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Alder Maple e Rosewood

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Mensagem por Manzini Sáb Jul 20, 2013 9:54 pm

Olá galera!

Antes de qualquer coisa gostaria de parabenizar todos os que contribuem com esse forum, que apesar de até hoje eu nunca ter postado nada (pois até hoje todas minhas perguntas já estavam respondidas em outros tópicos e as poucas que eu poderia responder já esavam muito bem respondidas), já li muito e aprendi demais com vocês. Então deixo antes de tudo meu muito obrigado aqui.

Agora gostaria da ajuda de vocês...

Conheço (por pesquisas muito mais teóricas do que práticas) as características do alder, do maple e do rosewood, mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que esperar em questão de características sonoras (graves, médios, agudos, sustain...etc) da combinação dessas madeiras da seguinte forma:

Alder no corpo  -  Maple no braço  -  Rosewood na escala

Algumas informações adicionais que podem ser relevantes:

- As madeiras tem entre 18 e 26 anos
- O baixo sera de 4 cordas
- A captação sera do tipo P/J
- Tarraxas e ponte gotoh

Um abraço a todos!

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Mensagem por Rick Charles Sáb Jul 20, 2013 10:14 pm

Assunto complicado e já foi bastante discutido aqui no fórum. 
Rosewood, tende a proporcionar um timbre mais grave, enquanto o maple um timbre mais médio (entretanto a diferença é mínima).
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Mensagem por allexcosta Sáb Jul 20, 2013 10:22 pm

Manzini escreveu:gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que esperar em questão de características sonoras (graves, médios, agudos, sustain...etc) da combinação dessas madeiras

É uma combinação clássica. Talvez a mais comum de todas. Há literalmente milhões ou bilhões de gravações já feitas com essa combinação de madeiras, inclusive algumas centenas de milhares no youtube.

Captação, tipo de corda, local dos captadores, tipo de junção de braço, material dos trastes, regulagem e coisas assim terão um impacto maior nesse baixo que as madeiras envolvidas na construção.

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Mensagem por Manzini Seg Jul 22, 2013 7:28 pm

Essa resposta realmente é difícil de se dar né...scratch ... eu li aqui no forum várias características de madeiras, mas acho que não existe um jeito de saber o quanto cada tipo de madeira de cada parte do instrumento, pode reforçar ou descaracterizar as propriedades sonoras de uma outra parte feita de uma madeira diferente.
Eu também estou aprendendo que isso é muito pessoal. Muitas pessoas dizem que ouvem diferença apenas na madeira de construção do corpo, outros só do braço e se não me engano (desculpe se me enganei na citação) o próprio Allexcosta disse em um tópico que percebe diferenças mais perceptíveis apenas na madeira da escala.

Mas de qualquer forma muito obrigado pela ajuda!:viva:

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Mensagem por CG Seg Jul 22, 2013 7:40 pm

Manzini escreveu:Essa resposta realmente é difícil de se dar né...scratch 

O Tio já te deu a resposta, O som depende de muitas outras coisas, por exemplo:

Alder no corpo, Maple no braço,Rosewood na escala, DP122 e DP123 = um tipo de som
Alder no corpo, Maple no braço,Rosewood na escala, SPB3 e SJB3 = outro tipo de som totalmente diferente do baixo de cima
Alder no corpo, Maple no braço,Rosewood na escala e EMG PJ set = outro tipo de som totalmente diferente dos dois baixos de cima

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Mensagem por allexcosta Seg Jul 22, 2013 8:36 pm

Aparentemente você está encomendando um baixo com um luthier, correto?

O que posso dizer sem medo é o seguinte: se o luthier for ruim, podem ser as melhores peças de madeira do mundo, o baixo será ruim. Se ele for bom, fará um baixo excelente com alguns pedaços de cerca e caixa de carregar frutas.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 22, 2013 9:10 pm

allexcosta escreveu:Aparentemente você está encomendando um baixo com um luthier, correto?

O que posso dizer sem medo é o seguinte: se o luthier for ruim, podem ser as melhores peças de madeira do mundo, o baixo será ruim. Se ele for bom, fará um baixo excelente com alguns pedaços de cerca e caixa de carregar frutas.
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Mensagem por allexcosta Seg Jul 22, 2013 9:24 pm

Hoje mais não, mas alder nos EUA já foi madeira de caixa de maçã e prateleira de oficina. Mais ou menos o que o poplar é hoje lá e que o pinus é no Brasil.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 22, 2013 10:51 pm

allexcosta escreveu:Hoje mais não, mas alder nos EUA já foi madeira de caixa de maçã e prateleira de oficina. Mais ou menos o que o poplar é hoje lá e que o pinus é no Brasil.
Aaahhh... Entendí....
Bem, aqui no Brasil, viga de umbral era feita de jacarandá, piso de quarto de peroba do campo e caibro de telhado de cedro.....
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Mensagem por SILVIAO Seg Jul 22, 2013 11:36 pm

Alder no corpo e maple no braço e escala , o que esperar dessa combinação com captador Fender 60?
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Mensagem por CG Seg Jul 22, 2013 11:47 pm

SILVIAO escreveu:Alder no corpo e maple no braço e escala , o que esperar dessa combinação com captador Fender 60?

Aproveitando a resposta do Tio, com uma pequena alteração:

É uma combinação clássica. Talvez a segunda mais comum de todas. Há literalmente milhões ou bilhões de gravações já feitas com essa combinação de madeiras, inclusive algumas centenas de milhares no youtube.

Captação, tipo de corda, local dos captadores, tipo de junção de braço, material dos trastes, regulagem e coisas assim terão um impacto maior nesse baixo que as madeiras envolvidas na construção.

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Mensagem por SILVIAO Ter Jul 23, 2013 12:13 am

Verdade;ingles enferrujado é terrivel;encontrei o que procurava;
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Mensagem por CG Ter Jul 23, 2013 12:17 am

Dois baixos, com as mesmas madeiras e mesmos captadores podem soar diferentes. A luthieria não é uma ciência exata. Dá para se ter noção do resultado final, mas não dá pra ter certeza absoluta não.

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Mensagem por SILVIAO Ter Jul 23, 2013 12:43 am

Qual os substitutos brasileiros ,para essa combinação?
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Mensagem por CG Ter Jul 23, 2013 12:47 am

SILVIAO escreveu:Qual os substitutos brasileiros ,para essa combinação?

Não existem "substitutos" existem madeiras nacionais que podem ser utilizadas na confecção do instrumento, o corpo do meu precision é em cedro por exemplo.

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Mensagem por allexcosta Ter Jul 23, 2013 8:00 am

CG escreveu:Aproveitando a resposta do Tio, com uma pequena alteração:

É uma combinação clássica. Talvez a segunda mais comum de todas.

Não creio...

SILVIAO escreveu:Qual os substitutos brasileiros ,para essa combinação?

Para corpo, se usa vinhático, cedro, caixeta, marupá e outras.
Para braço, se usa amapá, peroba, marfim e outras.
O Brasil tem os melhores rosewoods do mundo, portanto não se aplica.

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Mensagem por Dpaulo Ter Jul 23, 2013 10:04 am

allexcosta escreveu:Hoje mais não, mas alder nos EUA já foi madeira de caixa de maçã e prateleira de oficina. Mais ou menos o que o poplar é hoje lá e que o pinus é no Brasil.

A oficina do luthier Haroldinho daqui de Brasília é do lado de uma loja que importa peixes e frutos do mar.
Um carregamento de bacalhau que chegou uma vez nessa loja estava em caixas de maple..rss
E o pessoal da loja deu as caixas para ele, disseram que iam jogar no lixo...rss
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 23, 2013 10:50 am

SILVIAO escreveu:Qual os substitutos brasileiros ,para essa combinação?
Substituir pra que se nossas madeiras são superiores...
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Ter Jul 23, 2013 11:34 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
SILVIAO escreveu:Qual os substitutos brasileiros ,para essa combinação?
Substituir pra que se nossas madeiras são superiores.....

(2)E muito superiores....up 

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Mensagem por fheliojr Ter Jul 23, 2013 4:28 pm

CG escreveu:
SILVIAO escreveu:Qual os substitutos brasileiros ,para essa combinação?

Não existem "substitutos" existem madeiras nacionais que podem ser utilizadas na confecção do instrumento, o corpo do meu precision é em cedro por exemplo.


Mauricio Luiz Bertola escreveu:
SILVIAO escreveu:Qual os substitutos brasileiros ,para essa combinação?
Substituir pra que se nossas madeiras são superiores...

acho q ele quis saber quais eram as madeiras nacionais com timbres equivalentes aos das citadas no 1 post.
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Mensagem por SILVIAO Ter Jul 23, 2013 7:41 pm

Pessoal perdoem se não me expressei corretamente;O Tio já me respondeu a pergunta;Realmente estava curioso sobre madeiras nacionais com timbre e aparencia equivalente.
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Mensagem por CG Ter Jul 23, 2013 7:52 pm

allexcosta escreveu:
CG escreveu:Aproveitando a resposta do Tio, com uma pequena alteração:

É uma combinação clássica. Talvez a segunda mais comum de todas.

Não creio...


Foi figuração só para ilustrar sobre a configuração extremamente comum também, Tio. Ash, maple & maple deve ser a segunda mais comum

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Mensagem por allexcosta Ter Jul 23, 2013 8:09 pm

^ Mas ele disse Alder+maple+maple, não?

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Mensagem por CG Ter Jul 23, 2013 8:17 pm

allexcosta escreveu:^ Mas ele disse Alder+maple+maple, não?

Tio, não pense em binário... Ri Muito Foi uma forma de dizer que a pergunta do silvão foi sobre uma configuração muito utilizada tambem....

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Mensagem por galegonobaixo Qua Jul 24, 2013 1:57 am

Dpaulo escreveu:
allexcosta escreveu:Hoje mais não, mas alder nos EUA já foi madeira de caixa de maçã e prateleira de oficina. Mais ou menos o que o poplar é hoje lá e que o pinus é no Brasil.

A oficina do luthier Haroldinho daqui de Brasília é do lado de uma loja que importa peixes e frutos do mar.
Um carregamento de bacalhau que chegou uma vez nessa loja estava em caixas de maple..rss
E o pessoal da loja deu as caixas para ele, disseram que iam jogar no lixo...rss


Aposto que ele cobrou por essas madeiras não foi preço de Maple de caixa de bacalhau que ele ganhou de graça...
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Mensagem por edumoraes Qua Jul 24, 2013 3:20 am

Credo, já pensou num baixo com cheiro de bacalhau?puke 

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Mensagem por Dpaulo Qua Jul 24, 2013 7:43 am

Galego,
tirando os tops do baixo, em geral o custo da madeira é muito pouco no preço de venda de um instrumento de luthier, o que ele cobra mesmo é pela sua expertise.
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Mensagem por galegonobaixo Qua Jul 24, 2013 2:46 pm

^ok, mas não quer dizer que eles não metam a mão, ainda mais em uma madeira que ele ganhou de graça, ainda por cima aqui em bsb...
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Mensagem por Dpaulo Qua Jul 24, 2013 2:52 pm

Citei o nome específico de um luthier, conheço ele pessoalmente, nunca meteu a mim em nenhum serviço que fez para mim, pelo contrário, é um dos caras mais corretos que eu conheço.
Que ele "ganhou" em termos, ele pegou na lixeira.....
Acredito que para a maioria essa madeira iria passar batido numa lixeira, a questão é que ele soube reconhecer.
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Mensagem por allexcosta Qua Jul 24, 2013 3:04 pm

Dpaulo escreveu:Que ele "ganhou" em termos, ele pegou na lixeira...

Exato. O cara não tem que dar desconto algum só porque conseguiu a madeira com baixo custo.
A pessoa que ganha um carro na promoção de shopping vende pelo preço que quer. Mesma coisa...

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Mensagem por galegonobaixo Qua Jul 24, 2013 3:11 pm

Está aí a questão, os serviços prestados ,em sua luthieria, para minha pessoa e pessoas próximas não foi o posso chamar de ideal.

Não vejo problema em se achar uma madeira de boa qualidade no lixo e utilizá-la.Conhecimento é poder
Aposto que se se fazer um instrumento ele não diria, "é uma madeira excelente e cobro X por ela."
Diria que é uma madeira importada e mimimi... Não sei se ele especificamente com você que é amigo dele, mas eu ando escaldado de luthieres em geral

Já escutei vários elogios a ele.
Minha experiência pessoal diz outra coisa...
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Mensagem por CG Qua Jul 24, 2013 3:14 pm

edumoraes escreveu:Credo, já pensou num baixo com cheiro de bacalhau?puke 

Deixa quieto... Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito

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