Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qualidade do som

Ir em baixo

Qualidade do som Empty Qualidade do som

Mensagem por Pedro Seger em Qui Nov 29, 2012 10:10 pm

Pessoal, sou dono de um rbx 170, da yamaha, e estou com o seguinte problema:
Diferença de volume e "peso" das cordas em alguns lugares, principalmente quando toco duas notas juntas. O som sai embolado.
Por exemplo, se eu toco a corda E solta junto com sua oitava: Se eu toco ela na sétima casa da corda A, o som sai razoável, dá pra distinguir.
Se eu toco a oitava na segunda casa da corda D, nao dá pra ouvir o som da oitava. Se eu toco um riff tipo o de master of puppets, do metallica, sai tudo embolado, sendo elas notas diferentes tocadas muito rapidamente.
Notei que esse problema só se dá quando o baixo está ligado. Quando toco ele unplugged, consigo distinguir todas as notas claramente, todas iguais.
E eu tentei equalizar ele de diferentes maneiras: mesmo quase matando os graves e enchendo de agudos, não consegui a definição que eu quero.
O baixo está regulado (luthier) e as cordas não estão velhas, mas isso é um problema que eu tenho desde que comprei o baixo.
Pesquisando no fórum, cheguei a algumas conclusões sobre o que pode causar esse problema, mas queria a ajuda de voces na decisao que tenho a tomar.
-> Pode ser problema no hardware do baixo: nut, tarraxas (a tarraxa da minha corda D é fraquinha, fraquinha...), ponte... Mas estou refutando essa possibilidade pelo fato do baixo soar bem unplugged.
-> Problemas com a captação
-> Problemas no meu pseudo-amplificador (merdeoro demolidor de 20w).
Se eu estiver errado, sintam-se livres em me corrigir.
Minhas opções pra consertar isso:
-> Trocar captação e tarraxas (algo me diz que nao vale a pena)
-> Comprar um baixo mais bem construido e se necessario por uma captação melhor (tipo malagoli / sbp3)
-> Comprar um baixo de mais qualidade (ai, meu bolso)
-> Comprar um amplificador decente (problema é que eu nao me apresento) ou um equalizador.
O que vocês me sugerem?
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Qualidade do som Empty Re: Qualidade do som

Mensagem por allexcosta em Qui Nov 29, 2012 11:37 pm

Pedro Seger escreveu:O que vocês me sugerem?

Desencanar e ir ignorando esses problemas, que são normais em equipamentos de nível iniciante. Aprimorar a técnica pode ajudar.

Não entendi bem uma tarraxa ser pior que as outras. A regulagem profissional deveria detectar possíveis problemas com o nut ou hardware. Se a regulagem ainda estiver na garantia converse com o luthier sobre os problemas e pergunte se dá pra mexer na altura dos captadores na sua presença.

Quão novas seriam cordas "não velhas"?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por CG em Qui Nov 29, 2012 11:51 pm

Já testou o baixo em um amplificador de verdade?

No mais é fazer o que o tio falou, desencanar e ignorar eses problemas.
CG
CG
Moderador

Mensagem por subgrave em Qui Nov 29, 2012 11:58 pm

Pedro Seger escreveu:
Notei que esse problema só se dá quando o baixo está ligado. Quando toco ele unplugged, consigo distinguir todas as notas claramente, todas iguais.

Aposto que o problema é regulagem da altura dos captadores! Eles tem que ficar sempre um pouquinho mais próximos das cordas mais agudas para compensar o fato delas terem menos massa e portanto naturalmente menos volume.

subgrave
Banido

Mensagem por Pedro Seger em Sex Nov 30, 2012 9:16 am

Alex, nao creio que o problema seja tecnica, me parece ser mais o volume. Realmente estou pensando em aumentar a altura dos captadores... É só desafrouxar o parafuso?
Quanto a tarraxa, o proprio luthier me avisou sobre a fraqueza delas, mas eu preferi nao trocar.
Nunca toquei ele num amp grande. Cordas tem mazomeno 4 meses, mas como falei, o problema existia quando elas eram novas...
Presumindo que essa falta de qualidade seja um problema que quero resolver, o que eu troco?
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagem por allexcosta em Sex Nov 30, 2012 9:25 am

Pedro Seger escreveu:Presumindo que essa falta de qualidade seja um problema que quero resolver, o que eu troco?

O baixo e o amp... Wink

Ou talvez uma captação EMG ajude...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Pedro Seger em Sex Nov 30, 2012 10:13 am

É que eu nao queria comprar um amp grande sendo que estou sem uma banda... Enfim, pra resolver esse meu problema, seria melhor comprar um baixo com o corpo bom e trocar captaçao ou comprar um baixo caro? Eu gosto de baixo pj passivo, tava pensando num malagoli hot + sbp3... O que voces acham?
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagem por Groovin em Sex Nov 30, 2012 10:19 am

Pedro Seger escreveu:É que eu nao queria comprar um amp grande sendo que estou sem uma banda... Enfim, pra resolver esse meu problema, seria melhor comprar um baixo com o corpo bom e trocar captaçao ou comprar um baixo caro? Eu gosto de baixo pj passivo, tava pensando num malagoli hot + sbp3... O que voces acham?

Não precisa ser "grande", mas sim de qualidade...

Dá uma espiada em: - https://www.contrabaixobr.com/t20241-escolhendo-o-seu-amplificador-poste-suas-duvidas-aqui
- https://www.contrabaixobr.com/t19688-melhores-indicacoes-de-amps-por-faixa-de-preco

O pessoal lá é "atentado" e terá prazer em ajudá-lo

Abraço
Groovin
Groovin
Membro

Mensagem por allexcosta em Sex Nov 30, 2012 10:19 am

Captação quente talvez até piorasse...

Corpo não tem nada a ver. O que você descreve é um fenômeno relativamente comum. A posição do captador P agrava um pouco esse fenômeno que já é natural...

Se o problema acontece com fone um novo amp não vai ajudar muito.

Talvez cordas agudas mais pesadas e graves mais leves resolva.

Você pode também mandar instalar o captador P invertido.

Sem custo, experimentar com a altura dos captadores deve dar algum efeito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por maquiro em Sex Nov 30, 2012 10:52 am

Se o volume da corda E é muito superior ao da corda D, pode ser ajuste na altura dos captadores.
Se não for isso, tô com o Alex: "Desencanar e ir ignorando esses problemas, que são normais em equipamentos de nível iniciante".
Eu não trocaria os captadores. O Yamaha RBX170 é um dos melhores baixos na faixa de preço. Há muitos relatos de gente que ficou em dúvida entre ele e o famoso SX SJB75.
maquiro
maquiro
Membro

Mensagem por malka_aff em Sex Nov 30, 2012 11:38 am

Vai estudar, cara. Esses problemas tu aprende a contornar com tua técnica, relaxa, pega o baixão e Let's Rock playing
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por CG em Sex Nov 30, 2012 11:56 am

Pedro Seger escreveu:É que eu nao queria comprar um amp grande sendo que estou sem uma banda... Enfim, pra resolver esse meu problema, seria melhor comprar um baixo com o corpo bom e trocar captaçao ou comprar um baixo caro? Eu gosto de baixo pj passivo, tava pensando num malagoli hot + sbp3... O que voces acham?

O amplificador que você tem não é bom, você pode tocar com um Ken Smith, um Fodera ou um Ritter nele que o som vai sair ruim, Se trocar o instrumento ou trocar a captação, voce tera o efeito placebo por um tempo, mas depois vai cair na real e perceber que o som continua ruim.

Se não quiser trocar o ampli acostume-se com o seu atual som, simples assim!!
CG
CG
Moderador

Mensagem por Pedro Seger em Sex Nov 30, 2012 12:22 pm

Entendo, CG. Obrigado pela resposta. Eu sei que qualidade do amp independe da potencia dele. O problema é: amp bom e pequeno -> nao aguenta gig
amp bom e grande -> mal cabe no quarto Razz
Obrigado a todos pelas respostas... Eu estou sim estudando bastante e buscando aprimorar a tecnica cada vez mais. Criei esse tópico mais pelo desconforto que é tocar uma musica plugada e nao ouvir nada Razz
Mudando um pouco de assunto, valeria a pena trocar as tarraxas do rbx?
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagem por CG em Sex Nov 30, 2012 12:25 pm

Pedro Seger escreveu:
Mudando um pouco de assunto, valeria a pena trocar as tarraxas do rbx?

Estão segurando a afinação?
CG
CG
Moderador

Mensagem por Pedro Seger em Sex Nov 30, 2012 12:50 pm

Mal e porcamente, tenho que afinar com frequencia. Além de que com qualquer batida ja mexe na tarraxa Razz
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagem por subgrave em Sex Nov 30, 2012 1:56 pm

Amp pequeno ou grande... Não pensou num amp médio?

Porque não comprar um baixo bom que não seja necessariamente caro, tenha excelente qualidade, seja passivo, e com captação PJ?
O baixo que vc procura é esse ==> Yamaha BB424 ou 425...

subgrave
Banido

Mensagem por CG em Sex Nov 30, 2012 1:57 pm

Procure pelas tarraxas gotoh 707B e seja feliz.
CG
CG
Moderador

Mensagem por heverton souza em Sex Nov 30, 2012 1:58 pm

O problema com as tarraxas pode ser as engrenagens,tenta abrir e apertar o parafuso.
Eu tenho um RBX 270,(que era PJ) tambem,mas instalei um par de humbuckers nele,o bass e bem construido,nao tem nenhum problema.
Nao estou dando sugestao pra vc fazer o mesmo,o meu gosto e humbucker e o seu e PJ.
Faz uma lista dessas sugestoes dos mestres,e tenta resolver o problema...
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagem por rodsom em Sab Dez 01, 2012 7:18 am

ja experimentou tocar fora do quarto? talvez seja a ambiencia do quarto que esteja fazendo isso.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagem por Pedro Seger em Sab Dez 01, 2012 11:56 am

subgrave, eu namoro esse bb425 tem um tempo, mas já fui em todas as lojas aqui de floripa e eles nunca tem na loja pra eu testar :/
Tenho medo de comprar pela internet, vai que vem com algum problema e eu tenho que trocar? hahaha
rodsom, nao é problema de ambiencia. O som simplesmente não sai do amp.
O que vocês falam como amp médio seria algo lá por 80-100watts?
To de olho nos famosos (aqui no fórum pelo menos) staner bx200 ou bx100, mas tenho que avaliar se vale a pena comprar um amp grande assim Razz
de qualquer jeito, obrigado pela ajuda de todos Very Happy
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagem por subgrave em Sab Dez 01, 2012 12:43 pm

Pedro Seger escreveu:subgrave, eu namoro esse bb425 tem um tempo, mas já fui em todas as lojas aqui de floripa e eles nunca tem na loja pra eu testar :/
Tenho medo de comprar pela internet, vai que vem com algum problema e eu tenho que trocar?

O meu comprei pela internet. Se vier com problema e tiver que trocar basta vc guardar a nota fiscal que a responsabilidade é toda da loja. Mas é um Yamaha, duvido isso acontecer...

Pedro Seger escreveu:O que vocês falam como amp médio seria algo lá por 80-100watts?

Eu acho isso aí amp pequeno...

Pedro Seger escreveu:To de olho nos famosos (aqui no fórum pelo menos) staner bx200 ou bx100, mas tenho que avaliar se vale a pena comprar um amp grande assim Razz

Esses amps não são grandes assim...

subgrave
Banido

Mensagem por allexcosta em Sab Dez 01, 2012 2:04 pm

Pedro, se você não vai tocar fora de casa tão cedo esquece o amp.

Quando a hora chegar tente arrumar algo em torno de 1500 Reais pra um amp decente que suporte ensaios e pequenas gigs.

Por enquanto vai contornando as coisas aí com bastante estudo. Esse RBX está bem acima do nível mínimo de iniciante/estudante.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: