Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encrinamento no RJ?

+2
leofiuza
mlchagas
6 participantes

Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Encrinamento no RJ?

Mensagem por mlchagas Seg Dez 30, 2013 11:50 am

Alguém sabe quem está encrinando arcos no RJ?
mlchagas
mlchagas
Membro

Mensagens : 11
Localização : Iceland

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por leofiuza Ter Dez 31, 2013 12:45 pm

Andrea Spada: https://www.facebook.com/contrabbassidautore?fref=ts
Newton Rolla: https://www.facebook.com/pages/Newton-Rolla-Luthier/574331829245326

Deve ter bem mais, sei desses dois com certeza.
leofiuza
leofiuza
Membro

Mensagens : 49
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por mlchagas Ter Dez 31, 2013 1:55 pm

Obrigado Leo!

Na Marrecas eu liguei para outro luthier e, mesmo se eu der a crina, o serviço de encrinamento cotado foi de R$200,00.

:S

Caro!
mlchagas
mlchagas
Membro

Mensagens : 11
Localização : Iceland

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por Claudio Qua Jan 01, 2014 11:57 am

^ Velho, você não tem a noção do baita trabalho que dá pra encrinar um arco, além de exigir um profissional que realmente conheça o ofício, não é qualquer um que faz isso não. R$ 200,00 tá barato
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por mlchagas Qua Jan 01, 2014 8:26 pm

ClaudioBass escreveu:^ Velho, você não tem a noção do baita trabalho que dá pra encrinar um arco, além de exigir um profissional que realmente conheça o ofício, não é qualquer um que faz isso não. R$ 200,00 tá barato

Entendo que não é qualquer um, mas devo discordar do preço. Com equipamento um músico tem condições de fazer por si só e noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto Like a Star @ heaven . Certamente vou investir para fazer eu mesmo no futuro.

mlchagas
mlchagas
Membro

Mensagens : 11
Localização : Iceland

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jan 02, 2014 8:38 am

mlchagas escreveu:(...)noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto(...)
O que, ao meu ver, faz todo o sentido.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por Claudio Qui Jan 02, 2014 9:13 am

mlchagas escreveu:
Com equipamento um músico tem condições de fazer por si só e noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto.
Certamente vou investir para fazer eu mesmo no futuro.

Tem razão, concordo contigo  up 
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por Voila Marques Qui Jan 02, 2014 9:55 am

O encrinamento (ou encerdamento) do arco é um gasto que o contrabaixista tem a cada dois anos, três, seis, oito...
Tudo depende da qualidade da crina, dos cuidados do contrabaixista, e do uso que ele faz do arco.

Na orquestra, se usa mais resina do que para estudar em casa.
Se o contrabaixista toca mais com o pizzicato, o arco não precisa de muita resina para tocar meia dúzia de notas, por exemplo.

A resina serve para grudar a crina na corda, e funciona como uma cola necessária, e não como um tratamento de beleza para a crina de cavalo.
Com o tempo, ela "enseba" demais a crina.

Esse excesso de resina acumulada faz com que a própria crina não pegue mais resina, como se ela tivesse ficado saturada de tanta cola.
Nesse caso, ela pode ser linda e maravilhosa, de cavalinhos da Mongólia ou do próprio Pegasus, mas terá que ser trocada.

A crina também fica velha e, mesmo que esteja sem excesso de resina, deixa de absorver resina a contento, e precisa ser trocada.

Com o uso, a crina também pode ir arrebentando.
O ideal é não deixar a calvície se instalar e que, quando estiver faltando no máximo 1/4 dos cabelinhos de cavalo, o arco seja encaminhado a um bom luthier (na realidade seria archethier) para a troca da crina.
Nos modelitos acima, é chegada a hora da crina ir para o lixo, de preferência com a honras mentais pelos bons serviços prestados e sem sentimentalismos...

Toda essa volta foi para ilustrar o exemplo de uso do arco relacionado à necessidade de encriná-lo novamente.
Um contrabaixista de uma grande orquestra, que ensaia na orquestra entre três a seis horas, durante 5 ou 6 vezes na semana, com dois ou três concertos por semana, provavelmente precisará encrinar o arco de orquestra a cada dois anos (ou três, já na prorrogação).

Se o contrabaixista fizer pouco uso do arco, tiver crina de boa qualidade e cuidado com o arco (deixar longe da umidade, do calor excessivo, da poeira e das crianças, empregadas, cachorros, sofás e curiosos em geral; afrouxar ligeiramente a crina após o uso; se possível, ter um arco para a orquestra e outro para estudar em casa; não alternar resinas diferentes com frequência...), penso que dá para esperar pelo envelhecimento natural da crina - que varia de crina para crina, de clima para clima, etc -, e isso pode durar uns cinco anos ou bem mais que isso.  

Penso também que, manutenção do contrabaixo e de seus acessórios faz parte intrínseca da vida do contrabaixista, assim como outros instrumentos e/ou outros artigos profissionais, amadorísticos ou quase profissionais têm suas manutenções.

Gastar de cara 200 ou 250 reais para encrinar um arco, realmente, pode assustar.
Mas se pararmos para pensar que o serviço será repetido somente de dois a oito anos depois, penso que o custo-benefício é muito compensador.

Mlchagas, desculpe discordar de você, mas para fazer o encrinamento "por si só", o músico não precisa somente de equipamento, mas precisará também de muitos livros, aulas, estágios com luthiers profissionais (muitas coisas não estão nos livros e são passadas de professor para aluno, de pai luthier para filho luthier) e, logicamente, de dinheiro para comprar muitas crinas para treinar, fora o tempo para aprender e treinar.

Já vi arcos sendo encrinados ao vivo e a cores. Pode ter certeza de que não é algo tão simples de ser feito bem, mesmo para quem já tem experiência...

A crina mais barata na lemurmusic.com está a U$ 14.95, nos EUA.

Um arco mal encrinado pode deixar a crina frouxa demais ou curta demais, ou mesmo frouxa numa parte e apertada em outra.
Isso pode inutilizar a crina e até acabar com a curvatura do arco, desequilibrá-lo, fazê-lo perder a tensão ou mesmo quebrá-lo, mas isso também poderá fazer parte do processo de aprendizado do futuro archethier (luthier de arco) e, assim como gastamos com a compra e com a manutenção do instrumento e dos seus acessórios, o archethier também tem seus gastos profissionais, e o futuro archethier - mesmo que só faça serviços para si mesmo - também os terá.

Embora comprar equipamento e material para trocar a crina do seu próprio arco possa parecer uma economia, isso sairá mais caro do que gastar 200 ou 250 reais a cada dois a oito anos...

E já que o gasto com tudo isso vai ser tão elevado, por que não fazer disso logo uma profissão e não somente um hobby ou um quebra-galho?

Tenho um grande amigo e grande contrabaixista que agora resolveu se enveredar nas artes e segredos da lutheria do contrabaixo acústico, e é um talentosíssimo aprendiz.
Ele TODOS os dias vai a uma oficina de lutheria para aprender e treinar o ofício com um grande luthier, e fica lá das 13 às 18h.
Ele já faz isso, sistematicamente, há dois anos, faça chuva ou faça sol e, segundo ele, "ainda está bem longe de terminar o aprendizado".

Mlchagas, de qualquer forma, se for ou não essa a sua opção, boa sorte contrabaixística pra você!
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 02, 2014 10:11 am

mlchagas escreveu:Entendo que não é qualquer um, mas devo discordar do preço. Com equipamento um músico tem condições de fazer por si só e noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto

É o quê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por mlchagas Qui Jan 02, 2014 11:04 am

Pessoal,

muito obrigado a todos pelos pontos de vista. É primordial (para um aprendiz como eu) a crítica sobre a postura superficial que tive. Tudo é muito novo e como a Mestra Marques disse: "pode assustar". Já que estou migrando de uma área profissional que lida com cotações, preços e serviços acabei por limitar um trabalho de precisão a um simples serviço substituto (econ.).

Embora tenha achado valores bem melhores quando orcei fora do RJ, certamente irei confiar meu arco a um profissional capacitado com referências, afinal de contas o barato sai caro em grande parte das chances.

Abaixo minhas considerações em respeito a todo o carinho e disposição de vocês ao me incentivar a encarar de outra forma a realidade contrabaixística.

ClaudioBass escreveu:^ Velho, você não tem a noção do baita trabalho que dá pra encrinar um arco, além de exigir um profissional que realmente conheça o ofício, não é qualquer um que faz isso não. R$ 200,00 tá barato

Entendi agora o que quis dizer! Realmente, depois desse tópico todo, entendi que "200 reais" deixam de ser despesa para se tornar "investimento" (de certa forma).  Very Happy 

rafael.buzzi.andrade escreveu:
mlchagas escreveu:(...)noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto(...)
O que, ao meu ver, faz todo o sentido.

Em tese faz sentido, Rafael. E agora, depois de ponderar, acabo por concordar com a hora do profissional.

Fiquei desconfortável ao pensar por analogia: uma obturação dentária pode custar o dobro se fores a um Dentista com Extensões e cursos. Por fim uma obturação é uma obturação, logo a técnica que se aprende durante o curso inicial é mais que suficiente para concluir o proposto. Seria o caso de ter dois dentistas, não?  Laughing Very Happy 

Voila Marques escreveu:O encrinamento (ou encerdamento) do ar ... boa sorte contrabaixística pra você!

Incrível explicação Mestra! Muito obrigado pelo texto e todo conteúdo. Era basicamente o que eu precisava ler, principalmente sobre o período de manutenção. O preço para o decorrer de 2 anos realmente se justifica, principalmente se feito com presteza.

allexcosta escreveu:
mlchagas escreveu:Entendo ... proposto

É o quê?

 Smile  É que, como expliquei pro Rafael, fiz uma analogia entre serviço, prestadores e trabalho prestado. Por fim acabei por desconsiderar a mão-de-obra especializada para o Encerdamento.
mlchagas
mlchagas
Membro

Mensagens : 11
Localização : Iceland

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 02, 2014 11:20 am

mlchagas escreveu:Fiquei desconfortável ao pensar por analogia: uma obturação dentária pode custar o dobro se fores a um Dentista com Extensões e cursos. Por fim uma obturação é uma obturação, logo a técnica que se aprende durante o curso inicial é mais que suficiente para concluir o proposto. Seria o caso de ter dois dentistas, não?

Preço de um bem ou serviço depende de leis de mercado e não de quanto tempo a pessoa estudou para aprender um ofício.

Uma mulher bonita pode ganhar 10x mais que um médico com doutorados e pós-graduações fazendo algo que ela praticamente nasceu sabendo. Pense nisso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por mlchagas Qui Jan 02, 2014 11:23 am

allexcosta escreveu:
mlchagas escreveu:Fiquei desconfortável... dentistas, não?

Preço de um bem ou serviço depende de leis de mercado e não de quanto tempo a pessoa estudou para aprender um ofício.

Uma mulher bonita pode ganhar 10x mais que um médico com doutorados e pós-graduações fazendo algo que ela praticamente nasceu sabendo. Pense nisso.

kkkk Pensarei!
mlchagas
mlchagas
Membro

Mensagens : 11
Localização : Iceland

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por Voila Marques Sáb Jan 04, 2014 11:50 am

mlchagas escreveu:
Voila Marques escreveu:O encrinamento (ou encerdamento) do ar ... boa sorte contrabaixística pra você!

Incrível explicação Mestra! Muito obrigado pelo texto e todo conteúdo. Era basicamente o que eu precisava ler, principalmente sobre o período de manutenção. O preço para o decorrer de 2 anos realmente se justifica, principalmente se feito com presteza.
De nadinha, Mlchagas e, mais uma vez, boa sorte contrabaixística procê!  Smile 
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Encrinamento no RJ? Empty Re: Encrinamento no RJ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos