Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tratamento de TOP em spalted ou burl

5 participantes

Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por Dloc Sex maio 10, 2013 5:53 pm

Amigos,

Alguns TOPS que eu tenho namorado, em spalted maple ou burkeye burl, contém pequenas imperfeições, mas as que me chamaram atenção são os furos.

Geralmetne o furo é em um "olho/nó", ou por causa da madeira levemente rachada.

Os vendedores alegam que os luthieres são capazes de reparar. Isso procede? Existe algum material/rezina capaz de fechar esses espaços e viabilizar os tops?

em tempo, eu falo de tops com espessura pronta para uso (8~10mm), aplainados nas duas faces.


Grato,
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por Rick Charles Sex maio 10, 2013 8:32 pm

Não sei te informar se existe um produto, mas caso os furos sejam rasos, dá pra lixar e deixar a superfície plana.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por allexcosta Sex maio 10, 2013 8:41 pm

Sim, é a coisa mais normal do mundo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por Dloc Sex maio 10, 2013 11:28 pm

Talvez eu não tenha me expressado bem.

Estou me referindo a furos tão profundos, que atravessam completamente a madeira, como por exemplo, vemos nessa foto:

Tratamento de TOP em spalted ou burl Burlhq

Eu deixei de comprar alguns tops em situações parecidas por causa dos furos.

Enfim, furos tão grandes assim, é possível fecha-los com algum artifício de luthieria? Se sim, qual? Encher com resina? Verniz? Aluma massa específica?

Obrigado!!
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por Laysson Sáb maio 11, 2013 1:21 am

Pelo que andei lendo, procede sim, Dloc. Normalmente os desenhos se formam por fungos que corroem e comprometem o formato natural da madeira. Pelo que vi, costumam preencher os furos com alguma resina. Em alguns baixos, não sei se todos, também vi que usam uma pequena peça de madeira imediatamente abaixo da ponte com maior resistência mecânica devido à fragilidade desses tops.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por allexcosta Sáb maio 11, 2013 6:51 am

Dloc escreveu:Enfim, furos tão grandes assim, é possível fecha-los com algum artifício de luthieria? Se sim, qual? Encher com resina? Verniz? Aluma massa específica?

Possível e corriqueiro.

O material mais comum é resina epoxi misturada com o pó de serra do próprio top, de alguma madeira da tonalidade desejada ou algum tipo de stain.

QUALQUER luthier que mexe com top conhece esse procedimento de trás pra frente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Sáb maio 11, 2013 10:52 am

allexcosta escreveu:
Dloc escreveu:Enfim, furos tão grandes assim, é possível fecha-los com algum artifício de luthieria? Se sim, qual? Encher com resina? Verniz? Aluma massa específica?

Possível e corriqueiro.

O material mais comum é resina epoxi misturada com o pó de serra do próprio top, de alguma madeira da tonalidade desejada ou algum tipo de stain.

QUALQUER luthier que mexe com top conhece esse procedimento de trás pra frente.

É como o Allex ja descreveu...não tem muito "misterio" ou "tecnica secreta"que só o fulano sabe....é bem simples, pega-se a resina+pó resultante do proprio lixamento da madeira, ou outra da mesma tonalidade, faz-se "aquele mingau grosso"(tipo farinha láctea com pouco leite..rsrsrs) aplica-se no furo ou local desejado, espera-se secar, lixa-se...eeeeeee tchan,tchan,tchan!!!!! tá pronto. Claro isso é o mais simples que sei, alguns misturam stain pra dar a tonalidade desejada etc...cada luthier sabe um ou outro meio de resolver isso...no mais pergunte pra quem vai fazer o instrumento se ele conhece tal procedimento...e seja feliz!!! lol!

____________________________
https://i.servimg.com/u/f52/19/98/00/97/logosa10.jpg[/img]Santos Luthieria - A história do seu timnbre!
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por Dloc Sáb maio 11, 2013 10:52 am

Obrigado pessoal.

Eu não tive a oportunidade de conversar com um Luthier a respeito. Mas se o procedimento é normal em luthieria, não há o que temer.

Ideia
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por allexcosta Sáb maio 11, 2013 10:54 am

De tudo que será feito no seu baixo, esse procedimento é dos mais simples.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por Dloc Sáb maio 11, 2013 11:01 am

Show de bola Allex! Agora vou tentar achar um top nesse estilo, que caiba um contrabaixo, headstock e capinhas dos caps.

Valeu!!!
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento de TOP em spalted ou burl Empty Re: Tratamento de TOP em spalted ou burl

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos