Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Back to Vinyl ...

Ir em baixo

Back to Vinyl ... Empty Back to Vinyl ...

Mensagem por Boss2K em Dom Dez 15, 2013 7:31 pm

Uma "app" para reproduzir os discos de vinil

Uma editora alemã lançou a aplicação "Back to Vinyl - The Office Turntable" que consegue reproduzir discos de vinil através do smartphone

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/Xg1pzEF3HTw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

A  Kontor Records arranjou uma ideia original para promover uma colectânea da editora: em vez de enviar o "tradicional" CD- demo para o mercado ou, até mesmo, "inovar" e lançar na Internet ficheiros mp3 para download gratuito, a editora alemã decidiu lançar uma aplicação que faz o utilizador voltar atrás no tempo e reviver as famosas décadas de sucesso dos discos em vinil.

A iniciativa da Kontor Records (criada pela agência de publicidade Ogilvy Deutschland) chama-se "Back to Vinyl - The Office Turntable" e é uma forma diferente e inovadora de agarrar a atenção da indústria musical. Trata-se de uma espécie de gira-discos em cartão, que permite passar o som do disco de cartão para o smartphone. Ou seja, o vinil de cartão chega numa espécie de envelope, que se transforma num gira-discos. Neste envolope, existe um código QR (Quick Response) para descarregar a app que vai reproduzir o vinil. Depois, é só apontar o smartphone para o disco de cartão e a magia começa.

Apesar de o som ser totalmente digital, o controlo do disco imita, por completo, os movimentos de um gira-discos real, tal como usam os DJ, por exemplo. No fundo, é a diversão analógica com um dispositivo digital.

O "Back to Vinyl - The Office Turntable" ganhou recentemente o Media Lions Gold Lion do Festival de Criatividade de Cannes, um evento anual que premeia as melhores estratégias de marketing e publicidade.

http://p3.publico.pt/vicios/hightech/8457/uma-quotappquot-para-reproduzir-os-discos-de-vinil

Boss2K
Membro

Back to Vinyl ... Empty Re: Back to Vinyl ...

Mensagem por Claudio em Dom Dez 15, 2013 7:53 pm

Muuuuito maneiro, não conhecia. Isso é algo inovador!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Andremoura em Dom Dez 15, 2013 11:05 pm

Adorei isso, pena que o som ainda seja o digital, mas a vibe e sensacional!
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagem por afonsodecampos em Seg Dez 16, 2013 12:16 pm

Engraçado, eu acho o contrário, ainda bem que o som é digital. Tenho muitos dos meus vinis em versão CD e apesar de sentir falta do bolachão não posso dizer o mesmo da qualidade do áudio.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg Dez 16, 2013 12:39 pm

Não entendi a função. Se você vai se dar ao trabalho de mexer com discos gigantes, por que não comprar uma vitrola?

O mais legal do vinil é a imperfeição do som, que diminui a fadiga auditiva, pelo menos pra mim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por carimbass em Seg Dez 16, 2013 1:24 pm

allexcosta escreveu:Não entendi a função. Se você vai se dar ao trabalho de mexer com discos gigantes, por que não comprar uma vitrola?

O mais legal do vinil é a imperfeição do som, que diminui a fadiga auditiva, pelo menos pra mim.

Acho que a principal intenção era chamar a atenção das pessoas/ produtores que recebiam os demos, fazer com que eles escutassem... Achei a ideia sensacional, imagina eu tenho um demo do meu trabalho e chego em um bar e entrego um cd com as músicas, ou então um cartão com o link para baixa-las. A maioria das pessoas não se daria ao trabalho de colocar o cd no player, muito menos baixar as músicas. Agora se envio esse vinil com as instruções para baixar o app e ouvir as músicas, com certeza despertará a curiosidade das pessoas e Bingo! Todos vão ouvir minha música! Imagino esse cara que recebeu mostrando pra outras pessoas, brincando com a "agulha" e talz...

carimbass
Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Seg Dez 16, 2013 1:26 pm

afonsodecampos escreveu:Engraçado, eu acho o contrário, ainda bem que o som é digital. Tenho muitos dos meus vinis em versão CD e apesar de sentir falta do bolachão não posso dizer o mesmo da qualidade do áudio.
allexcosta escreveu:Não entendi a função. Se você vai se dar ao trabalho de mexer com discos gigantes, por que não comprar uma vitrola?
A qualidade é melhor mas perde nas freqüências médias. Não é essa a grande sacada do vinil?
Imperfeição? Os "cliques" fazem parte pela poeira, sujeira e partículas acumuladas. Escutar vinil sem eles só se fossem limpos e tocados num ambiente à vácuo (mas aí também não escutaria. Smile )
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg Dez 16, 2013 1:41 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Imperfeição? Os "cliques" fazem parte pela poeira, sujeira e partículas acumuladas.

As músicas não são normalizadas ou super-comprimidades. Não estou falando dos cliques.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi em Seg Dez 16, 2013 2:25 pm

A masterização para vinil é completamente diferente.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por djmmaster em Seg Dez 16, 2013 3:23 pm

eu gosto de escutar vinil, mas gostei do video, só que é só simbolico
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagem por fheliojr em Seg Dez 16, 2013 5:43 pm

inovador, divertido, mas pouco prático e sem o charme de um vinil de verdade.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: