Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedal de Transpose

+5
VictorLuigi
marujo
siodoni
Thales_Sr
vitorzanoni
9 participantes

Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Pedal de Transpose

Mensagem por vitorzanoni Qua Fev 13, 2013 5:54 pm

Olá Pessoal, tudo bem?

Primeiramente, desculpe pelo meu conhecimento limitado do assunto.
Não achei muita informação a respeito disso pela internet então resolvi perguntar aqui.

A princípio eu encontrei o seguinte tópico de vocês: Baixo para Hard Rock, meio tom

Apesar de todas as polêmicas relacionadas a este assunto, independente do motivo de eu querer utilizar um recurso desse, quero insistir nisso e ver se alguem conhece a respeito.
OUVI dizer que a GT10B da BOSS manja de fazer isso, ou seja, você pode configurar como output uma outra frequência/tom e ter a afinação que você deseja sem precisar alterá-la fisicamente em seu instrumento (assim como já é comum em teclados etc)

Finalmente, minhas perguntas são as seguintes:
1o - Conhecem outras pedaleiras que também fazem isso ? Conseguem confirmar se a GT10B realmente possui este recurso?
2o - Existem pedais específicos pra esse tipo de necessidade ?

Valeu Smile

____________________________
---
" Do not try to be only a bass player. Be a Musician " Cool
vitorzanoni
vitorzanoni
Membro

Mensagens : 8
Localização : Mauá, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por Thales_Sr Qua Fev 13, 2013 6:00 pm

A GT-10B faz, qualquer Zoom faz, imagino que as Line6 façam também... MAS, bom não fica. E quanto mais radical você for, pior vai soar. Abaixar/aumentar meio tom até que vai, mas quando você precisa mexer 2 tons, por exemplo (tocar um Si grave num baixo de 4 cordas EADG), fica bem ruinzinho.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por vitorzanoni Qua Fev 13, 2013 6:17 pm

Hum, Interessante Thales_Sr.

A principio, obrigado pela agilidade na resposta Smile me surpreendi até hehe

Bom, acredito que é recomendável eu testar isso então antes de comprar um pedal que tenha essa feature. Pois eu precisava afinar um Baixo de 4 cordas em C, e isso é uma diferença muito grande da afinação default do instrumento.

O guitarrista regulou a dele dessa forma e conseguiu afinar em C mas como eu toco em 2 bandas não rola fazer isso e eu não vou ter o mesmo peso/timbre esperado das notas se eu explorar notas mais agúdas no baixo Sad

Mais uma vez, Obrigado Smile

____________________________
---
" Do not try to be only a bass player. Be a Musician " Cool
vitorzanoni
vitorzanoni
Membro

Mensagens : 8
Localização : Mauá, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por siodoni Qua Fev 13, 2013 7:28 pm

^Já pensou em usar a afinação BEAD ?

Reflita e avalie com o seu luthier, talvez seja a solução mais simples.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por marujo Qua Fev 13, 2013 8:10 pm

Whammy

http://www.digitech.com/en/products/whammy-dt
marujo
marujo
Membro

Mensagens : 405
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por VictorLuigi Qua Fev 13, 2013 9:21 pm

Use um baixo de 5 cordas e um capotraste.
Você terá praticamente todas as afinações que você precisa.

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por vitorzanoni Qua Fev 13, 2013 9:54 pm

siodoni: Já pensei sim Smile é que largar a corda G não é tão facil assim pra mim que curto slap também, por isso to correndo atrás dessa opção, mas está anotado.

marujo: po cara, essa eu não conhecia, valeu, e olhando esse produto aí eu caí no Morpheus Droptune que também parece ser bom. Mas fica a observação de que os dois são pesados no bolso considerando o objetivo deles não?

Esse Droptune eu cheguei a encontrar por cerca de 600~700 dilmas

VictorLuigi: esse não é o problema no meu caso, mesmo porque, como eu disse, se for pra sair explorando as notas pelo braço do instrumento não preciso nem usar capo, entretanto, a questão que eu levantei aqui foi relacionada à timbres em si. De uma maneira mais prática, "notas mais Graves", e no caso de um baixo de 4 cordas por exemplo eu posso desejar um C em uma oitava abaixo, comofaz? aí entra aqueles pedais ali em cima Smile mas valeu muito a opinião cara, na verdade, nem sabia que existia capo para contrabaixo Smile bom saber

Obrigado a todos pelas tips Very Happy

____________________________
---
" Do not try to be only a bass player. Be a Musician " Cool
vitorzanoni
vitorzanoni
Membro

Mensagens : 8
Localização : Mauá, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por marujo Qui Fev 14, 2013 1:07 am

Tem razão em relação ao preço, mas o whammy dá pra fazer vários efeitos também.
Dá uma conferida https://www.youtube.com/watch?v=-FpjtH4jCDA
O baixista da banda El Ten Eleven usa bastante esse pedal

Pretendo adquirir um desses pra mim


Não conhecia esse Morpheus Droptune, achei o preço bem salgado pros seus recursos, mas parece ser bem preciso.

marujo
marujo
Membro

Mensagens : 405
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por JAZZigo Qui Fev 14, 2013 5:07 am

vitorzanoni escreveu:a questão que eu levantei aqui foi relacionada à timbres em si.
E você não se preocupa com a degradação da qualidade que um pitch shifter pode causar ao timbre original do seu instrumento? Ainda não inventaram o pitch shifter perfeito. Para transposição, refaça a linha de baixo da música, baixe a afinação do instrumento e/ou pegue um 5-string, se necessário.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por VictorLuigi Qui Fev 14, 2013 6:50 am

vitorzanoni escreveu:

VictorLuigi: esse não é o problema no meu caso, mesmo porque, como eu disse, se for pra sair explorando as notas pelo braço do instrumento não preciso nem usar capo, entretanto, a questão que eu levantei aqui foi relacionada à timbres em si. De uma maneira mais prática, "notas mais Graves", e no caso de um baixo de 4 cordas por exemplo eu posso desejar um C em uma oitava abaixo, comofaz? aí entra aqueles pedais ali em cima Smile mas valeu muito a opinião cara, na verdade, nem sabia que existia capo para contrabaixo Smile bom saber


Acho que o Jazzigo matou, mas só complementando.
Se você quiser usar um pedal ou pedaleira, você terá uma perda em relação ao timbre e ao punch.
Se você não quer ter que ficar afinando seu instrumento toda você tem algumas opções:
1°) P/ baixo de 4 Cordas: Deixar o instrumento afinado na afinação mais baixa e usar um capo para ir subindo a afinação;
2°) P/ baixo de 5 Cordas: simplesmente usar o capo e transpor as cordas.
3°) P/ ambos: Transpor a linha de baixo e não mexer com a afinação.

O que EU acho mais vantajoso no seu caso, que é o mesmo que o meu, é ir para o 5 cordas com uma tarraxa extensora na corda Bzona. Dessa forma você não fica com as cordas muito frouxas e você tem praticamente todas as afinações necessárias em segundos sem ter que ficar regulando seu baixo.
Se você não conhece como é a afinação de um baixo 5 cordas, é similar ao baixo de 4 cordas. É afinado em um intervalo de 4° e a corda B é mais grave. Ou seja, na 5° casa da 5° corda você tem a mesma nota na 4° corda solta.

Em termos práticos, você está numa gig tocando uma música com a afinação padrão e a próxima musica é afinação em C. Você liberar a tarraxa extensora e coloca o capo na 3° casa. Pronto, você está afinado em C sem perda de punch. O timbre pode ser que mude, pois você vai tocar em cordas com mais massa do que originalmente você tocaria, mas digo por experiência que você perde menos do que com um pedal de transpose.

Abraço!

P.S: Não sei se existe capo para baixo, acredito que não. O que geralmente se usa para guitarra/violão serve perfeitamente para o nosso instrumento, como acredito que sirva para qualquer outro instrumento de corda nesses padrões.

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por LucasSalles123 Qui Fev 14, 2013 9:04 am

Nao sei como o Morpheus Drop Tune se comporta com baixo, mas com guitarra, pelo menos pros meus ouvidos, ele e bem proximo do perfeito.
LucasSalles123
LucasSalles123
Membro

Mensagens : 64
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Fev 14, 2013 9:21 am

Um dia estava funçando na Zoom B1 e ativei essa função sem saber o que era. Não brinquei por mais de 3 minutos com isso, mas lembro que nao curti nem um ouco o timbre.

Uma solução viável pode ser o Octaver: Eu clonei um efeito que geralmente uso e adicionei uma oitava mais grave para soar junto com a nota original. Deu um peso legal para tocar musicas que eu teria que afinar a E em D.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por subgrave Qui Fev 14, 2013 10:40 am

Transpose me lembra aqueles tecladistas fraquinhos que só conhecem uma escala... calcule então um baixista precisar disso...

Se um guitarrista afina sua guitarra em D ou C que problema tem tocar o D ou C na corda A de um baixo de 4 cordas ou na corda B de um baixo de 5 cordas?



subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por vitorzanoni Qui Fev 14, 2013 10:54 am

JAZZigo escreveu:
vitorzanoni escreveu:a questão que eu levantei aqui foi relacionada à timbres em si.
E você não se preocupa com a degradação da qualidade que um pitch shifter pode causar ao timbre original do seu instrumento? Ainda não inventaram o pitch shifter perfeito. Para transposição, refaça a linha de baixo da música, baixe a afinação do instrumento e/ou pegue um 5-string, se necessário.

Ótimo você ter comentado isso cara, a minha ignorância era justamente neste ponto mesmo

Primeiramente, sim, eu me preocupo bastante com o timbre. Smile e quem não né? rs
E eu não sabia nem ao menos da existência de uma ferramenta que fosse desenvolvida pra isso, e caso ela existisse, (em minha mente) achei que o transpose pudesse ser feito sem nenhum problema com relação a timbre etc. Do jeito que vocês falaram, já vi que a ideia de utilizar um pedal digital pra isso não rola de jeito maneira.

Se for fazer alguma coisa "de mentirinha" o máximo que da pra fazer é apelar para um Whammy ou Morpheus Droptune, etc. Algo que seja fabricado especificamente pra isso, etc, como citado pelo marujo.

Logo, vou estudar a aquisição de um Whammy que é um pedal legal num âmbito geral, da pra fazer várias coisinhas interessantes, o que faz valer mais o preço do que o próprio Droptune que SÓ sabe mexer na afinação

Justificando a abertura do tópico pra perguntar isso: Eu nunca tinha utilizado esse recurso e nem nunca escutado/visto alguém usar e não tenho muita disponibilidade pra ir em loja testar, perguntar etc. Logo já posso a partir daqui me considerar salvo por vocês Very Happy

E pois é VictorLuigi concordo com você, totalmente. Agora por favor, não tenha o desejo de me matar, Eu tenho um baixo de 5 cordas também (Logo meu problema não era um problema rs, pois já tinha uma solução como apresentado por vocês aqui) onde posso fazer isso tranquilo, mandar meio tom pra frente, ou usar um capo - eu realmente viajei no comentário anterior falando de capo para contrabaixo, hehe, capo é capo né meu rs, desculpe -

Enfim, o intuito do tópico era o de explorar esse recurso em pedaleiras e verificar novas possibilidades. Vocês, sem sombra de dúvida, me ajudaram muito Smile

Obrigado.

____________________________
---
" Do not try to be only a bass player. Be a Musician " Cool
vitorzanoni
vitorzanoni
Membro

Mensagens : 8
Localização : Mauá, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Fev 14, 2013 11:20 am

vitorzanoni

Se você tiver a oportunidade, testa um Octaver também, fazendo uma oitava mais grave em relação à que você está tocando.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por vitorzanoni Qui Fev 14, 2013 2:23 pm

subgrave escreveu:Transpose me lembra aqueles tecladistas fraquinhos que só conhecem uma escala... calcule então um baixista precisar disso...

Se um guitarrista afina sua guitarra em D ou C que problema tem tocar o D ou C na corda A de um baixo de 4 cordas ou na corda B de um baixo de 5 cordas?



Esse também é um lado da questão man, mas não o único, a pessoa usar uma feature dessa não significa que ela seja fraca, isso não pode ser uma regra na minha opinião, mas é só a minha opnião Smile

Sim sim Breno_Barnabe, inclusive eu já usei aqueles octavers que vem nos amps da behringer, são legais até rsrs, por outro lado, ouvi dizer que o Whammy faz algo parecido com isso também.

Tendo isso em mente, acho que nem vou comprar a GT10B mais :s acho que se eu usar o dinheiro dela ( 1500~1800 dilmas ) em pedais analógicos, acredito que vou sair ganhando.

Posso pegar um Whammy, um Rc-3, um compressor e mais algum outro aí pra bolar uns timbres legais, mas esse assunto de Set de Pedal analógico é Thread pra outro tópico que inclusive já deve existir por aqui, depois vou dar uma olhada nisso com mais calma.

____________________________
---
" Do not try to be only a bass player. Be a Musician " Cool
vitorzanoni
vitorzanoni
Membro

Mensagens : 8
Localização : Mauá, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por marujo Qui Fev 14, 2013 2:30 pm

vitorzanoni escreveu:

Tendo isso em mente, acho que nem vou comprar a GT10B mais :s acho que se eu usar o dinheiro dela ( 1500~1800 dilmas ) em pedais analógicos, acredito que vou sair ganhando.


Concordo, essas pedaleiras digitais são legais, mas enjoativas.
Um set de pedais se você enjoar, venda ou guarde do pedalboard, simples assim
marujo
marujo
Membro

Mensagens : 405
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedal de Transpose Empty Re: Pedal de Transpose

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos