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Mensagem por Dloc em Qua Out 10, 2012 9:36 am

Pessoal, estou com a opção do colocar uma escala de ipê ou imbuia em um contrabaixo NÃO fretless, com captação EMG HZ + pré OBP-3. Corpo em cedro e braço marfim.

Não existe possibilidade de usar jacarandá.

Pois bem, haverá alguma mudança significativa no timbre se eu optar entre ipê e imbuia? se sim, quais?

Tenho a impressão que o ipê dará um timbre mais agudo, por ser madeira mais dura/densa que a imbuia. Ou não?

Obrigado.
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Mensagem por allexcosta em Qua Out 10, 2012 9:51 am

Dloc escreveu:Tenho a impressão que o ipê dará um timbre mais agudo, por ser madeira mais dura/densa que a imbuia. Ou não?

Também tenho essa impressão, mas a diferença não há de ser gritante.
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Mensagem por Dloc em Qua Out 10, 2012 9:55 am

Obrigado Alex.
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Mensagem por maikocolares em Ter Fev 05, 2013 1:06 am

Aproveitando o topico,
Uma escala de Ipê em um fretless seria legal ?
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Ter Fev 05, 2013 9:25 am

Dloc escreveu:Pessoal, estou com a opção do colocar uma escala de ipê ou imbuia em um contrabaixo NÃO fretless, com captação EMG HZ + pré OBP-3. Corpo em cedro e braço marfim.

Não existe possibilidade de usar jacarandá.

Pois bem, haverá alguma mudança significativa no timbre se eu optar entre ipê e imbuia? se sim, quais?

Tenho a impressão que o ipê dará um timbre mais agudo, por ser madeira mais dura/densa que a imbuia. Ou não?

Obrigado.

Pela seleção de madeiras +captação+pré... eu iria de ipê, os caps emg filtra(de certa forma) uma parte das frequências, o que se compensa com pré da aguilar, a escala em Ipê tem uma certa tendência a emitir o pico de ressonância na zona do agudo, que confundi a sua percepção no médio e grave....trocando em miudos: se for braço interiço: mais vibração pros médios e graves, se for parafusado: mais punch pros agudos, que deve dar um slap com mais destaque. converse um pouco mais com o luthier que vai fabricar seu instrumento veja o que diz deste conjunto todo(madeira+cap+pre) e o tipo de contrução do braço(interiço ou parafusado)....sempre digo que "luthier é que nem gourmet, cada um tem sua receita"...rsrsrsr Very Happy Laughing lol!
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Mensagem por allexcosta em Ter Fev 05, 2013 9:34 am

maikocolares escreveu:Aproveitando o topico,
Uma escala de Ipê em um fretless seria legal ?

Nunca usei ipê, mas uma escala que gosto muito pra fretless é pau-ferro.
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Ter Fev 05, 2013 11:30 am

allexcosta escreveu:
maikocolares escreveu:Aproveitando o topico,
Uma escala de Ipê em um fretless seria legal ?

Nunca usei ipê, mas uma escala que gosto muito pra fretless é pau-ferro.

Essa sempre recomendo pro fretless...Dloc, caso o luthier tenha essa madeira disponivel pra escala, use o pau-ferro, recomendo antes de fechar com ele, dê uma pesquisada se vc não compra pela net uma escala de jacaranda ou pau-ferro, no ML, luthierexpress(miguel cardone)...etc.
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Mensagem por allexcosta em Ter Fev 05, 2013 11:35 am

Não sei se tem algum respaldo científico, mas eu tenho a impressão de que uma madeira dura demais como o ipê em um fretless meio que mata o som, ou impede a propagação dos harmônicos que enriquecem o timbre. Talvez o Ronyldo ou outra pessoa com experiência em Ipê possa dar uma opinião sobre isso.

Jacarandá é a mãe de todas as madeiras de lutheria, mas sofre com a ação das cordas em um fretless, principalmente se forem round. O pau-ferro talvez tenha o melhor compromisso entre dureza e timbre.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 05, 2013 11:38 am

Dloc escreveu:Pessoal, estou com a opção do colocar uma escala de ipê ou imbuia em um contrabaixo NÃO fretless, com captação EMG HZ + pré OBP-3. Corpo em cedro e braço marfim.

Não existe possibilidade de usar jacarandá.

Pois bem, haverá alguma mudança significativa no timbre se eu optar entre ipê e imbuia? se sim, quais?

Tenho a impressão que o ipê dará um timbre mais agudo, por ser madeira mais dura/densa que a imbuia. Ou não?

Obrigado.
Cara, eu uso ipê direto, e recomendo, pois o timbre é "firme" e "aberto", além da madeira ser mui resistente, e é ideal para fretless também, assim como o pau-ferro (que é mais denso ainda...).
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Ter Fev 05, 2013 11:56 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Cara, eu uso ipê direto, e recomendo, pois o timbre é "firme" e "aberto", além da madeira ser mui resistente, e é ideal para fretless também, assim como o pau-ferro (que é mais denso ainda...).

Mestre Bertola, voce já percebeu alguma diferença entre as duas formas de contrução do braço usando intereiço ou parafusado com a escala em Ipê?

Pergunto isso, pois no interiço noto mais a presença do grave e medio com mais abertura do que no braço parafusado, tendendo um pouco mais pro agudo, tanto no fret como fretless(com traste e sem traste).

Dessa forma poderemos ajudar no projeto do Dloc... pois na construção do braço isso poderá influenciar no timbre e de como ele vai perceber essa influência.

Que acha?? Question
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 05, 2013 3:00 pm

Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Cara, eu uso ipê direto, e recomendo, pois o timbre é "firme" e "aberto", além da madeira ser mui resistente, e é ideal para fretless também, assim como o pau-ferro (que é mais denso ainda...).

Mestre Bertola, voce já percebeu alguma diferença entre as duas formas de contrução do braço usando intereiço ou parafusado com a escala em Ipê?

Pergunto isso, pois no interiço noto mais a presença do grave e medio com mais abertura do que no braço parafusado, tendendo um pouco mais pro agudo, tanto no fret como fretless(com traste e sem traste).

Dessa forma poderemos ajudar no projeto do Dloc... pois na construção do braço isso poderá influenciar no timbre e de como ele vai perceber essa influência.

Que acha?? Question

Essa é uma característica comum à quase todas as madeiras usadas para braços, o que importa aqui é a forma de construção.
Digo isso, "em tese", e à partir de conversas com outros colegas, pois eu não construo instrumentos de braço inteiriço, apenas aparafusados.
Claro que o uso dessas ou daquelas madeiras na construção do braço vai determinar certa "assinatura" tonal, mas a forma de construção influi mais. Ademais, tais diferenças não são muito pronunciadas, afinal, não estamos falando de acústicos, mas de baixo elétrico.....
P.S.: Ronyldo, obrigado por sua consideração, mas "Mestre" (em se tratando de luthiería), são caras como o Jacimário, Eliézer, Germano, etc
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Ter Fev 05, 2013 3:17 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:

Essa é uma característica comum à quase todas as madeiras usadas para braços, o que importa aqui é a forma de construção.
Digo isso, "em tese", e à partir de conversas com outros colegas, pois eu não construo instrumentos de braço inteiriço, apenas aparafusados.
Claro que o uso dessas ou daquelas madeiras na construção do braço vai determinar certa "assinatura" tonal, mas a forma de construção influi mais. Ademais, tais diferenças não são muito pronunciadas, afinal, não estamos falando de acústicos, mas de baixo elétrico.....
P.S.: Ronyldo, obrigado por sua consideração, mas "Mestre" (em se tratando de luthiería), são caras como o Jacimário, Eliézer, Germano, etc

Se fosse um acústico notariamos bem essa diferença, isso é verdade. Nos instrumentos eletricos(que é o caso), procuro avaliar o conjunto: madeira+cap+pre(se for usado) e tipo de construção: neck through(interiço) ou bolt-on(parafusado). Obrigado por sua opinão.

P.S.: Faz parte da minha ética usar o termo mestre para os demais colegas de profissão.

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Mensagem por Nelson Bass em Ter Fev 05, 2013 3:19 pm

O Ipê na minha opinião é uma boa madeira para escalas, penso que ela só não é mais usada porque é difícil de trabalhar pois tende a desfiar.
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Mensagem por Rogério Barbosa em Qui Fev 07, 2013 7:52 am

Há alguma diferença tonal entre ipê claro ou escuro?
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Mensagem por fheliojr em Qui Fev 07, 2013 6:32 pm

aproveitando esta discussao, q madeiras vcs, ronyldo e bertola, percebem q eh resistente como o ipe, mas com timbre proximo ao do jacaranda?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Fev 07, 2013 6:56 pm

fheliojr escreveu:aproveitando esta discussao, q madeiras vcs, ronyldo e bertola, percebem q eh resistente como o ipe, mas com timbre proximo ao do jacaranda?
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Sex Fev 08, 2013 8:53 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
fheliojr escreveu:aproveitando esta discussao, q madeiras vcs, ronyldo e bertola, percebem q eh resistente como o ipe, mas com timbre proximo ao do jacaranda?
braúna

Por aqui eu conheço a "Macacauba", alguns estudiosos a elegeram como melhor opção depois do jacarandá parauso em instrumentos musicais.
Mestre Bertola, seráque essa Braúna seria a mesma macacauba? ( Platymiscium spp - Granadillo).
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Mensagem por allexcosta em Sex Fev 08, 2013 9:09 am

http://www.florestasnativas.com.br/BRA%C3%9ANA
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Sex Fev 08, 2013 9:32 am

allexcosta escreveu:http://www.florestasnativas.com.br/BRA%C3%9ANA

Pelo nome cientifico não é.... valeu Allex..
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Fev 08, 2013 11:05 am

Braúna também é chamada de maria-preta ou coração de negro, e é da família do pau-brasil e do pau-ferro (Caesalpinioideae). Excelente para escalas
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Mensagem por maikocolares em Sex Fev 08, 2013 12:43 pm

Mas e a escala fretless em imbuia, oque me dizem ?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Fev 08, 2013 1:17 pm

maikocolares escreveu:Mas e a escala fretless em imbuia, oque me dizem ?
Nunca usei imbúia para escala, só pra tampo.
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Sex Fev 08, 2013 6:12 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Braúna também é chamada de maria-preta ou coração de negro, e é da família do pau-brasil e do pau-ferro (Caesalpinioideae). Excelente para escalas

Coração de negro eu conheço, é a que eu re-batizei de "Ébano da amazônia", pois é bem escura e densa.
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Mensagem por fheliojr em Sex Fev 08, 2013 6:26 pm

obrigado, pessoal. up
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Mensagem por Nelson Bass em Sex Fev 08, 2013 6:33 pm

Tenho a impressão que não se usa imbuia na escala, é uma madeira macia e porosa, vejo imbuia em tampos de viola, em contrabaixo só em tops por motivos estéticos
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Mensagem por maikocolares em Sex Fev 08, 2013 6:41 pm

Eu tbm nunca vi, por isso to perguntando...
Pois o cara me ofereceu uma escala em ipê ou imbuia...dai a duvida.
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Mensagem por Nelson Bass em Sex Fev 08, 2013 10:35 pm

Na duvida eu ia de Ipê.
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Mensagem por allexcosta em Sex Fev 08, 2013 11:02 pm

O ipê tem dureza de 3600 na escala Janka.
A imbuia tem dureza de 950, similar ao mogno.

Eu iria de ipê.
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Mensagem por maikocolares em Seg Fev 11, 2013 2:06 am

Valeu pessoal...
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Mensagem por Colono em Qua Fev 20, 2013 11:27 am

pra escala... alguém sabe a diferença entre Maple x Marfim?
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Mensagem por richardson.vix em Sex Out 17, 2014 10:48 am

Porque alguns luthiers consideram Braúna como se fosse madeira de toco de rua? rsrs
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Mensagem por allexcosta em Sex Out 17, 2014 10:57 am

richardson.vix escreveu:Porque alguns luthiers consideram Braúna como se fosse madeira de toco de rua? rsrs

Não entendi bem a pergunta.

Não muitos anos atrás no estado onde nasci, Dalbergia Nigra era usada pra fazer cercas, telhados, parapeitos de janelas e currais para porcos e galinhas.

Alder até hoje é utilizada para prateleiras e caixas de frutas nos EUA.

O que isso tem a ver?
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Mensagem por richardson.vix em Sex Out 17, 2014 11:10 am

Estava conversando com alguns sobre madeira na construção de baixo, aí surgiu braúna, o comentário foi esse, madeira de toco, outro tentando meio que justificar como de repente se fosse uma variação.

Só que consultando alguns fóruns não é bem assim, entendeu?
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Mensagem por allexcosta em Sex Out 17, 2014 11:17 am

richardson.vix escreveu:entendeu?

Sinceramente, não...

Não sei o que a expressão "madeira de toco" significa onde você vive.
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Mensagem por richardson.vix em Sex Out 17, 2014 12:45 pm

Madeira de toco de árvore. Smile

Tipo essa da foto que botei.
Acho que a primeira coisa que vêm à mente de quem critica.

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Mensagem por joseluiz.avilajr em Sex Out 17, 2014 1:08 pm

faz o seguinte. manda um lote de brauna pra qualquer fabrica de instrumentos no mundo, e tu vai ver que daqui um tempo sairão fotos e comentários que é uma madeira extremamente rara muito bonita com um timbre fantástico. e outro detalhe o instrumento será bem mais caro por isso.

muitos luthiers brasileiros são preconceituosos com as madeiras nacionais. mas isso está mudando.
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Mensagem por richardson.vix em Sex Out 17, 2014 1:11 pm

É o que imagino.

Depois que li em outros fóruns sobre o uso, as referências e família da braúna entendi melhor.

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