Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo sem cordas.

Ir em baixo

Baixo sem cordas. Empty Baixo sem cordas.

Mensagem por Wyk.3 em Dom Mar 03, 2013 4:02 pm

Allex, meu baixo tá sem cordas por conta de que meu nut quebrou e uma parte sumiu. Tentei fazer um de osso mas falhei, não sei porquê.
Agora meu baixo está sem cordas e minha dúvida é sobre a posição em que o tensor deve ficar, já que não há cordas tensionando o braço.
Como medida imediata já afrouxei meu tensor até chegar um ponto neutro, onde não força em nenhum sentido. Está certo "anular" a ação do tensor enquanto o baixo estiver sem cordas? Devo ter algum cuidado especial pra guardá-lo pra que não danifique o braço?

Desde já, agradeço.
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Baixo sem cordas. Empty Re: Baixo sem cordas.

Mensagem por allexcosta em Dom Mar 03, 2013 4:06 pm

Com uma régua comum como guia, deixe o braço o mais reto possível. Ao recolocar cordas, regule imediatamente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Wyk.3 em Dom Mar 03, 2013 4:12 pm

Então ele assim com o tensor "neutralizado" não necessariamente está reto, certo?
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom Mar 03, 2013 4:15 pm

O tensor não precisa estar solto ou "neutralizado", basta deixar o braço reto para que não haja problemas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Wyk.3 em Dom Mar 03, 2013 4:16 pm

Eu tenho um Nível aqui, daqueles de pedreiro, e vou usar pra medir o raio do braço. Aí se não estiver reto é só regular o tensor normalmente, né? Se tiver convexo afrouxo e se estiver côncavo eu aperto, né?
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom Mar 03, 2013 4:21 pm

É
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Wyk.3 em Dom Mar 03, 2013 4:35 pm

Obrigado, Allex. Dúvida sanada.

Obrigado pela prestatividade e paciência.
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Dom Mar 03, 2013 6:14 pm

Wyk.3 escreveu:Allex, meu baixo tá sem cordas por conta de que meu nut quebrou e uma parte sumiu. Tentei fazer um de osso mas falhei, não sei porquê.
Agora meu baixo está sem cordas e minha dúvida é sobre a posição em que o tensor deve ficar, já que não há cordas tensionando o braço.
Como medida imediata já afrouxei meu tensor até chegar um ponto neutro, onde não força em nenhum sentido. Está certo "anular" a ação do tensor enquanto o baixo estiver sem cordas? Devo ter algum cuidado especial pra guardá-lo pra que não danifique o braço?

Desde já, agradeço.
Já pensou em levá-lo ao profissional habilitado para tal, o luthier?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Wyk.3 em Dom Mar 03, 2013 10:39 pm

Nem considerei essa possibilidade, Bertola. Não vejo pra quê levar o baixo no luthier só por estar sem nut e sem cordas. Ele só tá sem nut porque o original quebrou e eu fiquei em dúvida de qual posição o tensor tem que ficar enquanto o baixo estiver sem cordas, pra não danificar o braço.

To querendo mesmo levar, não só o baixo, mas outros instrumentos meus que nunca "viram" um profissional no ramo. Mas quero levar para aquele check up de lei. Meu porém é falta de dinheiro. To desempregado desde dezembro.

Nesse caso específico, eu mesmo não vi necessidade de levar a um luthier, mas se você viu, se incomoda em compartilhar o porquê acha isso?
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Mar 04, 2013 10:45 am

^ A questão é a confecção da pestana, que vc mesmo disse não ter conseguido fazer. Ademais, minha "fala" tem à ver com várias questões, sendo uma delas a que, se o seu carro está "pifado", leva-se no mecânico, pois esse é o profissional habilitado para tal (pelo menos, é o que faço, pois nada entendo de mecânica automotiva).
Quanto ao tensor em um braço sem as cordas, se ele já tinha sido regulado antes, e o instrumento ficará sem cordas por um certo tempo, geralmente afrouxa-se um pouco (1/4 de volta) para compensar a falta das cordas.
Um abraço
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Wyk.3 em Ter Mar 05, 2013 6:47 pm

Eu sei que fica chato, porque eu já disse isso várias vezes e parece até que eu to forçando uma barra, que não é caso, mas eu REALMENTE não tenho dinheiro pra pedir a um luthier pra confeccionar a pestana pra mim. Pesquisei com dois luthiers que eu conheço quanto ficaria pra fazer pra mim, e fica em torno de 30 a 40 reais.

Graças a Deus surgiu uma oportunidade de emprego, só preciso levar a documentação e esperar pra me dizerem o dia que começo, aí vou poder levar no luthier pra regular, encomendar o capotraste e até arrumar o problema no trasto.
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: