Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

+10
HenriqueBass
bass-will
gpraxedes
Rafael FindanS
allexcosta
Rick Charles
Tilin
ct.colela
CG
rodrigosattva
14 participantes

Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por rodrigosattva 2013-04-04, 22:19

Ola! Bom, tenho uma banda de rock alternativo mesclado com rock progressivo, e irei gravar 4 de nossas musicas em breve. Tenho um SX Jazz Bass e gosto bastante desse baixo, exceto dos captadores. Pesquisei muito sobre captadores Jazz Bass, como Di Marzio, Seymour Duncan, Fender, EMG, Bartolini, e muitos outros. Infelizmente nao terei s oportunidade de testa-los, o maximo que posso fazer eh ouvi-los no youtube. Me recomendaram o Fender Custom 60, mas as caracteristicas dele estao longe de serem as que eu busco. Bom, trata-se de um som pesado (mas nao tem a velocidade de um metal, o beat mais rapido eh 175bpm) e ao mesmo tempo psicodelico (com bastante chorus, phaser, delay)... Enfim, viso O captador Jazz Bass com maior presenca, definicao, agressividade, nitidez junto a outros instrumentos, punch e peso. A afinacao mais baixa que utilizamos eh drop D, e os outros sons sao afinacao standard em E. Descarto a possibilidade de comprar outro baixo no momento. Uso cordas .045/.065/.085/.110 de cobalto da Ernie Ball. O custo nao sera um problema, pois um grande amigo meu eh piloto de aviao e vai para Miami toda semana, logo ele vai trazer para mim. Nao sei se existem captadores feitos a mao com qualidade analoga aos pedais de boutique (que sao muito menos populares que Boss por exemplo; ou seja, receio que esses captafores mais populares nao sejam as melhores opcoes). O SX eh um baixo passivo, nao sei tambem se por causa disso, os captadores ativos nao poderao ser opcoes. Muito obrigado pessoal, mesmo. Ja deixo claro que nao me identifiquei com o timbre dos Fender Custom 60 para AS MINHAS MUSICAS (gostei, mas nao tem nada a ver com o tipo de som que toco). Obrigado!!!

rodrigosattva
Membro

Mensagens : 41
Localização : Itupeva

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por rodrigosattva 2013-04-04, 22:24

Caso nao tenha ficado claro qual caracteristica de timbre eu viso: escutem o riff dos 03:52 dessa musica: https://www.youtube.com/watch?v=UokTE-njLRA ... Tudo bem, um baixo Wal com Mesa Boogie, com um Jazz Bass jamais chegarei nesse som, mas gostaria do captador Jazz Bass que mais se aproxime desse som dentre todos os captadores JB existentes... Abraços!

rodrigosattva
Membro

Mensagens : 41
Localização : Itupeva

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por CG 2013-04-04, 22:29

Rodrigo, só tem um fator que você deve levar em consideração, o seu gosto pessoal.

Vão te recomendar 15 captadores diferentes nesse tópico e você vai ficar mais confuso ainda.

Os captadores do SX não são ruins, eles tem a característica de um baixo jazz bass. Suas cordas tem quanto tempo no baixo? As cordas afetam muito mais o seu timbre que os captadores.

Não se esqueça do mais importante o som é você que faz não o intrumento, recomendo que essa grana que você vai gastar seja investida em estudo.

rodrigosattva escreveu:Tudo bem, um baixo Wal com Mesa Boogie, com um Jazz Bass jamais chegarei nesse som

O Wal se não me engano é um baixo com soap bars e circuito ativo, é um som totalmente diferente de jazz bass, colocar pneus de um SUV em uma Ferrari não vai fazer ela andar na lama.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por ct.colela 2013-04-04, 23:23

Para um jazz bass ,meu gosto pessoal é custom 60
para o estilo de som que voce faz emg ativo seria a melhor opção
o jazz bass não é indicado para o som que vc faz
o que voce procura é um som de dois humburgers kkkkk
se voce tiver coragem de furar seu baixo
eu te indicaris um par de emg humburgers instalados na posição do facto
que voce pode ver nesse topico
https://www.contrabaixobr.com/t19075-posicionamento-de-captadores?highlight=posicionamento
no final do topico tem um video de um ususario do forum que instalou os caps na posição do factor,veja se o timbre te agrada

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por rodrigosattva 2013-04-04, 23:32

Sei que o que importa para um bom timbre realmente sao os ouvidos e estudos, mas sinto que nao estou explorando meu potencial com o equip. atual... Realmente, nao pretendo chegar no timbre de um Wal (gostaria muito), mas o mais proximo possivel. Um som quente. As cordas estao novinhas, nao tenho o que reclamar. Apenas gostaria de mais presença, de mais definiçao, de mais punch (ta faltando), de menos "tec" (as bobinas estao enferrujadas)... Enfim, ja gastei muito dinheiro com estudo e considero que foi bem gasto. Mas hoje uso a teoria mais com meus ouvidos do que com um cerebro programado.. Enfim, desvirtuou.. Gostaria de ver as opinioes e vou ouvir o som dos caps no Youtube mesmo, para ter uma leve noçao (melhor que arriscar). Quanto a timbres com caracteristicas de um Jazz Bass mais proximos do que viso sao os de Tim Commerford do Rage Against the Machine e Audioslave (se bem que eh um Jazz Bass com braço de Precision Bass)... Nao quero imitar ninguem, mas esses 2 baixistas tem um timbre bem proximo do que viso aplicar em nossas musicas proprias.

rodrigosattva
Membro

Mensagens : 41
Localização : Itupeva

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por CG 2013-04-04, 23:37

No meu Sx consigo o timbre do Tim Commerford sem problemas.

Qual ampli você usa? Quanto tempo tem seu encordoamento?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por ct.colela 2013-04-04, 23:38

Cara o timbre do tim comevolkswagen vem de muita parafernalha e não só do baixo
o braço de precision não tem nada a ver com timbre dele

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por rodrigosattva 2013-04-05, 11:19

Eu realmente to com um ampli fraco... Minhas cordas nao tem nem uma semana de uso... Nao estou reclamando, nao sei se vcs entenderam... Apenas quero melhorar, acho que isso natural. Eu pretendo pegar um Hartke VX2510 em 3 meses com o dinheiro q vou vender de um apto. que ganhei em Sao Bernardo e nao tenho como usar... Pretendo pegar o seu pre-amp, Colela e tambem furar meu baixo. Mas por enquanto eu quero apenas os pickups, pois nao tenho dinheiro AINDA para investir em amp, furar o baixo e ate mesmo no pre... Os pickups eu posso pegar por 200 reais da gringa. Enfim, sei que sao muuuitas coisas pra chegar no timbre que eu quero... O problema do meu ampli eh que ele nao equaliza, eh impressionante. Mas uma coisa de cada vez, caras... Por enquanto dao os caps para eu gravar no mes que vem (vai ser grana pra gravaçao, cordas e caps)... Pq vou gravar 4 musicas para divulgar na internet. Temos 14 musicas prontas e o objetivo eh gravar no fim do ano o nosso primeiro album (com o pre do Colela, com o baixo mexido, ampli novo, cabos, pedaizinhos, etc etc. Mas felizmente vou poder gravar com um Ampeg 4x10 + Ampeg SVT III Pro mes que vem, pois um amigo meu me emprestara. Adorei o timbre, Colela. Ouvirei os EMGs ativos pra ver se me agradam... Obrigado a vcs 2!

rodrigosattva
Membro

Mensagens : 41
Localização : Itupeva

Vetlata gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por Tilin 2013-04-26, 14:19

O meu baixo é um eagle jazz bass e bombei ele com um captador fender japonês anos 70, e ta com um sonzaço com roncado de fender mesmo e ainda uso um pre art tube mp q dá um gás. Depois vou colocar um cabrera vintage no braço.

Tilin
Membro

Mensagens : 2
Localização : poções

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por Rick Charles 2013-04-26, 14:40

Tilin escreveu:O meu baixo é um eagle jazz bass e bombei ele com um captador fender japonês anos 70,...

Fender Japones anos 70?

É uma reedição?
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por allexcosta 2013-04-26, 15:00

Compra
Instala
Ouve
Fica ou vende

São esses os passos, não existe melhor.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por CG 2013-04-26, 15:48

captador fender japonês dos anos 70? scratch

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por Rafael FindanS 2013-04-26, 16:18

Caps Aguiar, alguém já testou? Moderno ou vintage?

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por rodrigosattva 2013-04-27, 10:16

Aero Style 1 J Bass / Nordstrand NJ4SE / Joe Barden J-Bass / Lindy Fralin / Seymour Duncan Quarter Pound SJB-3. Alguem sabe me dizer as caracteristicas e algo mais sobre estes captadores?

rodrigosattva
Membro

Mensagens : 41
Localização : Itupeva

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por allexcosta 2013-04-27, 12:49

Aero - Bom som, pode ser microfônico.
Nord - Muito comportado
Barden - Não conheço
Fralin - Qual Fralin?
1/4 Pound - Saída bem alta e timbre ardido

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por gpraxedes 2013-04-27, 20:13

Rafael FindanS escreveu:Caps Aguiar, alguém já testou? Moderno ou vintage?

Aguilar? Vintage muito bom! Lembra bastante o som dos bons Fenders, falo do aguilar J60 que tive e vendi há um tempinho aqui no fórum (comprei para fazer um JB 4 cordas, depois decidi mandar fazer de 5 cordas, por isso o vendi).

Recomendo!

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Duvida entre captadores Bartolini

Mensagem por bass-will 2013-06-21, 00:55

Boa noite

Tenho um Fender Jazz Bass 1964 que comprei dos USA veio todo arrebentado tarraxas e ponte oxidadas , e os captadores vieram bichados . o alex ate me indicou mandar pro pessoal da Fraulyn que eles refazem. como eu não quero ter um tipo de trabalho estou querendo trocar os pickups dele . querando um som mais roncado

Gostaria de colocar bartolini , porem não sei qual a serie ideal para conseguir esse roncado
segue abaixo o timbre que estou querendo chegar.

1-
2-
3-
4-

Porem tenho um baixo com bartolini X5 narrow , E dizem que os bartolini sem preamp fica sem ganho , como eu nunca peguei em baixo com bartolini sem ser ativo eu não sei se a informação procede .o meu mesmo tem aguilar obp-3 em 18 volts , sonzaço ( na minha opinião )

Gostaria de uma dica de vocês , oque acham , dica de captadores , bartolini sem pré fica mesmo ruim ?

Vale a pena colocar os pickups bartolini e pré somente de booster , pensei ate um do Colela .

Ou acham que iria descaracterizar demais o baixo colocando ativo ?

Preciso da ajuda de vocês.

Consigo esses bartolini a pronta entrega , só falta mesmo eu me decidir

Bartolini 9J1
Bartolini 9SU
Bartolini 9CBJS3
Bartolini 9CBJD1

Desculpem ressuscitar um tópico antigo e que eu não queria criar outro para ter quase que uma informação parecida.

abraço a todos.
bass-will
bass-will
Membro

Mensagens : 57
Localização : Minas Gerais / Belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por gpraxedes 2013-06-21, 07:46

^ Opa amigo. Você sabe que todos esses são splitcoil, certo?

Ouvi falar muito bem da configuração deep tone na ponte e bright no braço, mas de cabeça não sei quais referências (mas isso se consegue fácil no google).

Chegando em casa eu tento assistir aos videos e agente troca umas idéias.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por allexcosta 2013-06-21, 09:21

bass-will escreveu:Gostaria de colocar bartolini , porem não sei qual a serie ideal para conseguir esse roncado
segue abaixo o timbre que estou querendo chegar.

Manda uma mensagem pra o Victor (terceiro vídeo) que ele te responde.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Contato

Mensagem por bass-will 2013-06-21, 14:08

.
allexcosta escreveu:
bass-will escreveu:Gostaria de colocar bartolini , porem não sei qual a serie ideal para conseguir esse roncado
segue abaixo o timbre que estou querendo chegar.

Manda uma mensagem pra o Victor (terceiro vídeo) que ele te responde.
.
Boa Tarde

Alex por acaso não teria o contato do Victor não , pois gostaria ate mesmo de bater um papo melhor , poderia me passar o e-mail ou o perfil dele aqui
do fórum.

abraço e vlw.
bass-will
bass-will
Membro

Mensagens : 57
Localização : Minas Gerais / Belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por allexcosta 2013-06-21, 15:50


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por HenriqueBass 2013-10-21, 11:26

Alguém já usou o AJB-2A da Seymour Duncan??
HenriqueBass
HenriqueBass
Membro

Mensagens : 22
Localização : Nova Iguaçu - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por bassrpollo 2015-10-06, 21:39

CG escreveu:No meu Sx consigo o timbre do Tim Commerford sem problemas.

Qual ampli você usa? Quanto tempo tem seu encordoamento?


Velho, desculpa a falta de crença em ti mas sou obrigado a duvidar disso ..
por alguns fatores; primeiro q ele (Tim) é metido em modificar td o seu equipo, chegando ao ponto de nem deixar ning saber tanto dos pedais q ele usa e tals ..
mas não me leve a mal ..
bassrpollo
bassrpollo
Membro

Mensagens : 122
Localização : Altinópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por joabi 2015-10-06, 22:00


^Estranho, não me parece tão modificado, na maioria das músicas que ouço dele. Som típico de JB em algumas e de Musicman em outras.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por CG 2015-10-06, 22:20

Não vi nada de sobrenatural no timbre do cara, tirei like a stone sem problemas com um timbre bem parecido no meu SX. Infelizmente no único vídeo que eu tenho no youtube eu estava com o precision.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por Breno_Barnabe 2015-10-07, 19:45

É difícil julgar uma gravação dessas, pois não sabemos qual o tratamento recebeu no estúdio pós gravação. Mas acredito que não esteja muito longe de um Jazz Bass.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por bassrpollo 2015-10-08, 21:16

quando me referi ao timbre dele, confesso q pensei mais no RATM não tanto no Audioslave ..
mas se vcs prestarem atenção da p notar mto phaser, drive bem saturado .. entre outros
bassrpollo
bassrpollo
Membro

Mensagens : 122
Localização : Altinópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por bassrpollo 2015-10-08, 21:32

https://www.youtube.com/watch?v=kfbwbwXNenw


ilustrando meu ponto de vista
bassrpollo
bassrpollo
Membro

Mensagens : 122
Localização : Altinópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por CG 2015-10-08, 21:53

Não é jazz bass, é MM. Não dá pra tirar no SX. rsrsrsrsrrssrsrsr
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por GuilhermePastorius 2015-10-09, 13:26

O mais próximo que consigo chegar de um MM no meu SX é usando os dois captadores ou só o da ponte e tocando perto do cap da ponte, mas não em cima dele, numa posição onde o dedão não tem apoio quando for tocar a mizona. Mas vai ver é só impressão minha hehe, realmente não vale todo esse esforço, é só algo que gosto de experimentar
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por bassrpollo 2015-10-09, 18:24

CG escreveu:Não é jazz bass, é MM. Não dá pra tirar no SX. rsrsrsrsrrssrsrsr


hahaha meio difícil msm kkk
bassrpollo
bassrpollo
Membro

Mensagens : 122
Localização : Altinópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao? Empty Re: Captadores Jazz Bass: Melhor Opcao?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos