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Tunar ou Trocar

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Mensagem por czbass Ter Out 30, 2012 8:01 pm

Galera atualmente tenho um Tagima Millenium 5c, queria a opinião de voces, compensar tunar ele ou trocar por um cort b5 ou gb75 ou gb35?

Bom eu toco pop, poprock, funk, rock leve, as vezes um baiao, jazz, enfim, bem versatil, ehehehehe
E esse baixo ta deixando a desejar nos graves, nao eh mto nitido saca, o espaçamento pra slap tbm nao eh mto bom, os agudos e medios ateh q sao bacanas.

E ai, oq voces recomendam?


Última edição por allexcosta em Ter Out 30, 2012 8:12 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Regra 10)
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Mensagem por allexcosta Ter Out 30, 2012 8:04 pm

Se o espaçamento te incomoda não há porque ficar com esse baixo.

Quanto ao som, cordas novas de qualidade talvez ajudem.
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Mensagem por tfk Ter Out 30, 2012 8:07 pm

Cara da uma lida nas regras, usar cores diferentes é exclusivo da moderação...

Quanto a sua dúvida vc parece estar insatisfeito com vários aspectos no seu baixo e um upgrade pode não resolver, até porque, por exemplo, mudando apenas captador não é certeza de sucesso....

Então, em minha opinião é mais fácil e quem sabe até mais barato vc vender o seu e comprar um que te agrade mais nesses quesitos...os Cort citados, principalmente o B5 e o 75 são instrumentos superiores de modo geral em minha opinião.
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Mensagem por CG Ter Out 30, 2012 8:07 pm

czbass escreveu:Galera atualmente tenho um Tagima Millenium 5c, queria a opinião de voces, compensar tunar ele ou trocar por um cort b5 ou gb75 ou gb35?

Bom eu toco pop, poprock, funk, rock leve, as vezes um baiao, jazz, enfim, bem versatil, ehehehehe
E esse baixo ta deixando a desejar nos graves, nao eh mto nitido saca, o espaçamento pra slap tbm nao eh mto bom, os agudos e medios ateh q sao bacanas.

E ai, oq voces recomendam?

Vamos por partes:

O que você toca nem é importante pois o som vem de você e não do instrumento.

Você reclama do espaçamento do baixo, isso é uma característica do instrumento e não há upgrade que resolva.

O aumento dos graves pode ser problema de captação ou cordas ou até a amplificação que você usa, precisamos de mais informações.
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Mensagem por Zubrycky Ter Out 30, 2012 8:18 pm

É, espaçamento é uma daquelas coisas que não tem upgrade que resolva.
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Mensagem por Bass Thiago Ter Out 30, 2012 8:31 pm

Um amigo me trouxe um Tagima Millenium 5 essa semana com queixas parecidas, exceto quanto ao espaçamento das cordas. Isso como já falaram aí em cima, não tem jeito. Quanto ao restante:

A primeira coisa que fiz foi dar uma olhada na parte elétrica dele. Parecia um ninho de passarinho, um monte de fios amontoados. Por se tratar da tagima, esperava encontrar uma coisa melhor. Além disso, uma blindagem muito mal feita com tinta condutiva. O baixo está com muito chiado, e acredito que boa parte se deve a isso. Outra coisa que é terrível nesse baixo é o pré. É um chinês dos mais sem vergonhas, se não me engano se chama Ming.
Essa semana vou refazer a blindagem dele e a parte elétrica. Se encontrar um bom pré até uns 200 reais vou arriscar trocar e ver como fica. Acho que gastar além disso já passa a ser mais vantajoso trocar por outro instrumento.
Depois volto aqui com o resultado, pode te ajudar se você não tiver resolvido até lá.
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Mensagem por czbass Ter Out 30, 2012 8:35 pm

Geralmente uso um sound maker black bass 120w, as vezes onde vou tocar uso um cabeçote meteoro + 4x10, e sempre levo meu equalizador boss.
As cordas são d`dario.
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Mensagem por czbass Ter Out 30, 2012 8:36 pm

Vlw Bass Thiago, to pesquisando bastante antes de trocar
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Mensagem por CG Ter Out 30, 2012 8:40 pm

czbass escreveu:Geralmente uso um sound maker black bass 120w, as vezes onde vou tocar uso um cabeçote meteoro + 4x10, e sempre levo meu equalizador boss.
As cordas são d`dario.

A amplificação não ajuda muito. Há quanto tempo você não troca as cordas?
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Mensagem por czbass Ter Out 30, 2012 8:41 pm

faz uns 4 meses
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Mensagem por CleytonBass Ter Out 30, 2012 8:43 pm

Em relação ao espaçamento,o b5 tem igual ou menor ainda!!!
O tagima millenium o copo é em basswood,um up de captador pode naum dá muito resultado,se for o millenium top teria mais vantagens,pois o corpo é em mogno com top
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Mensagem por czbass Ter Out 30, 2012 8:45 pm

CleytonBass

o meu eh o millenium basicao mesmo, hehehe
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Mensagem por Rick Charles Ter Out 30, 2012 9:05 pm

O corpo do baixo em nada influencia no som.
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Mensagem por NeyBass Ter Out 30, 2012 9:10 pm

Zubrycky escreveu:É, espaçamento é uma daquelas coisas que não tem upgrade que resolva.
Ponte mono raill resolve, acho que não compensa fazer, mas resolve, se tiver sobra no braço também.
o b5 tem um dos menores espaçamentos que ja vi em um baixo, juntamente com os SR da ibanez, acho que são menores que o tagima.
O GB 75 vai te agradar em todos os aspectos que vc não encontrou no seu baixo tagima.
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Mensagem por CG Ter Out 30, 2012 9:19 pm

CleytonBass escreveu:
O tagima millenium o corpo é em basswood,um up de captador pode naum dá muito resultado,se for o millenium top teria mais vantagens,pois o corpo é em mogno com top

Achei interessante essa sua teoria, diga-me mais a respeito dela...
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Mensagem por czbass Ter Out 30, 2012 9:35 pm

NeyBass escreveu:
Zubrycky escreveu:É, espaçamento é uma daquelas coisas que não tem upgrade que resolva.
Ponte mono raill resolve, acho que não compensa fazer, mas resolve, se tiver sobra no braço também.
o b5 tem um dos menores espaçamentos que ja vi em um baixo, juntamente com os SR da ibanez, acho que são menores que o tagima.
O GB 75 vai te agradar em todos os aspectos que vc não encontrou no seu baixo tagima.

O B5 não testei ainda, apenas vi topicos, especificaçoes, e algumas fotos, o GB 75 ainda nao testei tbm por falta de tempo, mas ja vi no youtube demonstraçao dele e curte bastante o som, mas semana q vem q to mais folgado vou testar ele, sou de campinas/sp, nao tenho muita opçao de loja aqui, a unica que encontrei esse cort foi na playtech por R$2.100,00 o GB75 e R$1.800,00 o B5, eles estao nessa faixa de preço ou a loja ta cobrando a mais por eles? e tem algum outro baixo no estilo do GB75 que seja bacana tambem?
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Mensagem por NeyBass Ter Out 30, 2012 9:58 pm

talvez um JB squier vintage modified V, fosse interessante tb.
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Mensagem por Zubrycky Ter Out 30, 2012 11:12 pm

NeyBass escreveu:
Zubrycky escreveu:É, espaçamento é uma daquelas coisas que não tem upgrade que resolva.
Ponte mono raill resolve, acho que não compensa fazer, mas resolve, se tiver sobra no braço também.

Vivendo e aprendendo... Valeu!
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Mensagem por CleytonBass Qua Out 31, 2012 1:34 am

Rick Charles escreveu:O corpo do baixo em nada influencia no som.
Shocked Não sabia!!!
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Mensagem por CleytonBass Qua Out 31, 2012 1:37 am

CG escreveu:
CleytonBass escreveu:
O tagima millenium o corpo é em basswood,um up de captador pode naum dá muito resultado,se for o millenium top teria mais vantagens,pois o corpo é em mogno com top

Achei interessante essa sua teoria, diga-me mais a respeito dela...
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A madeira do corpo não interfere no som?Desculpe ,mas sempre pensei dessa maneira
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Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 7:34 am

Cleyton https://www.contrabaixobr.com/t18202-teste-cego-alder-vs-pedaco-de-prateleira-finalizado, leia o tópico e verá, o corpo não interfere no som, já o braço interfere bastante.
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 9:20 am

BOm, aproveitando o tópico, estou na mesma dúvida que o amigo aí de cima...

Tenho um cort A5, da primeira leva. Não sei se dou um grau nele ou se junto essa grana + o baixo para pegar um outro, como um zaganin usado.

O que vocês acham? O cort tem espaçamento 17mm nas cordas. Parece ser pouco, não? O zaga BLB, que é o que tenho em mente, tem quanto?

A construção do cort é primorosa. por isso acho que vale a pena investir em um bom pré e em captadores melhores. Mas o zaga já vem todo bom... Madeiras, hardware e captadores.

O que vocês acham?
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Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 9:24 am

zanforlin escreveu:
O que vocês acham? O cort tem espaçamento 17mm nas cordas. Parece ser pouco, não? O zaga BLB, que é o que tenho em mente, tem quanto?

Isso é você quem sabe, pra mim 17mm é pouco, pro Joey Demaio é muito.
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 9:33 am

hahahahahahaha Pois é... às vezes acho meio curto. Será que 18 mm ia fazer muita diferença na pegada?

Qual é o padrão normal dos fender? 19mm?

Abraços
Léo
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Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 9:36 am

Os fender 4 cordas tem o espaçamento de 19mm, os 5 cordas não sei. Pra você saber se faz muita diferença, toque em um baixo com espaçamento maior, e descubra se gosta eu não. Eu prefiro cordas mais distantes.
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 9:40 am

então... 2 mm parece pouco, mas a pegada é totalmente diferente... O cort tem 17mm. tenho um fender com 19mm. É outra história.
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Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 9:45 am

Na minha igreja, toco com um ibanez SDGR 5 cordas, acho que o espaçamento e menos de 17mm, nos primeiros dias apanhei até fazendo pizzicato, agora to começando a me acostumar, mas mesmo assim, prefiro o meu PBass.
O Zaga é 4 ou 5 cordas?
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 9:46 am

Zaga 5 cordas, blb, é 18mm acho... Acho que pra mim seria perfeito 35' e espaço de 18mm já estava legal pra 5 cordas. Mas o zaga é 34'
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 9:48 am

Minhas opções são: Pegar um zaganin blb, um yamaha TRB ou um lakland, mas aí o preço sobe nesse sentido -------> hehe
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Mensagem por CG Qua Out 31, 2012 11:46 am

CleytonBass escreveu:
CG escreveu:
CleytonBass escreveu:
O tagima millenium o corpo é em basswood,um up de captador pode naum dá muito resultado,se for o millenium top teria mais vantagens,pois o corpo é em mogno com top

Achei interessante essa sua teoria, diga-me mais a respeito dela...
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A madeira do corpo influencia pouco no som do baixo na opinião de muita gente aqui ( https://www.contrabaixobr.com/t18202-teste-cego-alder-vs-pedaco-de-prateleira-finalizado ) o braço tem uma influencia mais significativa.

Há uma lenda que basswood é uma madeira ruim, o que não é verdade, isso é preconceito. Basswood é uma madeira tonal como o Mogno, o Ash, ou o Alder, o que existe é Basswood bom ou Basswwod ruim, assim como existe mogno bom e mogno ruim. Leo Fender usou o Ash por que era a madeira tonal mais barata que existia na época e não porque era a melhor madeira do mundo.

Portanto afirmar que a troca de um captador em um baixo de basswwod não vai dar muito resultado não é uma afirnação correta. se o cara trocar por um EMG por exemplo o som do baixo de mogno e do baixo de basswood será o mesmo pois os EMG "não respeitam a madeira".
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Mensagem por Carlos Diego Qua Out 31, 2012 12:47 pm

Acredito que os problemas que você cita no Tagima sejam caso de troca de instrumento mesmo, principalmente o espaçamento. O chiado já muita gente que tem esse Tagima reclamando e até falando que teve que mandar o baixo na Tagima prá trocar o pré que simplesmente queima do nada.

Quanto aos Cort são excelentes instrumentos, ví um A6 na Expo 2012 e fiquei chapado, isso que meus baixos prediletos são os clássicos e passivos, principalmente os Fender.

Outras opções a considerar são o A5 da Cort, tem o Yamaha BB615, que já toquei e tem ótimo som, mas tem que dar uma verificada nas especificações deles, como espaçamento por exemplo.


Grande abraço!

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Mensagem por CleytonBass Qua Out 31, 2012 12:58 pm

CG escreveu:
CleytonBass escreveu:
CG escreveu:
CleytonBass escreveu:
O tagima millenium o corpo é em basswood,um up de captador pode naum dá muito resultado,se for o millenium top teria mais vantagens,pois o corpo é em mogno com top

Achei interessante essa sua teoria, diga-me mais a respeito dela...
Suspect
A madeira do corpo não interfere no som?Desculpe ,mas sempre pensei dessa maneira

A madeira do corpo influencia pouco no som do baixo na opinião de muita gente aqui ( https://www.contrabaixobr.com/t18202-teste-cego-alder-vs-pedaco-de-prateleira-finalizado ) o braço tem uma influencia mais significativa.

Há uma lenda que basswood é uma madeira ruim, o que não é verdade, isso é preconceito. Basswood é uma madeira tonal como o Mogno, o Ash, ou o Alder, o que existe é Basswood bom ou Basswwod ruim, assim como existe mogno bom e mogno ruim. Leo Fender usou o Ash por que era a madeira tonal mais barata que existia na época e não porque era a melhor madeira do mundo.

Portanto afirmar que a troca de um captador em um baixo de basswwod não vai dar muito resultado não é uma afirnação correta. se o cara trocar por um EMG por exemplo o som do baixo de mogno e do baixo de basswood será o mesmo pois os EMG "não respeitam a madeira".
cheers
obrigado por quebrar mais esse tabú!!!
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Mensagem por czbass Qua Out 31, 2012 2:03 pm

Galera vlw pela força eim, eu to negociando a troca do meu tagima por um cort gb35a, é usado tbm, mas ta bala pacas ele, vou dar o meu tagima + 300 conto, andei pesquisando e um gb75 novo ta + de 2mil, e eles nao pegam o meu usado, com a troca nao vou gastar muito, mas se até la conseguir vender o meu tagima, e um sx sjb75 vintage fretless que eu tenho ai compro o gb75, se nao eu pego o gb35a, curti o som dele, a pegada tbm. Até semana que vem eu resolvo isso, dai quando pegar o bass novo eu posto as fotos dele aqui
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 2:09 pm

CleytonBass escreveu:

Portanto afirmar que a troca de um captador em um baixo de basswwod não vai dar muito resultado não é uma afirnação correta. se o cara trocar por um EMG por exemplo o som do baixo de mogno e do baixo de basswood será o mesmo pois os EMG "não respeitam a madeira".

Isso é um conceito errado. Apesar do EMG ser ativo, ele continua captando o som da vibração da corda. E a corda vibra de acordo com a construção do instrumento. Então não quer dizer que um fodera com EMG e um baixo de compensado com EMG terão o mesmo som!
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Mensagem por GusVCD Qua Out 31, 2012 2:23 pm

A ponte poderia ser trocada por uma de regulagem de espaçamento tbm.

Comprei para o baixo q estou construindo uma Hipshot A Style com regulagem variável e paguei com o frete U$ 107,00. Já chegou certinho.
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Mensagem por Groovin Qua Out 31, 2012 2:29 pm

Pessoal, mas se mudar o espaçamento das cordas, com monorail ou trocando a ponte não vai entrar em conflito com o posicionamento dos captadores?

tipo isso: Tunar ou Trocar Images?q=tbn:ANd9GcQC9wR6sYGBn5IDk4FzZ8NEbk1CX36GcJ3hGdts-6w7M3RhEzUvLw

(imagem roubada do fórum msm)
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Mensagem por allexcosta Qua Out 31, 2012 2:29 pm

zanforlin escreveu:Isso é um conceito errado. Apesar do EMG ser ativo, ele continua captando o som da vibração da corda. E a corda vibra de acordo com a construção do instrumento. Então não quer dizer que um fodera com EMG e um baixo de compensado com EMG terão o mesmo som!

Se todas as outras características forem idênticas, eu apostaria que teríamos grande dificuldade em diferenciar em um teste cego.
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 2:39 pm

Legal essa ponte! não conhecia
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 2:41 pm

allexcosta escreveu:
zanforlin escreveu:Isso é um conceito errado. Apesar do EMG ser ativo, ele continua captando o som da vibração da corda. E a corda vibra de acordo com a construção do instrumento. Então não quer dizer que um fodera com EMG e um baixo de compensado com EMG terão o mesmo som!

Se todas as outras características forem idênticas, eu apostaria que teríamos grande dificuldade em diferenciar em um teste cego.

Considerando só a madeira sendo diferente e com EMG, sim. Mas o que eu quis dizer é que um baixo bem construído e com EMG não soa igual a um baixo mal construído, também com EMG. Acho que me expressei mal.
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Mensagem por Ruds Qua Out 31, 2012 2:44 pm

CG escreveu:Há uma lenda que basswood é uma madeira ruim, o que não é verdade, isso é preconceito.

Verdade. Só lembrar dos MM Bongo.
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 2:46 pm

O problema é que pro meu cort ficar TOP, teria que trocar as tarrachas, os captadores e o pré... Aí fica muito caro Sad
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Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 2:56 pm

zanforlin escreveu:
Considerando só a madeira sendo diferente e com EMG, sim. Mas o que eu quis dizer é que um baixo bem construído e com EMG não soa igual a um baixo mal construído, também com EMG. Acho que me expressei mal.

Se os captadores forem colocados com a mesma distancia do braço e da ponte, e forem usados os mesmos braços (ou de material e tamanho igual), o fodera e o baixo de compensado terão o mesmo som.


Última edição por Rick Charles em Qua Out 31, 2012 2:58 pm, editado 1 vez(es) (Razão : erro no quote)
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Mensagem por CG Qua Out 31, 2012 3:02 pm

Rick Charles escreveu:
zanforlin escreveu:
Considerando só a madeira sendo diferente e com EMG, sim. Mas o que eu quis dizer é que um baixo bem construído e com EMG não soa igual a um baixo mal construído, também com EMG. Acho que me expressei mal.

Se os captadores forem colocados com a mesma distancia do braço e da ponte, e forem usados os mesmos braços (ou de material e tamanho igual), o fodera e o baixo de compensado terão o mesmo som.

Exato, o som de ambos será bem parecido. O som do EMG prevalece sobre o som da madeira. Pelo menos na minha opinião.
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 3:07 pm

^ É isso que estou tentando dizer... Prevalece mais do que os outros captadores passivos, mas mesmo assim tem diferenças, que são provocadas mais pelo modo que a corda vibra nos diferentes instrumentos...

Agora, supor que a construção, posição dos captadores, etc, é igual, é o mesmo de supor que os baixos são iguais, além da madeira...
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Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 3:10 pm

Zanforlin, tanto faz se os captadores são passivos ou ativos, se a escala de ambos for a mesa, e usarem cordas de mesma bitola, a vibração será igual.
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 3:11 pm

^ claro que não
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Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 3:15 pm

As cordas estão presas nas tarrachas, nut e ponte. Todos esses itens estão presos na madeira. Quando você toca uma corda, a onda sonora é transferida para o corpo do instrumento e ela vai e volta numa velocidade que é de acordo com a densidade da madeira.

Essa "volta" da onda faz com que algumas frequencias do instrumento se anulem, não por completo, mas diminuindo a atuação de certas frequencias, dando assim a "voz" ou timbre do instrumento.

Rick, você já notou que baixos diferentes, mesmo desligados, tem sons diferentes quando tocado? Uma vez comparei uma epiphone com uma gibson studio, ambas desligadas. A diferença de som era gritante entre uma e outra... A epiphone tinha um som xoxo... A gibson tinha um som mais alto e com mais agudos
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Mensagem por CG Qua Out 31, 2012 3:18 pm

zanforlin escreveu:^ É isso que estou tentando dizer... Prevalece mais do que os outros captadores passivos, mas mesmo assim tem diferenças, que são provocadas mais pelo modo que a corda vibra nos diferentes instrumentos...

Agora, supor que a construção, posição dos captadores, etc, é igual, é o mesmo de supor que os baixos são iguais, além da madeira...

A mesma marca e bitola de cordas com uma escala do mesmo comprimento terá a mesma vibração. Há outras características que definem o timbre, mas a vibração será a mesma.
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Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 3:25 pm

Zanforlin a vibração do corpo do instrumento não altera o som dele plugado, pois o captador vai captar o som da vibração das cordas.
A gibson e a epiphone que testou, tinham mesma escala (a escala a qual me refiro e a distancia entre o nut e a pont), e braço feito do mesmo material e mesmo tamanho, e cordas da mesma idade?
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Mensagem por edumoraes Qua Out 31, 2012 3:25 pm

Eu troquei uma simples ponte no meu squier e o timbre deu uma mudada considerável até... Tudo influencia, umas menos, outras mais...
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