Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como se faz um registro de nome de banda?

+5
Zubrycky
joabi
Edu Fettermann
Boss2K
Cayo Castro
9 participantes

Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Cayo Castro Seg Jan 14, 2013 5:47 pm

Título Auto-Explicativo

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Boss2K Seg Jan 14, 2013 7:00 pm

http://www.inpi.gov.br/portal/

mas .... tem um monte de empresas credenciadas em fazer esse meio de campo, com promoções muito interessantes ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Edu Fettermann Ter Jan 15, 2013 9:50 am

^ Boss, poderia indicar alguma(s)?
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por joabi Ter Jan 15, 2013 1:16 pm


Edu, acho bem interessante encontrar alguma empresa na sua região, já que é importante manter bastante contato durante o tempo de registro, que pode se estender por alguns anos (acho que em média leva 2 ou 3 anos para a marca ser concedida oficialmente).

Faça uma busca por "Assessoria de Marcas e Patentes" na sua cidade que certamente encontrará alguma coisa.

Só pra exemplificar como funciona, o processo é mais ou menos assim:

- Você entra com o pedido de registro de um nome/marca, digamos "Banda Exemplo".
- Ao fazer o pedido você escolhe a categoria de atuação da sua marca/empresa, podem ser várias opções.
- O INPI (órgão responsável) publica um documento contendo seu pedido.
-A partir desse ponto outros proprietários de marcas semelhantes à sua podem fazer "oposição" ao seu pedido, se tiverem uma marca ou categoria parecida. Digamos que a casa de espetáculos "Exemplo Hall" se oponha ao nome da sua banda por considerar a área de atuação muito parecida.
- Com a ajuda do escritório de Marcas e Patentes, cabe ao proponente provar que a marca não se enquadra na mesma categoria.
- Depois de um bom tempo, quando não houverem mais oposições (retiradas pelo oponente ou vencidas pelo proponente), a marca é liberada.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 15, 2013 2:30 pm

Não sei se isso ainda vale, mas, quando fui verificar pessoalmente o assunto, me foi dito pelo pessoal do INPI que, em caso de registro de nome de banda, era obrigatório que tal registro fosse feito em nome de alguém com a carteira da OMB, uma vez que na documentação da pessoa responsável pelo pedido é obrigatório a presença de um documento que comprove que esta pessoa exerce de fato a atividade profissional na área musical (E a carteira da OMB era - não sei se ainda é - o único documento que o INPI aceita nesse tipo de situação).


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Edu Fettermann Ter Jan 15, 2013 2:59 pm

Credo, que burocracia.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Jan 15, 2013 3:52 pm

Ano passado enfretamos algo similar.
Tivemos que registrar o nome da banda, que nosso caso estava em duplicidade com outra banda aqui da região.

Quem olhou tudo foi o guitar da banda.

Primeiro faz uma pesquisa no site do INPI. Verifica-se se existe alguém que já patenteou o nome que se deseja. Se sim, vai aparecer o nome e o tipo de negócio ao qual está vinculado. No nosso caso não apareceu.

Olha aí o e-mail que recebemos na época:
Prezado usuário,

Segue, em anexo, as informações básicas para dar entrada em um pedido de registro de marca.

Os custos iniciais são:

- Depósito do pedido de registro de marca: R$ 140,00* ou R$ 355,00**;
- Caso o pedido seja deferido (1º decênio): R$ 300,00* ou R$ 745,00**.

Obs.: 1) * Pessoa física, MEI, EPP ou ME;
2) ** Pessoa jurídica;
3) Em caso de procuração, é necessário a mesma seja anexada no ato do protocolo;
4) Se julgar necessário, o INPI poderá exigir alguma documentação comprobatória durante a tramitação do processo.


Att,


Depois dão entrada na solicitação. É necessário sim alguém da banda ter carteira de músico. O guitarrista tirou carteira para isso. Pagamos uma taxa de R$140,00 (por ser em nome de pessoa física) para dar entrada na papelada. Vai ficar aproximadamente aberto por 2 anos até ser deferido. Quando for deferido, daqui há dois anos, paga-se uma nova taxa de R$300,00, que me parece deve ser paga a cada dez anos.

Abaixo, o documento que comprova que se deu entrada no processo.
Como se faz um registro de nome de banda? Inpi



Maiores detalhes deste processo (se foi necessário um advogado, papelada que deve ser entregue, pagamento das taxas, etc) posso ver com o guitarrista mais a noite.

Acho que link assim pode (se não puder, me avisem por gentileza):
http://www.inpi.gov.br/portal/artigo/guia_basico_de_marcas_e_manual_do_usuario_sistema_emarcas

Mini passo a passo:
1 passo: realiza busca pelo nome no proprio site do INPI;
2 passo: nao encontrando similar, registra se no site;
3 passo: dar entrada no pedido, vai no INPI pessoalmente para dar entrada nos papeis;
4 passo: pagar a taxa (no INPI vão te fornecer);
5 passo: levar a taxa e efetivar a entrada dos papeis (os pápeis anteriormente preenchidos no próprio INPI).

Não precisa de advogado. Aqui em BHte, o guitar disse que ligou para o INPI daqui e foi super bem antedido. Deram informações e tiraram dúvidas. Quando ele foi ao INPI pessoalmente a atendente até o ajudou a preencher a papelada. Disse que tem que estar atento para possíveis alterações no processo que sai na revista RPI.


Última edição por Átila Moreira Cedro em Ter Jan 15, 2013 10:14 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inclusão de link do INPI e mais algumas informações.)
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Kobeh Sex Set 06, 2013 9:49 am

^ Pelo que parece, o registro ficou em nome do guitarrista. Como faço para q o registro fique em nome de todos os integrantes da banda?
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Boss2K Sex Set 06, 2013 9:59 am

Kobeh escreveu:^ Pelo que parece, o registro ficou em nome do guitarrista. Como faço para q o registro fique em nome de todos os integrantes da banda?
É necessário legitimidade. O registro da marca só pode ser solicitado por pessoa física ou jurídica. Então, será necessário contituir uma pessoa jurídica, ou seja, empresa, associação, etc, até mesmo sem fins lucrativos. Daí em diante é só transferir ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por edumoraes Sex Set 06, 2013 10:08 am

Kobeh escreveu:^ Pelo que parece, o registro ficou em nome do guitarrista. Como faço para q o registro fique em nome de todos os integrantes da banda?
Isso é importante de ver, pois uma banda que fiz parte no fim dos anos 90, o registro foi feito somente no nome do baixista, (eu era o vocalista na época), aí tivemos que "demitir" o cara da banda por trapaças financeiras e junto perdemos o direito de usar o nome da banda, resumindo, a banda até acabou por causa disso, já tínhamos CD gravado, contatos para tour na Europa e tudo... No 

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Kobeh Sex Set 06, 2013 10:11 am

Boss2K escreveu:
Kobeh escreveu:^ Pelo que parece, o registro ficou em nome do guitarrista. Como faço para q o registro fique em nome de todos os integrantes da banda?
É necessário legitimidade. O registro da marca só pode ser solicitado por pessoa física ou jurídica. Então, será necessário contituir uma pessoa jurídica, ou seja, empresa, associação, etc, até mesmo sem fins lucrativos. Daí em diante é só transferir ...
Quer dizer q vou ter q ter um CNPJ pra registrar minha banda, aonde todos são sócios? Que complicado... Já vi q essa brincadeira vai ficar mais cara do q eu pensava.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Boss2K Sex Set 06, 2013 10:16 am

^Exato!

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por edumoraes Sex Set 06, 2013 10:30 am

Kobeh escreveu:
Boss2K escreveu:
Kobeh escreveu:^ Pelo que parece, o registro ficou em nome do guitarrista. Como faço para q o registro fique em nome de todos os integrantes da banda?
É necessário legitimidade. O registro da marca só pode ser solicitado por pessoa física ou jurídica. Então, será necessário contituir uma pessoa jurídica, ou seja, empresa, associação, etc, até mesmo sem fins lucrativos. Daí em diante é só transferir ...
Quer dizer q vou ter q ter um CNPJ pra registrar minha banda, aonde todos são sócios? Que complicado... Já vi q essa brincadeira vai ficar mais cara do q eu pensava.
Me falaram na época que como o registro foi feito somente no nome de um integrante da banda, que poderíamos ter feito um contrato à parte definindo que o nome pertencia a todos, mas acho que isso não ia ter muito valor legal não.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Kobeh Sex Set 06, 2013 10:37 am

edumoraes escreveu:
Kobeh escreveu:
Boss2K escreveu:
Kobeh escreveu:^ Pelo que parece, o registro ficou em nome do guitarrista. Como faço para q o registro fique em nome de todos os integrantes da banda?
É necessário legitimidade. O registro da marca só pode ser solicitado por pessoa física ou jurídica. Então, será necessário contituir uma pessoa jurídica, ou seja, empresa, associação, etc, até mesmo sem fins lucrativos. Daí em diante é só transferir ...
Quer dizer q vou ter q ter um CNPJ pra registrar minha banda, aonde todos são sócios? Que complicado... Já vi q essa brincadeira vai ficar mais cara do q eu pensava.
Me falaram na época que como o registro foi feito somente no nome de um integrante da banda, que poderíamos ter feito um contrato à parte definindo que o nome pertencia a todos, mas acho que isso não ia ter muito valor legal não.
Pesquisando na internet, vi q isso tb é feito. Mas parece mesmo q ter um CNPJ tem mais valor. O problema q isso vai acarretar em termos q pagar simples nacional, ISS, declarar imposto de renda, e etc. O jeito vai ser deixar esse registro mais pra frente, quando a situação financeira da banda melhorar. No momento estamos investindo em uma boa grana com gravação, compra de instrumentos e equipamentos e na melhora da nossa estrutura, e etc, e não vai dar pra assumir mais custos.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Hamilton Lima Sex Set 06, 2013 10:54 am

Excelentes dicas Atila,
Neste momento, em minha banda, colocamos na pauta a tarefa de registrar nossas marcas.
Suas informações foram muito importantes.
Vida longa ao Fórum ContrabaixoBR!!!

Hamilton Lima
Membro

Mensagens : 48
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Átila Moreira Cedro Sex Set 06, 2013 12:09 pm

Fizemos em nome dele (do guitarrista) porque as taxas para pessoa física são mais baratas. E, também, para evitar a burocracia e os gastos de abrir uma empresa e se ter CNPJ.

Concordo que o mais seguro mesmo é fazer em nome de todos da banda. Entretanto, é bem mais caro e trabalhoso.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Como se faz um registro de nome de banda? Empty Re: Como se faz um registro de nome de banda?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos