Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

+7
Tiago Bass
Sonikado
Moshe Bar Elohim
allexcosta
Maurício_Expressão
Boss2K
Laysson
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Qui Abr 24, 2014 8:46 pm

Boa noite galera, todos bem? 

Ainda não adquiri a sabedoria (aprender com os erros de terceiros), mas estou atrás da inteligência (aprender com os próprios erros).

Caiu um mega raio há alguns quarteirões daqui e queimou vários eletro/eletrônicos de vizinhos, dentre eles, de minha família. Depois disso, vim estudar soluções no fórum, dentre elas os Furman. Procurei e vi que eles são bem controversos com relação à eficiência então me lembrei que houve um tópico falando sobre tratar o problema pela raiz, fortalecendo minha rede elétrica. Soube que há um equivalente que desarma eletronicamente o padrão em sobrecargas e oscilações grandes, mas não faço ideia do nome, e além disso, quero instalar uma(s) barra(s) para aterrar a instalação elétrica de minha casa. 

Minhas dúvidas se referem ao preço e nome desses equipamentos. Também gostaria de saber sobre a distância máxima em que a barra de aterramento funciona a contento. Pergunto a distância pois ao falar que queria instalar a barra próxima ao meu quarto, um amigo me alertou sobre o risco de explosão em caso de um novo raio muito próximo daqui.

Abraços a todos!
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Qui Abr 24, 2014 8:52 pm

O componente chama-se Sensor de Tensão.

Instalar uma barra não ser serve pra nada. Ou faz um aterramento decente, com 3 barras interligadas, carvão ativado, e etc + manutenção ou nem pense nisso.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Qui Abr 24, 2014 9:02 pm

Boss2K escreveu:O componente chama-se Sensor de Tensão.

Instalar uma barra não ser serve pra nada. Ou faz um aterramento decente, com 3 barras interligadas, carvão ativado, e etc + manutenção ou nem pense nisso.

Bom demais, Boss, meu intuito com esse tópico é planejar algo que seja eficiente.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Abr 24, 2014 9:07 pm

Somente lembrando: aterramento e proteção contra raios é uma coisa que quase ninguém faz de forma espontânea. Há muito mais mortes de raios no Brasil, que de acidente de avião comercial.
Ter equipamentos, eletrodomésticos e instalações danificadas por raio, é muito mais comum do que se imagina.
Em condomínios é comum sistemas de proteção pois o desconto que se consegue com o seguro é maior que o valor de instalação e manutenção de um sistema de para-raios.
Mas em residências onde não se faz seguro, normalmente não há para-raios instalados.

E finalmente, lembro que o Brasil é o país onde mais raios caem.

http://super.abril.com.br/cotidiano/brasil-pais-100-milhoes-raios-441018.shtml
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Qui Abr 24, 2014 9:13 pm

Realmente. Temos um Hipódromo aqui próximo e no dia ficamos com a impressão de que caiu lá. O clarão foi muito forte, daqueles que a visão fica alguns segundos ofuscada e o estrondo, bem alto, digno de deixar zumbido. 
Dou graças que ninguém da vizinhança se feriu, mas o estrago material foi forte.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por allexcosta Qui Abr 24, 2014 9:27 pm

Maurício_Expressão escreveu:E finalmente, lembro que o Brasil é o país onde mais raios caem.

http://super.abril.com.br/cotidiano/brasil-pais-100-milhoes-raios-441018.shtml

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica 400px-Global_lightning_strikes

World map showing frequency of lightning strikes, in flashes per square kilometer (km²) per year (equal-area projection). Lightning strikes most frequently in the Democratic Republic of the Congo. Combined 1995–2003 data from the Optical Transient Detector and 1998–2003 data from the Lightning Imaging Sensor.


Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Distribution_of_lightning
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Qui Abr 24, 2014 9:33 pm

Quando trabalhei no SIPAM, instalei vários sensores de raios na Amazônia.

É melhor ler esse documento, de quem entende:

Brasil, País dos Raios

http://www.inpe.br/webelat/elatMidia/arquivos/20130130173223Ambiente%20Energia_30%2001%202013.pdf

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Qui Abr 24, 2014 9:36 pm

Me veio à cabeça conversar com a vizinhança sobre a instalação de um para raios que nos atendam. Essa é uma região onde os edifícios mais altos estão há algumas centenas de metros de distância. Então talvez ajudasse a todos, uma proteção adicional como essa.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por allexcosta Qui Abr 24, 2014 9:43 pm

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica 450px-Lightning_Flash_Density_12

NASA
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Qui Abr 24, 2014 10:22 pm

^São dados de novembro de 2009 ...

Mapas de freqüência de raios não são confiáveis, ​​porque os raios variam consideravelmente de ano para ano ...


Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Qui Abr 24, 2014 11:51 pm

E imagino que a incidência seja heterogênea, com variações dependendo da frequência das chuvas, das estações e coisas como o tempo (clima) de cada região.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 25, 2014 12:00 am

Condicionadores de tensão custam fortunas.
http://eletronicos.mercadolivre.com.br/home-theaters/condicionadores-de-energia_ItemTypeID_N

Filtros de linha (autênticos) já resolveria o problema de surtos, transiêntes, sobretenção, etc.
http://lista.mercadolivre.com.br/filtro-de-linha-profissional-upsai
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553664530-clamper-multi-proteco-8-tomadas-protetor-dps-raios-surtos-_JM
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Sex Abr 25, 2014 10:51 am

Acho que dependendo do que será protegido, essa fortuna se relativiza. Por isso quero investir nisso.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 25, 2014 11:04 am

^ Tudo bem. Os recursos financeiros são seus e cada um possui um valor pessoal de fortuna/caro/barato/bagatela/etc. E também nem sei o tipo de equipamento que você está querendo proteger.

Que eu já tenha visto, os condicionadores são usados por audiófilos e cinéfilos.
Seus equipamentos não podem sofrer com picos e oscilações da rede de jeito nenhum nas gravações e reproduções dos áudios e vídeos.

A nível de usuário comum doméstico, que possui um HT básico + TV, na mais cara das hipóteses, eu compraria um nobreak.

Sobre aterramento aprendi que sua finalidade é a proteção das pessoas e não dos equipamentos.

"Fortalecer" a rede elétrica também nunca ouvi dizer isto. O que você pode fazer é chamar um Eletricista (com formação em eletrôtécnica, engenharia, etc. [não pintor, pedreiro, encanador, curioso]) para avaliar toda a sua instalação residencial. Há muitos "gatos" dentros das próprias residência, mal dimensionamentos dos equipamentos de proteção (disjuntores, etc.), seccionamentos errados de condutores.

Tenha um excelente investimento $$.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Sex Abr 25, 2014 11:26 am, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Sonikado Sex Abr 25, 2014 11:22 am

A nível de usuário comum doméstico, que possui um HT básico + TV, na mais cara das hipóteses, eu compraria um nobreak.
Vale lembrar que qualquer coisa que gera SOM (um rádio, um HT, um amplificador) ou é composto de muitos componentes analógicos, dependendo do no-break a qualidade do som/imagem pode ficar um lixo. (no caso eu falo daqueles no-breaks que geram sinal não-senoidal)

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 25, 2014 11:36 am

Sonikado escreveu:
A nível de usuário comum doméstico, que possui um HT básico + TV, na mais cara das hipóteses, eu compraria um nobreak.
Vale lembrar que qualquer coisa que gera SOM (um rádio, um HT, um amplificador) ou é composto de muitos componentes analógicos, dependendo do no-break a qualidade do som/imagem pode ficar um lixo. (no caso eu falo daqueles no-breaks que geram sinal não-senoidal)

Um bom nobreak além de progeter os equipamentos como um filtro de linha, evita o corte instantâneo da energia. É para dar tempo de desligá-los normalmente caso haja um apagão e não ficar usando enquanto houver carga na bateria.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Sex Abr 25, 2014 11:52 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Um bom nobreak além de progeter os equipamentos como um filtro de linha, evita o corte instantâneo da energia. É para dar tempo de desligá-los normalmente caso haja um apagão e não ficar usando enquanto houver carga na bateria.
No-breaks de onda não-senoidal ou de onda quadrada são abomináveis na entrada de uma fonte, principalmente se tiver PFC ativo. Jamais uma onda quadrada será melhor, pois ela não é suave e provoca uma espécie de "soco" nos capacitores do primário da fonte, estressando-os.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Tiago Bass Sex Abr 25, 2014 12:20 pm

Se for só para proteção de equipamentos e instalações a principio , uma solução até que barata , seria a instalação de um DPS ( Dispositivo de proteção contra surtos e sobretensões ) provenientes de descargas diretas ou indiretas na rede elétrica.



Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 25, 2014 12:44 pm

Boss2K escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Um bom nobreak além de progeter os equipamentos como um filtro de linha, evita o corte instantâneo da energia. É para dar tempo de desligá-los normalmente caso haja um apagão e não ficar usando enquanto houver carga na bateria.
No-breaks de onda não-senoidal ou de onda quadrada são abomináveis na entrada de uma fonte, principalmente se tiver PFC ativo. Jamais uma onda quadrada será melhor, pois ela não é suave e provoca uma espécie de "soco" nos capacitores do primário da fonte, estressando-os.
Eu já entendi a sua colocação e a do Sonikado. Mas a atuação do nobreak (onda quadrada ou senoidal) seria só em caso de falta de energia, não? Se for com o propósito de dar tempo a desligar os equipamentos.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Sex Abr 25, 2014 1:00 pm

Moshe Bar Elohim escreveu: Mas a atuação do nobreak (onda quadrada ou senoidal) seria só em caso de falta de energia, não? .
Não.

Na verdade, os que você se refere, são conhecidos como Short-breaks ...

Os No-breaks, em operação normal, a rede estará em condições normais. O retificador transforma a energia de corrente alternada da rede, em corrente contínua, fornecendo-a ao Inversor. Este, por sua vez, novamente a converte em corrente alternada senoidal, porém altamente estabilizada em tensão e frequência, com baixa distorção e isenta de ruídos, transitórios e outras perturbações inerentes à rede. Simultaneamente, um banco de baterias, ligado à saída do retificador, é mantido em condições de plena carga. ALém disso, o no-break tem aquele componente que citei lá em cima, ou seja, o inversor dispõe ainda de sensor de tensão alta e baixa na saída, para proteção dos equipamentos.

Alguns no-breaks tem software de gerenciamento, que monitora parametros e controla o desligamento do PC, antes de acabar a carga da bateria, na ausência do usuário.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 25, 2014 2:25 pm

Uso este no PC: Nobreak APC BE600N-BR. Ele tem este software de desligamento automático do pc entre outras coisas como ajuste da sensibilidade da tensão, protetor de linha telefônica, disjuntor.
Especificações:
http://www.casimages.com.br/i/14042507212577895.jpg.html

Nos equpamentos da sala, tv, dvd, decodificadores, etc. apenas oS filtroS da UPSAI
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por CG Sex Abr 25, 2014 2:35 pm

Deixa eu fazer meu marketing:

Emerson Liebert PSA 600 - http://www.liebert.com.br/telas/pagina.asp?id=1&m=1&n=10001&secao=Produtos-No-Breaks-Monofasico#

As marcas de nobreaks mais tradicionais no mercado só trabalham de forma senoidal - Só aparelhos de baixa qualidade são de onda quadrada.

Acima de 1500 VA a maioria dos NoBreaks são "on-line" ou seja ficam ligados full time gerenciando a rede.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Sex Abr 25, 2014 2:48 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Uso este no PC (...)
OK! se lhe atende, então tá tudo certo.

Observei que ele não é senoidal puro, é de onda aproximada. também serve, pois o senoidal é mais caro.

O lance hoje, para quem quer proteção plena, são os no-breaks on-line de dupla-conversão, que são os que estão sempre gerando energia para seu PC, e além disso, de dupla conversão, que significa converter da rede AC, 120 ou 220 Volts para a tensão CC da bateria e ao mesmo tempo fornecer, nessa tensão baixa CC da bateria, energia suficiente para fazer a segunda conversão, que é do CC de baixa para o AC de alta tensão (120 ou 220 Volts) necessário para alimentar seus equipamentos. Isso exige que o retificador de entrada, responsável pela primeira conversão de AC para CC na tensão da bateria, seja muito robusto, diferentemente daqueles retificadores usados para simplesmente carregar a bateria em 24 ou mais horas, usados em no-breaks off-line. No no-break On-Line o retificador de entrada tem que fornecer, em 12 Volts, por exemplo, toda a potência que seu PC + monitor, etc, necessita (digamos 500 Watts) o que daria, nesse exemplo, uma corrente de entrada do no-break de quase 50 Ampéres na tensão da bateria, contra uns poucos 3 a 4 Ampéres de um no-break off-line.

Pra poder operar o tempo todo, gerando energia pros seus equipamentos, e não somente por 5 a 10 minutos de um short-break (no-breaks de baixo custo). É normal e altamente desejável que esse no-break gere uma forma de onda semelhante àquela da rede elétrica, ou seja senoidal e o mais pura possível. O teor de harmônicos em bons no-breaks on-line, pode até nem passar dos 3% enquanto essa mesma medida em no-break off-line, dos baratos, às vezes ultrapassa os 80% ...

Isso tudo, necessidade de dupla conversão, necessidade de um retificador de entrada muito sólido e potente, e necessidade de geração de senoidal o mais pura possível, faz com que os No-breaks On-Line de Dupla Conversão sejam caros, mas muito bons, e eficientes ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por fheliojr Sex Abr 25, 2014 4:48 pm

boss, meu APC Back-UPS RS 1200 é como o do Moshe? eu leio o devido manual, mas não entendo muito...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Sex Abr 25, 2014 5:02 pm

fheliojr escreveu:boss, meu APC Back-UPS RS 1200 é como o do Moshe? eu leio o devido manual, mas não entendo muito...

É esse?

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BZ1200-BR

Se for, é de onda aproximada também ...

Waveform Type: Stepped approximation to a sinewave

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 25, 2014 5:06 pm

Enfim. Qual será o equipamento que o Laysson comprará?
Espero que não seja um destes:
http://e.cdn-hardware.com.br/static/00000000/img-3f3557c0.jpeg
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Sáb Abr 26, 2014 7:08 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Enfim. Qual será o equipamento que o Laysson comprará?
Espero que não seja um destes:
http://e.cdn-hardware.com.br/static/00000000/img-3f3557c0.jpeg

Lembro que alguma vez aqui li o termo "DPS" e até me interessei em instalar algo dessa forma. Esqueci o nome e o Tiago ajudou muito em lembrar. A proteção que to procurando, não é pra melhoria de áudio ou eliminação de ruídos, mas sim pra proteger minha casa de sobrecargas. Conforme falado, continuo entendendo que essa fortuna se relativiza por vários motivos. Pra uma pessoa que tenha um par de Monitores, seu pc, sua tv, seu ampli e demais aparelhos, eu penso como o falado nos tópicos sobre os Furman, que sacrificar um aparelho de 400 reais é muito melhor do que sacrificar vários aparelhos que somem, de repente, 3000 reais. Sei que não estarei livre de raios, não posso lutar contra a natureza. Entretanto, também sei que consigo melhorar um pouco a proteção de minha rede elétrica. Por conta disso, por saber que aqui há muita gente esclarecida, pedi a ajuda aos colegas foristas.

Sobre o item acima, li aquele tópico sobre as réguas, que até mostrava um link do fórum sobre hardware. É assustador.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por fheliojr Sáb Abr 26, 2014 10:47 am

Boss2K escreveu:
É esse?

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BZ1200-BR

Se for, é de onda aproximada também ...

Waveform Type: Stepped approximation to a sinewave

é um mais antigo q este, mas acredito q ele seja de onda aproximada, tb (no manual de 4 páginas do meu não constam as informações detalhadas do link q vc havia postado boss).

 up 

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Tiago Bass Sáb Abr 26, 2014 12:36 pm

Laysson ,

Trabalho em uma empresa que forneçe quadros e painéis elétricos principalmente para área civil . muitos condominios residênciais , edificios comerciais , hospitais , aeroportos , shoppings , enfim . Apesar de muitos clientes nossos ainda resistirem ao uso do DPS nos quadros e painéis de distribuição , muito mais pelo custo na hora de fechar o pedido . muitos já estão mudando esse conceito , por perceberem a eficácia e importância desse dispositivo em termos de segurança para os equipamentos , instalações , até mesmo da vida !
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Sáb Abr 26, 2014 12:59 pm

Lembrando, que DPS não é uma solução única.

O DPS tem função semelhante ao Sensor de Tensão qiue comentei, com a vantagem de estar disponível para a casa toda. Você terá que providenciar um ótimo aterramento pra ter o DPS.

Complementando a solução, você pode ter o(s) no-break(s) fornecendo energia limpa e controlada, para os equipamentos mais sensíveis da casa.

Pensando numa solução escalável, seria algo nesta sequência:

- Aterramento;
- DPS;
- No-Break.

Moshe,

Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sáb Abr 26, 2014 4:14 pm

Boss2K escreveu:Moshe,

Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas.

???

Laysson,

Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 26, 2014 4:25 pm

É bom não esquecermos também que, antes de tudo, é necessário registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas.

 dancetroll 
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Sáb Abr 26, 2014 4:48 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Enfim. Qual será o equipamento que o Laysson comprará?

Boss2K escreveu:
Moshe,

Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas.

Moshe e Allex, o que houve?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 26, 2014 5:03 pm

^ Não sei, só segui a tendência...  Razz 
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sáb Abr 26, 2014 7:28 pm

Boss2K escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Enfim. Qual será o equipamento que o Laysson comprará?

Boss2K escreveu:
Moshe,

Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas.

Moshe e Allex, o que houve?
De trás para frente:

O Allexcosta deve ter entendido que Moshe quotou o Boss porque não entendeu a sintaxe da frase "Moshe, Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas."; por isto ele "corrigiu-a".
Moshe quotou o Boss pensando que ele havia trocado "Laysson" por "Moshe" na frase citada e por isto emendou-a.
Boss, em retardo na resposta, utilizou "Moshe" atendendo a pergunta do Moshe "Enfim. Qual será o equipamento que o Laysson comprará?" que supostamente já estava respondida pelo Laysson em "eu penso como o falado nos tópicos sobre os Furman, que sacrificar um aparelho de 400 reais é muito melhor do que sacrificar vários aparelhos que somem, de repente, 3000 reais." que ficaria com o Furman.

Foi isso.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Sáb Abr 26, 2014 8:08 pm

Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas?
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Dom Abr 27, 2014 5:27 am

Tiago Bass escreveu:Laysson ,

Trabalho em uma empresa que forneçe quadros e painéis elétricos principalmente para área civil . muitos condominios residênciais , edificios comerciais , hospitais , aeroportos , shoppings , enfim . Apesar de muitos clientes nossos ainda resistirem ao uso do DPS nos quadros e painéis de distribuição , muito mais pelo custo na hora de fechar o pedido . muitos já estão mudando esse conceito , por perceberem a eficácia e importância desse dispositivo em termos de segurança para os equipamentos , instalações , até mesmo da vida !

Muito obrigado pelo esclarecimento, Tiago.

Boss2K escreveu:Lembrando, que DPS não é uma solução única.

O DPS tem função semelhante ao Sensor de Tensão qiue comentei, com a vantagem de estar disponível para a casa toda. Você terá que providenciar um ótimo aterramento pra ter o DPS.

Complementando a solução, você pode ter o(s) no-break(s) fornecendo energia limpa e controlada, para os equipamentos mais sensíveis da casa.

Pensando numa solução escalável, seria algo nesta sequência:

- Aterramento;
- DPS;
- No-Break.

Moshe,

Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas.

Boss, me inclino mais a proteger toda a casa. Dificilmente lutaria contra a força de um raio. Penso mais no que puder salvar de equipamentos de minha família com os problemas de sobrecarga que ocorrem após o raio. Em nosso caso, foram uma TV nova, entradas e saídas (rca, hdmi) de uma tv mais antiga, dois aparelhos de TV por assinatura, estabilizador do pc, modem, aparelho de telefone e isso só aqui, pois a vizinhança também sofreu com essa queda do raio. Nesse caso, esse aterramento, seria algo como o indicado no início do tópico, com carvão ativado, revisões periódicas, né?

Moshe Bar Elohim escreveu:
Boss2K escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Enfim. Qual será o equipamento que o Laysson comprará?

Boss2K escreveu:
Moshe,

Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas.

Moshe e Allex, o que houve?
De trás para frente:

O Allexcosta deve ter entendido que Moshe quotou o Boss porque não entendeu a sintaxe da frase "Moshe, Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas."; por isto ele "corrigiu-a".
Moshe quotou o Boss pensando que ele havia trocado "Laysson" por "Moshe" na frase citada e por isto emendou-a.
Boss, em retardo na resposta, utilizou "Moshe" atendendo a pergunta do Moshe "Enfim. Qual será o equipamento que o Laysson comprará?" que supostamente já estava respondida pelo Laysson em "eu penso como o falado nos tópicos sobre os Furman, que sacrificar um aparelho de 400 reais é muito melhor do que sacrificar vários aparelhos que somem, de repente, 3000 reais." que ficaria com o Furman.

Foi isso.

Entrei na brincadeira. hahaha
Agora falando sério, estou perto de obter uma resposta, Moshe. Pelo que foi falado, existem equipamentos que se sacrificam como o furman, mas de forma virtual, desarmando a rede elétrica da casa, sem que haja a perda do equipamento. Nesse caso em específico, tensiono a acreditar que traz uma maior relação de proximidade entre o custo e o benefício obtido.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por CG Dom Abr 27, 2014 2:07 pm

Só para lembrar que geladeiras, maquinas de lavar, micro-ondas, ventiladores, impressoras e outros aparelhos que possuam motores elétricos, não devem ser ligados em nobreaks.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Abr 28, 2014 9:26 am

Laysson escreveu:Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas?
Sim.
Aliás, isto é uma das primeiras coisas a ser feita antes de se passar a fiação, dimensionar os quadros, os pontos de luz, tomada, etc. Ou seja, deveria ser feito na planta, antes da construção da casa ou do apartamento. Se já pegou o imóvel pronto, levante todas as cargas, pontos de iluminação, tomadas, etc. e veja se sua instalação está de acordo. Um eletricista profissional poderá ver isto. Onde moro as residênias começaram a surgir na década de 70. Na maioria por onde entro tem que refazer tudo. Tem casa com fio isolado a pano e fusível de rosca com chave ainda. E nas que tem disjuntores, e fiação já mais moderna geralmente está totalmente mal dimensionado por não serem profissionais que fazem o serviço; geralmente é um amigo de um vizinho que falou para o outro que fez uma reforma na casa dele que tem um pedreiro "bom" que cobra "barato" e faz "rápido" e que "é honesto" e trabalha "bem". Ao abrir o quadro de distribuição, na casa que tem 1.001 aparelhos, vejo 4 disjuntores, vixxxxiiiiii.
Quando piso nestes locais já digo logo: tem que arrancar tudo e fazer tudo de novo.

Então, mesmo que você Laysson compre DPS, condicionador ou qualquer outra coisa o ideal é contratar um profissional da área para avaliar sua rediência e, apartir do que tem de ser feito e das informações que form ditas aqui, tomar atitudes. O aterramento com hastes e tudo mais tem de ser bem feito senão fica uma porcaria.
Foi o que eu disse: se for só para proteger seus equipamentos e deixar sua instalação como está sem avaliação, basicamente um simples filtro de linha autêntico já protegeria. Só ligá-lo na tomada e ligar seus equipamentos nele. Se tens disposição, tempo e dinheiro para investir então terá bastante o que fazer.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Seg Abr 28, 2014 9:56 am, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Seg Abr 28, 2014 9:55 am

Moshe Bar Elohim escreveu:
Laysson escreveu:Antes de tudo, é necessário, registrar qual o dimensionamento da carga (atual e futuro), localização dos equipamentos e orçamento disponível, em etapas?
Sim.
Aliás, isto é uma das primeiras coisas a ser feita antes de se passar a fiação, dimensionar os quadros, os pontos de luz, tomada, etc. Ou seja, deveria ser feito na planta, antes da construção da casa ou do apartamento. Se já pegou o imóvel pronto, levante todas as cargas, pontos de iluminação, tomadas, etc. e veja se sua instalação está de acordo. Um eletricista profissional poderá ver isto. Onde moro as residênias começaram a surgir na década de 70. Na maioria por onde entro tem que refazer tudo.  Tem casa com fio isolado a pano e fusível de rosca com chave ainda. E nas que tem disjuntores, e fiação já mais moderna geralmente está totalmente mal dimensionado por não serem profissionais que fazem o serviço; geralmente é um amigo de um vizinho que falou para o outro que fez uma reforma na casa dele que tem um pedreiro "bom" que cobra "barato" e faz "rápido" e que "é honesto" e trabalha "bem". Ao abrir o quadro de distribuição, na casa que tem 1.001 aparelhos, vejo 4 disjuntores, vixxxxiiiiii.
Quando piso nestes locais já digo logo: tem que arrancar tudo e fazer tudo de novo.

Então, mesmo que você Laysson compre DPS, condicionador ou qualquer outra coisa o ideal é contratar um profissional da área para avaliar sua rediência e apartir do que tem de ser feito e das informações que form ditas aqui, tomar atitudes. O aterramento com hastes e tudo mais tem de ser bem feito senão fica uma porcaria.

Valeu demais pelas informações, Moshe. Fazer as alterações sem ter uma boa estrutura, me parece inviável. Costumam falar que uma corrente (de forma figurada) é tão resistente quanto seu elo mais fraco. Me incomoda realmente algumas coisas em nossa rede elétrica. É algo que estudarei com mais afinco. Só de ter aberto esse tópico, aprendi uma série de coisas que podem ajudar tornar minha rede elétrica mais funcional. Se não for eu a fazer, no mínimo aprendi quais são as perguntas corretas a se fazer pro profissional que tomar frente. 

up
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Abr 28, 2014 10:02 am

Foi o que eu disse: se for só para proteger seus equipamentos e deixar sua instalação como está sem avaliação, basicamente um filtro de linha autêntico já protegeria. Eles tem fusíves, MOVs, e outras cositas mas. Só ligá-lo na tomada e ligar seus equipamentos nele. Se tens disposição, tempo e dinheiro para investir então terá bastante o que fazer.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por carimbass Seg Abr 28, 2014 10:09 am

Eu não sei qual sua preocupação Laysson já que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar.... Rsrs

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Seg Abr 28, 2014 10:15 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Foi o que eu disse: se for só para proteger seus equipamentos e deixar sua instalação como está sem avaliação, basicamente um filtro de linha autêntico já protegeria. Eles tem fusíves, MOVs, e outras cositas mas. Só ligá-lo na tomada e ligar seus equipamentos nele. Se tens disposição, tempo e dinheiro para investir então terá bastante o que fazer.

Tenho disposição e tempo sim, falar em dinheiro é que complica. hahahaha  Acho contraproducente proteger apenas meu quarto quando posso melhorar pra toda a minha família. Então se fizer tudo de uma forma bem consciente, talvez possa agir de forma gradual, seja comprando peças e equipamentos aos poucos pra implantar na mesma época, seja instalando aos poucos.

carimbass escreveu:Eu não sei qual sua preocupação Laysson já que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar.... Rsrs

Verdade, o problema é que eu gastei a opção da rua de baixo, agora tem a rua de cima, a rua da esquerda e a rua da direita.  lol!
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Abr 28, 2014 10:18 am

carimbass escreveu:Eu não sei qual sua preocupação Laysson já que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar.... Rsrs
No mesmo lugar "talvez" não, mas na mesma pessoa...
https://www.youtube.com/watch?v=nCEOB8E0ukY
^É só uma brincadeira fake. Se um raio cair numa pessoa fulmina.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Seg Abr 28, 2014 10:26 am

hahahahahaha
Se fosse real, acho que nem sobraria nada. Agora voltando, esse daí deve ter urinado no telhado do Inpe. afro
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por fheliojr Seg Abr 28, 2014 11:48 am

CG escreveu:...impressoras e outros aparelhos que possuam motores elétricos, não devem ser ligados em nobreaks.

vixi, minha multifuncional fica ligada no meu. q problema isto pode acarretar a ela?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por CG Seg Abr 28, 2014 12:06 pm

fheliojr escreveu:
CG escreveu:...impressoras e outros aparelhos que possuam motores elétricos, não devem ser ligados em nobreaks.

vixi, minha multifuncional fica ligada no meu. q problema isto pode acarretar a ela?

Se for laser a autonomia do no Break pode cair bastante ou em alguns casos a bateria pode zerar instantanêamente.

Uma impresora laser consome em torno de 8A, em pico se chega a 20A. 20X110 = 2200VA. Se você utiliza um No Break de 1000VA imagine o estrago possível.

Todo motor de indução em partida atinge um pico superior a 2,5x a corrente nominal.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Seg Abr 28, 2014 9:37 pm

Pensando sobre isso, seria legal ter redes elétricas independentes pros motores e pros outros tipos de eletrodomésticos?
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Boss2K Seg Abr 28, 2014 9:40 pm

Laysson escreveu:Pensando sobre isso, seria legal ter redes elétricas independentes pros motores e pros outros tipos de eletrodomésticos?

Veja .. quantos disjuntores existem no QDG/QDF da sua casa?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Laysson Seg Abr 28, 2014 9:50 pm

Boss2K escreveu:
Laysson escreveu:Pensando sobre isso, seria legal ter redes elétricas independentes pros motores e pros outros tipos de eletrodomésticos?

Veja .. quantos disjuntores existem no QDG/QDF da sua casa?

No Padrão (poste interno) tem um. Dentro de casa, tem um duplo (creio que um pro chuveiro, e outro pro restante da rede).
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica Empty Re: Dúvidas quanto a proteção de rede elétrica doméstica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos