Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

+43
arturbmallmann
HenriqueBessa
GuilhermePastorius
GusVCD
Bunezz
Guilherme Bragança
rafael.buzzi.andrade
joseluiz.avilajr
edumoraes
ark racing
emanuelneto
DenisLM
Boss2K
NeyBass
fgbass
henri carvalho
Cantão
RodrigoBR
Mauricio Luiz Bertola
Ronyldo D`Santos Luthier
CaQuinhO
emachado
J.Adalberto
CG
Andremoura
LucianoCoto
Fabio Linhares
ricardorony.boliveira
flauius
gpraxedes
Samu
Stormbringer
allexcosta
Ruds
MamedeARTE
bassfuria
Thales_Sr
malka_aff
fheliojr
Tarcísio Caetano
subgrave
JAZZigo
Helo bass
47 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Fabio Linhares Qua Set 18, 2013 5:19 pm

Jazz Basses com corpos de Ash e Alder soam diferentes aos meus ouvidos.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por emanuelneto Sáb Dez 06, 2014 5:30 pm

Saindo uma Pá de ouro kkkkkk

Eu posso ta ficando doido, mas em DOIS testes (capitadores Jazz Bass ativos EMG, corpo giannini antigo e um baixo jazz bass SX) eu sentir MUITA diferença no som ao trocar somente o corpo de um SX por um corpo antigo da giannini (acho que mogno, e deu trabalho pois a furação de encaixar o braço era diferente e tive que usar um calço para regular), o resto permaneceu o mesmo setup anterior do SX. No segundo teste ao usar captador EMG ativo nos dois corpos eu não conseguir identificar diferença alguma ... o corpo de giannini é mais pesado que o SX e bem mais velho (talvez anos 80)...

Tem mudança de timbre sim, claro que em algumas situações a gente não nota (como foi o caso do Capitador EMG que aparentemente suou igual)
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por ark racing Qui Dez 11, 2014 5:07 pm

Bom galera, não som engenheiro e nem físico, mas creio que há muita lenda em relação a madeira. O som é uma onda mecânica longitudinal. Isso significa que ela se propaga através de pequenas variações do meio material: microscópicas contrações e expansões do ar, da água, da terra ou de qualquer outra substância provocam este tipo de onda. O meio em que o som se propaga afeta a velocidade do som, bem como a temperatura e a pressão.
Quando se toca as cordas, o som se propaga no ar a 340 m/s em média, dependendo da temperatura ambiente, na madeira em média 1000 a 4900 m/s, mas o som não atravessa a madeira para chegar no captador, pois o som vai procurar a menor resistência , ou seja o ar. O Captador é um dispositivo que capta vibrações mecânicas geradas por um instrumento musical geralmente de cordas, como guitarras, baixos, ou violinos,e as converte em sinais elétricos, que podem ser, posteriormente, processados, amplificados, ou gravados.
Resumo: tudo é lançado e captado no ar, a madeira é as ferragens são só um suporte ( base ), para captadores e cordas. Acredito que a bitola das cordas sim, interfiram no timbre do instrumento, pois quanto mais grossa maior vai ser o atrito no ar, e vice versa. Bom isso foi o que pesquisei com base na física.
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por emachado Qui Dez 11, 2014 7:31 pm

A captação do "som" das cordas em instrumentos elétricos nada tem a ver com o ar. O captador é um transdutor que converte o movimento das cordas em impulsos elétricos. Ele faria esta captação inclusive no vácuo, pois o magnetismo não depende da presença do ar nem de nenhum outro meio material.
Agora quanto à madeira, a corda vibra como um conjunto com o resto do sistema (nut e material da ponte mudam significativamente o timbre). Como um sistema, seus elementos interferem nas frequências predominantes.
A fundamental vem acompanhada de várias outras frequências, inclusive sub e ultra sônicas, audíveis ou não.
Desta forma, o sistema e seus componentes privilegiam algumas frequências e outras não.
Corpo, braço e todo o sistema filtram elementos. Eles não acrescentam, não são componentes ativos.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por ark racing Qui Dez 11, 2014 10:48 pm

KKKKK, descordo totalmente de vc amigo, nosso sistema auditivo vibra em relação a que? . Vc tem que propagar o som em algum ambiente, para que ele possa ser captado (isso é física e não achismo tá provado). Um transdutor transmite som e receptor que é um captador, recebe o som. Exemplo: principio básico de um sonar, que emite o som numa frequência e velocidade x durante um tempo na água, e depois passa a captar o som que retorna (som que bate no relevo marinho, submarinos etc)  e retorna , e é captado através do receptor. Magnetismo é outra coisa,Norte e sul magnético, efeito Darsonval, nada tem a ver com som. Qual quer coisa que  vibre gerando atrito com o ar ou qualquer outra coisa vai gerar som . Quanto ao vácuo, duvido vc fazer som no vácuo, se vc fizer vc vai quebrar milhões de anos de  física e vai virar gênio e entrar para a história. Freqüência de instrumentos de corda é em média 440mhz , agora ultra som, infrassom não adianta vc gerar eles, eles são inperceptíveis aos nossos ouvidos.
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 11, 2014 10:49 pm

^ Só vira som quando sai do falante ou fone.

Antes disso é só sinal.

Foi isso que ele quis dizer.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por emachado Qui Dez 11, 2014 11:08 pm

Ark, transdutor é qualquer mecanismo que transforma uma forma de energia em outra.
Sua lógica estaria próxima, o que não quer dizer que esteja correta, em se tratando de instrumentos acústicos.
O ar não participa diretamente da interação entre corda (movimento) e captador (magnetismo e eletricidade). No máximo, ele provoca certo nível de atrito.
Você está confundindo captador eletromagnético com microfones. Estes sim dependem da propagação no ar para vibrar a cápsula e interpretar a onda sonora (mecânica e essencialmente "material) em impulsos elétricos.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por henri carvalho Sex Dez 12, 2014 9:34 am

Só uma pergunta:

Porque todo bom instrumento é feito com madeiras de primeira?

levando em conta que a unica coisa que conta é o captador, é besteira comprar um bom instrumento, basta comprar um bom captador.
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por edumoraes Sex Dez 12, 2014 9:42 am

henri carvalho escreveu:Só uma pergunta:

Porque todo bom instrumento é feito com madeiras de primeira?


levando em conta que a unica coisa que conta é o captador, é besteira comprar um bom instrumento, basta comprar um bom captador.

Só um exemplo, Fender não é feito com madeiras de primeira, se é que vc considera Fender um bom instrumento...

Coloque um bom captador num Tonante e seja feliz!!!! Um bom instrumento não é só som. O conforto, ergonomia, mecânica, ferragens, técnicas utilizadas na fabricação,etc... são fatores tão importante quanto um bom captador, o conjunto da obra faz um bom instrumento.
Experimente por um motor de Ferrari num fusquinha, na reta vai correr que é uma beleza, mas na primeira curva capota...


Última edição por edumoraes em Sáb Dez 13, 2014 12:50 pm, editado 1 vez(es)
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 12, 2014 9:44 am

henri carvalho escreveu:Porque todo bom instrumento é feito com madeiras de primeira?

Os MTD Americanos são feitos em poplar e custam 5000 dólares ou mais.
Os MusicMan são feitos em basswood ou outras madeiras que sequer possuem nome e são compradas em caminhão fechado simplesmente como "hardwood".
Os Fender são feitos em alder e ash, assim como os Sadowsky, Lakland USA, etc, etc, etc...

Todas as madeiras citadas acima são amplamente usadas para caixas de frutas, cercas, prateleiras, etc... e custam entre 1 e 4 dólares o board feet. Muito menos no caminhão fechado, é óbvio.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por emanuelneto Sex Dez 12, 2014 9:48 am

esse tópico está cheio de "teorias" baseadas em "achismos" .. Eu já vi de perto uma disputa de dois jazz bass (SX e Fender) com os MESMOS captadores Fender Noiseless e cordas giannini e me pergunto agora: Se não é a madeira, que diabos foi que o som do Fender suou mais encorpado que o SX se ambos estão com os mesmos captadores e cordas giannini??
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 12, 2014 9:58 am

emanuelneto escreveu:esse tópico está cheio de "teorias" baseadas em "achismos" .. Eu já vi de perto uma disputa de dois jazz bass (SX e Fender) com os MESMOS captadores Fender Noiseless e cordas giannini e me pergunto agora: Se não é a madeira, que diabos foi que o som do Fender suou mais encorpado que o SX se ambos estão com os mesmos captadores e cordas giannini??

Sem pensar muito, poderia encontrar inúmeros motivos.

- Efeito placebo.
- Regulagem diferente.
- Empolgação do músico ao tocar em um baixo mito.
- Fretwork.
- Braço mais seco que deforma menos.
- Tensor de melhor qualidade que confere mais robustez ao braço.
- Melhor encaixe do tróculo ou ausência de verniz/tinta no tróculo.
- Parafusagem mais sólida no tróculo.

Enfim...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por emanuelneto Sex Dez 12, 2014 10:05 am

allexcosta escreveu:
emanuelneto escreveu:esse tópico está cheio de "teorias" baseadas em "achismos" .. Eu já vi de perto uma disputa de dois jazz bass (SX e Fender) com os MESMOS captadores Fender Noiseless e cordas giannini e me pergunto agora: Se não é a madeira, que diabos foi que o som do Fender suou mais encorpado que o SX se ambos estão com os mesmos captadores e cordas giannini??

Sem pensar muito, poderia encontrar inúmeros motivos.

- Efeito placebo.
- Regulagem diferente.
- Empolgação do músico ao tocar em um baixo mito.
- Fretwork.
- Braço mais seco que deforma menos.
- Tensor de melhor qualidade que confere mais robustez ao braço.
- Melhor encaixe do tróculo ou ausência de verniz/tinta no tróculo.
- Parafusagem mais sólida no tróculo.

Enfim...

Com certeza influencia bastante, mas ainda sim a galera ainda não chegou a um ponto final no assunto para saber se a madeira influência ou não
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por henri carvalho Sex Dez 12, 2014 10:13 am

Quando eu falo "madeira de primeira" na verdade estou falando madeira propria para um determinado tipo de instrumento, afinal de contas cada madeira tem uma dencidade, vibra e ressoa diferente da outra

uma coisa que ninguem pode negar é o "susten" algumas madeiras sustentam o som melhor que outras.
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sex Dez 12, 2014 10:52 am

o conjunto de madeiras que são necessárias pra fazer um instrumento, muda seu timbre sim.

agora, qual parte do instrumento ou o quanto isso afeta? mais facil discutir quem vence batman ou superman.


joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 12, 2014 10:55 am

^ Essa discussão é infinda, e tem posições irreconciliáveis e até mesmo "ideológicamente" opostas.
Já me abstive dela....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sex Dez 12, 2014 11:06 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Essa discussão é infinda, e tem posições irreconciliáveis e até mesmo "ideológicamente" opostas.
Já me abstive dela....


sim!! o pior é que a gente nunca consegue fugir dela. e pior ainda, é que se tu não responder qualquer coisa é porque tu é burro, "p**** mas tu não é luthier? tu tem que saber, até eu sei"

aheuaheauehuaehuaheuaheuaheuahe

sabe de nada inocente.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por emanuelneto Sex Dez 12, 2014 11:08 am

E eu vou ficar com o meu "Efeito Placebo" e terminar o meu projeto PJ feito em mogno.
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sex Dez 12, 2014 11:10 am

emanuelneto escreveu:E eu vou ficar com o meu "Efeito Placebo" e terminar o meu projeto PJ feito em mogno.


aheuaheuaehae!!!

mas pode ter certeza que (se o luthier for bom e claro) será um ótimo baixo.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por CaQuinhO Sex Dez 12, 2014 12:20 pm

Construção, sim. Madeira, muito pouco.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por emachado Sex Dez 12, 2014 8:32 pm

Bertola tem razão. De fato, discutir se madeira influencia no timbre já não vale mais a pena.

Acredito que a madeira influencie, porém, menos que captadores, cordas, amplificadores, pegada do músico e tantos outros elementos.
Contudo, um instrumento é um sistema com componentes mecânicos e elétricos e desta forma, cada item tem sua parcela de contribuição para o timbre.

Até o material de diferentes ligas presentes nas cordas interfere no timbre.

Agora, acreditar que é o ar o transmissor da onda sonora até o captador eletromagnético é ingenuidade demais do colega Arc.
Isso é física básica de Ensino Médio.

Recomendo a pesquisa sobre as quatro forças do universo (até hoje só se conhece estas 4), conservação e transformação da energia e, sobretudo, a lei de indução eletromagnética de Faraday.

Cuidado com achismos... estudemos! Afinal, escola ainda serve para alguma coisa.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por gpraxedes Sex Dez 12, 2014 8:54 pm

joseluiz.avilajr escreveu:o conjunto de madeiras que são necessárias pra fazer um instrumento, muda seu timbre sim.

agora, qual parte do instrumento ou o quanto isso afeta? mais facil discutir quem vence batman ou superman.  



Essa é fácil: Batman
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por subgrave Sex Dez 12, 2014 9:21 pm

Fazia uns tempos que o fórum não rendia polêmicas.  Very Happy
Lá vamos nós:

ark racing escreveu:KKKKK, descordo totalmente de vc amigo, nosso sistema auditivo vibra em relação a que? . Vc tem que propagar o som em algum ambiente, para que ele possa ser captado (isso é física e não achismo tá provado). Um transdutor transmite som e receptor que é um captador, recebe o som. Exemplo: principio básico de um sonar, que emite o som numa frequência e velocidade x durante um tempo na água, e depois passa a captar o som que retorna (som que bate no relevo marinho, submarinos etc)  e retorna , e é captado através do receptor. Magnetismo é outra coisa,Norte e sul magnético, efeito Darsonval, nada tem a ver com som. Qual quer coisa que  vibre gerando atrito com o ar ou qualquer outra coisa vai gerar som . Quanto ao vácuo, duvido vc fazer som no vácuo, se vc fizer vc vai quebrar milhões de anos de  física e vai virar gênio e entrar para a história. Freqüência de instrumentos de corda é em média 440mhz , agora ultra som, infrassom não adianta vc gerar eles, eles são inperceptíveis aos nossos ouvidos.

Nosso sistema auditivo não funciona com um ímã.
O Emachado está absolutamente certo, me desculpe a sinceridade mas você está confundindo as coisas e muito equivocado.
Um captador funciona devido a perturbação do campo eletromagnético de seu ímã causada pelo movimento do metal das cordas, ele não capta som nenhum.


henri carvalho escreveu:Só uma pergunta:

Porque todo bom instrumento é feito com madeiras de primeira?

levando em conta que a unica coisa que conta é o captador, é besteira comprar um bom instrumento, basta comprar um bom captador.

Porque sobre as madeiras estão fixados os trastes, o nut, a ponte, e desta forma acabam por influenciar o padrão vibratório das cordas. Então é fato que influenciam o resultado final, o som. Só não se sabe o quanto.



Me admira como as pessoas em geral tem dificuldade em visualizar o quanto um bom madeiramento contribui para a qualidade de um instrumento.

Sem nem entrar na questão do timbre, a estabilidade da construção proporcionada por madeiras mais nobres é inquestionável sobre o resultado final, tem-se todo um conjunto mais sólido, que como eu já disse é responsável por dar suporte aos trastes, nut, ponte...

Veja-se por exemplo a própria estabilidade do braço que está sempre no meio de uma guerra entre a pressão do tensor contra a pressão das cordas, e mais a temperatura ambiente e a umidade, questões que não se pode desconsiderar vai influenciar no som e na tocabilidade de um instrumento, que vai ser sempre inferior num instrumento com madeiras de baixa qualidade nunca por causa da estabilidade do projeto como um todo.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 12, 2014 10:25 pm

gpraxedes escreveu:Essa é fácil: Batman

Tá louco, Tio?

Só se for aquele Batman lá de algumas edições de 1900 e bolinha, que tinha altos poderes nucleares e de anti-matéria. Mas o Batman normal...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por gpraxedes Sex Dez 12, 2014 10:33 pm

allexcosta escreveu:
gpraxedes escreveu:Essa é fácil: Batman

Tá louco, Tio?

Só se for aquele Batman lá de algumas edições de 1900 e bolinha, que tinha altos poderes nucleares e de anti-matéria. Mas o Batman normal...

Velho e astuto:
Batman Vs Superman - dublado: https://youtu.be/1F4_WEkQwqQ
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 12, 2014 10:37 pm

^ Forçado não, né?

Batman nem poder tem. Um carro fubengo e um cinto cheio de tranqueira não vai derrotar o homem-de-aço. Mas nesse universo aí tudo é possível e realmente há algumas versões de Batman muito boladas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por gpraxedes Sex Dez 12, 2014 10:51 pm

allexcosta escreveu:^ Forçado não, né?

Batman nem poder tem. Um carro fubengo e um cinto cheio de tranqueira não vai derrotar o homem-de-aço. Mas nesse universo aí tudo é possível e realmente há algumas versões de Batman muito boladas.


Um pouco, porém...

Superman tem uma fraqueza que pode muito bem ser explorada pelo batman. Outra coisa, superman é do tipo "bonzinho" do lado bom da coisa. O batman é traumatizado, rico e "darkside", não me admiraria em caso de um possível confronto ele usar a síntese da kriptonita (até acho que ele não demoraria a usar, hahaha). Mas é claro que tinha que rolar uma pancadaria para animar o públio Razz.

Porém, isso é assunto para o offtopic e não quero ser repreendido pelo administrador hide


lol!

Edit: Desculpe, mas você falou anti-matéria? sério isso? Curioso agora Ri Muito
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 12, 2014 11:25 pm

subgrave escreveu:Me admira como as pessoas em geral tem dificuldade em visualizar o quanto um bom madeiramento contribui para a qualidade de um instrumento.

Sem nem entrar na questão do timbre, a estabilidade da construção proporcionada por madeiras mais nobres é inquestionável sobre o resultado final, tem-se todo um conjunto mais sólido, que como eu já disse é responsável por dar suporte aos trastes, nut, ponte...

Acho que há um erro de conceito aí...

Nobreza da madeira nada tem a ver com estabilidade. Angelim-pedra é uma das madeiras mais estáveis que alguém pode encontrar, mas é uma madeira banal usada pra bancos de praça, brinquedos de parque, parapeito de janela, etc...

Alguns dos melhores braços já feitos são em hard-maple, que está muito, mas muito longe de ser uma madeira nobre. É uma madeira bastante comum e relativamente barata.

90% dos corpos de contrabaixo são feitos com madeiras das mais banais e baratas que existem. Absolutamente nada de nobre nelas.

Determinadas características mecânicas não transformam uma peça em madeira nobre.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por subgrave Sex Dez 12, 2014 11:53 pm

^ Não entendo de madeira mesmo. Mas estabilidade num projeto de um instrumento é essencial.

Enfim, vcs não lembram que o Batman leva um teco de Kriptonita no bolso para uma eventualidade!


subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por gpraxedes Sex Dez 12, 2014 11:57 pm

subgrave escreveu:

Enfim, vcs não lembram que o Batman leva um teco de Kriptonita no bolso para uma eventualidade!


Já ouvi falar do fato, mas não tenho a referência exata Razz
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por ark racing Ter Dez 16, 2014 7:19 pm

Bom, eu sei que o som do baixo tocado com os dedos e com paleta, da diferença no som. Se mudar a bitola das cordas(o jogo), também muda o som.
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por ark racing Ter Dez 16, 2014 7:22 pm

Para caixas de som ,todos dizem que quanto mais vagabunda a madeira, melhor o som de propaga.
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Dez 16, 2014 10:21 pm

ark racing escreveu:Bom, eu sei que o som do baixo tocado com os dedos e com paleta, da  diferença no som. Se mudar a bitola das cordas(o jogo), também muda o som.  

Tudo que influencie em como a corda vai vibrar interfere no timbre
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por edumoraes Ter Dez 16, 2014 10:47 pm

Meu dedo indicador dá um timbre e o dedo do meio dá outro.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Dez 17, 2014 8:03 am

edumoraes escreveu:Meu dedo indicador dá um timbre e o dedo do meio dá outro.
o polegar então... nem se fala
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Stormbringer Qua Dez 17, 2014 10:25 am

eu noto bastante diferença em baixos idênticos com a madeira das fretboards diferentes... mas é tanta variavel envolvida nesse "idênticos" que nao da pra saber se é só a madeira...

agora do corpo, eu sei que as cordas(especialmente as de baixo que sao mais pesadas) transmitem a vibraçao pro nut, pra ponte, e esses transmitem pro braço e pro corpo, é um efeito mecanico e tal... o quanto isso altera a forma como o captador pega a vibração da corda pode ser mínimo, mas existe fisicamente. NOTAR "humanamente" já é outra história...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Guilherme Bragança Sáb Jan 03, 2015 9:35 am

Não sei se a madeira influencia no som.
Mas que é uma m... um instrumento com compensado, isso é. O furo dos parafusos desgastam e fica uma porcaria, tudo esfarelando. Se faz diferença no som, não sei, mas uma boa madeira, dá uma construção melhor. Ou não?
Guilherme Bragança
Guilherme Bragança
Membro

Mensagens : 48
Localização : Governador Valadares/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 03, 2015 10:51 am

Guilherme Bragança escreveu:Se faz diferença no som, não sei, mas uma boa madeira, dá uma construção melhor. Ou não?

Sim, claro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sáb Jan 03, 2015 2:19 pm

o texto ta em ingles. mas no audio ja da pra ter uma idéia.

http://guitarworks.thestrandbergs.com/2014/12/28/the-impact-of-wood-choice-in-an-electric-guitar/
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Stormbringer Sáb Jan 03, 2015 5:00 pm

^no caso, madeiras do braço né?
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por joseluiz.avilajr Sáb Jan 03, 2015 5:33 pm

pelo que eu entendi. ele pegou pedaços de madeira de mesmo tamanho e colocou cordas nele, não foi uma guitarra ou um baixo.

eu acho bem válido um experimento assim pois ele somente mostra que tem diferença entre as madeiras. agora se isso influencia ou o quanto influencia no timbre final, não foi explicado e acredito que nunca será.

joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Bunezz Qua Jan 21, 2015 2:26 am

Stormbringer escreveu:eu noto bastante diferença em baixos idênticos com a madeira das fretboards diferentes... mas é tanta variavel envolvida nesse "idênticos" que nao da pra saber se é só a madeira...

agora do corpo, eu sei que as cordas(especialmente as de baixo que sao mais pesadas) transmitem a vibraçao pro nut, pra ponte, e esses transmitem pro braço e pro corpo, é um efeito mecanico e tal... o quanto isso altera a forma como o captador pega a vibração da corda pode ser mínimo, mas existe fisicamente. NOTAR "humanamente" já é outra história...
Concordo. Na minha opinião, a madeira ressoa e devolve essa energia para as cordas pra ser traduzida em som. Cada peça de madeira ressoa em sua frequência específica, e frequências similares se cancelam. A ressonância da madeira pode vir a interferir na ressonância das cordas, podendo cancelar ou somar harmônicos, causar perda de sustain.. Isso com certeza influenciaria o timbre final.

Revivendo a história sem fim!
Bunezz
Bunezz
Membro

Mensagens : 23
Localização : Goias

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por subgrave Qua Jan 21, 2015 3:41 am

Sem fim é a chatice que volta e meia aparece para negar as leis da física e mecânica.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Jan 21, 2015 7:51 am

Bunezz escreveu:A ressonância da madeira pode vir a interferir na ressonância das cordas, podendo cancelar ou somar harmônicos, causar perda de sustain.. Isso com certeza influenciaria o timbre final
Assim como o campo gravitacional do corpo do baixista. Baixistas mais gordinhos devem ter menos problema de muito sustain nas cordas, já que a atração gravitacional deve ser ligeiramente maior, impedindo que as cordas vibrem tão livremente. Ao contrário do que acontece quando alguém muito magro toca What a Face cyclops clown

PS: Foi mal, não posso perder a oportunidade de uma piada ruim
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por henri carvalho Qua Jan 21, 2015 7:55 am

batatinha quando nasce.......................................................
henri carvalho
henri carvalho
Membro

Mensagens : 134
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por GusVCD Qua Jan 21, 2015 9:29 am

Interessante eclodir novamente este tópico logo hoje, q tive um rápido bate-papo com um amigo do serviço q é músico de fim de semana e não entende absolutamente nada de madeira, captadores, pedais ou amplis (guitarrista).

Veio me dizer q o baixista da banda dele comprou um baixo Güller, q é fabricado por um Luthier local chamado Gennaro, q a muitos e muitos anos tenta vender a ideia q instrumentos maciços de corda com captação eletromagnética feito de madeira é coisa do passado e q instrumento de liga plástica com polímeros é o futuro (http://www.jornaldaorla.com.br/noticias/10339-novos-timbres/).

Pois bem, o cara recebeu o kit q vinha com um corpo de plástico com os seus captadores próprios e 02 (dois) braços, sendo um inteiramente de plástico (braço e escala) e o outro com o braço em madeira e a escala em plástico.

Opinião do rapaz ignorante sobre todo o assunto técnico e filosófico discutido neste tópico:

“Com o braço de madeira o som tava legal, mas com o de plástico ficou bizarro demais...”
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Bunezz Qui Jan 22, 2015 9:02 am

Chato é nego confundir fórum de discussão com compendium sagrado das verdades absolutas...

Na boa cara, é só uma opinião. Não gostou? Não quer debater? Ignore.
Bunezz
Bunezz
Membro

Mensagens : 23
Localização : Goias

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Dez 20, 2015 10:08 am

https://www.youtube.com/watch?v=seFBVpGmXKk
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Stormbringer Dom Dez 20, 2015 11:33 am

^Algumas tem diferença nitida... Outras a diferença pode estar no jeito de tocar, que nem sempre é identico...
Isso em guitarra, Em baixos deve dar pra ver ainda mais diferença.

Só que é um preciosismo tremendo a escolha tão "fina" de um timbre.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por GuilhermePastorius Dom Dez 20, 2015 12:19 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=seFBVpGmXKk
Todas soaram igual pra mim...
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Madeira influencia no timbre?  - Página 3 Empty Re: Tira-teima: Madeira influencia no timbre?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos