Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é ciência?

Ir para baixo

O que é ciência? Empty O que é ciência?

Mensagem por Ruds Ter Jan 08, 2013 2:31 pm

É comum encontrarmos frases do tipo "Foi provado cientificamente que ...". Esse tipo de afirmação procura dar confiabilidade ao que for enunciado em seguida. Mas por que afirmar que algo é "provado cientificamente" inspira credibilidade? Ou seja, por que a maioria das pessoas confiam em algo que é rotulado como "científico"? Pra entender o porquê do peso desse rótulo, temos primeiramente que entender o que é ciência.

Certa vez perguntei a uma pessoa o que é ciência. Essa pessoa me respondeu: "Biologia, astronomia, química...". De fato, essas são três das inúmeras áreas de estudos da ciência. São temas. Ou ainda, são conjuntos de conhecimentos que tratam de um mesmo assunto. Mas os temas não definem o que é a ciência. Então, o que é ciência?

Ciência é, acima de tudo, um método de investigação da realidade. Ela não é um amontoado de teorias e afirmações. Ela é uma forma de se obter conhecimento. Apesar de ter se tornado mais formal no renascimento, por volta do século XVII, ela é tão antiga quanto o naturalismo grego. Seus princípios fundamentais são fáceis de entender, além de serem muito úteis se aplicados de forma simplificada no nosso dia-a-dia.

O método científico se baseia em observações. Dizer que uma afirmação é científica significa dizer que essa afirmação corresponde com alguma observação da realidade. Isso também é conhecido como método empírico. O empirismo é a base da ciência. Aquilo que não puder ser observado não tem valor científico.

Outra "pedra fundamental" da ciência é que toda e qualquer afirmação ou teoria científica não tem caráter definitivo. Ou seja, não existe verdade absoluta na ciência. Essa talvez seja a parte menos entendida do método científico. Muita gente pensa que na ciência existem verdades imutáveis. Não existem. A qualquer momento, qualquer pessoa pode colocar em teste qualquer teoria ou enunciado científico. E, se essa pessoa encontrar alguma evidência que contradiga a teoria, imediatamente a teoria deverá ser revisada. Talvez reformulada, talvez substituida por uma teoria nova. É isso que garante que a ciência vá se corrigindo a medida que novas observações forem surgindo. O método científico é, portanto, "auto-corrigível".

Outra característica da ciência "formal" que a concede grande credibilidade é o fato de que novas descobertas e afirmações científicas devem ser publicadas e revisadas por outros cientístas que trabalham na mesma área. Isso ajuda muito a reduzir as tendências pessoais do pesquisador, que poderiam levá-lo a conclusões erradas.

Então, dizer que alguma afirmação é científica, significa dizer que ela:
  • foi baseada em observações e evidências;
  • foi posta à teste e (até o presente) resistiu;
  • foi revisada por experts.

Essas são as principais características que conferem credibilidade às afirmações e teorias científicas. Além disso, poderiamos argumentar que aquilo que é baseado em ciência funciona. Com os conhecimentos adquiridos pela ciência podemos fazer previsões que têm uma melhor precisão do que um mero "chute".

A meu ver, a ciência é o maior trunfo do ser humano. É um método que nos garantiu o nível de tecnologia e conforto que temos hoje. Foi essa ferramenta que nos tirou de fato da ignorância e nos fez "enxergar" muito além do que nossos sentidos limitados jamais permitirão. Ela desvendou uma realidade muito mais rica e interessante do que qualquer fantasia ou mito já inventados.

Há muito mais o que se comentar sobre esse assunto, mas vou deixar para uma próxima ocasião. Esse tópico serviu apenas como uma curtíssima introdução à coluna reformulada. Mas uma introdução que julguei apropriada. Afinal, iremos tratar de assuntos científicos. Então, nada mais justo do que falar o que é ciência antes de entrar em especificidades.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos