Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda - Pagode

+4
Amagomes
Luciano Carvalho
Pagode Alto Astral
DanielSeducao
8 participantes

Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Ajuda - Pagode

Mensagem por DanielSeducao Seg Ago 10, 2009 4:43 am

E ai galera do forum... precisando de uma ajuda de vocês...
é o seguinte... tem uma música do Rodriguinho que se chama Fatalmente... e no refrão, tem uma levada em F que não consegui identificar a escala, nem as notas q ele faz em slap... acho que é o Prateado que gravou com ele...

será que alguém ai que não tenha preconceitos contra pagode, afinal de contas, o baixo é fundamental em todos os gêneros musicais, poderia me ajudar?? a parte que eu digo é o refrão, a partir de 40 segundos de música, que ele toca C D E C F (nesse F, eu me F... Sad hehehe

Quem quiser ouvir a música, procura na internet ai, pois retirei os links... devem ferir direitos autorais (peço desculpas aos administradores)

Abraços galera...

Daniel Leandro
Grupo Sedução


Última edição por DanielSeducao em Seg Ago 10, 2009 3:11 pm, editado 1 vez(es)
DanielSeducao
DanielSeducao
Membro

Mensagens : 9
Localização : Tubarão / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Pagode Alto Astral Seg Ago 10, 2009 5:52 am

blz Daniel?
primeiramente bem vindo ao Fórum
'segundamente' , apesar do nick não sou pagodeiro
'terceiramente' tô sem o baixo nesse momento mas ouvi a música do Rodriguinho e tentei mentalmente tirar ela....cara, acho que aquilo que rola no bass na hora que entra em F é uma simples tríade maior com uma oitava acima na quinta como quarta nota tipo isso aqui: F - A - C +C8up ...daí logo após tem F G Ab G voltando ao C.
Cara, como falei antes é passível de erro essa minha 'tirada' aí pois tô sem baixo agora.

abs
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Luciano Carvalho Seg Ago 10, 2009 10:50 am

Daniel eu toco essa música cara, ele faz um arpejo de Fm, os acordes são:
2/4 | F7M | Fm6 | C7M
Sobre o Fm6 que o Prateado faz o arpejo, as notas são:

F - Ab - C - F (oitava acima)

Espero ter ajudado, qq coisa estamos aí! Wink

____________________________
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013

Equipamento:

Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
Luciano Carvalho
Luciano Carvalho
Membro

Mensagens : 402
Localização : Campos dos Goytacazes/RJ

http://www.myspace.com/luciano_carvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Amagomes Seg Ago 10, 2009 11:16 am

Fl Daniel, bom dia,

Vamos lá:

Por volta de 40 s:

Harmonia:
│ C │ Dm7 │ Gm7 C7(9) │ F7M

Na sequencia Gm7 C7(9) F, rola um II cadencial (Gm7) ,não da tonalidade da música e sim do acorde de F maior.

O que o baixo faz:

Nos 2 primeiros compassos, sobre C Dm7 estes 2 arpejos:
│ C │ G C D │ D Eb E │

E sobre o trecho que vc citou ( Gm7 C7(9)):
│ C C │ C ( 8va abaixo, corda B) F7M

Por isso o Prata é o "cara" do pagode ,( E o Thiago suspira...rs), .
Ele não fez simplesmente a fundamental dos acordes o que seria normal devido a este encadeamento ( II-V-I) ser forte mas usou apenas duas destas 3 notas( C e F) , o C,de duas formas:

1- gerando uma tensão no acorde de Gm7, que se tornou Gm7(11).

2- Como dominante mesmo,mas oitava à baixo, na corda B,invertendo o caminho da resolução em F.

Bem este é o trcho entre 40 e 50 s, depois rola um acorde de Fm6 e um arpejo sobre esse acorde,mas enquanto eu digitava o Luciano já explicou...hehe
Rolam tb umas dead notes mas escutando vc pega tranquilo.
Desculpe a explicação meio corrida, acabo de chegar do trabalho e dar uma passadinha aqui no fórum,não vou prometer,mas vou ver se no decorrer do dia eu posto um áudio com o trecho tocado . Espero que tenha ajudado.

Abs, fique com Deus


Última edição por Amagomes em Sex Ago 14, 2009 9:25 pm, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Ago 10, 2009 11:43 am

Os pagodes hj em dia estão bem elaborados. Estão0 subindo o nível! hehe!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por DanielSeducao Seg Ago 10, 2009 12:30 pm

Poxa galera, valeu mesmo... tava trancado nessa parte, nem conseguia entender o q o monstro do Prateado fazia naquele trecho hehehe... com a ajuda ali já ficou bem mais fácil, só pegar o baixo agora e tocar hehe...
sempre acompanhava o forum, apenas como espectador, e sabia como ele era bom... mas nao sabia que era tão agil e eficiente, afinal de contas em pouco tempo já me resolveram um grande problema hehehe

Mais uma dúvida... estou com uma séria dificuldade em pegar as levadas de samba, pagode e swing, pois venho de outros estilos musicais, mais puxados para o rock, pop, etc.... alguém me recomenda um bom método, videoaula, músicas e partituras pra tirar e aprender essas levadas??

Negócio é dificil, e tem muita gente que ainda tem preconceito contra pagode... vai tocar apenas rock vai, de palheta ainda kkkk
DanielSeducao
DanielSeducao
Membro

Mensagens : 9
Localização : Tubarão / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por LuCaSbass Seg Ago 10, 2009 12:37 pm

DanielSeducao escreveu:
Mais uma dúvida... estou com uma séria dificuldade em pegar as levadas de samba, pagode e swing, pois venho de outros estilos musicais, mais puxados para o rock, pop, etc.... alguém me recomenda um bom método, videoaula, músicas e partituras pra tirar e aprender essas levadas??
Recomendo ouvir muito o Luizão Maia, Sizão Machado, Bororó e o Prateado... tira tudo o que der pra tirar desses caras, é a melhor forma de estudar esses estilos.
De métodos, vc pode achar interessante os metodos de musica brasileira do Adriano Giffoni

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por DanielSeducao Seg Ago 10, 2009 12:41 pm

LuCaSBass escreveu:
Recomendo ouvir muito o Luizão Maia, Sizão Machado, Bororó e o Prateado... tira tudo o que der pra tirar desses caras, é a melhor forma de estudar esses estilos.
De métodos, vc pode achar interessante os metodos de musica brasileira do Adriano Giffoni

Valeu Lucas, vou procurar por esses metodo, tenho aqui apenas o de Slap com Ritmos Brasileiros, mas não é bem o que eu estava procurando... vou procurar outros entao...
DanielSeducao
DanielSeducao
Membro

Mensagens : 9
Localização : Tubarão / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Ago 10, 2009 12:49 pm

Os métodos do Adriano Giffoni tem nos Blog do Nukebass e no Gravidade vertical. Qualquer coisa me passa uma MP e te passo os links.

Vlw
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por DanielSeducao Seg Ago 10, 2009 12:53 pm

Eduardo Chaves escreveu:Os métodos do Adriano Giffoni tem nos Blog do Nukebass e no Gravidade vertical. Qualquer coisa me passa uma MP e te passo os links.

Vlw

Valeu Eduardo,vou procurar nos sites ali entao... como eu disse, tenho apenas o de slap, nao eh bem o que eu queria... o vol 1 do Giaffoni ja estou baixando da net... vou procurar os outros... abraços!
DanielSeducao
DanielSeducao
Membro

Mensagens : 9
Localização : Tubarão / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Pagode Alto Astral Seg Ago 10, 2009 12:55 pm

Eduardo Chaves escreveu:Os métodos do Adriano Giffoni tem nos Blog do Nukebass e no Gravidade vertical. Qualquer coisa me passa uma MP e te passo os links.

Vlw


é só ir no rodapé das postagens do LuCaSBass que vc terá os dois links.

flw
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Amagomes Seg Ago 10, 2009 12:58 pm

Eduardo Chaves escreveu:Os pagodes hj em dia estão bem elaborados. Estão0 subindo o nível! hehe!


Isso começou nos anos 90 com a participação de arranjadores como Jota Moraes, Evaldo Santos, Lobão Ramos, Rildo Hora, o próprio Prateado e outros desses caras que não sabem nada...rs (ironic mode on)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Amagomes Seg Ago 10, 2009 1:16 pm

DanielSeducao escreveu:Poxa galera, valeu mesmo... tava trancado nessa parte, nem conseguia entender o q o monstro do Prateado fazia naquele trecho hehehe... com a ajuda ali já ficou bem mais fácil, só pegar o baixo agora e tocar hehe...
sempre acompanhava o forum, apenas como espectador, e sabia como ele era bom... mas nao sabia que era tão agil e eficiente, afinal de contas em pouco tempo já me resolveram um grande problema hehehe

Mais uma dúvida... estou com uma séria dificuldade em pegar as levadas de samba, pagode e swing, pois venho de outros estilos musicais, mais puxados para o rock, pop, etc.... alguém me recomenda um bom método, videoaula, músicas e partituras pra tirar e aprender essas levadas??

Negócio é dificil, e tem muita gente que ainda tem preconceito contra pagode... vai tocar apenas rock vai, de palheta ainda kkkk


A galera já recomendou um monte deles, todos ótimos, escolha ,estude e adicione a eles o mais eficiente de todos:

CD no ap. de som e vc tocando junto, repetindo trechos e praticando até ficar igual. Sempre estudando , pra entender o que está fazendo e não virar "papagaio"...hehe.
Vou te dar um breve testemunho. Até 1997 eu tocava MPB em bares e tocava em duas bandas de rock, odiava "pagode". De repente o ritmo estourou nas rádios e precisei aprender para trabalhar,pois fui chamado para tocar em uma banda de pagode, e não sabia nenhuma música. Sabe o que fiz? Fui ao camelô, comprei um monte de fitas (cassete, na época, internet ,só para milionários...) de R$ 2,00 de gupos como Exaltasamba,100 %,SPC, Negitude etc... , me tranquei em casa e fiz um "intensivão"...hehe. Em uma semana devo ter "tirado" umas 60 músicas, e como conseguia reproduzir tudo o que estava nos CD`s (passei a usar baixo de 6 por causa do Prateado) comecei a atuar como freelancer e tinha semana que recusava trabalho pois não tinha tempo e eu ainda tinha o meu outro trabalho "normal". Então este é o segredo: Ouvir e praticar. E não ligue para o preconceito, pois ritmo, cada um tem os de sua preferência ou vc acha que caras como Nico Assumpção e Luisão Maia gostavam de tudo o que tocavam...? vc acha que os Caras do Sexteto do Jô não ficam morrendo de rir por dentro quando o gordo pega o trompete e fica fazenda aqueles "improvisos" com duas notas... O negócio é ser profissional. Precisou ,vc tá lá, não importa o ritmo. Abs,fq com Deus


Última edição por Amagomes em Sex Ago 14, 2009 9:32 pm, editado 3 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por DanielSeducao Seg Ago 10, 2009 1:22 pm

Falou tudo Amagomes... Me encaixo nesse seu perfil também... sempre toquei pop, rock, nunca fui muito de ouvir pagode, apesar de achar um ritmo bem difícil e elaborado assim como alguns outros, não curtia ouvir...
E de um tempo pra cá virou modinha, assim como o sertanejo universitário... e já viu, temos que nos adaptar, ou continuar no nosso mundinho, tocando para nós mesmos... estou correndo atrás, em uma semana já tirei umas 30 músicas do repertório da banda, só que a levada ta sendo meu grande problema... adaptar meu ouvido a pegar o swing, a batida, ta sendo difícil... mas é tudo questão de prática eu acho... valeu pela ajuda amigo...
DanielSeducao
DanielSeducao
Membro

Mensagens : 9
Localização : Tubarão / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Amagomes Seg Ago 10, 2009 1:27 pm

É isso aí cara , vc tá no caminho certo,aproveite e verá como em breve vai notar o próprio desenvolvimento. No mais, o que precisar estamos aí para ajudar, o passoal aqui é gente boa, o que um não sabe ,o outro ajuda.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Luciano Carvalho Seg Ago 10, 2009 2:34 pm

DanielSeducao escreveu:Falou tudo Amagomes... Me encaixo nesse seu perfil também... sempre toquei pop, rock, nunca fui muito de ouvir pagode, apesar de achar um ritmo bem difícil e elaborado assim como alguns outros, não curtia ouvir...
E de um tempo pra cá virou modinha, assim como o sertanejo universitário... e já viu, temos que nos adaptar, ou continuar no nosso mundinho, tocando para nós mesmos... estou correndo atrás, em uma semana já tirei umas 30 músicas do repertório da banda, só que a levada ta sendo meu grande problema... adaptar meu ouvido a pegar o swing, a batida, ta sendo difícil... mas é tudo questão de prática eu acho... valeu pela ajuda amigo...

Daniel pra você não se sentir tão sozinho, eu também passei por isso e vários outros músicos também. O seredo é adquirir o "linguajar" (cacuete) do estilo que você está começando a tocar agora. E como se consegue isso? A resposta é: Ovindo e tirando tudo que puder. E para não se tornar um "papagaio" como já dito rsrsrs, tente entender as "fórmulas" que os baixistas colocam em determinado grau da harmonia, e vc vai ver que gera um padrãozinho.
Para tocar o pagode e os swings no qual vc se refere procure ouvir os baixistas:

Prateado, Boris, Bororó, Claudio Rosa, entre outros, mas os que estão em evidência e utilizam umas linhas mais comerciais são o Prateado, Claudio Rosa e o Boris atualmente (isso sem desmerecer os outros).
Qualquer coisa me mande uma MP pra eu te mandar algumas partituras que eu utilizo para gravar e fazer shows nesse estilo no qual você está atacando. Wink
Um abraço meu amigo!!!

Luciano Carvalho

____________________________
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013

Equipamento:

Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
Luciano Carvalho
Luciano Carvalho
Membro

Mensagens : 402
Localização : Campos dos Goytacazes/RJ

http://www.myspace.com/luciano_carvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por allexcosta Seg Ago 10, 2009 3:07 pm

Se os links lá em cima ferem leis de direitos autorais serão removidos...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por DanielSeducao Seg Ago 10, 2009 3:13 pm

allexcosta escreveu:Se os links lá em cima ferem leis de direitos autorais serão removidos...

Desculpe-me allex, nem tinha me ligado nisso... ja editei o post... e nao vou mais fazer isso... é que quis deixar claro qual era a musica, e dando uma oportunidade dos amigos ouvirem se nao tivessem em casa o cd...

Abraços, valeu pela ajuda...
DanielSeducao
DanielSeducao
Membro

Mensagens : 9
Localização : Tubarão / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por allexcosta Seg Ago 10, 2009 3:20 pm

^ Tranquilo! Obrigado pela compreensão...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Claudio Seg Ago 10, 2009 4:40 pm

Eduardo Chaves escreveu:Os métodos do Adriano Giffoni tem nos Blog do Nukebass e no Gravidade vertical. Qualquer coisa me passa uma MP e te passo os links.

No Gravidade Vertical com certeza *não* tem!

Gente... por favor, como já solicitamos inúmeras vezes, vamos tomar os devidos cuidados para não postarmos links para material protegido por Copyright... somos "patrulhados" o tempo todo, e não queremos ter a desagradável surpresa de ver o nosso Fórum bloqueado. Já fomos notificados uma vez pelos Forumeiros, e ao que parece, eles não vão notificar novamente, a próxima será pra fechar o Fórum!

Indicar um site, tudo bem, mas postar um link pra download direto aqui no Fórum, isso não pode!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por DanielSeducao Seg Ago 10, 2009 4:50 pm

Cláudio, mas é que na verdade nem me liguei... e postei 2 links, um do 4shared, que tá certo, é pra download, mas é que tem a opção de player da musica tbm... isso nao tem nada de errado não é mesmo? se apenas quiser ouvir, você não está ferindo lei alguma...

e a outra, era de um site de apenas player de musica... você procura a música nesse site e ouve, como se fosse no youtube por exemplo...

Desculpem por ter ferido as leis do forum, como disse antes, nao vai acontecer novamente...
DanielSeducao
DanielSeducao
Membro

Mensagens : 9
Localização : Tubarão / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Claudio Seg Ago 10, 2009 5:06 pm

DanielSeducao escreveu:Cláudio, mas é que na verdade nem me liguei... e postei 2 links, um do 4shared, que tá certo, é pra download, mas é que tem a opção de player da musica tbm... isso nao tem nada de errado não é mesmo? se apenas quiser ouvir, você não está ferindo lei alguma...

Depende... se for pra ouvir a música na íntegra, aí fere a lei de direitos autorais sim. Repare que os sites que vendem CDs, colocam os músicas no player em formato parcial, geralmente 1 minuto... isso pode!

DanielSeducao escreveu:
Desculpem por ter ferido as leis do forum, como disse antes, nao vai acontecer novamente...

Fique tanquilo Daniel, nós sabemos que você chegou agora no Fórum e ainda está se acostumando... o recado não foi direcionado exclusivamente pra você, mas sim para todos, inclusive nós da Administração e Moderação, que também estamos sujeitos a postar equivocadamente links para material protegido!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Pagode Empty Re: Ajuda - Pagode

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos