Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Orientação - Estilo Musical

+3
rafael.buzzi.andrade
CG
carlosdantasf
7 participantes

Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Orientação - Estilo Musical

Mensagem por carlosdantasf Ter Jun 04, 2013 9:22 pm

Ola pessoal. Sou baixista novato, E antes de partir para qualquer instrumento eu tenho em mente algumas duvidas que espero que possam ser esclarecidas:


Inicialmente Pretendo adotar um estilo mais classico, começando com MPB, POP, Samba, e posteriormente migrando para um mundo mais eclético, chegando ao Rock e Grunge.

A pergunta é: Com quantas cordas devo começar?
Qual as especifiações que eu posso levar em conta?
Existe um Baixo para cada "estilo", ou isso é mito?


Sei que seria muito mais facil se seu escolhesse focar inicialmente em um só SOM. Mais pretendo aprender um pouco de tudo. Pois Gosto de vários tipos de musica.


Abraços!
carlosdantasf
carlosdantasf
Membro

Mensagens : 5
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por CG Ter Jun 04, 2013 10:15 pm

Vão rodar, escrever inúmeros posts aqui, surgirão várias opiniões, mas o resumo da ópera é o seguinte:
carlosdantasf escreveu:
A pergunta é: Com quantas cordas devo começar?
Indiferente, comece com a quantidade de cordas que você se sinta confortável tocando, aí na sua região o pessoal prefere 5 ou 6 cordas, aqui na minha é mais comum 4 cordas

carlosdantasf escreveu:
Qual as especifiações que eu posso levar em conta?
Não entendi, é o baixo? se for o baixo recomendo que você vá a loja com a grana que tiver, teste tudo que puder dentro desse valor e fique com o que mais gostar.

carlosdantasf escreveu:
Existe um Baixo para cada "estilo", ou isso é mito?
Isso é lenda, e lenda das bravas, quem toca o baixo é você, um baixo não se recusará a tocar um estilo. Todo baixo tira todo tipo de som.


No mais procure um bom professor para que ele te oriente corretamente no seus passos musicais.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Jun 05, 2013 12:12 am

Eu diria pra, antes de comprar um baixo, fazer uma aulas e (de preferecia) levar o professor junto quando for escolher.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por Zubrycky Qua Jun 05, 2013 2:10 am


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por fheliojr Qua Jun 05, 2013 1:25 pm

carlosdantasf escreveu:...Sei que seria muito mais facil se seu escolhesse focar inicialmente em um só SOM. Mais pretendo aprender um pouco de tudo. Pois Gosto de vários tipos de musica...

estude td, mesmo. com o tempo, vc se direcionara, inconscientemente, p/ alguns caminhos.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jun 05, 2013 4:18 pm

Se puder também adquira o livro "Contrabaixo Para Leigos". É um ótimo livro para quem já toca ou quer iniciar no mundo dos graves.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por Ixra Qui Jun 06, 2013 7:55 am

carlosdantasf escreveu: ... um estilo mais classico, começando com MPB, POP, Samba, e posteriormente migrando para um mundo mais eclético, chegando ao Rock e Grunge.

scratch

Carlos, vc está sendo eclético desde o início - o que acho ótimo, aliás.
Clássico é um rótulo dado a qualquer coisa que 'o tempo' tenha consagrado, canonizado, dentro da respectiva área do conhecimento.
Em música, "Clássico" é ainda uma 'vertente' (escola, se quiser chamar assim) da música erudita.
Não sei se tem sentido dizer que MPB, POP e Samba faz um estilo clássico...

Mas você pretende começar sozinho? com uma (ou várias bandas)?
Pois acho que, invariavelmente, sua primeira banda vai adotar 1 (um) estilo, digamos, mais recorrente.

Sugiro você acompanhar a banda - pra desenvolver a parte prática, motora e de grupo - independente do estilo, desde que você goste.
Paralelo a isso, continue ouvindo e tocando em casa tudo o que gosta.

Sobre comprar um baixo, tem várias sugestões no fórum.
Como disse o CG, não tem baixo específico pra estilo nenhum, mas existem aqueles que a galera considera mais "versáteis".
Pra encurtar seu caminho, nos testes procure e veja se você gosta do Yamaha BB424, do Cort GB74 ou do SX SJB75 (valor destes: entre 800 e 1.700).
E da uma olhada no link postado pelo Zubrycky.

Boa sorte. E bem-vindo, Carlos.


Última edição por Ixra em Qui Jun 06, 2013 7:59 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : digitação.)

____________________________
Ixra - Banda Euphúria - Osasco/SP - > www.euphuria.com.br

Ixra
Membro

Mensagens : 464
Localização : São Paulo

https:// https://www.facebook.com/israelantonini

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por carlosdantasf Qui Jun 06, 2013 1:10 pm

Obrigado pessoal! Me desculpe pela falta de colocação no termo "classico"

A minha intenção era dizer que pretendo tocar um pouco de tudo, estudar os ritmos e futuramente seguir uma vertente que me agrade mais. Nao pretendo tocar em bandas. Inicialmente meu foco vai ser estudar as etapas do baixo, e quem sabe alguns ensaios de garagem com uns amigos.

Ixra escreveu: Pra encurtar seu caminho, nos testes procure e veja se você gosta do Yamaha BB424, do Cort GB74 ou do SX SJB75 (valor destes: entre 800 e 1.700).

Em relação ao baixo a escolher, Ja testei o SX SJB75 (Muito bem falado e solicitado para iniciantes) e apesar de ter um som limpo, percebi q o mesmo nao se encaixou comigo, achei ele bem pesado e nao se ajustou com a minha postura.


Por outro lado, vi um Yamaha RX170, em um preço acessivel para mim (R$ 700,00). Ele e mais leve e confortavel. Será que vale a pena? É tão bom quanto o SX SJB75?
carlosdantasf
carlosdantasf
Membro

Mensagens : 5
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Jun 06, 2013 2:37 pm

Teste todos os baixos que puder e compre aquele que te agradar e estiver dentro do seu orçamento Very Happy
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação - Estilo Musical Empty Re: Orientação - Estilo Musical

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos