Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

+38
GusVCD
heverton souza
Daniel Pimenta
galegonobaixo
williamfernandes
Nelson Bass
flauius
Eduardo Tob
Felipe Brum
GuilhermePastorius
Pedroswaldo
Zubrycky
CaQuinhO
fheliojr
edumerino
flipe
NESCAU
Romano
christianovale
BassBeginer_RJ
Bosclima
Ruds
renatogaragerock
Boss2K
Coutinho
Rico
Edu Fettermann
Rick Charles
Mauricio Luiz Bertola
Polli
Fernando Zadá
CG
Ferium
Christian
Cayo Castro
SHIP ROOM ESTUDIO
Lucas94
allexcosta
42 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Sex Nov 16, 2012 9:59 pm

Pois é...
Eu acho que a galera tem que entender a proposta das coisas. Com todo respeito, ninguém está perguntando qual seu gosto ou o que você considera. Ninguém quer saber isso. O proposto é traçar diferenças pertinentes sobre andamento, tipo de harmonia, etc que caracteriza o estilo. Estamos falando do lado MUSICAL da coisa, entende?! Se for só pra postar os "clássicos" de cada estilo, eu mesmo saberia de alguns e dos que não soubesse, iria atrás na internet. Eu acho que a conversa está indo pra outro lado.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rico Sex Nov 16, 2012 10:07 pm

Cayo Castro escreveu:Pois é...
Eu acho que a galera tem que entender a proposta das coisas. Com todo respeito, ninguém está perguntando qual seu gosto ou o que você considera. Ninguém quer saber isso. O proposto é traçar diferenças pertinentes sobre andamento, tipo de harmonia, etc que caracteriza o estilo. Estamos falando do lado MUSICAL da coisa, entende?! Se for só pra postar os "clássicos" de cada estilo, eu mesmo saberia de alguns e dos que não soubesse, iria atrás na internet. Eu acho que a conversa está indo pra outro lado.

Sim, você está coberto de razão. O unico senão, foi o fato de que poucos colegas se propuseram a explicar o assunto que deu origem ao tópico, e na verdade, estava intrínseco que o Allex não via diferença alguma entre os estilos. Foi isso que originou um monte de opiniões que eu também acho que se distanciam do assunto original. O motivo disso, é que muita gente se ofende com a opinião alheia, muito embora eu não saiba qual o motivo disso...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por galegonobaixo Sáb Nov 17, 2012 12:15 pm

allexcosta escreveu:É... O quadro do Bosclima parece que ajuda a visualizar.

Achei uma versão de melhor visualização:


Tem bastante coisa errada nesse gráfico...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Daniel Pimenta Sáb Nov 17, 2012 5:16 pm

É melhor ir na onda do "tudo é rock" mesmo. É muito difícil teorizar padrões pros diversos subgêneros.
Daniel Pimenta
Daniel Pimenta
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CG Sáb Nov 17, 2012 5:26 pm

Tô rindo muito com esse tópico...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por heverton souza Seg Nov 26, 2012 12:38 pm

Esse cara pode ajudar
Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Schoolofrock200364575

heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Ferium Seg Nov 26, 2012 2:47 pm

Tá mais difícil entender o rock do que tocá-lo! Ri Muito
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por edumerino Seg Nov 26, 2012 3:09 pm

"You don´t need to understand, you just need to feel it!"
Eduardo Merino.

Siga o coração das cartas!

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por GusVCD Seg Nov 26, 2012 3:45 pm

Eu como fã do estilo, não me preocupo com os rótulos.

Algumas vertentes, como o Hard, Metal, Speed, Death, Grind, falam um pouco sobre a a dinâmica das músicas, mas outras como o próprio WhiteMetal q mais curto, estão relacionados com a temática da banda (cristã) e mesmo bandas que se encaixam em diferentes dinâmicas acabam sendo direcionadas como White por conta das letras, indiferente do tipo do vocal, velocidade dos Riffs, andamento e tudo mais.

Não preciso que me digam a qual a vertente do Rock pertence o Restart (por invenção da própria banda seria "HappyRock") para saber q é ruim e ponto.

Para quem não gosta do estilo, como o Allex, e quer entender, o lance é mesmo complexo. Boa sorte.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CG Seg Nov 26, 2012 3:51 pm

Eu hoje toco Heavy Metal Universitário.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Seg Nov 26, 2012 4:01 pm

GusVCD escreveu:Para quem não gosta do estilo, como o Allex, e quer entender, o lance é mesmo complexo. Boa sorte.

Valeu, mas deixa quieto... Já me liguei que ninguém sabe mesmo... Wink

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por renatogaragerock Seg Nov 26, 2012 4:08 pm

Uma boa pedida é o "oráculo" All Music Guide. Os textos em geral são muito bem feitos e sempre tem links para os artistas de quase qualquer gênero, com samples e tudo.

http://www.allmusic.com/genre/pop-rock-ma0000002613


Mas nada melhor que vivenciar para entender. Escrever sobre música muitas vezes se parece muito com dançar arquitetura.

allexcosta escreveu:
GusVCD escreveu:Para quem não gosta do estilo, como o Allex, e quer entender, o lance é mesmo complexo. Boa sorte.

Valeu, mas deixa quieto... Já me liguei que ninguém sabe mesmo... Wink

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Ferium Seg Nov 26, 2012 4:10 pm

Eu adoro rock desde que me entendo por músico, mas nunca encanei com essas mega-definições ultra-analíticas acerca dos estilos que compõem o gênero.

Já toquei vários sub-gêneros enquanto guitarrista, mas tudo se resumiu a uma palavra pra mim: rock. Nunca esquentei a cabeça com classificações e quando eu dizia para as pessoas que gostava de Rock citando Iron Maiden, reviravam os olhos e deixavam subentendido que eu simplesmente não manjava de rock, pois, hipoteticamente, Maiden não seria Rock, mas Metal.

Com o tempo, fui ficando tão chateado com esse pseudo-academicismo que simplesmente me chateei com o rock. Hoje curto pra mim mesmo, mas não entro mais em discussões sobre bandas de Rock, nem estudo estilos. Tenho descoberto ultimamente que existe "vida" fora do Rock. Muita coisa legal que, seguindo a minha linha, eu não quero definir, apenas ouvir e sentir.

No fim das contas, isso pode não fazer de mim um crítico de música, mas certamente fará de mim um músico ao menos razoável! up
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por webercar Seg Nov 26, 2012 5:35 pm

^ Bom eu li o q vcs disseram sobre os diferenciados estilos de rock e afirmo q tem diferenças sim. Só q a mídia inventa uma porção de subgeneros só para dizer q a banda é inovadora e tal o q não passa de pura estratégia de venda.

O q não podemos confundir é q estilo musical não é uma maneira de se vestir ou fazer letras sobre determinada coisa. E sim sobre ritmica, melodia, construção harmonica, maneira de compor, etc... E por mais q queiramos estereotipar uma banda a certo estilo, a música é livre, e podem ser feitas misturas de estilos, mas o básico, a maneira, a origem de se tocar um estilo musical têm diferenças de um outro.

Por exemplo: Se vc escutar um xote, um baião e um forró a primeira vista é tudo igual, mas se vc prestar atenção há diferenças ritmicas. A forma de tocar a Zabumba ritmicamente é diferente assim como o triângulo.

No Samba também há diferenças, samba enredo é diferente de samba de raiz, assim como chorinho, assim como partido alto, etc...

Se eu for especificar as anuancias e diferenças de cada sub-estilo ou sub-gêneros, cada um classifica da maneira q entender, vou escrever um livro.

Mas para resumir como exemplo, a diferença entre Rock a billy anos 50, 60 e o Blues Rock anos 60 ?

Rock a Billy ou Rhythm and blues - baixo em walking bass influência do jazz pulsação baseado em arpejos, bateria onde o bumbo no 1o tempo e caixa no 3o tempo e o prato faz a divisão. sax faz improvisos, guitarra faz base e improviso com som limpo sem efeitos. compassos quaternários com ritmo acelerado. Este estilo foi surgido devido a necessidade mercadológica para atrair jovens para dançar em bailes, influenciados pela música country, jazz, blues e músicas de banda de bailes. Referências - Bill Hallen, Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard, etc... anos 70 - Stray Cats.

Rock Blues - baixo com pulsação forte na tônica arpenjando com liberdade ritmica, bateria com bumbo em variâncias 1o e 1o e 2o, caixa 3o, sax e gaitas improvisos, guitarras faz bases e improvisos, riffs com acordes fortes, muito influênciados pelo blues com solos longos e efeitos como distorções, compassos quaternários. Apesar de bem influênciados pelo blues são músicas com rítmo acelerado e menos quebrados influênciados pelo Rock a billy. Este estilo surgiu na década de 1960 na Inglaterra e nos Estados Unidos com o trabalho de bandas como Cream,The Rolling Stones e Creedence Clearwater Revival, bandas de rock que experimentavam a música de artistas de blues. Estilo este q mais tarde vai influênciar o surgimento do Hard Rock. Referências - Rolling Stones, The Animals, Janis Joplin, The Beatles, The Doors, Cream, The Who, etc...

Se falei alguma besteira perdoe-me e corrijam, abraços...


Última edição por webercar em Seg Nov 26, 2012 11:30 pm, editado 1 vez(es)
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Ferium Seg Nov 26, 2012 6:27 pm


Certamente há diferenças. O problema é quando tentam criar diferença onde ela não existe. E é isso que vem acontecendo com o Rock ultimamente. Praticamente cada banda nova incorpora um novo sub-gênero.

Mas há diferenças entre vários dos sub-gêneros e elas são tão relevantes quanto necessárias. Há toda uma evolução do Rock enquanto gênero musical que passa pelas várias nuances que definem os vários sub-gêneros que compõem o todo maior. E é até bonito estudar isso. Mas ante a multiplicidade prolixa de hoje, nem me arrisco mais.

É muito legal pegar o Jazz, o Blues, estudar estes estilos e depois começar a ver os embriões do rock, perceber nitidamente as influências. Dia desses assisti a um programa de TV que me provou por A+B que Black Sabath era completamente influenciado pelo Jazz, algo que eu nunca havia parado pra ver. Me surpreendi quando, em uma das viradas da bateria de uma música cujo nome não me recordo eu senti um toque de Jazz.

Acho que só vale a pena estudar sub-gêneros se for pra entender a evolução e a história do gênero. Não pra se definir e se classificar, isso é besteira (a meu ver).
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por webercar Seg Nov 26, 2012 11:29 pm

^ É por aí mesmo Ferium hoje criam estilos musicais por marketing, sem nenhum esperimento técnico, seja na mistura de ritmo ou na melodia ou até na forma de fazer música. Sim eu tbm assisti este documentário do batera do Black Sabbath Bill Ward, assim como Keith Moon do The Who, John Bonham do Led Zeppelin, Ian Paice do Deep Purple e Ginger Baker do Cream acrescentaram levadas de Jazz no Rock com agressividade cada um ao seu estilo, criando um embrião que mais tarde se denominaria Heavy Metal.

Por exemplo: É só escutar a música "Burn" do Deep Purple e você percebe o bumbo com batidas intensas, parece um duplo pedal, mas na verdade é um só, hoje a imensa parte do estilo metal usa esta maneira de tocar, com certeza influênciados por ele ou por outros pós-bateras influênciados.

Todos os estilos surgiram híbridos de esperimentos e mistura de outros.

Exemplo também, a mistura de jazz com som orquestrado de bailes surgiu o Estilo Soul, onde o negro tbm queria fazer músicas dançantes para bailes, do soul surgiu o Funk onde se tem levadas de bateria e baixo repetitivas com marcações fortes. Do Funk com músicas Gospel negras onde as músicas eram mais faladas e cantaroladas por causa da necessidade de se cantar orando, surge o HipHop.

Até o jazz também evoluiu do tradicional para misturar estilos Rock e Funk, criando o Fusion Jazz cujo um dos pioneiros foi Miles Davis com seus esperimentos musicais.


Última edição por webercar em Ter Nov 27, 2012 1:24 pm, editado 1 vez(es)
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CG Ter Nov 27, 2012 12:08 am

webercar escreveu:^ É por aí mesmo Ferium hoje criam estilos musicais por marketing, sem nenhum experimento técnico

Falando sério agora, acho que a coisa é bem por aí mesmo, há uma necessidade da crítica e dos marketeiros em rotular tudo. Certa vez perguntaram a David Lee Roth se o tipo de som que o Van Halen fazia era hard rock, ele respondeu "não é não, nós fazemos Big Rock"

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Atomschlage Ter Nov 27, 2012 8:06 am

Vou deixar um site muito legal sobre sub-gêneros de rock, no caso Heavy metal e suas ramificações, deonde provém cada sub-gênero do heavy metal.

http://mapofmetal.com/#/home
Atomschlage
Atomschlage
Membro

Mensagens : 23
Localização : Blumenau

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Nelson Bass Ter Nov 27, 2012 11:26 am

webercar escreveu:^

No Samba também há diferenças, samba enredo é diferente de samba de raiz, assim como chorinho, assim como partido alto, etc...

Gostei de suas explicações sobre o Rock, me parecem boas. mas Chorinho não é samba, e um gênero mais antigo, como forma bem fixa, e muitos elementos de música europeia.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por webercar Ter Nov 27, 2012 12:31 pm

Atomschlage escreveu:Vou deixar um site muito legal sobre sub-gêneros de rock, no caso Heavy metal e suas ramificações, deonde provém cada sub-gênero do heavy metal.

http://mapofmetal.com/#/home

Legal, mas certas coisas a meu ver estão equivocadas. Por exemplo o Punk não surgiu no EUA e nem no Canadá, e sim no Reino Unido( Inglaterra, Irlanda, etc...) fruto da crise do petróleo em 1974, onde as fábricas européias demitiram grande massa de trabalhadores, consequentemente seus jovens e famílias ficaram desempregadas ou viviam de sub-empregos. Estes jovens começaram a fazer músicas em protesto de sua situação social, política com pouca ou nenhuma preocupação melódica, com exagerados efeitos distorcivos, ritmos e batidas básicas, descompassadas propositalmente, abusando de power-acordes, afim de chocar e acredir socialmente, chamando a atenção com vestimentos provocativos e cabelos pintados e moicanos. Bandas como Sex Pistols e The Clash se destacaram neste gênero. Com o sucesso do Sex Pistols na Europa, seus produtores olharam para o mercado do EUA, mas foi um fracasso, pois suas letras eram voltadas para a realidade Britânica e sua música melodicamente pobre não agradou. Então o The Clash e outras bandas punk, de olho no mercado americano, começaram a fazer letras de protesto com um foco mais global e um punk mais melódico com um ritmo mais continuo, menos ênfase a power-acordes e distorções, tendo influências do hard-rock e heavy-metal estilos estes que estavam estourando na época, eram sucesso mundial. Surge então o punk-rock.

É fácil distinguir isto com os videos abaixo:









Última edição por webercar em Ter Nov 27, 2012 1:33 pm, editado 1 vez(es)
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por webercar Ter Nov 27, 2012 12:39 pm

Nelson Bass escreveu:
webercar escreveu:^

No Samba também há diferenças, samba enredo é diferente de samba de raiz, assim como chorinho, assim como partido alto, etc...

Gostei de suas explicações sobre o Rock, me parecem boas. mas Chorinho não é samba, e um gênero mais antigo, como forma bem fixa, e muitos elementos de música europeia.

Sim concordo, só quis exemplificar q assim como o rock, o samba também não é tudo igual. Há suas características que diferem sim seus gêneros.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por renatogaragerock Ter Nov 27, 2012 12:58 pm

Sim, concordo contigo.
Na verdade o "som punk" é algo que já existia desde os anos 60, com bandas como Stooges e MC5 nos EUA e bandas como o The Who na Inglaterra.
Em geral os EUA tendem a puxar um pouco para seu lado a origem do Punk por conta da cena novaiorquina, mas concordo contigo em considerar como "verdadeiramente punk" bandas principalmente inglesas da segunda metade dos anos 70.
Na própria Inglaterra também rolam alguns equívocos, como o próprio Malcolm McLaren dizer que "inventou o punk" com sua produção aos Sex Pistols, quando, na verdade, boa parte dos integrantes destes haviam se conhecido num show dos Stranglers, banda também punk...







webercar escreveu:
Atomschlage escreveu:Vou deixar um site muito legal sobre sub-gêneros de rock, no caso Heavy metal e suas ramificações, deonde provém cada sub-gênero do heavy metal.

http://mapofmetal.com/#/home

Legal, mas certas coisas a meu ver estão equivocadas. Por exemplo o Punk não surgiu no EUA e nem no Canadá, e sim no Reino Unido( Inglaterra, Irlanda, etc...) fruto da crise do petróleo em 1974, onde as fábricas européias demitiram grande massa de trabalhadores, conseguentemente seus jovens e famílias ficaram desempregadas ou viviam de sub-empregos. Estes jovens começaram a fazer músicas em protesto de sua situação social, política com pouca ou nenhuma preocupação melódica, com exagerados efeitos distorcivos, ritmos e batidas básicas, descompassadas propositalmente, abusando de power-acordes, afim de chocar e acredir socialmente, chamando a atenção com vestimentos provocativos e cabelos pintados e moicanos. Bandas como Sex Pistols e The Clash se destacaram neste gênero. Com o sucesso do Sex Pistols na Europa, seus produtores olharam para o mercado do EUA, mas foi um fracasso, pois suas letras eram voltadas para a realidade Britânica e sua música melodicamente pobre não agradou. Então o The Clash e outras bandas punk, de olho no mercado americano, começaram a fazer letras de protesto com um foco mais global e um punk mais melódico com um ritmo mais continuo, menos ênfase a power-acordes e distorções, tendo influências do hard-rock e heavy-metal estilos estes que estavam estourando na época, eram sucesso mundial. Surge então o punk-rock.


Última edição por allexcosta em Ter Nov 27, 2012 2:44 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção do quote)

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Ter Nov 27, 2012 1:09 pm

Galera, vamos ter cuidado com os quotes.

Renato, se você responder abaixo do que está quotando fica bem mais fácil pra entender.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por renatogaragerock Ter Nov 27, 2012 2:02 pm

Deu algum xabu quando fui tirar os vídeos do youtube e acabei apagando o fim do comando do quote e não consegui consertar mais!!!

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por webercar Ter Nov 27, 2012 2:43 pm

renatogaragerock escreveu:Sim, concordo contigo.
Na verdade o "som punk" é algo que já existia desde os anos 60, com bandas como Stooges e MC5 nos EUA e bandas como o The Who na Inglaterra.
Em geral os EUA tendem a puxar um pouco para seu lado a origem do Punk por conta da cena novaiorquina, mas concordo contigo em considerar como "verdadeiramente punk" bandas principalmente inglesas da segunda metade dos anos 70.
Na própria Inglaterra também rolam alguns equívocos, como o próprio Malcolm McLaren dizer que "inventou o punk" com sua produção aos Sex Pistols, quando, na verdade, boa parte dos integrantes destes haviam se conhecido num show dos Stranglers, banda também punk...

Na verdade, este estilo (garage rock) q surgiu nos EUA no início de 60 é fruto da invasão Britânica, influênciados por bandas inglesas de Blues Rock como The Beatles, The Rolling Stones, The Kinks, The Animals, The Yardbirds, The Who.

O texto da Wikipédia está perfeito sobre este tema:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Garage_rock

É fácil ver q tanto o Punk como o Garage Rock foram influênciados por bandas como o The Who, só escutar "MY Generation" q foi sucesso mundial. Na verdade eu tive o saco de escutar alguns videos de Garage e Punk, e não vejo quase nada de diferente, a única coisa q identifiquei foi q no Garage Rock os power-acordes são mais acentuados para o Blues e solos também, no Punk inglês menos acentuados e nem há improvisos. A maior diferença entre elas é o contexto em q foram surgidas, épocas e situações diferentes.

abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Ter Nov 27, 2012 2:46 pm

renatogaragerock escreveu:Deu algum xabu quando fui tirar os vídeos do youtube e acabei apagando o fim do comando do quote e não consegui consertar mais!!!

Tranquilo, acho que tá certo agora.

Mas mantenho o pedido de responder depois do quote.

Sua última mensagem, por exemplo, começa com "Sim, concordo contigo" e a gente fica voando no assunto...

Valeu.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por webercar Ter Nov 27, 2012 3:03 pm

^ E aí Tio allexcosta, está gostando do debate? Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Ter Nov 27, 2012 4:15 pm

webercar escreveu:^ E aí Tio allexcosta, está gostando do debate? Abraços...

Já desisti de entender faz tempo... Wink

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 27, 2012 4:24 pm

allexcosta escreveu:
webercar escreveu:^ E aí Tio allexcosta, está gostando do debate? Abraços...

Já desisti de entender faz tempo... Wink
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Nelson Bass Ter Nov 27, 2012 8:30 pm



Sim concordo, só quis exemplificar q assim como o rock, o samba também não é tudo igual. Há suas características que diferem sim seus gêneros.

Legal você falar isso, no caso do Samba já li um texto se não me engano de José Ramos Tinhorão, em que esse dizi ter achado mais de 100 "tipos de Samba (tinha té um tal samba filosofico rsrsrs) porém ele afirma que a maioria desses "tipos" não tinham valor musicologico ou seja não possuiam caracteristicas musicais que realmente os diferenciavam, sendo apenas um "nome" novo, talvez isso aconteça também com o rock... alguns dos seus pretensos tipos não tenham realmente nada de diferente.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por renatogaragerock Ter Nov 27, 2012 8:37 pm

O jazz também tem seu caldeirão sonoro... Bebop, soul jazz, traditional, diexeland, acid jazz, fusion, groove, lounge, big band, avant garde, swing, neoswing, cool, hot, modern jazz, jazz modal, jazz rap...

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por edumoraes Qua Nov 28, 2012 12:35 am

Nelson Bass escreveu:


Sim concordo, só quis exemplificar q assim como o rock, o samba também não é tudo igual. Há suas características que diferem sim seus gêneros.

Legal você falar isso, no caso do Samba já li um texto se não me engano de José Ramos Tinhorão, em que esse dizi ter achado mais de 100 "tipos de Samba (tinha té um tal samba filosofico rsrsrs) porém ele afirma que a maioria desses "tipos" não tinham valor musicologico ou seja não possuiam caracteristicas musicais que realmente os diferenciavam, sendo apenas um "nome" novo, talvez isso aconteça também com o rock... alguns dos seus pretensos tipos não tenham realmente nada de diferente.

E eu como não gosto de samba pra mim só tem 2 estilos e olhe lá, samba e pagode, e nem saberia direito dizer a diferença entre eles, ou seja, tenho a mesma visão do samba da visão de alguém em relação ao rock que não gosta de rock.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por webercar Qua Nov 28, 2012 12:43 pm

^ É como vcs todos citaram, ficam inventando uma porrada de sub-gêneros só no intuito de marketing, só para dizer q é novidade, mas quando vc escuta e analisa não tem nada de novo, vc lembra q tal banda a 10 ou mais anos atrás já fazia. No meu modo de ver para se identificar um novo estilo ou sub, têm q haver algo que o diferencie musicalmente das demais existentes, seja pelo ritmo, pela melodia, etc..., ou seja pelo esperimento musical, sendo ela feita por misturas de influencias diversificadas. Resumindo "Inovar" é a palavra.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Kobeh Seg Dez 03, 2012 9:48 am

Explicar os sub-gêneros do rock? Complicado... Só o Metal tem sub-gêneros suficiente pra mais de 20 páginas do tópico. E mesmo assim, não existe uma unanimidade sobre o conceito de certos gêneros ou bandas. Vejam só a confusão q a galera do black metal faz por ae.

Acho q a melhor maneira de entender isso é ouvir as bandas q são ditas como referências em cada sub-gênero e entender o contexto historico em q elas surgiram. Foi assim q eu aprendi, por exemplo, a diferenciar o Thrash Metal americano (ou bay area) do alemão (ou teutonic metal). Mas explicar isso pra alguém é complicado...rsrsrs... É aquele tipo de coisa q reconhecemos só de ouvir.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Seg Dez 03, 2012 10:20 am

Teutonic Metal? snax


Essa galera se supera em toda nova edição da Roadie Crew... point

O que falta mais?! Tietê Metal?! Seria um estilo das bandas que começaram as beiras do Tietê?!

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CG Seg Dez 03, 2012 10:23 am

Cayo Castro escreveu:Teutonic Metal? snax


Essa galera se supera em toda nova edição da Roadie Crew... point

O que falta mais?! Tietê Metal?! Seria um estilo das bandas que começaram as beiras do Tietê?!

Teutonic Metal foi inventado pelos alemães do Accept nessa música: Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito


<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/req-oDf2ZRc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Kobeh Seg Dez 03, 2012 10:54 am



CG escreveu:
Cayo Castro escreveu:Teutonic Metal? snax


Essa galera se supera em toda nova edição da Roadie Crew... point

O que falta mais?! Tietê Metal?! Seria um estilo das bandas que começaram as beiras do Tietê?!

Teutonic Metal foi inventado pelos alemães do Accept nessa música: Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito





kkkkkkkkkkkkk.... O pior de tudo q eu já vi bandas alemãs de thrash q se consideram teutonic thrash metal! Se não me engano quem mandou essa foi Mille, do Kreator... Não lembro... Eu acho isso muito forçado tb, maaaaaas é util pra vc saber q esta se referindo as bandas da cena alemã.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 3 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos