Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferenca de som em baixos identicos?

+5
Normando Neto
Renan Catito
brucce
allexcosta
rodrigo.reculiano
9 participantes

Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por rodrigo.reculiano Ter Abr 16, 2013 3:23 pm

Pessoal, desculpem minha ignorancia, mas tenho que fazer essa pergunta para pessoas isentas (que nao sejam vendedores).
Como pode dois baixos identicos, mesma marca e serie (estou procurando para comprar um SX SJB 75) com sons tao diferentes? Fui testar esse SX na cor de madeira e depois um pintado de sunburst e o Baixo cor de madeira tinha um som mais aberto, mais limpo, bem melhor que o pintado, que tinha um som muito abafado, mesmo com os dois na mesma equalizacao e mesma caixa.
O mesmo aconteceu com o Cort GB 75, um na cor de madeira com o braco claro e outro na cor branca com o braco de madeira escura. Os dois com a mesma qualizacao o baixo da cor de madeira tinha um som bem mais aberto que o outro.
Alguem sabe explicar?

rodrigo.reculiano
Membro

Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por allexcosta Ter Abr 16, 2013 3:28 pm

A primeira coisa é corda. Segunda, diferenças de regulagem.

Depois, todas as outras variáveis.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por brucce Ter Abr 16, 2013 3:30 pm

Basicamente cordas, faz uma diferença absurda

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por rodrigo.reculiano Ter Abr 16, 2013 3:45 pm

Baixos de mesma marca e serie podem vir com cordas diferentes?
O vendedor disse que o pedaco da madeira cortada poderia ser melhor que do outro. Pode ser?

rodrigo.reculiano
Membro

Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por brucce Ter Abr 16, 2013 3:49 pm

cara, imagina a cena: São fabricados dezenas de instrumentos por mês e eles vão sendo estocados. Todos eles são transportados para lugares diferentes, vão de navios para lugares diferentes, andam dias de caminhão, galpão, caminhão , galpão e etc até chegar na loja.

São muitos fatores e outra, tem instrumentos que são mais tocados que outros, consequentemente "gastam" mais as cordas.

E outra, quem garante que aquele baixo chegou ali na hora? Eu só acredito se o vendedor tirar da caixa lacrada na minha frente, senão, pode ser até instrumento comprado usado ou devolvido.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por Renan Catito Ter Abr 16, 2013 4:00 pm

rodrigo.reculiano escreveu:Baixos de mesma marca e serie podem vir com cordas diferentes?

Acho que a questão é mais o tempo que a corda está no baixo e se houve algum uso para testes
Renan Catito
Renan Catito
Membro

Mensagens : 443
Localização : Rio do Sul/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por Normando Neto Ter Abr 16, 2013 9:52 pm

Não fiz o teste com baixos, mas fui ajudar o guitarrista de uma das bandas que toco a comprar um violão folk elétrico. Levei minha caixa pequena (porque conheço o som dela e tenho referência pra avaliar), e cabo. Testamos violões de duas marcas, Tagima e Austin. Os violões de cada marca eram do mesmo modelo. Houve variações para modelos idênticos nas duas marcas, sendo que no Austin as variações eram muito grandes. No final escolhemos um Austin que tinha um bom equilíbrio entre volume de som e clareza (alguns tinham ganho excessivo, gerando distorção). Eu atribuí as variações a falta de controle de qualidade nos prés, ou falta de padronização em geral...

Ah, sim: testamos uns sete Austin e uns cinco Tagimas... Não encontramos dois que soassem iguais...


Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por andrevx Ter Abr 16, 2013 10:02 pm

rodrigo.reculiano escreveu:Baixos de mesma marca e serie podem vir com cordas diferentes?
O vendedor disse que o pedaco da madeira cortada poderia ser melhor que do outro. Pode ser?

Além das questões já levantadas (cordas, regulagem, etc.) a umidade da madeira e diferentes lotes das partes elétricas (mais comuns em instrumentos mais baratos) também ajudariam a explicar as diferenças

andrevx
Membro

Mensagens : 156
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por CG Ter Abr 16, 2013 11:24 pm

Só para ilustrar, tenho uma gravação que fiz ha umas 3 semanas atrás que está com cordas warwick com dois meses de uso, o som do meu baixo está estranho, sem definição e com poucos médios, troquei as cordas por Rotosounds e parece outro baixo em termos de som, com os médios agudos presentes novamente e o som bem definido.

Cordas fazem toda a diferença.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por malka_aff Qua Abr 17, 2013 8:34 pm

dúvido que a madeira faça a diferença, acredito em cordas, regulagem e a crriatura que toca o baixo.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Abr 18, 2013 10:37 am

Regulagem faz uma diferença gigante mesmo.
Nas poucas vezes que comprei instrumentos novos em loja sempre fiz questão de levar o que testei mesmo o vendedor me falando que ia pega um novo na embalagem.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por andrevx Dom Abr 21, 2013 8:45 am

malka_aff escreveu:dúvido que a madeira faça a diferença, acredito em cordas, regulagem e a crriatura que toca o baixo.

Influencia sim. Madeira mais "verde", ou seja menos envelhecida, tem mais água que altera o som do instrumento, mesmo usando a mesma madeira. Claro que a questão do envelhecimento beira a frescura.

O que acontece mais comumente e que afetaria o som (lembre-se do que falei antes: regulagem, cordas, e os pontos levantados antes são bem mais influentes) é que diferentes madeiras podem ter o mesmo nome, como o maple, por exemplo - existem 54 espécies de arvores que são chamadas de maple (sendo algumas são boas para instrumentos musicais, outras para fazer xarope de bordo, e outras servem para virar lenha).

Isso explicaria por que instrumentos regulados iguais e com o mesmo encordoamento, poderiam ter mesmo assim sons diferentes.

E antes que me acusem de ser um chato de galocha, só sei essa história da madeira, por que tenho um irmão que é carpinteiro (infelizmente ele nunca quis ser luthier) que entende de madeiras.

andrevx
Membro

Mensagens : 156
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por malka_aff Ter Abr 23, 2013 3:53 pm

Eu continuo achando que a madeira não influência no timbre de instrumentos maciços e elétricos.

Há, aqui mesmo no fórum, um tópico que trata disso. Pra mim, a madeira não influência no timbre do baixo elétrico. Nem uma pitadinha, não o suficiente pra se perceber isso com o ouvido do ser humano

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por andrevx Ter Abr 23, 2013 11:14 pm

malka_aff escreveu:Eu continuo achando que a madeira não influência no timbre de instrumentos maciços e elétricos.

Há, aqui mesmo no fórum, um tópico que trata disso. Pra mim, a madeira não influência no timbre do baixo elétrico. Nem uma pitadinha, não o suficiente pra se perceber isso com o ouvido do ser humano

Viva a diversidade de opiniões!!!! Essa e a blz da democracia.

andrevx
Membro

Mensagens : 156
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Diferenca de som em baixos identicos? Empty Re: Diferenca de som em baixos identicos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos