Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Professores de Baixo

+40
Claudio
felpope
Guilherme Lizardo
RFILIPPIS
Kelvin Queiroz
LucasSapoh
wellrod
joaoprodrigues
sales100
MPSGODOY
rodrigogomes
Djabass
LuCaSbass
Bhernardo
Alencar
allexcosta
leo bassman
Cantão
AmandaShasta
Rogério de Castro
Renato Leite
Jr. Primata
Marcos Paulo
ffalcon
Anlei
Vlad
black_bass
Andrezinho
RFFanBR
Edu Fettermann
gobatto
maquiro
lcalazans
Fernando Zadá
Henrique Alencar
webercar
URSOBHZ
Renato
GusVCD
nukebass
44 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Professores de Baixo

Mensagem por nukebass Seg Set 21, 2009 11:40 am

Pessoal, dei uma busca rápida e não achei nada de muita relevância para o assunto... Criei esse tópico para discutirmos e trocarmos ideias sobre a profissão de professor de Baixo... de uma maneira bem geral mesmo, reunida num tópico... tipo..

  • Dicas
    Material
    Que livros usam
    Preço que cobram
    Métodos
    Filosofia de trabalho
    Dicas para melhorar a didática
    Diferenças entre escolas e aulas particulares
    Como e onde anunciar
    Etc...


Baixistas que estão tendo aulas, ou já tiveram, podem comentar também... fazer críticas aos professores, em que podemos melhorar, o que mais vocês gostam em determinados professores e o que não gostam... O que mais vocês gostam em um bom professor, que tipo de metodologia vocês preferem, etc...

Começo com uma pergunta para os professores:

Onde vocês costumam dar aulas particulares? Local próprio (sua casa, seu estúdio) ou na casa do aluno? Porque? O que acham melhor e porquê? Cobram mais barato quando o aluno vai até você?

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por GusVCD Seg Set 21, 2009 11:51 am

Talvez esse tópico fica-se melhor em "Didática", não?

Bom, eu fiz aula com um cara por 2 anos e somente anso depois fui ver q não me ajudou porcaria nenhuma, me enrolou legal pra ficar com o cash... e eu era novinho, mulekão, achei q tava sendo bem instruido...

Professor Ney (ou Neyzão), aqui da baixada Santista, conhecido por ser vocalista da banda Geração Eleita... fiquei sabendo q ele tbm dá aula de vocal e guitarra/violão...

Des-recomendo!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por nukebass Seg Set 21, 2009 11:58 am

Vish, nem percebi que tinha uma categoria "Didática" Razz
Algum moderador poderia transferir para lá?

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Renato Seg Set 21, 2009 12:43 pm

Bom, tive aulas com 2 professores diferentes. O primeiro começou diretamente com teoria, na primeira aula já saí com uma música partiturada para tirar até a semana seguinte... Trash! weed

O segundo era mais prático, tipo "o que você quer tocar", aí ele tirava as músicas para eu ensaiar. Teve um pouco de escalas, mas só uma introdução.

Ambos os professores que tive davam aulas em escolas de música, um custo médio de R$ 80,00 por mês com 1 aula semanal de 1 hora.

Sinto falta de aprimorar meu estudo em escalas, o que deveria ter sido passado nas aulas, e pretendo voltar paa isso e também para estudar partituras; Não considero um desperdício as aulas que tive mas poderiam ter sido melhor direcionadas.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por URSOBHZ Seg Set 21, 2009 1:35 pm

Acho que para dar aulas não basta apenas ser um bom/ótimo/excelente músico. É preciso conhecimento de didática, feeling para perceber o desenvolvimento do aluno, percebendo suas dificuldades específicas. É muito importante, creio eu, identificar o “nível” do conhecimento musical do aluno e apreender suas aspirações. Igualmente importante é conhecer a disponibilidade que o aluno tem para estudar em casa e assimilar a matéria. Um adolescente dispõe de muito mais tempo do que uma pessoa que trabalhe, tenha esposa e filhos, etc.

Analfabetos musicais (como eu) devem começar do “bê-á-bá” mesmo. Não concebo o real aprendizado de um instrumento sem que se saiba teoria musical. Muitas vezes tem-se grande habilidade psicomotora (que definitivamente não é o meu caso), mas não se sabe exatamente “o que” se faz e “porque” fez daquela forma. Vira um boneco de repetição.

Nas aulas que tive senti uma ausência de "nexo" no que era ensinado. Eu não conseguia interligar os conceitos que eram passados, pois eram transmitidos de maneira esparsa. E eram passados pq eu perguntava..., não porque fazia parte da “metodologia”. Ai era como se você tentasse entender um certo livro iniciando a leitura pelo meio. Às vezes a falta de costume em ensinar faz com que, mesmo sem querer, o sujeito subentende que o aluno sabe esse ou aquele conceito, pois para ele (professor) é uma coisa elementar.

Acho que o “pulo do gato” é identificar o objetivo do seu aluno e o seu estágio atual. Partindo disso, mesclar o ensino teórico com o prático, para que não fique uma coisa carregada, maçante. Dosar a velocidade das informações repassadas, de forma a permitir uma assimilação adequada conforme o tempo de que se dispõe.

O estudo de um instrumento é algo que se faz por opção, e deve ser algo prazeroso, estimulante e saudável. Só que muitas vezes as informações desencontradas (ou repassadas sem muito método) acabam transformando algo que era para ser um lazer em uma atividade desgastante, o que desestimula o aluno.

Bem, acho que por ai!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por nukebass Seg Set 21, 2009 2:22 pm

URSOBHZ escreveu:(...)Acho que o “pulo do gato” é identificar o objetivo do seu aluno e o seu estágio atual(...)

É por isso que a primeira aula de um aluno deve ser uma entrevista completa... eu sempre faço isso... são 60 minutos de conversa, para saber as reais intenções do aluno, se já teve aulas, quanto tempo já toca, se já toca outro instrumento, se deseja aulas de algo específico, etc... pergunto TUDO... dessa forma vou poder oriento minha linha de trabalho com ele... cada aluno meu tem um método individual que ministro.. as aulas são personalizadas.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por URSOBHZ Seg Set 21, 2009 3:13 pm

nukebass escreveu:É por isso que a primeira aula de um aluno deve ser uma entrevista completa... eu sempre faço isso... são 60 minutos de conversa, para saber as reais intenções do aluno, se já teve aulas, quanto tempo já toca, se já toca outro instrumento, se deseja aulas de algo específico, etc... pergunto TUDO... dessa forma vou poder oriento minha linha de trabalho com ele... cada aluno meu tem um método individual que ministro.. as aulas são personalizadas.

Eu senti falta disso!

Métodos pré-determiandos são interessantes e úteis, como toda certeza. Mas é necessário adapta-lo à necessidade, habilidade e tempo do aluno.

Nas primeiras aulas quetive já haviam me passado tablatura....., sem eu nem mesmo saber o que era aquilo, o que ela representava...., nem mesmo as digitações eu havia feito! Ou seja: nunca havia pegado num baixo e já me passaram "musiquinha"....., pera lá! Se eu fosse um adolecente, que tem as tarde ou manhãs livres, pode até ser que aquilo fosse interssante, no estilo "toque" em 3 semanas! Ai, em pouco tempo, já estaria "tocando" e achando o máximo. Ai, acabria achando o fórum (como de fato achei) e teria amarga surpresa de que estava tudo errado (e foi quase o que aconteceu). No meu caso percebi que algo estava errado com aquelas aulas, e optei por não mais fazer aulas naquele "sistema".

MAs tocando o que? Como?

Nuke, se você adequa suas aulas ao seu aluno (e não o contrário, faz o aluno se adaptar à aula), creio que o caminho a ser percorrido está correto.

Sucessos!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por webercar Seg Set 21, 2009 3:15 pm

nukebass escreveu:
URSOBHZ escreveu:(...)Acho que o “pulo do gato” é identificar o objetivo do seu aluno e o seu estágio atual(...)

É por isso que a primeira aula de um aluno deve ser uma entrevista completa... eu sempre faço isso... são 60 minutos de conversa, para saber as reais intenções do aluno, se já teve aulas, quanto tempo já toca, se já toca outro instrumento, se deseja aulas de algo específico, etc... pergunto TUDO... dessa forma vou poder oriento minha linha de trabalho com ele... cada aluno meu tem um método individual que ministro.. as aulas são personalizadas.

Concordo plenamente, mas infelizmente muitos preferem enrolar o aluno o máximo q podem para garantir o dindim por um longo tempo, prejudicando a evolução do aprendizado. Mas se ferram, pois o aluno com o tempo percebe q está sendo enrolado, porque começa a pesquisar em busca de mais conhecimento e vê q está aprendendo mais sozinho do que as aulas que frequenta. Então, sai fora e procura outros caminhos e acaba nunca indicando a outros este professor enrolão. Com o tempo, este professor fica queimado no meio musical, pois este meio é bem restrito e os bons profissionais se conhecem.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Henrique Alencar Sex Out 16, 2009 9:23 am

Isso muito me interessa.
Já faz um bom tempo que venho pensando em dar aulas, não agora e sim no futuro quando eu tiver uma bagagem e conhecimento musical mais avançados.

E penso em fazer como o nukebass me adaptar ao aluno, eu também já me frustei com aulas mal elaboradas mas felizmente hoje estou aprendendo muito com minha professora. Como estudo numa Escola de música pública poderei ter aulas com diversos professores, podendo conhecer vários tipos de didáticas e conteúdo, maneira de passar o conhecimento. A parte ruím dos conservatórios públicos é que existe um programa a ser cumprido mas isso não impede de você ir estudando novos assuntos por conta e tirando dúvidas com os professores.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por nukebass Sex Out 16, 2009 10:43 am

Às vezes penso que 90% das metodologias utilizadas são totalmente anti-musicais... Por isso há tanta desistência logo no início... ainda estou amadurecendo algumas idéias de como ensinar música de uma maneira mais intuitiva, menos maçante, menos complicada... Alguém vai por essa linha também? Algum professor com uma metodologia que considera mais moderna?

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por nukebass Sex Out 16, 2009 10:48 am

A propósito!
Ontem foi Dia dos Professores!
Parabéns a todos os professores!
Em especial professores de Baixo!

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Fernando Zadá Sex Out 16, 2009 12:51 pm

Ola Nuke.
Dou aulas de violão, guitarra e contrabaixo e atualmente tenho uma escola de música com duas unidades na Granja Viana SP.
Aqui faço a coordenação pedagógica e tenho uma visão muito parecida com a sua.
Aqui não utilizo tablaturas e não há aula de teoria separada. As informações caminham junto e apesar de termos material didático próprio ele é apenas uma guia para que o professor direcione as aulas e não uma camisa de força.
Existem sim alunos onde tocar uma música é o objetivo e nesse caso procuro aos poucos ir ampliando as possibilidades dele mostrando outros enfoques e direções mas sempre respeitando o objetivo particular dele.
Fazemos aqui na escola apresentações mensais de alunos com professores e estimulo os alunos a participar desde muito cedo para ir se soltando e percebendo que o que vale no inicio é o trabalho em equipe. Ver seu professor tocando também ajuda e se aprende muito. Todos os professores aqui possuem além de experiência didática ampla bagagem prática, ou seja todos tocam e as aulas são apenas uma das atividades por eles exercidas.
Bom vou almoçar , to meio atrasado, mais tarde escrevo mais.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Fernando Zadá Sex Out 16, 2009 12:53 pm

Concordo que a maioria é anti-musical mesmo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por nukebass Sex Out 16, 2009 1:24 pm

Olá Fernando.

Então, a maior dificuldade que vejo os alunos terem são os passos iniciais... É justamente nessa fase em que ocorrem as desistências. A didática e a estratégia individual são fatores cruciais nesse momento em que o aluno é iniciante... É nisso que tenho pensado... Depois dessa fase, vem o desenvolvimento e é onde entra a continuidade (estudo diário) como principal fator.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por lcalazans Sáb Out 17, 2009 9:40 am

Nuke, esse tópico é bastante oportuno. Acredito que deve haver um conjunto de fatores para que a coisa funcione, e a entrevista é fundamental. Da mesma forma a honestidade de ambos, estudante e professor, sobre o que pretendem e podem fazer com o ensino da música.
Nem sempre (aliás, quase nunca) o professor tocar bem ou ser famoso é sinal de que ele tenha didática ou honestidade para ensinar; eu mesmo fui rejeitado por um famoso por ter 47 aninhos .... pq o cara acha que na minha idade o baixo é só curtição hehehe só rindo mesmo. facepalm
Por outro lado, eu defini o meu objetivo atual com o baixo que é, no momento, ficar bom de leitura e ganhar autonomia para poder continuar estudando sozinho por um bom tempo e aí sim tomar aulas de técnicas específicas ou workshops.
Acredito também que, para quem pode, o melhor é entrar para uma boa escola e, se possível, fazer a faculdade, daí sim não tem conversa fiada.
up

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Faculdade/Escolas

Mensagem por nukebass Seg Out 19, 2009 10:58 am

Então Calazans, o problema é que é justamente dentro dessas instituições onde o tradicionalismo ainda é forte... não se moderniza uma grade curricular e todo o ensino da música dentro da academia assim tão facilmente... digo isso porque estou dentro de uma faculdade de música e tem sido uma experiência realmente desestimulante.. ao menos pra mim. Mas entendo... a academia é um local científico, não importa a área...

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por maquiro Seg Out 19, 2009 12:33 pm

Depois de sondar vários professores, consegui um que apresentou uma proposta de acordo com o que eu esperava. Tive aulas por três meses e tive de parar. Espero continuar em breve.

O que aprendi neste pouco tempo vai me servir para a vida toda, principalmente correção de postura, abafamento das cordas e método de estudo.

Um bom professor acelera muito o aprendizado, além de trazer dicas "profissionais" para os amadores como eu, que têm pouca oportunidade de adquirir experiência de palco ou de gravação em estúdio.

____________________________
Clube SX: #5 - Clube Yamaha: #3 - Clube Staner Bass Amplifier: #21 - Clube Baixolão: #51 - Clube Strinberg: #34
maquiro
maquiro
Membro

Mensagens : 150
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por gobatto Qua Nov 04, 2009 10:49 am

Anti-musical...isso define muita coisa...

Quando comecei a ter aulas, em uma escola de música, o professor ficava só tirando musica e passando uns exercicios de técnicas básicos (hammer-on, pull-off, slap, etc...) e a gente ficava nisso....
Até que um dia, trocou o professor. Primeiro dia de aula: a entrevista.
Ele me disse: técnica você sabe...é só aperfeiçoar. Agora eu quero saber, você quer ficar tirando musiquinha e quer que eu te passe exercícios ou você quer aprender música?
Depois, as aulas eram totalmente focadas em harmonia e "macetes", isso quando não tinha aula e ficavamos só trocando figurinhas!
Depois desse cara, nunca mais consegui fazer aula com outros professores...prefiro ficar em casa estudando por métodos.

Abraços
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Henrique Alencar Qua Nov 04, 2009 11:05 am

Gobato
Incrível mas passei pelo mesmo processo que você.
Primeiro tive um professor que só me ensinou técnica e depois veio minha atual professora me ensinando música.
Técnica eu estudo em casa, teoria na escola e harmonia por conta própria pois na aula o bicho pega! rsss

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por gobatto Qua Nov 04, 2009 12:58 pm

Henrique Alencar escreveu:Gobato
Incrível mas passei pelo mesmo processo que você.
Primeiro tive um professor que só me ensinou técnica e depois veio minha atual professora me ensinando música.
Técnica eu estudo em casa, teoria na escola e harmonia por conta própria pois na aula o bicho pega! rsss

É isso ai! rs
Mas deve ter muita gente que quer ir pra aula pra treinar, não pra aprender...
Mas cada um é cada um.

O professor é aquele que consegue despertar o interesse do aluno, mesmo porque, o aluno iniciante muitas vezes não sabe o que quer...o que muda é a abordagem que vai ser usada com cada um...ai que o bixo pega.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Edu Fettermann Qua Nov 04, 2009 3:31 pm

Eu nunca fiz aulas de baixo, apenas algumas (poucas) aulas de harmonia. O resto, fui aprendendo sozinho, com livros, vídeos e o bom e velho ouvidão. Mas agora tô querendo fazer, aprimorar algumas técnicas, aprender alguns macetes.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por RFFanBR Qua Nov 18, 2009 11:34 pm

Bom, eu comecei minhas aulas há pouco tempo (5 semanas só). A única aula de música que fiz antes foram 6 meses de piano no colégio, numa turma de 6 alunos junto com outro de 10 de teoria musical. Me admirei de ter aprendido o nome das notas, pelo menos. Shocked

Mas voltando ao curso de baixo, o que eu estou fazendo é direcionado ao gosto musical do aluno e sua capacidade de aprender. Na primeira aula saí sabendo afinar o baixo, teoria, exercícios. Nada de tablaturas, ali é na raça mesmo, horas de ear training pra tirar música de ouvido depois de aprender a escala maior e menor. O professor pede um CD com as músicas que vc mais gosta. Já tirei uma música. Próxima aula efeitos, daí entra naquela área (pra mim ainda cabeluda e esotérica) de escalas, etc, etc, etc. E, modéstia à parte, como tenho facilidade em aprender, o curso segue na minha velocidade. Quanto mais rápido eu aprender, mais cedo me livro do curso, kkkkk Razz

Mas, enfim, comecei o curso há pouco tempo, não posso dizer ainda o que eu gostaria que o professor melhorasse pq, afinal de contas, ainda sou completamente ignorante no mundo dos graves. Laughing

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Andrezinho Seg Nov 23, 2009 6:18 pm

Eu comecei a prender com meu tio... Depois com o outro tio...
Daí senti necessidade de aulas de violão mesmo, mas o professor era um "imbecil"! Um coroa doido que pegou um caderno comum e colocou uma tonelada de músicas tipo "Cai-cai, balão", escreveu vários acordes com um carimbo e ainda nomeava os acordes sem usar as cifras. Ao invés de E, usava Mi Maior, e ainda colocava acento no "i"!
Acho q fiquei um mês e pulei fora!
Depois encontrei o Paulo Name, que me fez entender realmente o qe eu buscava e me fez aprender a tocar um pouco, unindo prática e teoria!
Um dia, me deu um baixo na mão, me colocou num palco e falou: - "Faz só a tônica e deixa o resto comigo! Mas sei q vc vai gostar disso!!"
E tô ai até hoje!
Mas quero avançar mais... Quero aprender mais!

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por black_bass Ter Nov 24, 2009 1:23 am

Meu 1° "Professor" só queria ensinar slap pois no entendimento dele, baixista bom tinha que ser bom em slap.
Então resolvi mudar de instrumento fui estudar em uma escola de musica e conheci o clarinete me dedicando por 5 anos, mas não adiantou voltei para o baixo elétrico conheci um professor com quem estudei 3 anos e aprendi realmente a tocar.
Concordo 100% que em muitos casos o professor não tem didática ou é um viciado em apenas uma técnica!

black_bass
Membro

Mensagens : 3
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Vlad Sex Jan 01, 2010 11:37 pm

Não dou aulas agora, mas já o fiz algumas vezes... usava o método do Dan Dean... e sempre rolou bem legal... mas entre as lições tb passava algumas coisas extras pra fazer os alunos tocarem outras coisas, pq realmente focar só no método pode cansar um pouco...

Mas aconselho o Dan Dean pra lecionar... é bem legal
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Anlei Sáb Jan 02, 2010 8:11 am

Eu sou a favor de bota tecnica de baixo junto com Harmonia Funcional
inclusive assim eu ate arumo alunos que nao sao baixista vem so pela harmonia
pq tem muito curso que cobra harmonia por fora
eu ja ensino logo tudo
foi assim que estudei
Hoje em dia com internet depois do basico tecnicas mais avançadas tipo Tap vc aprende sem professor

____________________________
Meu nome é Márcio André Leite. Fui banido do Fórum Contrabaixo BR porque faltei com respeito aos outros membros.

Anlei
Membro

Mensagens : 65
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por ffalcon Ter Fev 02, 2010 1:27 pm

Acho que a metodologia do professor tem que se adequar à cada aluno. Não existe uma fórmula "rígida" de ensinar contrabaixo que vá funcionar com todos.

No meu caso, dando aulas há vinte anos, tendo passado por mais de 200 alunos (ou mais!), tendo tido alunos de 10 até 60 anos, acabei criando caminhos para ensinar os diferentes tipos de alunos. Digo diferentes, pois além do fator idade, cada um tem sua história particular com a música e isso faz toda a diferença na hora de aprender coisas novas.

Temos também outros fatores que contribuem para um rápido e eficaz aprendizado do instrumento: interesse, conhecimento prévio, criatividade, etc... e creio que além da questão técnica, um aprofundamento musical no campo da harmonia/percepção/teoria é também muito importante, pois em minha opinião, a música fica muito mais gostosa quando entendemos o que tocamos!

Abração!
ffalcon
ffalcon
Membro

Mensagens : 43
Localização : Niterói - RJ

http://www.franciscofalcon.mus.br

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Marcos Paulo Sex Fev 19, 2010 2:40 pm

No meu caso eu toco há 20 anos, mais só agora resolvi ter aula para começar a dar aula. Estou fazendo na EM&T em Santos espero aprender o suficiente para poder passar para os meus futuros alunos....
Marcos Paulo
Marcos Paulo
Membro

Mensagens : 13
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Marcos Paulo Sex Fev 19, 2010 6:34 pm

Será que da pra viver a vida como professor de baixo ? Eu toco estou estudando para dar aula, tenho o meu trabalho secular mais na verdade mesmo eu gostaria de viver só da música.


Será que é possível ?

Como um documentário do Metálica (Claro que não estou me comparando a eles ) mas no documentário eles chegam de manhã no studio batem cartão e passam o dia fazendo música......eeeeeeee vida boa
Marcos Paulo
Marcos Paulo
Membro

Mensagens : 13
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Jr. Primata Sáb Fev 20, 2010 9:51 pm

Boa discussão!!!!
"Para saber ensinar é preciso antes de tudo saber aprender. (Gaiarsa)". Fazer música não é apenas ser capaz de tocar a mil por hora (vide youtube aff!!!), ou saber todos os modos, conhecer a história do seu bass hero, ou do seu instrumento, ter leitura à primeira vista, tocar todo real book etc. Tudo isso faz parte de uma boa formação. São ferramentas, requisitos, recursos que são adquiridos para um desempenho competente no palco, em estúdio ou em sala de aula.
Mas, acredito que a música é mais que tudo isso junto. Ela veio antes dos conservatórios, das academias. Foi criada antes das partituras, dos modos, dos nossos heróis. E ela continua também, muito além disso tudo.
Como professor, desenvolvo leitura, técnica, repertório, harmonia e, principalmente, senso crítico, com todos os meus alunos. Mas tudo que fazemos, eu e todos os demais professores aqui e em outros lugares, é especular sobre música. Ensinamos o que um dia foi criado sem academia, sem teoria.
Em resumo, somos facilitadores, orientadores. Não detemos nenhum conhecimento, apenas o passamos.
Escrevo isso pois nós não possuímos nenhum tipo de poção mágica ou varinha encantada para transformar cada aprendiz em um novo bass hero.
Os que tem talento acima da média, nem precisam de professor. Os que tem talento podem obter um grande impulso com um bom professor. Aqueles com pouco talento, mas com muita dedicação podem alcançar um nível de conhecimento e destreza satisfatório. Já aqueles sem talento e determinação... prefiro nem comentar.
Para finalizar meu chorus, para aprender é necessário, antes de tudo, talento e interesse. Uma boa orientação complementa, facilitando e acelerando o aprendizado e a evolução musical.
Jr. Primata
Jr. Primata
Membro

Mensagens : 117
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Fernando Zadá Dom Fev 21, 2010 1:34 am

Jr. Primata escreveu:Boa discussão!!!!
"Para saber ensinar é preciso antes de tudo saber aprender. (Gaiarsa)". Fazer música não é apenas ser capaz de tocar a mil por hora (vide youtube aff!!!), ou saber todos os modos, conhecer a história do seu bass hero, ou do seu instrumento, ter leitura à primeira vista, tocar todo real book etc. Tudo isso faz parte de uma boa formação. São ferramentas, requisitos, recursos que são adquiridos para um desempenho competente no palco, em estúdio ou em sala de aula.
Mas, acredito que a música é mais que tudo isso junto. Ela veio antes dos conservatórios, das academias. Foi criada antes das partituras, dos modos, dos nossos heróis. E ela continua também, muito além disso tudo.
Como professor, desenvolvo leitura, técnica, repertório, harmonia e, principalmente, senso crítico, com todos os meus alunos. Mas tudo que fazemos, eu e todos os demais professores aqui e em outros lugares, é especular sobre música. Ensinamos o que um dia foi criado sem academia, sem teoria.
Em resumo, somos facilitadores, orientadores. Não detemos nenhum conhecimento, apenas o passamos.
Escrevo isso pois nós não possuímos nenhum tipo de poção mágica ou varinha encantada para transformar cada aprendiz em um novo bass hero.
Os que tem talento acima da média, nem precisam de professor. Os que tem talento podem obter um grande impulso com um bom professor. Aqueles com pouco talento, mas com muita dedicação podem alcançar um nível de conhecimento e destreza satisfatório. Já aqueles sem talento e determinação... prefiro nem comentar.
Para finalizar meu chorus, para aprender é necessário, antes de tudo, talento e interesse. Uma boa orientação complementa, facilitando e acelerando o aprendizado e a evolução musical.

Muito bacana Primata!
Concordo contigo.
Falo muito pros meus alunos que eu não ensino e sim eles que aprendem.
Posso ter didática e tudo mas se o cara nao quiser ele não aprende mesmo. Meu papel é orientar e procurar despertar o interesse e colocar a pulga atrás da orelha, ou abrir portas mas no fundo no fundo o aluno é quem decide se aguenta o tranco e a música vai ser um passatempo ou um caminho mais sério.
Pratico Aikido e curto muito trazer aprendizados de lá para as aulas.
A relação mestre aprendiz nas artes marciais é bem bacana e em alguns casos existem paralelos com o trabalho do professor de música.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Renato Leite Qui Mar 11, 2010 5:29 pm

Esse topico é muito importante pois, nesses proximos anos, vou estudar para desenvolver uma "nova" metodologia de baixo. Se tudo der certo eu terei um mestrado, e a comunidade contrabaixistica tera um otimo estudo sobre ensino musical voltado ao contrabaixo.

Vcs farão parte da minha pesquiza....heheh


A metodologia que uso hoje para dar aulas de baixo, é uma metodologia em espiral, ou seja, abordo um assunto em uma semana. Na semana seguinte abordo outro assunto, dessa maneira vou iniciando varias materias diferentes, com o tempo eu volto em cada uma dessas materias e agente vai se aprofundando nesses assuntos.

O conteudo é sempre direcionado para o aluno. Ou seja, nunca vou ensinar algo que seja completamente inutil para o aluno.


Mas ainda assim eu encontro algumas falhas nessa didatica. Como o aluno que nao estuda muito. Nesse caso ate eu voltar para a materia inicial ele ja esqueceu tudo.

Sinto tambem que faltam conexoes entre os assuntos, ele sabe a tecnica, sabe a escala, sabe para que sabe essa materia, mas nao sabe aplicar na pratica, pois em algum momento faltou a conexao entre todos esses aspectos.
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Rogério de Castro Qui Mar 11, 2010 6:09 pm

Grande Renato...

Esta tem sido minha luta nestes anos em que dou aulas...

É bom ter este espaço pra trocar idéias, experiências e opiniões.

(parabéns pela formatura tbm!!!)
abração

____________________________
"andá com fé eu vou, a fé não costuma faiá"
Rogério de Castro
Rogério de Castro
Membro

Mensagens : 481
Localização : Itu/SP

http://www.rogeriodecastro.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por AmandaShasta Sex Mar 19, 2010 3:33 pm

Eu já tive aula com alguns professores, mas pra mim, a melhor aula, foi um workshop que eu achei no Youtube do Nico Assumpção. Tem quase uma hora de material e ele é muito didático.
Mas já tem que ter algum conhecimento pra assistir o workshop. De escalas, modos, etc...
=)
AmandaShasta
AmandaShasta
Membro

Mensagens : 181
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Cantão Sex Mar 19, 2010 3:48 pm

AmandaShasta escreveu:Eu já tive aula com alguns professores, mas pra mim, a melhor aula, foi um workshop que eu achei no Youtube do Nico Assumpção. Tem quase uma hora de material e ele é muito didático.
Mas já tem que ter algum conhecimento pra assistir o workshop. De escalas, modos, etc...
=)

Se tivesse se cadastrado aqui antes , já teria assistido esse workshop aqui mesmo...rsss , brincadeira Amanda , olha o link...é esse aqui ?
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/nico-assumpcao-workshop-ufba-2000-t1100.htm?highlight=nico+assin%e7%e3o

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 19, 2010 4:29 pm

Renato Leite escreveu:Esse topico é muito importante pois, nesses proximos anos, vou estudar para desenvolver uma "nova" metodologia de baixo. Se tudo der certo eu terei um mestrado, e a comunidade contrabaixistica tera um otimo estudo sobre ensino musical voltado ao contrabaixo.

Vcs farão parte da minha pesquiza....heheh


A metodologia que uso hoje para dar aulas de baixo, é uma metodologia em espiral, ou seja, abordo um assunto em uma semana. Na semana seguinte abordo outro assunto, dessa maneira vou iniciando varias materias diferentes, com o tempo eu volto em cada uma dessas materias e agente vai se aprofundando nesses assuntos.

O conteudo é sempre direcionado para o aluno. Ou seja, nunca vou ensinar algo que seja completamente inutil para o aluno.


Mas ainda assim eu encontro algumas falhas nessa didatica. Como o aluno que nao estuda muito. Nesse caso ate eu voltar para a materia inicial ele ja esqueceu tudo.

Sinto tambem que faltam conexoes entre os assuntos, ele sabe a tecnica, sabe a escala, sabe para que sabe essa materia, mas nao sabe aplicar na pratica, pois em algum momento faltou a conexao entre todos esses aspectos.

Putz tenho um monte de coisas a acrescentar aqui mas to corrido e volto a escrever com calma.
Mas uma coisa é interessante que observei:
quando comecei a dar aulas achava que o aluno tinha que estudar pacas e ter um comprometimento igual ao que eu tinha, ou queria ter, mas com o tempo passei a respeitar mais o ritmo do aluno e sentir o que ele procura para criar estimulo.
Não curto aulas puramente teóricas e as evito. Pra mim toda linguagem musical aprendida tem que ser demonstrada no que vai ser usado e sempre fazer ponte com repertório e com outras coisas que el está estudando.
Pesquise um pouco sobre metodologia Waldorf, curriculum normal de escola alemãs, que tem dicas muito boas sobre interdisciplinariedade.
Meu filho estuda em uma e estudei bastante metodologias pra achar uma que concordasse e colocar ele.
Depois escrevo mais.
Abraços
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por leo bassman Seg Mar 29, 2010 3:49 pm

eu vi esta aula dele Amanda
e por fala em aula a minha foi frustrante pois o cara sabia menos do que eu sabia imagina eu não sabia nadad e o cara menos ainda rsrsr

mais valeu apena pois me deu foi mais vontade de aprender e to aia atae hoje

to querendo arruma um prof, mais ta dificil pois aqui em belo horizonte eu não conheço nenhum prof bom, e com um preço assecivel .E tambem de ortografia pois não repara não mais portugues ta bravo rsssrsrs
leo bassman
leo bassman
Membro

Mensagens : 212
Localização : ribeirão das neves

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por allexcosta Seg Mar 29, 2010 4:01 pm

leona bass escreveu:E tambem de ortografia pois não repara não mais portugues ta bravo rsssrsrs

hide notme

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por AmandaShasta Qua Jun 02, 2010 12:32 pm

Um colega me encaminhou esse e-mail. Para quem tiver interesse:

Ola,
Voltei a dar aulas particulares pela internet para todo o Brasil.
Uma aula de uma hora por semana e voce ainda grava as aulas.
Basta ter internet rapida, web cam e microfone.
R$ 190,00 por mes
Som e imagem perfeitos. Se quiser referencias de alunos que fazem ou ja fizeram as aulas ente no topico AULAS COM ZUZO PELA NET da comunidade ZUZO MOUSSAWER do orkut.

Um abraço
ZUZO MOUSSAWER
AmandaShasta
AmandaShasta
Membro

Mensagens : 181
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Alencar Qua Jun 02, 2010 12:34 pm

Nunca tive esse tipo de aula, mas sobre o Zuzo: http://bass.forumeiros.com/baixistas-f24/zuzo-moussawer-um-baixista-brasileiro-fora-de-serie-t1385.htm

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Renato Leite Qua Jun 02, 2010 6:43 pm

entao, eu nao confio muito em aulas pela internet. Embora eu seja colunista no site baixista, eu acho que pode servir como fonte de informaçoes, mas nao existe troca aluno-professor. Mesmo com webcam, microfone e tal.. não tem como o professor verificar se o aluno esta tirando um bom som do instrumento (por exemplo), ja que o som nao deve ser aquela maravilha...baixo + p2 na placa + compressao de audio para conversas online...

Acho que essas aulas do zuzo devem ser muito boas para alunos intermediarios e avançados. Que ja tem uma boa parte do aprendizado resolvido.



Quanto a qualidade da aula do Zuzo, isso é inquestionavel, basta ver as video aulas dele.... ele explica muito bem, e passa exercicios que dão resultado muito rapido.

Seria ótimo fazer aulas com ele, pessoalmente... mas ele esta morando nos EUA...certo?


abraços
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Bhernardo Qua Jun 02, 2010 7:12 pm

Eu até hoje só fiz aula com um professor, durante um ano e meio aproximadamente. Eu simplesmente estou arrependido.
Não estou arrependido porque o professor era horrível. Muito pelo contrário, ele manda MUITO, um baixista INCRÍVEL e me mostrava várias coisas que ele sabia fazer no final de todas as aulas pra matar minha curiosidade (professor particular, me dava aula em casa).
Ai que vem o problema, o arrependimento foi não dar o devido valor ao talento e os ensinamentos do cara. Ele me ensinou tríades, tétrades, penta, modos gregos e eu praticamente ignorei TUDO, só queria aprender as músicas que ele me passava. No final joguei um ano e meio de aula com um aluno do Zuzo Mossawer no lixo, e tive sorte de achar esse fórum, onde reaprendi tudo que ele me ensinou ^^'
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Renato Leite Qua Jun 02, 2010 8:09 pm

é Bhernardo, isso é muito comum. Ja vi muitos alunos que fizeram aulas comigo e nao se dedicaram o suficiente, e ja alguns piores que desconfiavam se aquilo era realmente importante.

Acontece que tem muitas coisas que sao intermediarias e de grande importancia, por exemplo eu uso muito material de jazz, para ensinar harmonia, escalas etc ..
A maioria dos alunos nao tem prestençao de ser jazzista, entao eles acabam desconfiando da didatica. Eu procuro sempre mostrar a importancia do assunto, nesse caso por exemplo, eu procuro mostrar que o rock, punk, reggae, axe etc de quem conhece jazz é geralmente melhor do que os que nao dominam o jazz.

Um exemplo meio bobo, mas funcional para alunos mais novos é o DVD do green day, na hora de apresentar a banda, o baterista e o baixista começam a tocar um waking sobre uma formula blues. Detalhe: Um walking relativamente bem contruido..


Geralmente a conclusao é: por que uma banda de Punk como o green day é muito melhor do uma banda brasileira como o CPM22???
Mesmo que o estilo seja bem proximo a formaçao musical dos membros da banda é totalmente diferente. A formaçao do green day é muito mais solida...




Na verdade todo esse papo é so pra provar que o jazz pode ser importante na vida de musicos nao jazzistas, e fazer o aluno acreditar que aquele estudo nao é inutil.
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 02, 2010 9:51 pm

Pô Renato mas basta o cara tocar e ouvir rock bem tocado e outros estilos como soul e funk, e harmonias de pop bem feito. Cada vez menos acho jazz tão essencial assim. Improviso tem em vários estilos até na música erudita. O jazz é só um dois veículos de utilização.
Inclusive o lance de na faculdade o enfoque ser jazz e bossa acho meio enfadonho.
Sou mais um pop bem tocado que um jazz meia boca.
Inclusive perguntaria:
o que é jazz??
um estilo ou uma forma de tocar??
Só nessa discussão da pra gastar muita saliva.
Eu procuro respeitar e mostrar boa música independente do estilo que for e se por acaso o cara curtir jazz ótimo se só curtir rock vou procurar abrir o horizonte nesse estilo e depois mostrar outros.
Abração

PS: o Léo Magalhães guitar) tá dando umas aulas aqui na escola!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Alencar Qua Jun 02, 2010 10:13 pm

Bhernardo escreveu:Eu até hoje só fiz aula com um professor, durante um ano e meio aproximadamente. Eu simplesmente estou arrependido.
Não estou arrependido porque o professor era horrível. Muito pelo contrário, ele manda MUITO, um baixista INCRÍVEL e me mostrava várias coisas que ele sabia fazer no final de todas as aulas pra matar minha curiosidade (professor particular, me dava aula em casa).
Ai que vem o problema, o arrependimento foi não dar o devido valor ao talento e os ensinamentos do cara. Ele me ensinou tríades, tétrades, penta, modos gregos e eu praticamente ignorei TUDO, só queria aprender as músicas que ele me passava. No final joguei um ano e meio de aula com um aluno do Zuzo Mossawer no lixo, e tive sorte de achar esse fórum, onde reaprendi tudo que ele me ensinou ^^'


Pois é, quando eu ministrava aulas de violão, eram o que eu mais escutava: "harmonia é muito chato, eu quero aprender é aquela do Jack Jonson", "não que aprender harmonia, quero aprender aquela nova que tá tocando na rádio.", por isso quando alguém vem quer ter aulas comigo é a primeira coisa que eu pergunta: "você quer aprender música ou quer só tirar onda?"

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por LuCaSbass Qua Jun 02, 2010 10:48 pm

Engraçado que hoje em dia o Jazz é praticamente erudito, e quando ele começou era música popular e ninguém em faculdade nenhuma estudava Jazz...
Eu acho que a música evolui, e hoje não da pra ficar preso num só estilo.
Só para constar, fui no show do Overtone Quartet do Dave Holland, uma lenda do jazz, e não teve um walking. No show do Ron Carter ontem teve um e foi rápido. O Jazz Contemporaneo está incorporando muitas outras coisas, e a música contemporânea de forma geral é um 'fusion' puro.
Logo também discordo de focar o ensino no jazz. E olha que eu gosto muito de jazz hehe

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Alencar Qua Jun 02, 2010 10:57 pm

^ acho que o professor não pode impor um estilo ao aluno, mas só que a galera não quer estudar é nada, tinha um aluno que nunca tinha tocado violão na vida e eu passei aquelas velhas combinações: 1 2 3 4, 4 3 2 1, 1 3 2 4....
o cara passou 2 meses enrolando sem estudar em casa, e não saia do canto, e acha ruim que n conseguia tocar nada, aí fica difícil.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jun 03, 2010 9:24 pm

Alencar escreveu:^ acho que o professor não pode impor um estilo ao aluno, mas só que a galera não quer estudar é nada, tinha um aluno que nunca tinha tocado violão na vida e eu passei aquelas velhas combinações: 1 2 3 4, 4 3 2 1, 1 3 2 4....
o cara passou 2 meses enrolando sem estudar em casa, e não saia do canto, e acha ruim que n conseguia tocar nada, aí fica difícil.

Mas é justamente ai que entra a dedicação do professor em insistir e achar uma brecha que consiga trazer o aluno pro seu lado estimulando através do que ele conhece para depois de ganhar a confiança abrir outras portas sonoras pra ele. Mas tem uns que são complicados mesmo vão Ea aula só pra fazer terapia ou passar um tempo sem nenhum compromisso. Esses a aula demora a passar e é dificil render mesmo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Renato Leite Sex Jun 04, 2010 2:57 am

Sim, concordo com tudo que vcs disseram....

Logo de cara ja digo para o aluno que ele nao é obrigado a gostar de jazz, pelo contrario, pode ser que ele realmente nao ache legal. A ideia nao é ensinar o genero musical jazz (a nao ser que essa seja a intençao do aluno).

Eu uso o jazz de maneira didatica, ou seja, uso alguns elementos para ensinar musica em geral. Por exemplo, leitura de cifras, campo harmonico, escalas, cadencias, criaçao de levadas...entao eu pego um "all the thing you are" e toco em rock, funck, samba...

Eu tambem sou contra obrigar um estilo, isso tira totalmente o interesse da aula.


Outra coisa, eu procuro incentivar o aluno a trazer coisas de casa....musicas covers, composiçoes, solos.

Sempre ressalto a importância de ele ter 3 pilares: Aula, estudo em casa, e banda.


Mas esse negocio de musica ser um hobby para o aluno é uma coisa um pouco complicada mesmo. Por mais que a intençao nao seja ser um musico profissional, tem que ter um pouco de dedicaçao. Aqueles alunos que querem fazer preparatorio pro vestibular de musica sao um prato cheio pro professor...
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Alencar Sex Jun 04, 2010 9:14 am

^ exatamente, concordo.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Professores de Baixo Empty Re: Professores de Baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos