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Mensagem por malka_aff Dom Ago 12, 2012 8:51 pm

Eu decidi que não saio mais de casa pra tocar por menos de 70 reais.

Por curiosidade, gostaria de saber qual é o cachê mínimo de vocês.

Lembrando que nesses 70 reais não estão inclusos transporte e é 70 reais levando apenas um baixo, correia, cabo e afinador. Se tiver que levar amplificador e outros badulaques pedirei mais, pois o risco de preju num assalto aumentaria.



P.S.: Se for anti ético dizer preços peço que a moderação me de um aviso por MP.

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Mensagem por silvanoandrade Dom Ago 12, 2012 9:26 pm

depende do trampo ...

freelance 250 no minimo por conta dos stresses (cifrar canções em um curto período de tempo, ouvir musicas que não fazem parte do meu gosto pessoal e etc ... )

agora se for um projeto sério onde eu gosto das músicas, participo veemente das composições ou até do andamento do projeto levando em consideração os músicos que participam do mesmo (comprometimento, dedicação e ideias realizáveis) o valor é outro, levo meu equipo e visto a camisa.

sinto que o tempo vai passando e fazer freelance ja não é mais prioridade, estou em uma fase onde prefiro dar aula a fazer freela.


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Mensagem por Cayo Castro Dom Ago 12, 2012 11:14 pm

Depende aqui também...

Se for for Freelancer, geralmente é 150/200.
Se for banda mas cover e talz, é 150/200
E se for autoral, geralmente é 0. =/

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Mensagem por André Souza Seg Ago 13, 2012 12:43 am

Eu não me acho profissional pois não vivo da música. Porém minha banda toca quando é contratada, pagam por uma prestação de serviço. Ele é profissional quqndo está no palco. Temos compromisso com repertório, figurino, equipo, site, Facebook e outras coisas. Fazemos com carinho e queremos sempre apresentar um trabalho bacana.

Neste contexto venho opinar. Em Salvador tocar Pop/Rock está complicado. Poucos bares não sucumbiram ao Arrocha/Pop/Brega/Axezado... Nada contra qualquer estilo, ouço muita coisa. Quero dizer o ritmo do momento, simplesmente isso. Dos poucos, os que tem estrutura mínima pra uma banda de 4/5/6 pessoas são raros. Isso estreita as alternativas e reforça a concorrência. R$800,00 é o cachê médio, o que dá uns R$160,00 Pra uma banda de 5 músicos. Sem roadie, técnico de som ou outra coisa que seja "custo". Usamos o nosso cahê como uma ajuda de custo pra estruturar a banda, ensaiar e fica uma parte Pra cada música bancar seus gastos com equipos e gasolina/lanches. É a nossa realidade de banda cover que toca uma vez por semana em um bom bar de Salvador.

Acho que pra quem vive de música e estuda, um bom profissional, pelo menos R$ 250,00 seria um cachê que justificaria o tempo investido, equipos e deslocamento. Na Bahia com Axé, Pagode, Forró e Sertanejo é mais fácil chegar a valores até maiores que isso. Claro que com uma produção e projeção no estado pelo menos. Tenho muitos amigos profissionais e sei do que falo.

Concordo com a turma acima que se a banda é um projeto a grana é encarada de uma forma, freelancer já é outra coisa.

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Ago 13, 2012 9:21 am

Putz aqui em SP varia.
Não tenho um minimo padrão pois depende do som e com quem vou tocar, se vai ter ensaio, se não, o que tem que levar e etc....
O que não tenho encarado nem a pau é tocar por couvert.... se não houver minimo garantido pela casa mesmo que seja couvert não arrisco...
Prefiro tocar com os amigos na escola ou num churras do que sair pra ganhar 70, 80 num bar onde pagam couvert....
Equipo é outro fator: levar um cubinho ok mas se banda toda tem que levar equipo já se vê que o cara não se preocupa com ter música ao vivo então prefiro ficar relax em casa....
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Mensagem por Paulo Penna Seg Ago 13, 2012 11:34 am

Moçada, me desculpem, mas 70 pratas não é pagamento pra músico profissional.
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Mensagem por malka_aff Seg Ago 13, 2012 12:09 pm

também acho que não, paulo. Mas eu estou começando agora, e 70 reais seria o mínimo dos mínimos pra eu levantar a bunda do sofa e dirigir até o bar com o baixo na mão, entendeu?

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Ago 13, 2012 12:28 pm

Eu já subia esse minimo pra 100 ou 120!! Rsss
Se você se valorizar o povo vai sentir firmeza.
Vamos lembrar que valor é diferente de quantidade.
Agregar valor significa mais que cobrar mais.
Se puder recomendo o livro
Seu cliente pode pagar mais

http://compare.buscape.com.br/seu-cliente-pode-pagar-mais-como-valorizar-o-que-voce-faz-ian-brooks-8588350300.html


Bem interessante
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Mensagem por malka_aff Seg Ago 13, 2012 12:35 pm

não sei se isso faz diferença, mas eu não vou cobrar da casa de shows ou do dono do bar, eu vou cobrar cache do artista com o qual eu vou tocar.

70 reais é muito rebaizamento?

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Mensagem por brucce Seg Ago 13, 2012 1:51 pm

eu não toco por menos de 200. Se for projeto em estúdio depende da quantidade de horas.

ps.: Não sou nenhum exímio baixista (como serei no final do ano que vem), mas nem por isso deixo de me valorizar e tenho consciência que qual projeto eu tenho capacidade de fazer. Já me lasquei muito em projeto por pouca $.


Última edição por brucce em Seg Ago 13, 2012 2:17 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Cayo Castro Seg Ago 13, 2012 2:17 pm

malka_aff escreveu:não sei se isso faz diferença, mas eu não vou cobrar da casa de shows ou do dono do bar, eu vou cobrar cache do artista com o qual eu vou tocar.

70 reais é muito rebaizamento?

Eu acho, malka.
Até porque aqui é todo mundo tabelado. Não existe um código mas os músicos que fazem freelancer se respeitam e todo mundo se conhece. Todo mundo acaba fazendo o mesmo preço.

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Mensagem por malka_aff Seg Ago 13, 2012 2:21 pm

é, vocês tem razão, menos de 100 não rola né?

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Mensagem por brucce Seg Ago 13, 2012 2:23 pm

nomps!

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Mensagem por allexcosta Seg Ago 13, 2012 2:25 pm

malka_aff escreveu:é, vocês tem razão, menos de 100 não rola né?

Acho que depende muito. Se for uma banda de uns amigos tocando em um barzinho onde todo mundo vai ganhar 70 conto e quem arrumou vai ganhar uns 100 é plausível. Melhor que ficar em casa. Já paga a conta de celular.

Agora, pra um artista que vai cobrar 50, 70 mil pelo show ganhar 70 Reais não rola...

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Mensagem por malka_aff Seg Ago 13, 2012 2:28 pm

não é nem um nem outro, allex.

É um artista lançando seu primeiro CD, ele ainda não é conhecido da galera, mas ele também não é amigo de infância, eu vou tocar as músicas dele e vou fazer as coisas de acordo com o que ele quer. Não sei quanto ele vai pedir de cache pra ele, mas eu vou falar pra ele que quero 150 pra tocar e se ele achar caro vamos negociando até uns 100, abaixo disso, ele vai ter que arranjar outro baixist

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Mensagem por allexcosta Seg Ago 13, 2012 2:31 pm

^ Ok...

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Mensagem por NeyBass Seg Ago 13, 2012 2:36 pm

malka_aff escreveu:não é nenhum nem outro, allex.

É um artista lançando seu primeiro CD...
eu peguei um desse e tocamos umas 5 ou 6 apresentações, como o cara é amigo há anos, ele pagava R$ 150,00 por 1 hora de apresentação, para mim que só tinha o trabalho de levar o baixo, cabo e correia foi ótimo.
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Mensagem por malka_aff Seg Ago 13, 2012 2:36 pm

seu ok foi de consenso ou de "não vou discutir" Smile

pergunto por que realmente me interessa saber o que a galera pensa dessas atitudes, pois eu nunca cobrei, eu ja ganhei dinheiro tocando, mas nao um valor estipulado, era algo como "o que vier eh lucro."

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Mensagem por joabi Seg Ago 13, 2012 3:05 pm


Malka, uma boa idéia é esperar a oferta inicial dele. Pode ser que o projeto já tenha previsto um cachê até maior (e mais justo) que o valor que você iria propôr inicialmente.

Uma coisa é certa, independentemente do valor negociado, depois de fechar o trabalho, dedique-se como se estivesse recebendo o melhor cachê do mundo. É a melhor forma de poder pedir uma renegociação no futuro. up

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Mensagem por brucce Seg Ago 13, 2012 3:09 pm

^
é verdade, espera o cara te falar o cache e vc negocia.

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Ago 13, 2012 3:40 pm

malka_aff escreveu:é, vocês tem razão, menos de 100 não rola né?

Cara se é acompanhando artista pode subir sim.
Eu falei 120 pra quando fecha direto com bar e bar pequeno, que eu já acho uma merreca pois o cara coloca um trio e não gasta nem 500 pilas, mas infelizmente é o que alguns bares menores conseguem pagar. Por isso adoro tocar sozinho instrumental ai cobro mais! Rssss
Agora tem que levar em consideração quantidade de shows e ensaios e etc....
Acho que varia pacas mas com artista já cansei de perder tempo e dinheiro ensaiando pra depois ao invés dos 15 a 20 shows rolarem 2 ou 3.
mas nesse caso menos de 150 complica...

allexcosta escreveu:
Acho que depende muito. Se for uma banda de uns amigos tocando em um barzinho onde todo mundo vai ganhar 70 conto e quem arrumou vai ganhar uns 100 é plausível. Melhor que ficar em casa. Já paga a conta de celular.

Agora, pra um artista que vai cobrar 50, 70 mil pelo show ganhar 70 Reais não rola...

Depende do bar pois tem bar que paga essa merreca e cobra 30 de "couvert artistico" ai também já vira exploração! Ainda mais em casa que bate 150,200 pessoas. Mas mesmo nisso varia pois os bacanas tem estrutura minima e fecham um piso e um teto variando de acordo com o público. esse é um formato que acho mais razoável.

joabi escreveu:
Malka, uma boa idéia é esperar a oferta inicial dele. Pode ser que o projeto já tenha previsto um cachê até maior (e mais justo) que o valor que você iria propôr inicialmente.

Uma coisa é certa, independentemente do valor negociado, depois de fechar o trabalho, dedique-se como se estivesse recebendo o melhor cachê do mundo. É a melhor forma de poder pedir uma renegociação no futuro. up


Isso é importante. Se achar o cachê baixo demais melhor não fazer do que fazer reclamando e achando um saco...... a não ser que esteja muito duro e precisando do cachê de qualquer jeito... Rssss
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Mensagem por allexcosta Seg Ago 13, 2012 4:55 pm

Fernando Zadá escreveu:Depende do bar pois tem bar que paga essa merreca e cobra 30 de "couvert artistico" ai também já vira exploração! Ainda mais em casa que bate 150,200 pessoas.

Se uma casa cobra couvert eu espero que a totalidade do que for arrecadado seja repassada inteiramente pra os músicos.

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Mensagem por dibass Seg Ago 13, 2012 5:21 pm

Tio estamos no Brasil

totalidade de couver é raro pra nao falar inexistente
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Ago 13, 2012 5:32 pm

Exatamente.
Muito músico aqui em SP e Rio reclamam disso.
Uma palhaçada. Alguns repassam uma porcentagem alegando gastos com equipos, e estrutura.
Bizarro mas tem de monte!
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Mensagem por malka_aff Seg Ago 13, 2012 7:15 pm

joabi escreveu:
Malka, uma boa idéia é esperar a oferta inicial dele. Pode ser que o projeto já tenha previsto um cachê até maior (e mais justo) que o valor que você iria propôr inicialmente.

Uma coisa é certa, independentemente do valor negociado, depois de fechar o trabalho, dedique-se como se estivesse recebendo o melhor cachê do mundo. É a melhor forma de poder pedir uma renegociação no futuro. up


com certeza a primeira palavra sobre cachê vem dele, sim.

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Mensagem por André Souza Seg Ago 13, 2012 10:31 pm

allexcosta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Depende do bar pois tem bar que paga essa merreca e cobra 30 de "couvert artistico" ai também já vira exploração! Ainda mais em casa que bate 150,200 pessoas.

Se uma casa cobra couvert eu espero que a totalidade do que for arrecadado seja repassada inteiramente pra os músicos.


No bar que toco toda sexta o couvert masculino é R$30,00 e o feminino é R$20,00. Já fiz festas para mais de 300 pessoas e o cachê foi o mesmo. A banda de Zuma toca lá também. Em Salvador os bares que fazem bilheteria são pequenos e pagam pouco no fim das contas. Bilheteria pra Pop/Rock... Tô fora.

Com Forró/Pagoge a bilheteria era muito usual até o evento pegar e o percentual da banda representar uma grana "alta". Cachê quando a festa era bombada e bilheteria para as festas incógnitas. E ainda te obriga a levar gente sempre. Banda "boa" é a que tem público. Em alguns anos também vamos gelar as bebibas, cozinhar os petiscos e operar o som. Evil or Very Mad


Última edição por André Souza em Seg Ago 13, 2012 10:32 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Cayo Castro Seg Ago 13, 2012 10:31 pm

O melhor cachê que peguei foi de banda evangélica. O guitarrista que era o contratante. Três ensaios na semana de 1 h e meia cada por R$ 100,00 cada e duas apresentações num município aqui perto por R$ 300,00 cada com viagem e hospedagem paga.
O cara era bem "profissional". Me fez assinar um termo de compromisso e me entregou as músicas num pendrive. Dois dos termos que existiam no contrato é que durante o serviço não falasse palavrão e tivesse uma conduta que parecesse com a vida cristã. Achei bem justo. Honrei o compromisso e torço todos os dias pra que esse cara me contrate de novo. HAHAHA

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Mensagem por malka_aff Seg Ago 13, 2012 10:36 pm

essa é uma boa ein cayo!

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Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 14, 2012 10:08 am

André Souza escreveu:
Com Forró/Pagoge a bilheteria era muito usual até o evento pegar e o percentual da banda representar uma grana "alta". Cachê quando a festa era bombada e bilheteria para as festas incógnitas. E ainda te obriga a levar gente sempre. Banda "boa" é a que tem público. Em alguns anos também vamos gelar as bebibas, cozinhar os petiscos e operar o som. Evil or Very Mad

Não dúvido nada!! Rsss
Essa foi boa!!!!

Cayo Castro escreveu:O melhor cachê que peguei foi de banda evangélica. O guitarrista que era o contratante. Três ensaios na semana de 1 h e meia cada por R$ 100,00 cada e duas apresentações num município aqui perto por R$ 300,00 cada com viagem e hospedagem paga.
O cara era bem "profissional". Me fez assinar um termo de compromisso e me entregou as músicas num pendrive. Dois dos termos que existiam no contrato é que durante o serviço não falasse palavrão e tivesse uma conduta que parecesse com a vida cristã. Achei bem justo. Honrei o compromisso e torço todos os dias pra que esse cara me contrate de novo. HAHAHA

Se fosse gig fixa eu até me convertia!!! Rssss
Faz tempo que não pego gig com ensaio pago!!
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Mensagem por fma Ter Ago 14, 2012 11:30 am

Preço de cachê e aula sempre causam briga rsrs
Acho que você tem que levar em consideração a realidade da sua região, quanto trabalho você vai ter para realizar a gig, a projeção que pode eventualmente ter, enfim, muitas variáveis.
Muita gente vai falar para você subir o valor do seu cachê, mas pense que isso pode fazer com que você não seja mais chamado para tocar.
Tem aquela conversa de que você não pode pedir menos que determinado valor, para que o preço dos cachês não seja nivelado por baixo, mas é uma questão delicada e nunca falam qual o tal do valor hauhaua Na minha cidade, por exemplo, imagino que o cachê médio que recebo é menos da metade do que um cachê médio do Paulo Paulelli e espero que ele não se importe com isso rsrsrs
Acredito que você se especializar e desenvolver um estilo característico é uma boa forma de aumentar o cachê, porque as pessoas te procurariam para ter o som e as linhas do Malka e não só para ocupar o cargo de baixista.
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 14, 2012 12:29 pm

^
O lance de projeção deve ser levado em conta mesmo. Uma gig básica as vezes pode abrir portas melhores.
Difícil chegar a um consenso mas acho que só o fato de você se preocupar com isso já demonstra amadurecimento e preocupação com seu trampo. E isso é ótimo!
Por coincidência ontem um conhecido batera veio me chamar pra uma gig meio jam em trio com um guitar que é super amigo e gente boa e vai ser couvert mas o dono garante o minimo de 100 por cabeça e o som é livre e ao lado de casa!! Rss
Por conta do local ser bacana e já saber que o foco não é música ao vivo mas sim rolar uma jam sem stress topei. Nem sempre topo nesse clima mas sei que o guitar tá precisando trampar (eu idem) e se eu não fosse de baixo ele não ia topar (a outra opção ele não curte tocar) acabei fechando.
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Mensagem por fma Ter Ago 14, 2012 1:33 pm

Uns anos atrás, antes de eu fazer gigs, houve uma época em que muitos bares e restaurantes sempre tinham um piano trio tocando. Com a baixa dos cachês, ao invés de o trio todo receber menos, boa parte dos pianistas mandaram embora o baixo e batera e ficaram fazendo piano solo sem prejuízo. Essas horas não se fala em união entre os músicos nem nada.
No geral é bem fácil julgar as pessoas quando você está bem, o cidadão que tá fazendo um trabalho de 300 reais falar que quem está fazendo um trabalho de 100 está prejudicando a música ao vivo como um todo. Você tem que saber onde está em relação ao mercado, música ao vivo está longe de ser um conto de fadas.
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 14, 2012 1:54 pm

Diria mais que longe.... esta bem próximo de ser um pesadelo pra quem não esta no topo!! Rsss
Eu nem posso falar nada que faço muita gig sozinho tocando guitarra em chord melody e ajuda pacas no orçamento!!! Rsss É meu guitarra´s bar!!!
Sexta por ironia levei também o 6 cordas e o loop e acabei fazendo bass´s bar!! rsss O violão ficou só olhando a gig toda!!
Se a moda pega.......
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Mensagem por Eliseumohr Ter Ago 14, 2012 7:58 pm

Aqui , geralmente é 100/150 pra freelancer rock pop!
Para sertanejo 200/250 mas não toco esse estilo !

ultimamente não estamos mais fazendo shows , tocamos as vezes em festas de amigos sem ganhar nada!
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Mensagem por NandoRondelli Ter Ago 14, 2012 11:31 pm

É bom ter um valor mínimo, mas em algumas situações, que manda é o bom senso.

Por exemplo, tem um bar perto de casa onde toco por um valor que, para ser simbólico, teria que aumentar uns 60%. Laughing
A questão é que lá é bem pequeno (nosso recorde de público nesse lugar deve ser 30 pessoas), não cobra entrada, somos muito bem recebidos, os clientes são, em grande parte, amigos da banda... então, para mim, é como se eu saísse para me divertir com uns amigos e, além disso, tocasse.
Ainda, lá é um lugar em que eles não vão pagar, por exemplo, R$100 por músico para uma banda de 4/5/6 pessoas, simplesmente porque esse valor é bastante coisa para o faturamento do bar.
Agora, duas coisas devem ser observadas nesse caso:
1.Esse lugar é uma exceção
2.Como o dinheiro é quase nulo, nunca deixaremos de tocar em um lugar que pague um cachê real, para tocar lá.

O outro lado da moeda: ganhar R$400 para tocar é bom, certo? Ou R$500? Ótimo.
Mas, supondo que, como o Allex disse acima, o artista cobre 70.000: nesse caso, os valores citados são bem baixos.

Trazendo mais para a realidade, já que a maioria de nós não chegará a tocar com artistas que cobrem R$70.000:
Já toquei em lugar que pagava em torno de R$150 por músico, às vezes R$200. Tudo bem, é um bom dinheiro, mas a questão é que nesse lugar cabiam umas 600 pessoas - e costumava lotar - cobravam em média R$30 de entrada, uma cerveja custava R$6, uma porção mais de R$20, e por aí vai...
Fora que o lugar tem uns 3 camarotes para aniversariantes e outras reservas. Caros, evidentemente.

Enfim, acho mais correto tocar por 70 em um minúsculo bar de amigos, do que por 400 em um show do Luan Santana. (Apesar de que, dada a atual situação financeira por aqui, eu provavelmente escolheria a segunda opção :/ )

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Mensagem por Andrezinho Qua Ago 15, 2012 12:35 am

Uns meses atrás nós tocamos num local na Lapa. Colocamos umas 100 pessoas na casa!
Na hora de fechar as contas, a dondoca lá contou 48 pessoas e ainda ficou com 30% do couvert pra ela! E detalhe: ainda falou que nosso consumo estava incluido na conta, sendo descontado também!

Xinguei por entre os dentes e nunca mais voltei lá...

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Mensagem por malka_aff Qua Ago 15, 2012 12:45 am

essa questão de couvert de bares ou pagamento de bares eu não me envolvo, o cachê que a partir de agora eu peço é ao responsável pela banda (o "líder", "empresário", "produtor", "artista" seja o nome que for.)

Hoje mesmo falei pra um amigo cantor:

Cantor: Hey, Malka, agora em setembro tenho um show e vou precisar de um baixista, topa tocar, cara?!(todo sorrisos.)
Eu: Claro, quanto vai ser o cachê?
Cantor: É, vou falar com a dona do bar e pegar metade dos ingressos e blablabla.
Eu: Cara, me diz um cachê fixo, por que eu não vou tocar pra dona do bar, vou tocar pra ti, e tu que vai me pagar, quanto vai rola?
Cantor: Ah cara, acho que uns 150, pode ser?
Eu: Vamos conversando, cara, marca os ensaios, confirma com ela la que a gente volta a se falar.
Cantor: Certo então.


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Mensagem por Leo Limabass Qua Ago 15, 2012 2:51 am

^ eu acho 150 é um otimo início rsrs

comecei a me aventurar nessa onda de freelancer há alguns meses. Até agora, meu cache boiou entre 60 e 100 reias. Essa desvalorizaçao me chateia um pouco, mas espero que a situação melhore daqui pra frente...
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Mensagem por fma Qui Ago 16, 2012 8:46 am

Zadá, o problema não é fazer gigs solo, Joe Pass deve ter criado um monte de filho assim e acho que é a formação onde ele mais rendia rsrs
O problema seria mandar embora caras que toquem com você para ficar com todo o dinheiro rs
Leo, já que você está nessa há alguns meses, saiba que a situação não melhora, o que pode melhorar é você como músico, se tiver competência acima da média da sua região, pode barganhar cachês maiores.
Nessa hora quantas mais cartas na manga você tiver, mais chances terá de ser o único cara na região que pode fazer a gig... ter boa leitura, tocar acústico, tocar fretless, conseguir tirar 40 músicas nota por nota em dois dias, cantar bem, ter boa presença de palco, etc, etc. Não faço metade dessas coisas, mas são agregadores de valor.
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 16, 2012 9:56 am

fma escreveu:Zadá, o problema não é fazer gigs solo, Joe Pass deve ter criado um monte de filho assim e acho que é a formação onde ele mais rendia rsrs
O problema seria mandar embora caras que toquem com você para ficar com todo o dinheiro rs

Não ai não né!!! Rssss
É que é mais fácil arrumar lugar pra tocar em formação pequena que em trio e etc..
Muito pelo contrário inclusive na próxima sexta vou receber praticamente a metade do que receberia numa gig solo (fixa onde vou mandar sub) pra poder tocar com amigo que tá precisando de cachê em outro lugar. Já inclusive chamei ele pra rachar cachê solo e tocarmos em duo algumas vezes por saber que ele tava em período de vacas magras.
Mas concordo contigo arrumar um ou mais motivos para ser o cara a ser chamado e requisitado é o melhor caminho.
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Mensagem por silvanoandrade Qui Ago 16, 2012 5:33 pm

Leo Limabass escreveu:^ eu acho 150 é um otimo início rsrs

comecei a me aventurar nessa onda de freelancer há alguns meses. Até agora, meu cache boiou entre 60 e 100 reias. Essa desvalorizaçao me chateia um pouco, mas espero que a situação melhore daqui pra frente...

é assim mesmo em todos os lugares Leo, uma vez li um texto do allex onde ele citava.

"Comece sendo o melhor da sua Familia, depois o melhor da sua rua, depois o bairro, a cidade ... " etc ...
e o reflexo disso tudo é o seu cachê.

e o reflexo do seu cachê é o quanto se dedica em ser o melhor no que faz (estudos principalmente, interação com outros músicos)
... acredito veemente em Merecimento.

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Mensagem por Leo Limabass Sex Ago 17, 2012 1:13 am

fma escreveu:Leo, já que você está nessa há alguns meses, saiba que a situação não melhora, o que pode melhorar é você como músico, se tiver competência acima da média da sua região, pode barganhar cachês maiores.
Nessa hora quantas mais cartas na manga você tiver, mais chances terá de ser o único cara na região que pode fazer a gig... ter boa leitura, tocar acústico, tocar fretless, conseguir tirar 40 músicas nota por nota em dois dias, cantar bem, ter boa presença de palco, etc, etc. Não faço metade dessas coisas, mas são agregadores de valor.

concordo com vc dentre os atributos que vc mencionou. Aqui na região, principalmente no sertanejo (onde eu consigo mais gigs) há mtos músicos quem não sabem nem sequer achar a tonalidade das musicas disputando gigs com músicos bem mais acima.

fma escreveu:e o reflexo do seu cachê é o quanto se dedica em ser o melhor no que faz (estudos principalmente, interação com outros músicos)
... acredito veemente em Merecimento.

eu procuro estudar, tocar bastante e melhorando a cada dia, para tentar chegar em um estagio, em que me reconhecerão pelo meu bom trabalho, e me chamarão pra tocar pelo valor que eu cobrar e não para o que eles me pagam.
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Mensagem por Cayo Castro Sex Ago 17, 2012 1:41 am

Leo Limabass escreveu:
fma escreveu:Leo, já que você está nessa há alguns meses, saiba que a situação não melhora, o que pode melhorar é você como músico, se tiver competência acima da média da sua região, pode barganhar cachês maiores.
Nessa hora quantas mais cartas na manga você tiver, mais chances terá de ser o único cara na região que pode fazer a gig... ter boa leitura, tocar acústico, tocar fretless, conseguir tirar 40 músicas nota por nota em dois dias, cantar bem, ter boa presença de palco, etc, etc. Não faço metade dessas coisas, mas são agregadores de valor.

concordo com vc dentre os atributos que vc mencionou. Aqui na região, principalmente no sertanejo (onde eu consigo mais gigs) há mtos músicos quem não sabem nem sequer achar a tonalidade das musicas disputando gigs com músicos bem mais acima.

O fma falou tudo. Quanto mais cartas na manga você tiver, mais trampo você consegue e mais eleva o seu cachê. Isso é óbvio. Leo Limabass, ultimamente eu também só consigo GIG's em duplas sertanejas. E te digo, que essa galera que não saca de música existe demais. E por isso, nem sempre nesses casos... conhecer muito de música ajuda. Como disse o fma, existem utras cartas na manga.

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Mensagem por fma Sex Ago 17, 2012 9:51 am

Já toquei com violonista que não sabe o nome de nenhum acorde, mas podiam chamar qualquer música, que ele sabia tocar e não era tocar indo atrás, era conhecer a música mesmo rsrs Isso pra mim é conhecer bastante, embora não no sentido formal.
O primeiro bailão que fiz, não conhecia a maioria das músicas, o tecladista/cantor disse que eu podia ler na pasta dele... no começo do som descobri que as músicas estavam TODAS escritas em Dó, mas ele usava transposer para cada música rsrs o cara morava bem, tinha carro bacana, etc.
Estamos falando só de habilidades musicais, mas tem outras coisas que podem fazer ser chamado e/ou aumentar seu cachê: ter carro, ter visual condizente com o estilo da gig, contar uma piada (ou calar a boca) na hora certa...
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Mensagem por NeyBass Ter Ago 21, 2012 11:07 am

era pra ser assim:
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Mensagem por Ixra Sex Jun 14, 2013 6:50 am

Aproveitando (copiando na verdade) a ideia do Tracísio Caetano em aguns tópicos, estou resgatando a discussão para atualização

E, para quem sabe:

. Alguém desmistificar conceitos;

. Alguém firmar opinião ou opiniões;

. Pensar/refletir em suas posições/atitudes;

. Alguém que não conhecia e nem sabia da existência deste tópico, poder ler;

. Alguém opinar;

. Etc, etc, etc...

Atualização:
TABELA DE CACHÊS MÍNIMOS PARA MÚSICOS - 2013

Outro tópico com assunto análogo

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Mensagem por Romano Sex Jun 14, 2013 9:24 am

Depende de tanta coisa. 

- Um trabalho pode agregar valores. Um de R$70 pode valer mais do um de R$200
- É o que o Allex disse,é melhor ganhar R$ 80 ou R$100 ,do que ficar com a bunda em casa bebendo refri e engordando..
- Depende da situação.. Quando o cara que te paga é honesto,e vai te pagar R$80 pq é o que dá pra pagar ,tudo bem. O problema é se o cachê for 10mil  e esse cara ainda te pagar R$80.
- A realidade p quem tem outro emprego e ganha seu $$ ,é bem diferente.
-Músico nunca conta derrota;

Já cansei de ouvir.."Não saio de casa por menos de R$200!",isso numa primeira conversa,onde o cara quer botar banca e etc.. Mas aí rola R$120 e ele vai rindo. Smile
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Mensagem por Romano Sex Jun 14, 2013 9:26 am

Ah..e esqueçam essa tabelinha do sindicato ou sei lá de quem..ISSO NÃO EXISTE!
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Mensagem por Jhonny.Bear Ter Jan 07, 2014 10:17 pm

Pessoal, preciso da ajuda de vocês!! "Xeu" contar minha história rapidinho!? Meu nome é João Marcos, sou de Recife, tenho 20 anos e toco baixo desde os 15!! Sempre toquei em igreja mas no fim do ano passado eu me desliguei das 2 que tocava simultaneamente e resolvi começar a tocar na noite!! Tenho alguns contatos e já pintou um power trio e eu queria saber quanto devo cobrar lembrando que eu to começando na noite mas sei que sou competente e o cara que me chamou não é meu amigo!! Outra coisa é que estou pra tocar no carnaval e queria saber: quanto se tira em média tocando carnaval em bandas pequenas?? Não tenho experiências com cachês, mas sei que a tabela da OMB não se aplica na maioria dos casos!! Obrigado a todos pela atenção!! Grande abraço
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Mensagem por allexcosta Ter Jan 07, 2014 10:22 pm

3x o cachê normal.
3x o citado acima se for gig de trio.
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