Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!!

2 participantes

Ir para baixo

Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!! Empty Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!!

Mensagem por schmidtas Qua Out 03, 2012 9:07 am

Bom, queria uma opinião da galera do forum sobre o que que vocês acham sobre essa mudança!!

Meu set atualmente é de um Ledur Felino 6c, um Ibanez SR 4c e um Gianini GIB440 4c (que eu "herdei" do meu irmão).
Atualmente eu uso o meu Felino com a banda quando precisa e o Ibanez algumas vezes quando quero algo mais pra brincar, dar uma "groovada" (nusss que escrita horrivel). Com isso, meu Gianini fica sempre de lado e ele não é um SUPER baixo mas também não é um baixo que se despreze. Pra quem não sabe qual modelo é, é este aqui:(Catalogo de 2001/2002)
Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!! 262_img

A minha idéia era tornar ele fretless, tirar a bateria e usar como passivo (e aqui vem uma questão que eu quero fazer depois). Usando ele normal ativo ele tem um timbre mais grave, não muito aberto, então por isso já até comprei umas cordas HalfRound da Daddario para botar nele, tirando ou não os frets. Como passivo ele é um pouco menos grave, mas mesmo assim não é um médio alto, continua mais grave.

Queria saber a opinião de vocês sobre o que que acham dessa idéia. É realmente valido? O timbre, assim como eu (mal e porcamente) descrevi, ficaria interessante em um fretless? E um desenho MM realmente combina com fretless (essa é a minha maior duvida hehehe)?

Outra coisa que eu queria saber é que eu já ouvi muito sobre o fato de se é fretless tem que ser passivo. Com isso eu já internalizei que sim, tem que ser, mas para falar a verdade eu nunca entendi muito bem o porque. Agradeço se alguem puder deixar a minha ignorancia de lado e me explicar ai! hehehe

Valeu a força e desculpem pela falta de conhecimento ou caso eu tenha postado isso em lugar errado!

____________________________
TiagoSchmidt.com - Soundcloud Próprio - Soundcloud da minha banda: Tarsila - Site da minha banda: Tarsila
schmidtas
schmidtas
Membro

Mensagens : 59
Localização : Porto Alegre, RS

http://www.tiagoschmidt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!! Empty Re: Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!!

Mensagem por allexcosta Qua Out 03, 2012 9:25 am

Olá...

Se você busca um timbre aberto as half-rounds não são uma boa opção.

O modelo Stingray combina sim com fretless, muito baixista famoso por aí usa e fica excelente.

Fretless não tem que ser passivo. A Pedulla fabrica alguns dos melhores fretless do mundo e todos são ativos. Mais uma lenda urbana...

Se seu baixo está fazendo mofo e você está a fim de ter um fretless senta o pau. Só certifigue-se de que seja feito por alguém que sabe, pois provavelmente exige um ajuste do nut que não é muito fácil.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!! Empty Re: Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!!

Mensagem por schmidtas Qua Out 03, 2012 9:41 am

allexcosta escreveu:Fretless não tem que ser passivo. A Pedulla fabrica alguns dos melhores fretless do mundo e todos são ativos. Mais uma lenda urbana...

Hmm interessante! Eu até ficava com um pé atras porque eu olhava o Zon Hiperbass do Manring que, até onde eu sei, é ativo, por isso até vim perguntar. Bom saber disso! Pelo menos o baixo é ativo e eu posso "passivar" se eu quiser.

Sobre a história da half wound, agora eu fiquei bem na duvida. O que eu tinha em mente é que tinha um pouco mais de brilho que uma flat wound, por isso que comentei. Nesse caso que cordas que me indicariam?

Mas agora fiquei um pouco mais animado sobre essa transformação, vou levar um luthier aqui de POA para ver isso (medo de fazer em casa e dar cagada Razz) Valeuzão a ajuda, allex!!!!

____________________________
TiagoSchmidt.com - Soundcloud Próprio - Soundcloud da minha banda: Tarsila - Site da minha banda: Tarsila
schmidtas
schmidtas
Membro

Mensagens : 59
Localização : Porto Alegre, RS

http://www.tiagoschmidt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!! Empty Re: Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!!

Mensagem por allexcosta Qua Out 03, 2012 10:06 am

schmidtas escreveu:Sobre a história da half wound, agora eu fiquei bem na duvida. O que eu tinha em mente é que tinha um pouco mais de brilho que uma flat wound, por isso que comentei. Nesse caso que cordas que me indicariam?

Ah tá, mais brilho que uma flat a half tem... Não imaginei que esse baixo tivesse flats hoje.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!! Empty Re: Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!!

Mensagem por schmidtas Qua Out 03, 2012 10:33 am

Foi mal, falha minha!! Na verdade ele não tem flat agora, ele tá com umas rounds antigas que eu acho que são daddario 45.

Mas eu sou muito cagão pra certas coisas então tava pensando em usar uma flat ou half com ele sendo fretless para não machucar a escala. Válida a idéia?

____________________________
TiagoSchmidt.com - Soundcloud Próprio - Soundcloud da minha banda: Tarsila - Site da minha banda: Tarsila
schmidtas
schmidtas
Membro

Mensagens : 59
Localização : Porto Alegre, RS

http://www.tiagoschmidt.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!! Empty Re: Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!!

Mensagem por allexcosta Qua Out 03, 2012 11:01 am

Às vezes é complicado entender...

Sou obrigado a voltar à minha resposta inicial.
Se o baixo hoje tem rounds e você acha o som muito fechado, colocar halfs vai fechar mais ainda e flats mais ainda...

A machucada da escala acontece com todas as cordas, seguindo uma ordem óbvia...

Cabe a você decidir se vai preferir timbre ou integridade da escala. Um tratamento epoxi protegeria a escala, mas não sei se alguém aí faz nem se estaria dentro do orçamento.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!! Empty Re: Tornar Fretless um Gianini GIB440 MM?? Opiniões por favor!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos