Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caps em Serie/Paralelo como identificar?

+3
subgrave
Boss2K
J.Adalberto
7 participantes

Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por J.Adalberto Dom Nov 24, 2013 8:11 pm

boa noite amiguilhos!

por fvr os que são entendidos aki de eletronica e caps...me tirem uma duvida.

tenho um baixo com dois caps humbuckers, do tipo Staked (aquele com uma bonina em cima da outra), e nesse baixo tenho uma chave que permite alternar as bobinas entre Serie e Paralelo.

pois bem minha dúvida é a seguinte, qdo sei que esta na posição Serie ou Paralelo? Noto que em uma posição tenho uma saída com mais ganho, e outra com menos...


Última edição por J.Adalberto em Dom Nov 24, 2013 10:13 pm, editado 1 vez(es)
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por Boss2K Dom Nov 24, 2013 8:44 pm

Series is a slightly warm, thick sound. Parallel has a touch of single coil-type attack, clarity and shimmery treble, but it still eliminates hum. Parallel wiring also has slightly lower output than series wiring.
http://www.seymourduncan.com/forum/showthread.php?227705-Difference-between-Series-Parallel-and-Coil-Split

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por subgrave Dom Nov 24, 2013 9:03 pm

J.Adalberto escreveu:

tenho um baixo com dois caps Humbacking, do tipo Staked (aquele com uma bonina em cima da outra), e nesse baixo tenho uma chave que permite alternar as bobinas entre Serie e Paralelo.

pois bem minha dúvida é a seguinte, qdo sei que esta na posição Serie ou Paralelo? Noto que em uma posição tenho uma saída com mais ganho, e outra com menos...
A função da chavinha na grandeeeeeeee maioriaaaaaaa dos captadores "humbucker" é fazer "coil tap" e não "série-paralelo".
Ou seja, só desliga (na verdade põem em curto) uma bobina do captador para ele ficar como se fosse um captador single, e não inverte fase e nem outras peripécias.
Por isso que o som fica com menos saída, pois desliga uma bobina.
Porque vc acha que a a chavinha de seus captadores "humbucker" faria ligação série-paralelo?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por J.Adalberto Dom Nov 24, 2013 10:18 pm

Boss2K escreveu:
Series is a slightly warm, thick sound. Parallel has a touch of single coil-type attack, clarity and shimmery treble, but it still eliminates hum. Parallel wiring also has slightly lower output than series wiring.
http://www.seymourduncan.com/forum/showthread.php?227705-Difference-between-Series-Parallel-and-Coil-Split
Valeu Boos!

aproveitando, postei no lugar errado, vc pode por favor mover para Pickups & Eletronica
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por J.Adalberto Dom Nov 24, 2013 10:21 pm

subgrave escreveu:
J.Adalberto escreveu:

tenho um baixo com dois caps Humbacking, do tipo Staked (aquele com uma bonina em cima da outra), e nesse baixo tenho uma chave que permite alternar as bobinas entre Serie e Paralelo.

pois bem minha dúvida é a seguinte, qdo sei que esta na posição Serie ou Paralelo? Noto que em uma posição tenho uma saída com mais ganho, e outra com menos...
A função da chavinha na grandeeeeeeee maioriaaaaaaa dos captadores "humbucker" é fazer "coil tap" e não "série-paralelo".
Ou seja, só desliga (na verdade põem em curto) uma bobina do captador para ele ficar como se fosse um captador single, e não inverte fase e nem outras peripécias.
Por isso que o som fica com menos saída, pois desliga uma bobina.
Porque vc acha que a a chavinha de seus captadores "humbucker"  faria ligação série-paralelo?
vixi, agora minha duvida aumentou. qdo comprei o instrumento perguntei qual a função da chaves...o antigo dono me disse que uma era para Ativo/Passivo é outra para Serie/Paralelo...porém agora já nao sei se eh isso ou que vc disse!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por subgrave Dom Nov 24, 2013 11:24 pm

^tenta ver batendo algum objeto metálico e pontiagudo nos pólos do captador nas duas posições da chave, é batata perceber se uma bobina está desligada (coil tap), não vai sair nenhum barulho do pólo da bobina desligada...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por J.Adalberto Seg Nov 25, 2013 8:58 am

Pois eh, como disse os caps são molejo stacked, as bobinas não estão lado a lado.

Elas ficam uma sobre a outra
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por subgrave Seg Nov 25, 2013 9:20 am

Então só olhando dentro prá ver como estão ligados os fios.
Uma dica é o tipo de chave, se for chave SPDT (single pole dual throw - tem um pólo e duas posições, com três terminais/perninhas) é coil tap pois não dá prá fazer outra coisa com esse tipo de chave...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por J.Adalberto Seg Nov 25, 2013 9:33 am

A chve tem 6 "pernhinhas" 3 de cada lado
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por subgrave Seg Nov 25, 2013 10:20 am

Então pode ser série-parelelo mesmo, mas ainda aposto que esteja sendo usada metade da chave para cada capatador, tem como tirar fotos?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por joabi Seg Nov 25, 2013 10:58 am


Se for série/paralelo a ligação em série tem mais volume.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 25, 2013 11:19 am

J.Adalberto escreveu:A chve tem 6 "pernhinhas" 3 de cada lado
Caps em Serie/Paralelo como identificar? Captura_de_Tela_2013_11_25_s_11_16_19
From: http://www.bartolini.net/instructions/pickups/passive/switching/4cnd_sw1.htm
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por GusVCD Seg Nov 25, 2013 11:56 am

Me estranha ninguém perguntar "Qual é o baixo?"

Se não for nenhum baixo de luthier ou modificado, podemos ver o esquema elétrico original e saber facilmente se é Singu/Rambuca ou o serie/paralelus.

Sendo realmente serie/paralelus, o post do Boss já responde a dúvida em "Parallel wiring also has slightly lower output than series wiring."
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 25, 2013 1:30 pm

^
Segundo muito bem descrito pela Nordstrand:
"In general, a pickup wired in series will have a fuller and fatter midrange with a subdued high end than a pickup wired in parallel, which will typically have more highs and a deeper low end with a cleaner midrange. Series pickups also have more output than parallel pickups. Parallel pickups generally are a better choice for a split-able installation as there will not be the gain loss associated with series style pickups."
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 25, 2013 5:29 pm

GusVCD escreveu:Me estranha ninguém perguntar "Qual é o baixo?"
Pois é! O Tri-Tone™ Preamp Onboard dos baixos G&L L-Series, por exemplo, conta com uma series/parallel switch (DPDT nos baixos de 1 captador e 4PDT nos de 2 captadores).

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Image

Diferenças perceptíveis:

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por J.Adalberto Ter Nov 26, 2013 8:42 am

Valeu mesmo galera! Interessante que a partir de uma pequena duvida, surge tantas informações esclarecedoras
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por anderson.florencio Dom Dez 08, 2013 11:01 am

Galera, não entendo quase nada de eletronica, mas me aventurei e instalei um pré bartolini no meu condor 6 cordas. Mas quando desmontei ele tive uma dúvida gigante. De acordo com o diagrama dos kent armstrong, ou ele estava soldado errado ou eu agora soldei errado pois as cores que estavam agora estão diferentes. Vou postar o link do diagrama e alguém pode me dizer o q fazer?

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Page_1_KA_Wiring_Instructions

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Page_2_KA_Wiring_Instructions

ou

http://www.4shared.com/office/itdb8sPW/KA_Wiring_Instructions.html


Juntei o verde e vermelho e os amarrei e isolei. Usei apenas o branco e o preto sendo o preto o positivo.
anderson.florencio
anderson.florencio
Membro

Mensagens : 22
Localização : Contagem

Ir para o topo Ir para baixo

Caps em Serie/Paralelo como identificar? Empty Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos