Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é "baixo de luthier" pra você?

+61
CSergio
Fernando Zadá
AlbertoBass
WHead
siodoni
Jãozeiro
vcrz
tanauan1
Mauricio Luiz Bertola
Marlim
Stormbringer
Ronyldo D`Santos Luthier
SRTO
rafacar
SILVIAO
patriciofernandes
joseluiz.avilajr
JAZZigo
pedrohenrique.astronauta
gregorybarbosa
Franco_bass
Juninho Sampaio
campos
johny leandro
jorge.ibs
Leandro Jeronimo
heverton souza
GusVCD
NeyBass
carimbass
tcraposo
gpraxedes
Edu Sims
LucianoCoto
CG
bodhan
ffc4852
luiztebet
subgrave
Rafael Gustavo Herreira
Claudio
André Souza
joabi
MarcosTudisco
Zubrycky
Nando Medeiros
edumoraes
fheliojr
Tarcísio Caetano
Edão
Gustavo Rache
RodrigoBR
Rotiv
jgs
DUDUBASS
bassfuria
Rico
DenisLM
Maurício_Expressão
Laysson
allexcosta
65 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Marlim Sex Mar 31, 2017 3:37 pm

Uma coisa que não foi citada mas que é extremanete comum vermos em anuncios de baixos nas redes sociais e no mercado livre é a frase " Aceito trocas" seguida do complemento "não pego baixo de luthier"

Pois geralmente o caso do baixo valor de revenda e procura mais seletiva , quem compra um MgBass , um Deoliveira ou qualquer outra dessas empresas geralmente sabe o que está querendo comprar , ao passo que já vi muito leigo chegar e falar "ok , quero fender pra não ter erro"

São muitas variaveis
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 488
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por campos Qui maio 18, 2017 3:59 pm

Stellfner é um bom baixo de luthier?

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui maio 18, 2017 4:16 pm

campos escreveu:Stellfner é um bom baixo de luthier?
Stellfner é uma empresa...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por campos Qui maio 18, 2017 5:02 pm

É um baixo! Baixo Stellfner.
Tem um no estilo RK que parece ser bel legal.

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Stormbringer Qui maio 18, 2017 5:17 pm

^Só reforçando o que o Bertola disse:
http://www.stellfner.com.br/

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por tanauan1 Qui maio 18, 2017 7:01 pm

Pra mim é um instrumento personalizado, feito do zero de forma artesanal.

Muitas vezes feito com as características (sonoras e visuais) desejadas pelo cliente.

Também pode ser feito à partir das preferências do luthier, que pode criar seu próprio modelo e produzir vários "iguais".

Mas pra mim o termo se refere mesmo aos instrumentos feitos artesanalmente, e em "baixa escala" de comercialização.
tanauan1
tanauan1
Membro

Mensagens : 11
Localização : Santos

https://soundcloud.com/tanauan

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Qui maio 18, 2017 7:06 pm

tanauan1 escreveu:Mas pra mim o termo se refere mesmo aos instrumentos feitos artesanalmente, e em "baixa escala" de comercialização.

Tipo Fodera, Fender Custom Shop?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por fheliojr Sáb maio 20, 2017 10:16 pm

^Tipo Celinder, Alex.


dancetroll
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Juninho Sampaio Dom maio 21, 2017 10:39 am

kkkkk
^A mulé liberou a senha dele sábado!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por fheliojr Dom maio 21, 2017 12:43 pm

^hehehehehehehehe
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Zubrycky Dom maio 21, 2017 6:31 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
campos escreveu:Stellfner é um bom baixo de luthier?
Stellfner é uma empresa...

Aquele baixo violino deles me dá uma senhora GAS! hyper notme

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Baixo%209242%20final

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18966
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por SRTO Seg maio 22, 2017 6:42 am

allexcosta escreveu:
tanauan1 escreveu:Mas pra mim o termo se refere mesmo aos instrumentos feitos artesanalmente, e em "baixa escala" de comercialização.

Tipo Fodera, Fender Custom Shop?

... e começou tudo de novo?!.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por fheliojr Qui maio 25, 2017 3:56 pm

Zubrycky escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
campos escreveu:Stellfner é um bom baixo de luthier?
Stellfner é uma empresa...

Aquele baixo violino deles me dá uma senhora GAS! hyper notme [...]

o neckdive q ele deve ter já me assusta.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 17, 2021 6:47 am

Bom tópico para uma pá de ouro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Fev 17, 2021 9:10 am

Juninho Sampaio escreveu:^Pior que foi...SMartin, MLaghus...etc...
O cara fala coisas maravilhosas e depois de 6 meses, vai para os classificados!

ahn

Esse é um daqueles "mistérios", que por mais que expliquem, não conseguirei entender.
Foge totalmente da minha lógica.
Leio coisas como: "O melhor baixo que já toquei na vida"!!! ( e o cara não começou ontem, mas toca há décadas); "Nada se compara"; "A tocabilidade é absurda, o acabamento primoroso"!!!

Mas como você disse: Dá 6 meses, quando dá, e já está à venda.

Não tenho inteligência para entender isso...
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Fernando Zadá, Uchoa e Juninho Sampaio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 17, 2021 12:36 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Esse é um daqueles "mistérios", que por mais que expliquem, não conseguirei entender.

Há alguns fatores:

- Comprar um baixo de luthier porque não pode comprar o importado mágico. Não se realiza sonho com um paliativo.

- Achar que baixo X ou Y vai te fazer tocar melhor. Você se pega às vezes com um baixo master blaster tocando as mesmas notas que tocava com um baixo barato. E já que toca as mesmas notas, melhor tocar com um baixo que tenha algo escrito no headstock que não faz pessoas bobonas da música torcerem o nariz. E você pode ficar repetindo "Sete Ender é Sete Ender" sem parar quando encontra os abiguinhos.

- Necessidade. Muitas vezes a pessoa investe dinheiro que não tem num baixo mágico. Vida de músico é incerta, mês que vem falta a grana do aluguel e o baixo precisa ir.

- Não obter o status que esperava. Vários luthiers nacionais representam um certo status entre baixistas, mas quando você está com o baixo na mão, percebe que seu colega guitarrista, o empresário da banda, o canário, o técnico de som, a gatinha que tá no show, nunca ouviram falar naquela marca.

- Diferença do baixo na loja ou oficina do luthier pra o dia a dia... Você só sabe o que um baixo é ensaio após ensaio, show após show, dia após dia... É comum você ir tocando direto com um baixo que você achava excelente e ir percebendo pequenas coisas que te incomodam. Eu tive Fodera que era bem pesado e até um que sofria com interferência de luz neon. Essas duas coisas você só percebe em gig. O contrário também acontece. Quando comprei o DJ5 ele era mais um baixo. Comecei a levar pra os shows e cada vez curtia mais ele.

- A grama do vizinho é sempre mais verde. Você realiza o sonho de ter o baixo custom mágico de odoiá e axé babá com top de vômito. Aí seu abiguxo compra um que tem um vômito mais legal que o seu, além disso tem uma chavinha que troca frequência de médio entre 558hz e 581hz. E você precisa ter um baixo igual ao do seu abigo. Pra isso vai ter que vender o custom que pegou 3 meses atrás...

Enfim, razões não faltam.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Fev 17, 2021 2:05 pm

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Esse é um daqueles "mistérios", que por mais que expliquem, não conseguirei entender.

Há alguns fatores:

- Comprar um baixo de luthier porque não pode comprar o importado mágico. Não se realiza sonho com um paliativo.
Depende do luthier, pois às vezes o baixo dele é mais caro que o mágico, principalmente se considerar os trick-tricks que o comprador pode escolher colocar.

- Achar que baixo X ou Y vai te fazer tocar melhor. Você se pega às vezes com um baixo master blaster tocando as mesmas notas que tocava com um baixo barato. E já que toca as mesmas notas, melhor tocar com um baixo que tenha algo escrito no headstock que não faz pessoas bobonas da música torcerem o nariz. E você pode ficar repetindo "Sete Ender é Sete Ender" sem parar quando encontra os abiguinhos.
Bem possível, mas tem que ter uma "opinião bem volúvel". Sei que acontece isso, mas é longe do meu universo. Já sofri com a GAS exagerada, mas se fui capaz de sair desta, qualquer um pode, se quiser.

- Necessidade. Muitas vezes a pessoa investe dinheiro que não tem num baixo mágico. Vida de músico é incerta, mês que vem falta a grana do aluguel e o baixo precisa ir.
99,999% das vezes que leio o que eu e Juninho comentamos é dito por músicos amadores, cuja música é hobby.

- Não obter o status que esperava. Vários luthiers nacionais representam um certo status entre baixistas, mas quando você está com o baixo na mão, percebe que seu colega guitarrista, o empresário da banda, o canário, o técnico de som, a gatinha que tá no show, nunca ouviram falar naquela marca.
Nunca vivi esta experiência, então...

- Diferença do baixo na loja ou oficina do luthier pra o dia a dia... Você só sabe o que um baixo é ensaio após ensaio, show após show, dia após dia... É comum você ir tocando direto com um baixo que você achava excelente e ir percebendo pequenas coisas que te incomodam. Eu tive Fodera que era bem pesado e até um que sofria com interferência de luz neon. Essas duas coisas você só percebe em gig. O contrário também acontece. Quando comprei o DJ5 ele era mais um baixo. Comecei a levar pra os shows e cada vez curtia mais ele.
Toquei uma vez para um público de 200/300 pessoas. Não vivi esta experiência de forma constante, então...

- A grama do vizinho é sempre mais verde. Você realiza o sonho de ter o baixo custom mágico de odoiá e axé babá com top de vômito. Aí seu abiguxo compra um que tem um vômito mais legal que o seu, além disso tem uma chavinha que troca frequência de médio entre 558hz e 581hz. E você precisa ter um baixo igual ao do seu abigo. Pra isso vai ter que vender o custom que pegou 3 meses atrás...
Sou totalmente vacinado em relação a isso, apesar de concordar com esta sua opinião. Fui vacinado pelas mais de 22.000 imagens que tenho de contrabaixos em meu PC. Tem muitos horríveis, que tenho por curiosidade, mas o que tem de baixos maravilindos!!! Se fosse "sugestionável", já tinha enlouquecido.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por vcrz Qui Fev 18, 2021 11:17 am

É difícil... Eu nunca fui de baixo de luthier por causa do fórum. Porque como o Juninho disse, no começo da Febre S.Martin e M.Laghus no fórum, muitos tópicos de "acompanhe o projeto" foram escritos e depois de um tempo o baixo de ouro tava no classificados. E olha que eu babava, tanto que eu cotizei com o Samuel o primeiro precision fanned, na época ele só tinha o CAD mas não tinha construído nenhum Pbass fanned, mas na época não achei prudente da minha parte gastar em um baixo sendo que tinha muita coisa pra arrumar na minha vida.

Meses atrás peguei o tal Pavel em uma troca por pura curiosidade, meu primeiro de luthier, já que tinha lido maravilhas no talkbass. Peguei, gostei muito da tocabilidade, mas não senti nada, era e é o "melhor precision que eu toquei na vida", mas não era "o que eu queria" naquele momento que chegou, era só uma oportunidade e curiosidade já que tinha visto esse baixo anunciado por meses no Facebook market place e sempre dava risada do preço alto por um baixo "desconhecido" por mim, até eu fazer a pesquisa no Google e atiçar o gás.

O tempo foi passando, eu fui tocando mais o baixo, levei no luthier pra fazer o regulagem e um novo Nut, troquei o hardware pra dourado, coloquei as óptima Gold... Deixei o baixo "bonito" e aí já tinha investido um % muito grande pra ter qualquer tipo de lucro e não fazia sentido não usufruir do baixo e simplesmente passar pra frente. E o baixo toca sozinho de tão confortável.

Fiquei e fui tocando, e hoje quando nenhum dos outros 4 baixos me deixam confortáveis, vou ali no Pavel e fico horas tocando, pode ser frescura, mas tem dias que não consigo tocar em certo baixo porque tenho um "som/estilo" na cabeça que não bate com o que sai no amp e vou trocando de baixo.

Entretanto esse baixo é ótimo pra ficar em casa, doodling sem pretensão nenhuma, só tocando notas aleatórias e criando linhas.

O Pavel passou por pelo menos 10 donos desde sua construção em 2013, o primeiro dono usou apenas em uma gravação e passou pra frente, depois disso o baixo rodou por três estados mexicanos e veio pra Monterrey onde por coincidência, três amigos baixistas já foram "donos" desse baixo sem que eu soubesse.

A vida de um baixo de luthier que o pai da ideia não tem clareza do que "precisa" não tem vida fácil, parece cachorro de rua.

Li uma entrevista do Michael Pedulla dizendo que ele não aceitava pedidos malucos de de captadores, pré com milhões de chavinhas etc. Apenas deixava escolher os tops, cor e cor do hardware, o resto era o que ele tinha desenvolvido para cada modelo de baixo dele. Segundo ele, a maioria não tinha ideia do que ia pedir, achava que necessitava algo especial e diferente, mas ele sabia que o cara precisava de um instrumento que tocasse muito bem e não se distraísse com customização extrema.

Acho que no mundo do custom vc pode criar o carro do Homer Simpson, mas no fundo vc só quer um Precision passivo e talvez isso fruste muita gente.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 18, 2021 11:52 am

Tarcísio Caetano escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:^Pior que foi...SMartin, MLaghus...etc...
O cara fala coisas maravilhosas e depois de 6 meses, vai para os classificados!

ahn

Esse é um daqueles "mistérios", que por mais que expliquem, não conseguirei entender.
Foge totalmente da minha lógica.
Leio coisas como: "O melhor baixo que já toquei na vida"!!! ( e o cara não começou ontem, mas toca há décadas); "Nada se compara"; "A tocabilidade é absurda, o acabamento primoroso"!!!

Mas como você disse: Dá 6 meses, quando dá, e já está à venda.

Não tenho inteligência para entender isso...

Hehe, quando vejo isso me pego e penso: "puts, aquele fogo todo pra comprar e todo aquele mar de elogios e já tá à venda?"

Os motivos por que acredito que isso aconteça foram alguns que o Allex e Vcrz acabaram de dizer.
Querendo ou não, um super baixo de luthier não desperta o desejo e olhar das pessoas como com um FENDER ou GIBSON todo pomposo estampado num headstock.

No fundo é uma certa frustração. Você tem um super instrumento, mas que pouca gente conhece, ninguém tem curiosidade. Aí um conhecido seu tem um Fender que todo mundo pergunta, todo mundo quer saber, todo mundo paga pau nos shows. Aí você quer aquela grife pra poder ter aquele assédio também. Inclusive confesso que se eu comprasse um Fender hoje seria somente por esse motivo.

Já li de um membro aqui (não lembro quem),  que em um encontro de baixistas do Fórum ele tinha um ou alguns desses super baixos custom com hiper tocabilidade e materiais, mas a galera nem ligava muito e se amontoavam nos Fender Jazz Bass e Precision tradicionais.

Como o vcrz disse no post acima do meu: "no fundo a pessoa só quer um Precision passivo." Mas acaba descobrindo isso depois...
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por siodoni Qui Fev 18, 2021 1:33 pm

O Colela já dizia, no fim qdo o cara morre, tem um pbass e um jbass escondido debaixo da cama.
A busca pelo santo graal é eterna para alguns.
E as vezes qdo o encontra, simplesmente não era aquilo que esperava.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 18, 2021 1:38 pm

Tarcísio Caetano escreveu:(...)

Lembrando que listei possíveis motivos, que podem ou não ser combinados.

vcrz escreveu:Acho que no mundo do custom vc pode criar o carro do Homer Simpson, mas no fundo vc só quer um Precision passivo e talvez isso fruste muita gente.

Acho que o músico precisa se conhecer.

Eu não tenho a mínima vontade de ter um Pbass 4 cordas das galáxias. Aliás, até tenho um PBass Celinder que é um monstro de um baixo. Mas não é a minha e nunca foi... Do futuro não posso falar...

Pra começar, sou baixista de 5 cordas, a onda dos Pbass não me inspira... Até o shape do corpo me incomoda um pouco.

E não há problema nenhum nisso. Cada um precisa entender do que gosta e buscar isso, mas assumir que esse ou aquele baixo satisfaça todo mundo é simplificar demais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Tarcísio Caetano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por vcrz Qui Fev 18, 2021 2:41 pm

O exemplo do Precision foi só um exemplo. Pode ser qq baixo, mas como vc disse, o baixista tem que saber, se conhecer. E a mesma coisa do cara sonhar com um alembic, gastar 15/20/30 mil reais no baixo, pq agora ele tem dinheiro, e descobrir que não é o que ele quer, que ele gosta mesmo do fender jazz Bass MIA que ele vendeu semana passada pra juntar o dinheiro do alembic.

Acho que as vezes o que é construído/solicitado é sempre diferente do que o músico está acostumado a tocar, aí vem a certa a falta de satisfação com o "sonhado instrumento" e logo o anúncio no classificado. Diria até que falta perseverança no som do instrumento, porque por vezes, tem semanas que eu não consigo tocar com algum dos meus instrumentos pq eu não quero "aquele som" e não tenho nenhum instrumento ruim no momento, graças a Deus.

Diria que 70% de clientes de um luthier é amador/hobby, e Naturalmente muitos não tem experiência com variedade de instrumentos, e quando chegam no luthier pedem o famoso "som de Marcus Miller" e pintura "Sparkle", saem com um Jazz Bass que não soa como MM, pq eles não são o MM, fica frustrado e põe a venda, sorte que o luthier não pintou de purpurina, aí fica mais fácil passar pra frente.

Acho que essa e minha percepção.  Poucos "acertam" o pedido.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Fev 18, 2021 3:34 pm

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:(...)

Lembrando que listei possíveis motivos, que podem ou não ser combinados.

vcrz escreveu:Acho que no mundo do custom vc pode criar o carro do Homer Simpson, mas no fundo vc só quer um Precision passivo e talvez isso fruste muita gente.

Acho que o músico precisa se conhecer.

Claro, sem dúvida.
E concordo com você sobre o auto conhecimento.
Eu, por exemplo: Meu som é um baixo acústico com arco e ponto final. Mas estou com a vida com pouco tempo para me dedicar novamente a isso. E precisa-se de muita dedicação.
Já sabia há muito tempo, que o som mais próximo, e de maneira $imple$ de alcançar seria um PBass. Mas duvidei de mim mesmo, e precisei "andar" por outras possibilidades, até ter a certeza de que esta possibilidade "paliativa" estava correta, por mais que ouvisse um PBass sendo tocado.
Hoje, sei exatamente por onde devo andar. E se vou por outros caminhos, é consciente.
Tenho um PBass feito com algumas coisinhas de minha cabeça, mas no estio tradicional, e feito por quem tinha a certeza que não daria erro.
Tenho um PBass fretless que soa como o fretless que eu gosto, tímido, contido. Nada parecido com o timbre icônico que a maioria das pessoas reconhecem. Além de poder, via ponte piezo, "sujar" um pouquinho a digitação, que gosto muito.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por WHead Qui Fev 18, 2021 3:41 pm

Discussão interessante. Se já é difícil definir tecnicamente o que é um baixo de luthier, mais difícil ainda é supor os motivos que conduzem a esse tipo de instrumento. Leigo, eu penso que um instrumento de luthieria é o que é desenvolvido atendendo especificamente aos desejos do cliente e que a procura por um deveria partir de uma necessidade (técnica, ergonômica ou estética, por exemplo) não atendida pelos instrumentos de série. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2736
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por AlbertoBass Qui Fev 18, 2021 3:42 pm

Tarcísio Caetano escreveu:
Esse é um daqueles "mistérios", que por mais que expliquem, não conseguirei entender.
Foge totalmente da minha lógica.
Leio coisas como: "O melhor baixo que já toquei na vida"!!! ( e o cara não começou ontem, mas toca há décadas); "Nada se compara"; "A tocabilidade é absurda, o acabamento primoroso"!!!

Mas como você disse: Dá 6 meses, quando dá, e já está à venda.

Não tenho inteligência para entender isso...

Acho que até conversei pessoalmente com você sobre isso Tarcísio. Eu já acho a coisa mais normal do mundo. Uma coisa é o instrumento ser bom, outra coisa é a pessoa querer vender. Tive um Yamaha bbne2 que considerava um senhor instrumento, dos melhores, mas destruiu minha coluna, o meu era muito pesado (fazia 6 shows por semana) vendi por causa disso. Continuo achando um instrumento com sonoridade, acabamento e tocabilidade espetacures. Tive um m laghus (top 5 de todos os tempos) vendi pra pagar os pedreiros que estavam reformando a minha casa (único motivo de ter vendido). Meu irmão tinha o sonho de comprar um jeep (não entendo de carro), foi lá comprou o carro dos sonhos, trocou por outro dois meses depois. Acho tão normal isso. Tenho um amigo que vendeu um Ken Smith maravilhoso (baixo da vida dele) pra tocar com um crafter na noite. Acho tão pessoal a questão de como cada um lida com patrimônio x dinheiro que nunca me importei em entender os motivos dos outros.
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Fernando Zadá e Tarcísio Caetano gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por AlbertoBass Qui Fev 18, 2021 3:55 pm

Mas entendo que talvez sua crítica seja mais pelo fato da opinião precoce do que pelo simples fato da pessoa vender o instrumento em si.
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Tarcísio Caetano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 18, 2021 4:19 pm

Não consegui expressar minhas idéias tão bem quanto o Alberto, mas é isso aí que ele escreveu.

Vendi meu Lakland DJ5 numa situação que não era nem de necessidade. E havia outros baixos pra vender. Mas tava chateado de vê-lo parado. E é um baixo com o qual tive uma relação músico/instrumento muito íntima. Mas não tenho arrependimento de tê-lo vendido.

Outros baixos que gostava muito foram numa época que eu estava praticamente sem renda, fase de transição. E as contas não param, né? Também não me arrependo...

Nunca liguei muito pra carro. Certa feita eu tinha um Nissan Sentra velhinho, carro de 400 dólares. E surgiu a oportunidade de um Toyota Solara conversível semi-novo. Terminei pegando. Ter dois carros nos EUA não é uma má idéia, então fiquei com os dois... Mas me via sempre usando o Nissan e terminei vendendo o Solara.

Os motivos pra essas coisas acontecerem são inúmeros, mas o que acho engraçado é essa teoria da conspiração de que esses baixos na verdade não são bons e pessoa percebe um tempo depois. No Talkbass todo dia tem gente vendendo Fodera, pelos mais diversos motivos.

E os baixos Fodera, os Mlaghus, os S.Martyn, os Zaganin, os Roscoe, tantos da Yamaha, são monstros de instrumentos... Normalmente muito mais instrumentos que nós somos como músicos e precisaríamos de décadas para merecer o 0.5mm de diferença na ação que um raio cônico pode proporcionar. Mas e daí? A gente compra, vende, compra de novo, troca... E assim segue a vida. Outros comprar um baixo pra começar e ficam com ele até o fim da vida. É ok também...

É um processo de compensação. Se eu tocasse igual o Marcus Miller acho que também passaria a vida toda com um baixo só... Mas não toco... Então fico falando de baixos, vendo as novidades, decorando anedotas mirabolantes e coisas assim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 18, 2021 4:26 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Meu som é um baixo acústico com arco e ponto final.

(...)

Já sabia há muito tempo, que o som mais próximo, e de maneira $imple$ de alcançar seria um PBass.

Como é? scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por JAZZigo Qui Fev 18, 2021 5:14 pm

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Meu som é um baixo acústico com arco e ponto final.

(...)

Já sabia há muito tempo, que o som mais próximo, e de maneira $imple$ de alcançar seria um PBass.

Como é? scratch
O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Giphy

Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 18, 2021 5:15 pm

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Meu som é um baixo acústico com arco e ponto final.

(...)

Já sabia há muito tempo, que o som mais próximo, e de maneira $imple$ de alcançar seria um PBass.

Como é? scratch

Também não concordo, hehe.
Caso você tenha Instagram, Tarcísio, procure por Gustav Broman, é um baixista sueco. Ele usa um Hofner de corpo acústico (tipo o que o Paul McCartney usa), e cordas La Bella flatwound. Se fechar os olhos a pessoa diz que é um double bass sendo tocado, hehe.

Aliás, ele deve ter vindo do contrabaixo acústico. A postura dele (toca com o baixo quase na vertical), posicionamento das mãos, os movimentos, etc. É jazzeiro o fidamãe. Toca demais.


Última edição por Jãozeiro em Qui Fev 18, 2021 5:33 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Tarcísio Caetano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 18, 2021 5:25 pm

Jãozeiro escreveu:Se fechar os olhos a pessoa é capaz de dizer que é um double bass sendo tocado

Com arco?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 18, 2021 5:34 pm

Ah, não. Sem arco. Som de double bass no pizzicato. Esqueci de mencionar esse detalhe, kkkkk.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 18, 2021 6:26 pm

Boa dica.
Acabei de ver ele usa uma captação piezzo mas é um baixo gordão nos videos que vi. Postura maluca mesmo quase que nem um cello ou um acústico. Se bem que ele me lembrou mais a postura do Joe Pass tocando guitarra. Tem uns violonista de erudito tocando assim também. Mas eu gostei mais daqueles semi mesmo com corda de nylon.
Bonito o som dele mas não tem aquele ataque de acústico falta algo mas soa muito bonito e ele toca bonito pacas.
Eu ainda não resolvi minha GAS não teria hoje um acústico de novo não mas teria um vertical talvez e na ultima Musicshow um Mendes vertical com escala 34 polegadas e corda flat de elétrico me deixou doido.
Se tivesse grana pegava um fácil.


Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por CSergio Qui Fev 18, 2021 8:33 pm

Tarcísio Caetano escreveu:
Já sabia há muito tempo, que o som mais próximo, e de maneira $imple$ de alcançar seria um PBass.

Precision + cordas flat + técnica de mute ?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Uchoa Qui Fev 18, 2021 9:07 pm

Shocked
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 18, 2021 9:54 pm

Gustav Broman, o baixista que falei acima (e que o Fernando Zadá foi pesquisar e foi muito assertivo na análise que fez, hehe).

O Precision Bass não chega nisso aí.

Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 18, 2021 9:58 pm

^ É o baixo elétrico com trastes mais próximo de um contrabaixo acústico que eu já vi sendo tocado.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 18, 2021 10:09 pm

^ Aquele alemão que já rolou vídeo e foto por aqui é tanto ou mais... Só não tenho certeza agora se tem traste.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 18, 2021 10:30 pm

Aquele que o Tarcisio fez um baseado nele? ou foi o Bodhan?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 18, 2021 10:32 pm

É fretless:

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Fernando Zadá e Tarcísio Caetano gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 18, 2021 10:37 pm

^ Que sonzão.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 18, 2021 10:43 pm

Pqp! Sonzão mesmo! Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por JAZZigo Qui Fev 18, 2021 11:19 pm

allexcosta escreveu:É fretless:

O áudio da demo no link abaixo está melhor:

https://soundcloud.com/bassline-bass/worp-acoustic-stefan-neldner

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Captura-de-Tela-2021-02-18-a-s-23-16-11


E abaixo, a versão 4-cordas, somente com captador piezo:

https://soundcloud.com/bassline-bass/bassline-worp-acoustic-piezo-pickup-only-jam-by-stefan-neldner

BassLine Worp acoustic piezo pickup only - jam by Stefan Neldner

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Captura-de-Tela-2021-02-18-a-s-23-22-40


Última edição por JAZZigo em Qui Fev 18, 2021 11:25 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 18, 2021 11:25 pm

Sonzão, mas acho que tem um agudo, um brilho que o acústico não tem, além de ter mais sustain nas notas.
Mas um belo som, vibe bem próxima.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Fev 19, 2021 8:11 am

Esse tópico (essa última página em especial) tá ficando perigoso pra minha g.a.s.

Sobre o Hofner: interessante que ele parece ter colocado um captador de contato na ponte. Talvez isso tenha dado o som de acústico. Fiquei com vontade de testar isso...
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 19, 2021 8:16 am

Jãozeiro escreveu:Sonzão, mas acho que tem um agudo, um brilho que o acústico não tem, além de ter mais sustain nas notas.
Mas um belo som, vibe bem próxima.

Mas o cara tá tocando com mais sotaque de fretless também. Se mudar um pouco o jeito de tocar e tirar um pouco do tone passivo, fica muito parecido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Fev 19, 2021 7:06 pm

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Meu som é um baixo acústico com arco e ponto final.

(...)

Já sabia há muito tempo, que o som mais próximo, e de maneira $imple$ de alcançar seria um PBass.

Como é? scratch

Não se faça de desentendido  poke  Você é, provavelmente, o cara daqui que mais sabe o timbre que gosto tirar em um contrabaixo. Já conversamos N vezes sobre isso, principalmente fora daqui.
Quando citei o PBass foi pelo timbre mais fechado que o outro ícone dos baixos: JB. E nem precisa fechar o cap da ponte já que ele não tem, sendo a versão "original".
E tem a questão grana: adquiri meu eXpression Bass por um preço um pouco mais baixo que um acústico razoável. E não se esqueça do fator "Tempo de Estudo". Para chegar onde quero no elétrico posso me dedicar um pouco a cada dia. Para chegar no mínimo necessário em um acústico terei que estudar horas e horas TODO santo dia. Lembrando, que acústico para mim é com arco, e ponto final. Um "pequeno complicador".
E acreditem: eu sei do que falo.

allexcosta escreveu:É fretless:


Foi eu que te mostrei isso primeiro, não?! Cheguei a ver com o Jacimário, há uns bons anos atrás, se ele conseguiria fazer algo assim. Ele disse que daria para fazer de boas, ele sabia o caminho das pedras. Mas como não ganhei na loteria o sonho está adiado.

Aproveito e exemplifico o que AMO sem limites e, para mim, NADA chega perto:

Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 19, 2021 7:26 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Não se faça de desentendido  poke  Você é, provavelmente, o cara daqui que mais sabe o timbre que gosto tirar em um contrabaixo. Já conversamos N vezes sobre isso, principalmente fora daqui.

Sim, mas por algum motivo eu não tinha me tocado ou percebido o lance do "com arco". O que você sempre disse é "gosto do som do baixo em pé, e entre os elétricos mais comuns, o que me satisfaz é o Pbass, pelo seu som mais grave, etc..." Mas não vejo onde Pbass e baixo em pé COM ARCO são similares, por isso minha reação.

Tarcísio Caetano escreveu:Foi eu que te mostrei isso primeiro, não?!

Na verdade eu ainda acho que tinha visto isso aqui no FCBR. Ou pode ter sido no TB. Mas sim, você me mostrou isso recentemente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Tarcísio Caetano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Fev 20, 2021 7:14 am

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Não se faça de desentendido  poke  Você é, provavelmente, o cara daqui que mais sabe o timbre que gosto tirar em um contrabaixo. Já conversamos N vezes sobre isso, principalmente fora daqui.

Sim, mas por algum motivo eu não tinha me tocado ou percebido o lance do "com arco". O que você sempre disse é "gosto do som do baixo em pé, e entre os elétricos mais comuns, o que me satisfaz é o Pbass, pelo seu som mais grave, etc..." Mas não vejo onde Pbass e baixo em pé COM ARCO são similares, por isso minha reação.

Fiquei pensando sobre este seu comentário, e li o que escrevi acima. Realmente, não fui claro: Quis dizer uma coisa e escrevi outra.
Tentando corrigir:
Timbre principal: Contrabaixo acústico com arco. Pizzicato, também é bom, mas nem se compara ao arco.
Timbre secundário, pois não vejo como um baixo elétrico soará exatamente com um acústico: PBass, influênciado, talvez, pela história, pelos ícones do instrumento...Não sei explicar objetivamente o porquê.

Baixos como os hollow bodies são muito legais, poderia ter um, mas não me remeteriam ao timbre do acústico como possível substituto. Verticais como o Silent Bass da Yamaha, o da Ibanez lançado há poucos anos atrás, o da NS (inclusive tive um), por exemplo, são muito legais, também, mas pelo valor em geral deles investiria em um acústico "de entrada", pois não preciso de um "de luthier".
Os baixolões e baixos com piezo/rastilho tipo o que o bodhan, aqui do Fórum, tem e um que você já citou para mim N vezes (esqueci o nome) estão no rol elencado nas linhas anteriores.

Torcendo para ter sido mais claro.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 20, 2021 7:34 am

Tarcísio Caetano escreveu:Torcendo para ter sido mais claro.

winkfinger headbang thumbs
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é "baixo de luthier" pra você? - Página 4 Empty Re: O que é "baixo de luthier" pra você?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos