Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Refazendo parte elétrica do precision

Ir em baixo

Refazendo parte elétrica do precision Empty Refazendo parte elétrica do precision

Mensagem por Bruno Rossi em Dom Ago 05, 2012 8:10 pm

Boa Noite!
Pessoal, to precisando de uma ajuda... qual pots devo usar pra refazer a eletrica do meu precision?
Vou aproveitar que vou colocar caps novos e já refazer a parte elétrica do meu baixo.
Ele é da serie american s-1 que tem aquele push pull... os pots dele estao "enroscando"
nao estao girando "macio" como os do meu Jazz Bass. O que ocasionou isto? Sobre os valores... sei q a fender usa a250k pra volume e b250k pra tone... é isso mesmo? Ultilizar potenciometros de 500k pode gerar alguma mudança? Desde já obrigado
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Refazendo parte elétrica do precision Empty Re: Refazendo parte elétrica do precision

Mensagem por CG em Dom Ago 05, 2012 8:13 pm

Aqui tem um tópico que dá uma aula sobre isso:

https://www.contrabaixobr.com/t799-potenciometros-e-capacitores
CG
CG
Moderador

Refazendo parte elétrica do precision Empty Re: Refazendo parte elétrica do precision

Mensagem por Bruno Rossi em Qui Ago 16, 2012 9:58 pm

Pessoal, algumas informações eu nao entendi muito bem
qual a diferença entre pots a e b? Oque seria ideal para volume do precision? logaritimico ou linear?
Li que os logaritimicos sao melhores pois aumentam gradativamente
penso que pra mim entao nao faria diferença, ja que o pot de volume fica 100% do tempo aberto. certo?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagem por GeTorres em Qui Ago 16, 2012 10:23 pm

Sua afirmação está correta!

Usar pots B em volume não tem problema, afinal volume do baixo ou é 0 ou é 10, quem fica de 'meio volume é guitarrista"

bruno, os PB tem caps tipo single, neste caso o indicadoe é como eestá lá no outro tópico, Usando pots de A250k volume e B250k para tone. Caso queira usar B em tone e volume, não tem problema!

Outras dúvidas que tiver sobre potenciômetros, peço que poste em https://www.contrabaixobr.com/t799-potenciometros-e-capacitores
por uma questão de organização.

A sua dúvida pode ser a de outros forista e se as informações estiverem juntas facilita a procura pela ferramenta de busca e ajuda a todos!

Se precisar, estamos aqui Joseense!
GeTorres
GeTorres
Membro

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Mensagem por allexcosta em Qui Ago 16, 2012 10:24 pm

A = Audio = Log
B = Linear

Pode usar o que quiser, mas o mais comum é A para volume e B para tone. A Fender usa A para tudo. Pra quem usa os pots sempre em 100% realmente não faz diferença.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por ct.colela em Qui Ago 16, 2012 10:57 pm

98 % dos intrumentos que regulo ou faço reparos estão com B no volume e A na tonalidade
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por gpraxedes em Dom Ago 19, 2012 11:13 am

GeTorres escreveu:
Usar pots B em volume não tem problema, afinal volume do baixo ou é 0 ou é 10, quem fica de 'meio volume é guitarrista"

Essa afirmação está longe de ser verdade universal, pode valer para precision onde há apenas um captador, ainda assim não é de todo uma verdade. Onde há mais de um captdor o "Blend" é essencial para a definição do timbre. Na verdade, acho que o baixista usa mais recursos do instrumento em si que os guitarristas que geralmente utlizam mais periféricos, mas isso é outro assunto.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por GeTorres em Dom Ago 19, 2012 5:06 pm

Eu não creio que o blend seja tão essencial assim. Você pode ver/tocar/crer de modo diferente, e não há nada de errado nisso. A diversidade de opiniões é saudável.

Entretanto, como você mesmo disse a sua afirmação também está longe de ser unanimidade ou "verdade universal". A maioria dos baixista que conheço pessoalmente usam o volume sempre no 10 ou zeram o volume.

Tenho certeza de que muitos usam um dos volumes um pouco mais baixo que o outro, principalmente quando o baixo tem dois caps tem saida idêntica e também conheci muitos guitarristas que simulam a alavanca subindo e abaixando o volume rapidamente

Bom isso é somente uma opinião pessoal
GeTorres
GeTorres
Membro

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Mensagem por subgrave em Dom Ago 19, 2012 5:24 pm

O balanço entre captadores é uma excelente ferramenta na hora de fazer timbres, pena que parece não ser um recurso muito utilizado...

subgrave
Banido

Mensagem por Bruno Rossi em Ter Ago 28, 2012 11:31 pm

Pessoal, ainda no assunto... ultimo fds de semana o jack do meu precision que ja estava pessimo parou de vez... no desespero comprei um desses de 3 reais que vende em lojas de componenetes eletronicos... instalei e nao senti diferença alguma de um pro outro... agora fico me perguntando... vale mesmo a pena pagar 20 reais em um switchcraft? Qual a diferença PRATICA entre ambos?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagem por ct.colela em Ter Ago 28, 2012 11:37 pm

O suitsfsficrafts duram uns par de anos ja esse de 3 royal dura ate acaba(pode ser amanha ou ano que vem )
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por gpraxedes em Qua Ago 29, 2012 12:03 am

acho que é só essa mesmo. Toda vez que troco um jack por sc não tenho mais que fazer troca outra vez. isso deve valer para pots também (claro que tem o lance da tolerância).
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por Bruno Rossi em Qua Ago 29, 2012 12:38 am

Entao infelizmente isso só acontece com voces caros amigos... pq o do meu jb ja esta indo para a terceira troca. E outra dúvida.. é basicamente a mesma coisa porem com pots. Nao acho pots originais na mnha cidade e pelo ML é bem caro. e como tenho certa urgencia, nao rola comprar pelo ebay ou coisas do tipo. Se eu usar pots de mesmo valor, porem pots destes mais baratos q vendem em lojas de eletronico. Eu perderia qualidade sonora?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagem por gpraxedes em Qua Ago 29, 2012 1:28 am

pode ser que sim, mas não sei o quanto isso afetaria. Acho que o que muda é a tolerância e durabilidade, mas isso deixo para os mais experientes.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão em Qua Ago 29, 2012 10:41 pm

Usar componentes não originais, pode, sem grandes problemas, com certeza.
Mas a durabilidade (pelo menos) ficará comprometida.
Meu Fender Jazz Bass 1983 teve seu jack substituído a uns 5 anos... Acredito que somente daqui uns 20 anos precisarei trocar de novo, pois usei Switchcraft.
Então, para mim, vale a pena pagar R$ 20 em vez de R$3.
Mas tem outro fator: já pensou no meio de um show o som do baixo ficar dando estralos por causa de um jack vagabundo?
Eu prefiro não correr esse risco!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por gpraxedes em Qua Ago 29, 2012 10:56 pm

^ ótima observação.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por Bruno Rossi em Qui Ago 30, 2012 1:47 am

Mauricio, pensei pensei pensei e levei o fator "ao vivo" muito em consideração.
O baixo vai ter as peças todas originais, como manda o figurino.
A única coisa que queria achar é um switchcraft que dure tanto quanto o de vocês hahahaha. abraços!
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagem por ct.colela em Qui Ago 30, 2012 1:48 pm

Bruno se um suiftarcfartsyeirr não dura na sua mão então esquece porque não existe jack melhor no mercado
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: