Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reflexão...

+9
Nando Medeiros
Zubrycky
Leandro Jeronimo
Groovin
Jackson
allexcosta
CaQuinhO
Sonikado
Micoco
13 participantes

Ir para baixo

Reflexão...  Empty Reflexão...

Mensagem por Micoco Qua Mar 26, 2014 12:08 am

Boa noite pessoal!!!

Estava observando e refletindo que hoje em dia os baixistas aqui do Brasil estão optando muito pelos instrumentos feitos por luthier.
Será que estamos aprendendo a valorizar mais o "som" do que a "marca" ou "status"?
Apenas uma reflexão minha....


Abraços
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Sonikado Qua Mar 26, 2014 8:16 am

Eu diria que a oferta de bons instrumentos a bom custo ficou tão ruim(está tudo estupidamente caro) que mandar fazer é um CxB melhor. Claro que depende da situação.

Mas não sei dizer se realmente a luthieria está começando a "crescer".

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por CaQuinhO Qua Mar 26, 2014 8:28 am

Micoco, eu entendi o que você quis dizer.

Só queria pontuar que seu texto dá a entender que ninguém compra em luthier por 'status'. E que quem compra marca X é porque prefere o status do que o 'som'.

E também não acho que o aumento (?) na compra de baixos por luthiers implica necessariamente nessa conclusão lógica que você trouxe, em sua reflexão.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por allexcosta Qua Mar 26, 2014 8:40 am

Acho que, por incrível que pareça, o Brasileiro sempre prestigiou os instrumentos custom feitos aqui, mesmo quando a grande maioria dos luthiers oferecia produtos bem fracos...

Talvez seja a excitação de acompanhar as etapas ou mesmo a tranquilidade de ter a garantia na esquina de casa.

Fato é que vejo colegas empunhando baixos "de luthier" desde que me entendo por gente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Micoco Qua Mar 26, 2014 8:50 am

CaQuinhO escreveu:Micoco, eu entendi o que você quis dizer.

Só queria pontuar que seu texto dá a entender que ninguém compra em luthier por 'status'. E que quem compra marca X é porque prefere o status do que o 'som'.

E também não acho que o aumento (?) na compra de baixos por luthiers implica necessariamente nessa conclusão lógica que você trouxe, em sua reflexão.

Vc entendeu o raciocinio né?
acho que nao consegui me expressar direito...
É que já uns caras renomados dizerem que preferem um instrumento de luthier do que pagar caro em um de MArca entendeu?
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Micoco Qua Mar 26, 2014 8:52 am

allexcosta escreveu:Acho que, por incrível que pareça, o Brasileiro sempre prestigiou os instrumentos custom feitos aqui, mesmo quando a grande maioria dos luthiers oferecia produtos bem fracos...

Talvez seja a excitação de acompanhar as etapas ou mesmo a tranquilidade de ter a garantia na esquina de casa.

Fato é que vejo colegas empunhando baixos "de luthier" desde que me entendo por gente.

Sim, mais vc nao acha que isso tem crescido bastante?
e Allex, vc acha que futuramente a idolatria pelas marcas gringas vão cair e vamos valorizar mais as nossas luthierias?
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por CaQuinhO Qua Mar 26, 2014 8:52 am

Eu entendi, sim. E concordo.

Só quis pontuar aquilo pois achei um pouco ambíguo.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Micoco Qua Mar 26, 2014 8:55 am

CaQuinhO escreveu:Eu entendi, sim. E concordo.

Só quis pontuar aquilo pois achei um pouco ambíguo.


ah ok Smile

é que foi dificil encontrar uma maneira de me expressar....rs ai as vezes acaba soando diferente né.
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por allexcosta Qua Mar 26, 2014 9:03 am

Micoco escreveu:e Allex, vc acha que futuramente a idolatria pelas marcas gringas vão cair e vamos valorizar mais as nossas luthierias?

Acho que não...

O fórum é um bom termômetro.

Quantas vezes já chegou novato aqui com foto de um 7ender que custa 3.000 e depois que a gente fala que é um baixo de 400 conto ele pergunta: "então dá pra oferecer 2.000 né?".

O Brasileiro cresceu vendo tudo que vem de fora ser bom e tudo que é feito no Brasil (quando é) ser ruim... Isso vai demorar várias gerações pra mudar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Jackson Qua Mar 26, 2014 9:10 am

O câmbio tb contribui, com o dólar a R$2,40 ta mais difícil comprar importados. Há 4 anos o dólar estava em R$1,70!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Groovin Qua Mar 26, 2014 9:16 am

Mas com a alta do Dólar, os preços no Brasil também sobem absurdamente, logicamente falando.
A não ser que as lojas daqui façam estoque do "preço antigo" dos fornecedores.

Não?
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Micoco Qua Mar 26, 2014 9:29 am

está complicado comprar aqui mesmo.
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Leandro Jeronimo Qua Mar 26, 2014 11:12 am

allexcosta escreveu:
Micoco escreveu:e Allex, vc acha que futuramente a idolatria pelas marcas gringas vão cair e vamos valorizar mais as nossas luthierias?

Acho que não...

O fórum é um bom termômetro.

Quantas vezes já chegou novato aqui com foto de um 7ender que custa 3.000 e depois que a gente fala que é um baixo de 400 conto ele pergunta: "então dá pra oferecer 2.000 né?".

O Brasileiro cresceu vendo tudo que vem de fora ser bom e tudo que é feito no Brasil (quando é) ser ruim... Isso vai demorar várias gerações pra mudar.

A experiência do músico é determinante pra esse tipo de visão... Os que priorizam a busca incessante pela evolução como músico, não costumam dar tanta importância assim a status/marca...
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Zubrycky Qua Mar 26, 2014 1:59 pm

Pessoalmente, prefiro fazer um instrumento com um bom luthier do que pagar o que se pede aqui no Brasil por um Fender...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Nando Medeiros Qua Mar 26, 2014 3:17 pm

Eu ainda vejo uma outra questão.

Como eu que sou de muito longe das capitais. (Acho que isso já virou música  scratch ).

Comprar instrumento de marca e novo é muito caro, quase um absurdo.
Aí restam os usados. Mas como comprar usados se não tem nem umzinho por perto de você?

Pela internet, só por fotos? Se comprar é rezar pra receber algo em perfeito estado de conservação (que você só viu por fotos), que te agrade o jeito de tocar e o som.

Por isso, comprei o meu de Oliveira há 7 anos, sabia o que estava pedindo e sabia a qualidade e garantia que me ofereciam (sem contar que teve um parcelamento melhor do que qualquer usado, à época), e o baixo continua comigo.

E novamente esta foram algumas das razões de eu comprar um Ledur. Escolhi do meu jeito, por um preço final legal em uma forma que dá pra pagar e do meu gosto em todos os sentidos, sem falar na qualidade das duas Luthierias.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por fheliojr Qua Mar 26, 2014 4:04 pm

acho q isto pode se dar por questões de endorsement, tb.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Bastiao Sex Abr 04, 2014 4:15 pm

Vou usar a minha condição como exemplo para dizer porque instrumentos de 'marcas' acabam sendo opção de muita gente.
A inexperiência musical somada as poucas possibilidades de termos contato com diversos instrumentos, de marcas e modelos diferentes,
dificulta buscarmos um luthier, pois não temos o conhecimento necessário para dar-lhe os parâmetros exatos que buscamos no instrumento,
o que acaba resultando na praticidade da compra de instrumentos de lojas. Pelo menos é o que acontece comigo e acho que com outros.
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Groovin Sex Abr 04, 2014 5:33 pm

Acho que a inexperiência musical não está diretamente ligada com as marcas de "grife".
___

Algumas pessoas também preferem a praticidade, confiança e disponibilidade quando escolhem um Fender, por exemplo.

Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Christian Sex Abr 04, 2014 6:32 pm

eu sou partidário da qualidade, coisa que marca nacional mal produz, de um tempo para cá as coisas vem melhorando, tem muito baixo de luthier aqui no Brasil que deixa muito a desejar, já vi diversos relatos de madeira verde, mal colado, problemas básicos. E se você quer coisa boa aqui no Brasil tem de arcar com isso, claro que criou-se um imaginário de Fender, Music Man e Fodera Aqui no Brasil afinal agente copia muita coisa de gringo, todo mundo quer tocar com o baixo do seu ídolo, marcas que já tem nome no mercado dominam mesmo, o cara tem dinheiro pra pegar um Jazz bass Fender, vai pegar mesmo, não vai pegar groovin, benson, sx e por aí vai. Meu sonho sempre foi ter um Fender, quando consegui um, me apareceu uma galera aqui me apresentando um tal de Lakland, pronto não descansei enquanto não tive o meu.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por fheliojr Sáb Abr 05, 2014 1:39 pm

Christian escreveu:...o cara tem dinheiro pra pegar um Jazz bass Fender, vai pegar mesmo, não vai pegar groovin, benson, sx e por aí vai...

há uma diferença de qualidade entre eles, em especial no hardware empregado nestes instrumentos, o q, p/ mim, é uma justificativa plausível p/ se evitar equipamentos muito baratos.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por edu_carvalho Seg Abr 07, 2014 4:19 pm

Groovin escreveu: Algumas pessoas também preferem a praticidade, confiança e disponibilidade quando escolhem um Fender, por exemplo.

(2)

Foi o meu caso quando adquiri o meu fender MIM. Porém, vale aqui uma ressalva: na época, o dólar estava cotado em R$ 0,95 (idos de 2008). Hoje, com a cotação do mesmo, não valeria a pena: eu iria facilmente em um baixo do Samuel, não apenas pelo preço, mas pela qualidade, superior a um baixo fender dessa categoria.

Abraços.
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão...  Empty Re: Reflexão...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos