Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

Qual sotaque mais te irrita?

Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap9%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 9% 
[ 7 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap1%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 1% 
[ 1 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap1%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 1% 
[ 1 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap8%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 8% 
[ 6 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap13%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 13% 
[ 10 ]
[ 1 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap40%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 40% 
[ 31 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap3%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 3% 
[ 2 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap8%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 8% 
[ 6 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap3%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 3% 
[ 2 ]
[ 2 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap0%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_lcap4%Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Vote_rcap 4% 
[ 3 ]
[ 1 ]
[ 1 ]
[ 2 ]
[ 2 ]

Total dos votos : 78

Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Empty Re: Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?

Mensagem por YellowBoy em Ter Set 04, 2012 4:34 pm

Cid escreveu:
CaQuinhO escreveu:
Cid escreveu:Não é sotaque mas o Pernambucano faz uma conjugação de verbo que não existe e quase todos falam assim tipo:

Tu comesse?
Tu falasse?
Tu viesse?
Tu cantasse?
To tocasse?

Potiguares e paraibanos também falam assim...
Só se for Potiguar do interior'ou que estudou em Recife hehe...

Rapaz eu morei 2 anos em Natal e continuo indo lá uma vez por mês quase e não lembro de ninguém de Natal falar assim...

Rapaz... por aqui, acredito eu, quase todo mundo fala assim.

NeyBass escreveu:no nordeste (minha esposa é de Natal), acho estranho falar alguma coisa referente a hora. Ex. o certo acho que seria assim:
"Vou para o trabalho ás 07:00 h". aí eles dizem:
"Vou para o trabalho DE 07:00 h"

ou

"Cheguei em casa às 00:00 h (meia noite)" eles dizem (pelo menos a grande maioria que conheci)
"Cheguei em casa de 12:00h da noite".

A mesma coisa, uma grande parte fala assim por aqui, incluindo eu.
YellowBoy
YellowBoy
Membro

Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?  - Página 3 Empty Re: Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?

Mensagem por Rogério Barbosa em Qua Set 05, 2012 7:25 am

A maioria fala "de 6:00 h". Temos muitos sotáques diferentes dentro do nosso estado, divergindo entre capital, interior, agreste e sertão, mais não acho que o nordestino tem o sotáque mais carregado, só tem os seus caracteristicos.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagem por CaQuinhO em Qua Set 05, 2012 8:51 am

Cid escreveu:
CaQuinhO escreveu:
Cid escreveu:Não é sotaque mas o Pernambucano faz uma conjugação de verbo que não existe e quase todos falam assim tipo:

Tu comesse?
Tu falasse?
Tu viesse?
Tu cantasse?
To tocasse?

Potiguares e paraibanos também falam assim...
Só se for Potiguar do interior'ou que estudou em Recife hehe...

Rapaz eu morei 2 anos em Natal e continuo indo lá uma vez por mês quase e não lembro de ninguém de Natal falar assim...

Pow Cid.
Eu sou Natalense nascido e criado, cara. Será que eu não sei disso?
Eu falo assim, e meus amigos também.

"Fosse na casa de fulado?"
"Viesse pra cá como?!"
"Tocasse ontem? Foi legal?"
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por YellowBoy em Qua Set 05, 2012 9:02 am

^ Aqui pelas bandas de recife também se fala assim, mas vez ou outra você ouve o TU antes.
YellowBoy
YellowBoy
Membro

Mensagem por CaQuinhO em Qua Set 05, 2012 9:16 am

YellowBoy escreveu:^ Aqui pelas bandas de recife também se fala assim, mas vez ou outra você ouve o TU antes.

Aqui também rola um "Tu" de vez em quando.

Tem uma variação de sotaque natalense do qual eu simplesmente tenho asco. É o sotaque forrozeiro...
Fala o "v" com som de "erre".

Exemplo:

"Ri um filme ontem massa... de Ringança..."
"Eu num pr'essa festa não... Num rái dar ninguém lá..."
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por YellowBoy em Qua Set 05, 2012 9:26 am

^ KKKKKKKKKK, não me lembro de ter ouvido isso pelo lado de cá.
YellowBoy
YellowBoy
Membro

Mensagem por allexcosta em Qua Set 05, 2012 9:27 am

CaQuinhO escreveu:Tem uma variação de sotaque natalense do qual eu simplesmente tenho asco. É o sotaque forrozeiro...

É a influência árabe... Laughing

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por CaQuinhO em Qua Set 05, 2012 9:34 am

^ Nailed it, allex.

É bem por aí... Que agonia que me dá ver alguns conterrâneos meus falando assim...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por allexcosta em Qua Set 05, 2012 10:01 am

^ Sinceramente, eu acho muito legal. Inclusive essa música que postei é um dos meus forrós-vanerões favoritos.

Na Bahia volta e meia se ouve esse R no lugar do V, frases como "Rumbora imbora" ou "ramo nessa" são relativamente comuns.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por CaQuinhO em Qua Set 05, 2012 10:14 am

Me dá a sensação que tou conversando com Mução. rsrsrs...

PS: Arruma a malaê é massa... Mução é massa... acho que isso combina com algo cômico. Mas no dia-a-dia é muito estranho rsrsrs....
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por Boss2K em Qua Set 05, 2012 10:32 am

DIALETOS DO BRASIL

1. Caipira - interior do estado de São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul (Sul, Sudeste e Centro-Oeste)

2. Dialeto nordestino do norte - dialeto falado no norte da Região Nordeste, mais precisamente no Maranhão e Piauí, com influência do dialeto nortista.

3. Dialeto nordestino do sul/Baiano - dialeto falado no sul da Região Nordeste, mais precisamente na Bahia, com influência do dialeto mineiro.

4. Fluminense (ouvir) - Estado do Rio de Janeiro (capital e regiões litorânea e serrana) (Sudeste)

5. Gaúcho - Rio Grande do Sul, com alguma influência do castelhano, como dizer "bueno", "griz", "cucharra" e "entonces" (Sul).

6. Mineiro - Minas Gerais (Sudeste)

7. Dialeto nordestino do centro - dialeto falado no centro da Região Nordeste, mais precisamente nos estados de Alagoas e Sergipe e interior do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As cidades de Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza apresentam um dialeto misturado (ouvir), forte influência dos dialetos paulistano, fluminense, sulista e naturalmente nordestino, devido migrantes recentes do Sudeste e Sul e nordestinos que voltam de São Paulo e Rio de Janeiro.

8. Nortista - estados da bacia do Amazonas - (o interior e Manaus têm falares próprios)

9. Paulistano - cidade de São Paulo e proximidades

10. Sertanejo - Estados de Goiás e Mato Grosso. Se assemelha aos dialectos mineiro e caipira.

11. Sulista - Estados do Paraná e Santa Catarina. Este dialeto sofre inúmeras variações de pronúncia de acordo com a área geográfica, sendo influenciado pela pronúncia de São Paulo e Rio Grande do Sul com influências eslavas no Paraná e em algumas regiões de Santa Catarina, e na maioria das regiões deste estado influências portuguesas e gaúchas. Há pequena influência nas áreas de colonização alemã com sotaque.

----x----x----
Gírias Cearenses (não é sotaque!)
"Butar buneco!" - Se divertir!
"Diabéisso?" - O que é isso?
"Deixe de arrudei!" - Pare de enrolar!
"É bem pixototim!" - É bem pequeno!
"Ele é chei do leriado!" - Ele é conversador!
"Ele é muito estribado!" - Ele é muito rico!
"Ele é môco!" - Ele é surdo!
"Ela pelejou quissó!" - Ela tentou bastante!
"Ele só quer ser as pregas!" - Ele quer ser muita coisa!
"Isso é miolo de pote!" - Isso é besteira!
"No rumo da venta!" - Em frente!
"O caba é morto dentro das calça!" - Ele é preguiçoso!
"O bicho é lesado!" - Ele é lento!
"Peço penico!" - Eu desisto!
"Rai te lascar!" - Vá para o inferno!
"Rebole no mato!" - Jogue fora!
"Rumbora, negada!" - Vamos embora pessoal!
"Se avexe não!" - Não se preocupe! (Take it easy!)
"Só o mi!" - Muito bom!
"Só andam encangado!" - Só andam juntos!
"Tá fumando numa quenga!" - Tá com muita raiva!
----x----x----

Autora:
MARIA CELESTE B.S.P. - Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2002).
Atualmente é professora titular da E.E.F.M. Presidente Geisel (Juazeiro do Norte - CE).
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Boss2K
Membro

Mensagem por CaQuinhO em Qua Set 05, 2012 10:39 am

Quem aqui acertar o que quer dizer "galado" (e em que contextos se usa) em Natal/RN ganha uma bala de iogurte. rsrs...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por Cid em Qua Set 05, 2012 10:43 am

CaQuinhO escreveu:
YellowBoy escreveu:^ Aqui pelas bandas de recife também se fala assim, mas vez ou outra você ouve o TU antes.

Aqui também rola um "Tu" de vez em quando.

Tem uma variação de sotaque natalense do qual eu simplesmente tenho asco. É o sotaque forrozeiro...

Exemplo:

"Ri um filme ontem massa... de Ringança..."
"Eu num pr'essa festa não... Num rái dar ninguém lá..."
Cearense fala assim direto.... ramo pra casa.
Cid
Cid
Moderador

Mensagem por NeyBass em Qua Set 05, 2012 11:28 am

CaQuinhO escreveu:Quem aqui acertar o que quer dizer "galado" (e em que contextos se usa) em Natal/RN ganha uma bala de iogurte. rsrs...
É um xingamento, que pode também ser uma forma de cumprimento entre amigos ou pessoas mais chegadas.
tipo: Diga aí "GALADO" como vai?
ou seja: Diga aí "filha da p...", ou "via...", como vai?

NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por CaQuinhO em Qua Set 05, 2012 11:46 am

^ Pode passar seu CEP para que eu provindecie o envio da bala de iogurte? rsrs...!

Isso mesmo.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por NeyBass em Qua Set 05, 2012 11:48 am

CaQuinhO escreveu:^ Pode passar seu CEP para que eu provindecie o envio da bala de iogurte? rsrs...!

Isso mesmo.

hehehe...meus cunhados falam muito isso.

manda pelo JEDEX (mistura de jegue + sedex), pq não posso esperar muito...rsrsrs
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por Rogério Barbosa em Qua Set 05, 2012 3:08 pm

allexcosta escreveu:
CaQuinhO escreveu:Tem uma variação de sotaque natalense do qual eu simplesmente tenho asco. É o sotaque forrozeiro...

É a influência árabe... Laughing

Isso pode ser bem observado numa música intitulada A Rural de um cantor chamado Neo Pinel.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagem por fheliojr em Qua Set 05, 2012 4:40 pm

ramo rê o má, cid?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por allexcosta em Qua Set 05, 2012 5:44 pm

Rogério Barbosa escreveu:Isso pode ser bem observado numa música intitulada A Rural de um cantor chamado Neo Pinel.

Não clicasse no vídeo, homi? facepalm
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Rogério Barbosa em Qui Set 06, 2012 7:43 am

allexcosta escreveu:
Rogério Barbosa escreveu:Isso pode ser bem observado numa música intitulada A Rural de um cantor chamado Neo Pinel.

Não clicasse no vídeo, homi? facepalm
Que mico Escondido É que ontem eu tava em um setor com bloquei para youtube, ai não aparece.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagem por Rogério Barbosa em Qui Set 06, 2012 7:45 am

Agora recomendo aos amigos sulistas que estiverem a passeio em Pernambuco, na praia de Boa viagem que num rrá lá nadá!...
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum: