Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvidas construçao

Ir em baixo

duvidas construçao Empty duvidas construçao

Mensagem por wagner soares em Qui Abr 04, 2013 10:16 pm

ola galera,sou novo aqui,to querendo construir um baixo queria tirar algumas duvidas.se puderem mim ajudar agradeço,

1 eu tenho uma peça de cedro posso fazer um braço sem perder a resistência do mesmo?
2 se eu fizer a escala com 33" vai alterar alguma coisa?
3 que madeira seria legal para o corpo e escala?

wagner soares
Membro

duvidas construçao Empty Re: duvidas construçao

Mensagem por Rogério Barbosa em Dom Abr 07, 2013 11:57 am

Com o uso de longarinas. Fiz um com braço em cedro rosa, escala ipê e corpo em freijó. Vé na lista abaixo.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagem por Raissa em Dom Abr 07, 2013 6:29 pm

Wagner,

1 - Não é muito recomendado o uso de cedro em braços, principalmente de contrabaixo (maior tensão), porque é uma madeira de baixa densidade e de baixa resistência à empenamentos. O uso do cedro é basicamente em braços de VIOLÕES NYLON e em corpo/top/tampos de guitarras, baixos e violões.

2 - Com certeza altera! O comprimento da escala é o maior responsável pelo timbre e afinação do instrumento musical. Um baixo com escala de 33'' terá casas menores, cordas mais moles e mais graves, portanto tem que pensar bem no projeto em geral para não ficar um projeto mal-feito e acabar embolando o som.

3 - Para corpo: cedro rosa, freijó, marupá, vinhático, mogno, cerejeira, ash, alder, etc. Para escala: imbuia, roxinho, ipê, muiracatiara, braúna, canela, louro preto, jacarandá, marfim, cetim, pequiá, etc.
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por emachado em Dom Abr 07, 2013 6:46 pm

Wagner, tenta encontrar pau-marfim para o braço, já que esta é uma madeira consagrada para este fim.
Se não tiver por aí em sua região, tem vários sites que vendem e entregam pelo correio.
Por exemplo:

http://luthieriabrasil.com.br/categoria-produto/madeiras-para-guitarra/blocos-para-braco/marfim-braco/

http://luthierexpress.blogspot.com.br/

Eu não arriscaria um braço com cedro rosa para contrabaixo, a não ser que tivesse vários filetes (sanduíche) de madeiras mais resistentes como o roxinho, ipê, muiracatiara...
emachado
emachado
Membro

Mensagem por wagner soares em Dom Abr 07, 2013 6:54 pm

Pessoal valeu pela dica será que dá para usar filetes de angelin pedra pois to querendo usar o que tenho aqui se não vou procurar marfim.

wagner soares
Membro

Mensagem por emachado em Dom Abr 07, 2013 7:02 pm

Wagner.

O angelim tem grã reversa. Veja que os veios desta madeira são bastante entrelaçados e irregulares.
Principalmente em braços, é importante o que os mais experientes chamam de grã direita, quando os veios da madeira são mais alinhados e paralelos.

Me parece, não tenho certeza, que o angelim possui muita sílica, o que também pode ser um fator prejudicial à sonoridade.
emachado
emachado
Membro

Mensagem por Raissa em Dom Abr 07, 2013 8:49 pm

^ Exato! Angelim-pedra pode usar para corpos, de preferência escavados, porque pesa para cara...mba.

Procure o Miguel Cardone (MusicTools) ou o Ariel Frainer (Luthieria Brasil). Ambos tem madeira de primeira qualidade.

Além do mais a construção "sanduíche" vai te dar um belo trabalho (corte/colagem).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagem por emachado em Dom Abr 07, 2013 9:16 pm

Wagner, para o corpo o cedro é uma ótima opção.
emachado
emachado
Membro

Mensagem por wagner soares em Dom Abr 07, 2013 10:20 pm

Pessoal para o corpo vou usar o cedro,e para não sair do orçamento estou pençando em usar peroba no braço e escaça em ipe

wagner soares
Membro

Mensagem por wagner soares em Dom Abr 07, 2013 10:25 pm

Outra coisa para o corpo tem medidas padrão que o shape vou desenhar será singlecut

wagner soares
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: