E parabéns pra ti, faça bom uso!

valeu brucce! e como eu disse isso não faz músicos melhores nem piores e que na minha opiniao não é um dom, e sim algo inato que deve ser desenvolvido sempre (para quem possui) Smile
Leo Limabass
Leo Limabass
Membro

Mensagens : 170
Localização : Mauá, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Fernando Zadá Sex Ago 03, 2012 4:29 pm

Eu estudei com duas ou três pessoas aqui em Sampa na Escola Municipal que tinham ouvido absoluto e nenhum deles achava maravilhoso em todas as situações. Já um outro amigo tem uma percepção tão boa, quase ninja, e curte tanto treinar isso que tem um ouvido relativo quase absoluto.

Leo Limabass escreveu:^ TER ou NÃO TER ouvido absoluto não define um musico melhor do que outro! até porque esse ouvido pode atapalhar o musico quando uma musica é transpostada para outro tom, muitas vezes sabemos a nota mas há uma dificuldade na hora de transpor ou classificar intervalos (isso por experiencia propria)

e falando sobre Ouvido Relativo e Absoluto, acredito nenhum é melhor que o outro. Os dois são meramente importantes (o relativo até mais) e devem com certeza fazer parte dos nossos estudos!

Concordo com isso. Nenhum dos que conheci eram tão super músicos assim e apesar de se darem bem na aula de percepção não eram assim uma Brastemp tocando.. já o do ouvido relativo ninja....
Outro que tem ouvido ninja é o Pepeu Gomes. Acho que no caso de alguns autodidatas ele acaba sendo uma necessidade e se estimulado acaba sendo o recurso que o músico tem pra se virar na falta de um conhecimento mais formal.


Atiçando o povo aqui alguém conhece ou já testou esse curso?

http://www.perfectpitch.com/

é praticamente um clássico tipo meias Vivarina das revistas importadas e esse amigo do ouvido ninja descolou uns cds e achou bem útil, mas como ele já era craque em percepção não sei dizer se percebi diferença pois ele já ouvia muito antes.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por vinibassplayer Sáb Ago 04, 2012 12:23 am

Acho q o Sheehan tem.

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 04, 2012 7:59 am

Fernando Zadá escreveu:Atiçando o povo aqui alguém conhece ou já testou esse curso?

http://www.perfectpitch.com/

Eu era bastante curioso quanto a esse curso, mas nunca testei...

Não sei pra quem esses caras vendem. É raro achar alguém que tenha e quando você acha foi baixado de um site pirata...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Leo Limabass Dom Ago 05, 2012 3:20 pm

tem esse site aqui, tem um joginho bem legal para treinar tbm.. alguns aqui ja devem conhecer né?

http://www.pratiquemusica.com.br/ouvido-absoluto.jsp
Leo Limabass
Leo Limabass
Membro

Mensagens : 170
Localização : Mauá, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Guilherme Lizardo Sáb Ago 11, 2012 12:23 am

bom, esse assunto me interessa muito, pois participo de um projeto de pesquisa na minha faculdade e estamos estudando as respostas fisiológicas dos indivíduos que tem o "ouvido absoluto".
Na realidade, procuramos uma definição boa pra isto, pois como citado acima, a habilidade de reconhecer notas, eu acredito ser algo que possa ser aprendido com o tempo.
Vou procurar fazer os testes com estas discrepâncias do A 440 e A 441... o interessante que a maioria dos voluntários, conseguem notar essa diferença.
Quando a gente chegar em alguns resultados mais concretos, eu posto pra vocês curtirem.

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por CaQuinhO Sáb Ago 11, 2012 2:51 pm

Ouvido, como qualquer outra coisa na música, é treino.
Começar na infância facilita o processo.

Tenho o MI e o LÁ gravados no meu subconsciente. Consigo solfejar ou identificar qualquer nota muito facilmente, mas preciso partir desses 2 pontos referenciais.
Tirar música de ouvido pra mim é fácil desde que tinha 12 anos.

O lá pra mim é extremamente automático, tal qual um diapasão. Tenho certeza que se eu praticasse mais, chegaria lá...


Última edição por CaQuinhO em Sáb Ago 11, 2012 2:54 pm, editado 1 vez(es)
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por CaQuinhO Sáb Ago 11, 2012 2:52 pm



PS: Sou um músico mediano e limitado, estudei muito pouco música, mas meu ouvido sempre foi um grande aliado.

CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 11, 2012 2:56 pm

Guilherme Lizardo escreveu:Vou procurar fazer os testes com estas discrepâncias do A 440 e A 441... o interessante que a maioria dos voluntários, conseguem notar essa diferença.

Sem uma referência prévia? Tocar um A440 e logo em seguida um A441 não conta...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Guilherme Lizardo Sáb Ago 11, 2012 3:44 pm

allexcosta escreveu:
Guilherme Lizardo escreveu:Vou procurar fazer os testes com estas discrepâncias do A 440 e A 441... o interessante que a maioria dos voluntários, conseguem notar essa diferença.

Sem uma referência prévia? Tocar um A440 e logo em seguida um A441 não conta...

sem dúvida. na realidade, a gente utiliza um teste chamado P300, que capta o tempo de resposta ao estímulo, utilizando uns eletrodos na cabeça.O que queremos ver é como funciona o processamento cognitivo nas pessoas que tem ouvido absoluto. Essa é a tese de mestrado da mina que trabalha comigo, e eu estou ajudando como projeto de pesquisa. Eu ainda não defini o meu projeto de pós graduação... mas será alguma coisa na área. Alguma sugestão tio?


____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Guilherme Lizardo Sáb Ago 11, 2012 3:49 pm

dibass escreveu:O Thiago Espirito Santo tem

eu sou aluno dele, realmente, o ouvido dele é bem interessante. Além dele ter uma memória musical absurda... ele abriu o PC dele, e pediu para eu escolher uma letra ( tinha uns 16 GB de músicas). Escolhi o CD Face First do Tribal Tech com o Gary Wyllis no bass... o Thiago tocou o CD Inteiro, e fez os solos do baixo, do piano e da guitarra quando estão solos (tudo no baixo). Ele me da medo as vezes.

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por dibass Sáb Ago 11, 2012 3:52 pm

Thiago sempre da medo kkkk
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 11, 2012 4:24 pm

Guilherme Lizardo escreveu:Alguma sugestão tio?

http://transmissionstotheawakened.com/html/solfeggios.html

http://viewzone2.com/archeosoundx.html

http://www.ancient-wisdom.co.uk/sonics.htm

http://www.earthfiles.com/news.php?ID=1974&category=Science

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Rodrigo.Bass Sex Ago 17, 2012 2:02 pm

Pe Lanza tem o ouvido absolutamente ruim ...

____________________________
Se ouvir é bom , Tocar é melhor ainda - Club Canhoto - Gospel Club - Club Eagle
Rodrigo.Bass
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagens : 408
Localização : Grooveland

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por NeyBass Sex Ago 17, 2012 2:15 pm

Alexandre Pires tem ouvido absoluto, ou então o que vi na TV foi marmelada, mas faziam qualquer barulho e ele dizia qual a nota musical, lembro-me que quando assisti fizeram vários tipos de teste, som de batida em vidro, lata, instrumentos, voz humana e o cara falava certinho as notas. A não ser que era tudo ensaiado.

só lembrando que não eram apenas as notas naturais, tinham bemóis e sustenidos também.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Cayo Castro Sex Ago 17, 2012 2:36 pm

Guilherme Lizardo escreveu:
dibass escreveu:O Thiago Espirito Santo tem

eu sou aluno dele, realmente, o ouvido dele é bem interessante. Além dele ter uma memória musical absurda... ele abriu o PC dele, e pediu para eu escolher uma letra ( tinha uns 16 GB de músicas). Escolhi o CD Face First do Tribal Tech com o Gary Wyllis no bass... o Thiago tocou o CD Inteiro, e fez os solos do baixo, do piano e da guitarra quando estão solos (tudo no baixo). Ele me da medo as vezes.

Pelo menos uma coisa eu tenho mais que ele. 232 GB de música... Twisted Evil

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Rodrigo.Bass Sex Ago 24, 2012 11:00 am

Cayo Castro escreveu:

Pelo menos uma coisa eu tenho mais que ele. 232 GB de música... Twisted Evil

weed weed weed O Loco "Cayo" isso ultrapassa a barreira de 50.000.00 músicas weed weed weed

____________________________
Se ouvir é bom , Tocar é melhor ainda - Club Canhoto - Gospel Club - Club Eagle
Rodrigo.Bass
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagens : 408
Localização : Grooveland

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Juninho_Bass Sex Ago 24, 2012 11:49 am

^ Lembro de quando era comum a galera ter um PC com HD de 20Gb, 256mb de ram.

Isso hoje, é comparado a um Intel 386.
Juninho_Bass
Juninho_Bass
Membro

Mensagens : 484
Localização : São Paulo - Z/S

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por MudBass Ter Set 04, 2012 10:14 am

Eu tenho ouvido absoluto. Uma absoluta porcaria. ahuahuah


Última edição por MudBass em Qua maio 06, 2015 11:45 am, editado 1 vez(es)
MudBass
MudBass
Membro

Mensagens : 38
Localização : Brusque

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por ricardo.p.rio Dom Set 16, 2012 7:25 pm

Já vi Maestro Falarem que tem o Tal Ouvido absoluto e na hora do vamos ver , fez vergonha!!!

ricardo.p.rio
Membro

Mensagens : 1
Localização : Rio De Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Rotiv Sex Jul 19, 2013 4:24 pm

Segundo o próprio! O bom baixista Luciano Calazans!

____________________________
Ele is the path a veritat e la vita.
Rotiv
Rotiv
Membro

Mensagens : 251
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Kobeh Sex Ago 02, 2013 1:02 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu estudei com duas ou três pessoas aqui em Sampa na Escola Municipal que tinham ouvido absoluto e nenhum deles achava maravilhoso em todas as situações. Já um outro amigo tem uma percepção tão boa, quase ninja, e curte tanto treinar isso que tem um ouvido relativo quase absoluto.


Essa questão do treino funciona mesmo. O meu antigo professor de música falou q quando estudava ficava pedindo pro irmão dele fica batendo acordes no violão de costas pra ele ficar adivinhando as notas. Dai ele começou a apelar pra coisas mais loucas... Ficava tentando identificar as notas em quase todos os sons q ele ouvia. Isso tem quase 10 anos. Hoje em dia ele se passa por alguém q tem ouvido absoluto com facilidade. Mas mesmo assim, oq mais chama a atenção é o entendimento musical dele... E como já disseram, isso é mais importante.

Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por emiliamae Dom Mar 09, 2014 1:17 pm

Olá

Sou portuguesa e não entendo nada de música.
Ando muito interessada neste assunto de ouvido absoluto e vim aqui parar. Gostaria que me dessem a vossa opinião sobre a minha filha, de 11 anos, que me parece ter ouvido absoluto.

Fez o teste aqui nesta pagina e gravei em video os momentos iniciais (que fez com vários instrumentos) e acabou por desistir no nível 7 porque já estava muito aborrecida para continuar.
O nome dela é Leonor
A página brasileira onde fez o teste é esta http://www.pratiquemusica.com.br/ouvido-absoluto.jsp

O vídeo final dela é este:

https://www.youtube.com/watch?v=BwBXi7eDkBM&feature=youtu.be


E o vídeo onde começou o teste, com os vários instrumentos é este:

https://www.facebook.com/photo.php?v=477017542424302&set=vb.100003481817889&type=2&theater

Poderiam, por favor, em vossa opinião dizer-me o que pensam da capacidade dela?
(ela tem 11 anos, mas desde pequenina que identifica os sons à volta dela com notas musicais)


Muito obrigado
Maria Pinho

emiliamae
Membro

Mensagens : 3
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por allexcosta Dom Mar 09, 2014 1:41 pm

Olá, Maria.

Para uma criança de 11 anos, realmente ela tem uma facilidade acima da média em reconhecer notas.

Isso não quer dizer, necessariamente, que ela tenha gosto pela música a ponto de se dedicar a isso no futuro.

Agora, o ideal seria que você conversasse com algum professor reconhecido do conservatório de música local. Ele indicará os passos a seguir para que sua filha aproveite essa facilidade que tem, caso tome apreço por essa arte. Introdução ao piano seria, talvez, o melhor passo agora, mesmo que ela prefira outro instrumento depois.

Boa sorte.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por emiliamae Dom Mar 09, 2014 3:10 pm

Muito obrigado.
Já partilhei o vídeo dela e acho que não encontrei quem entendesse do assunto e fiquei sem saber realmente se era ou não ouvido absoluto. Pelo que li na web, há 3 tipos e eu andaria à procura da classificação do dela.
Em relação a música e a instrumentos, a Leonor é apaixonada por música. Toca 2 instrumentos; piano e guitarra clássica como 2º instrumento. Acrescento, que se eu a deixasse, ela iria para um terceiro. Queria tocar numa orquestra e os dois que toca não lhe dão essa hipótese.

Agradeço novamente e desculpem por intrometer-me no fórum.

emiliamae
Membro

Mensagens : 3
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos