Enrolamento das cordas
4 participantes
Página 1 de 1
Enrolamento das cordas
Caros, qual a relação entre a bitola do enrolamento das cordas com o timbre? No que diz respeito ao conforto, percebo que cordas que usam fios de menor bitola para o enrolamento externo ficam mais confortáveis e menos ásperas. Logicamente estamos falando de cordas de mesmo calibre, mudando apenas a bitola do enrolamento.
E também quais as principais diferenças entre enrolamentos de nickel e aço.
E também quais as principais diferenças entre enrolamentos de nickel e aço.
heitor_pg- Membro
Re: Enrolamento das cordas
Legal a pergunta, sinto essa diferença também.
Agora sobre níquel e aço sei que níquel o som é mais abafado e aço mais brilhante.
Agora sobre níquel e aço sei que níquel o som é mais abafado e aço mais brilhante.
heitor_pg escreveu:Logicamente estamos falando de cordas de mesmo calibre, mudando apenas a bitola do enrolamento.
Posso estar enganado, mas nao eh a bitola do enrolamento q determina o calibre da corda?
Logicamente estamos falando de cordas de mesmo calibre, mudando apenas a bitola do enrolamento.
Cara, pode até ser que as marcas variem a espessura da "alma" e do enrolamento externo (wound), mas a única informação que nós consumidores temos é a do calibre total da corda.
Com isso, faço coro ao texto do allex:
"Posso estar enganado, mas nao eh a bitola do enrolamento q determina o calibre da corda?"
Corda mais fina fica mais leve, mas a diferença é bem pequena, caso o baixo esteja bem regulado.
Se você trocar de .040 pra .045 e não regular, o baixo fica mais duro não só por causa do calibre da corda, mas também porque o braço do instrumento arqueia mais, e assim você tem uma ação maior no braço.
allexcosta escreveu:heitor_pg escreveu:Logicamente estamos falando de cordas de mesmo calibre, mudando apenas a bitola do enrolamento.
Posso estar enganado, mas nao eh a bitola do enrolamento q determina o calibre da corda?
Acho que não Allex... o calibre é dado pelo diâmetro total da corda. O calibre do fio que faz o enrolamento varia bastante entre cordas do mesmo calibre.
Thales_sr escreveu:
Cara, pode até ser que as marcas variem a espessura da "alma" e do enrolamento externo (wound), mas a única informação que nós consumidores temos é a do calibre total da corda.
Pois é... não temos a informação, mas para cordas do mesmo calibre... da para sentir bastante a diferença no "acabamento" das cordas, mesmo sendo do mesmo calibre e sendo "wound"
heitor_pg- Membro
Pois é... não temos a informação, mas para cordas do mesmo calibre... da para sentir bastante a diferença no "acabamento" das cordas, mesmo sendo do mesmo calibre e sendo "wound"
O difícil é diferenciar isso no "olhômetro". Sem o valor exato, é meio complicado fazer mais comparações.
Sem contar ainda que o núcleo pode ser cilindrico ou sextavado, enfim, tem bastantes variáveis a serem consideradas, e fazer um comparativo de um parâmetro que é bem difícil de ser aferido é complicado.
Serah q ninguem aih tem um paquimetro e algumas cordas velhas de marcas e bitolas diferentes pra gente tirar essa duvida?
De modo geral, qdo vejo as voltas bem separadas (bitola maior) associo a um som mais brilhante e aberto e, obviamente, a uma pegada menos macia, com mais barulho de cordas batendo nos trastes e da mao passeando pelas cordas.
De modo geral, qdo vejo as voltas bem separadas (bitola maior) associo a um som mais brilhante e aberto e, obviamente, a uma pegada menos macia, com mais barulho de cordas batendo nos trastes e da mao passeando pelas cordas.
allexcosta escreveu:Serah q ninguem aih tem um paquimetro e algumas cordas velhas de marcas e bitolas diferentes pra gente tirar essa duvida?
Fiz algumas medidas com paquimetro, porém não tinha cordas velhas o suficiente (tinha ums 3 jogos) para tirar conclusões. Mas tb percebo juntamente com a pegada menos macia como vc citou, um som mais encorpado, enquanto as outras com um som mais magro.
Thales_sr, estou querendo saber mais impressões de uso do que realmente uma definição. Por exemplo, uma corda E daddario 0.095 usa o enrolamento externo igual a uma E gianinni 0.100, mesmo possuindo diametros externos diferentes.
Acho que o site da daddario é o mais completo quanto as informações, pois mostra até a tensão que as cordas serão submetidas para uma determinada nota. Por exemplo, cordas do mesmo material e mesma medida com tensões diferentes:
Modelo Nota Calibre Tensão
XB040SL G 0.040in 37.8lb
XLB040 G 0.040in 33.7lb
heitor_pg- Membro
heitor_pg escreveu:Fiz algumas medidas com paquimetro, porém não tinha cordas velhas o suficiente (tinha ums 3 jogos) para tirar conclusões. Mas tb percebo juntamente com a pegada menos macia como vc citou, um som mais encorpado, enquanto as outras com um som mais magro.
Sem duvida! As cordas Fodera q eu sempre comento aqui sao assim: Bem asperas ao toque e tem um som bastante encorpado e uniforme.

» Cordas do baixolao em um elétrico
» Baixo SJ Ágape 4 cordas - troco por 4 cordas passivo ou Yamaha John Myung
» Baixo de seis cordas modificado para virar um cinco cordas
» Violão 12 Cordas Rozini, pode-se afinar como uma viola de 12 cordas
» Transformar o SX 75 Jazz Bass de 4 cordas em 5 cordas é possivel? Vale a pena?
» Baixo SJ Ágape 4 cordas - troco por 4 cordas passivo ou Yamaha John Myung
» Baixo de seis cordas modificado para virar um cinco cordas
» Violão 12 Cordas Rozini, pode-se afinar como uma viola de 12 cordas
» Transformar o SX 75 Jazz Bass de 4 cordas em 5 cordas é possivel? Vale a pena?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|