Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Visita a Fábrica Fender

+26
fheliojr
Christian
Bruno da Rosa
djmmaster
joabi
Rauser
Fernando Zadá
pedrohenrique.astronauta
rafael.buzzi.andrade
Alex BHT
J.Adalberto
JORGE BATALHA
cardozo
marlon.santosalmeida
leandrosf89
Tonante
Caco Darwich
KIQ
afonsodecampos
Licas
DenisLM
Zubrycky
Camilo Christófaro
SILVIAO
allexcosta
Maurício_Expressão
30 participantes

Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jun 10, 2014 7:44 pm

Acordei naquele dia 26 de Maio cheio de expectativa às 7 horas da manhã.

Desci para o saguão do hotel 4 estrelas com minha esposa e a ansiedade não me deixava sentir o gosto do que estava comendo. Mesmo assim comi mais que o normal, pois sabia que iria almoçar bem tarde naquele dia.

Fui para o estacionamento e mesmo com toda a tensão foi impossível não perceber o conforto, o silêncio e a potência que emanava daquele motor V6. Que baita carro eu tinha alugado!!! Um Nissan Altima.

Meu carro é um Pálio 1998, 1.0. Que abismo. Mas naquelas férias, eu estava me presenteando...

Alimento o GPS com o endereço: 301, Cesna Cir, Corona, Califórnia.

Poucos segundos para calcular a rota, e o GPS já dá a primeira informação: Pegue a esquerda na Telegraph Road em seguida pegue a direita na Slauson Ave, suba a rampa à direita e pegue a Interestadual 5.

Começava ai a realização de um sonho: Visitar a fábrica de instrumentos musicais Fender.

Lembrei-me que comprei meu primeiro baixo quando eu tinha 14 anos. Feio, nacional e de qualidade sofrível. Mas era o que meu dinheiro ganho como balconista de uma loja me permitia.

Lembrei-me também que foi aos 14 anos que levantei pela primeira vez as 6 horas da manhã. Detesto levantar às 6 da manhã... E desde então todo dia útil eu me levanto as 6... E fazem 40 anos...

Mas é por causa dessa força de vontade de levantar às 6 da manhã que consegui sair do bairro da zona norte da cidade de São Paulo, da rua de terra com esgoto correndo a céu aberto...

Consegui estudar as duras penas. Sim... eu era CDF ou Nerd, como chamam os caras que usam óculos fundo de garrafa e estudam demais.
Ridicularizado pelos colegas, pois nunca consegui sequer fazer 2 embaixadinhas seguidas com uma bola de futebol. Para mim as bolas são quadradas!

Varei noites fazendo séries de exercícios de matemática superior: Integral e derivadas. Morei em pensão longe do conforto e aconchego do lar. Depois em república, para economizar mais ainda a grana suada do meu velho...

Engraxei sapatos, trabalhei em feira livre. Coisas que as pessoas teriam vergonha (ou preguiça) de fazer.

Mas parece que tudo isso, foi o aglutinador que me possibilitou 40 anos depois estar nos Estados Unidos, num hotel maravilhoso, num baita carro de luxo, indo para a Fender.

Um sonho inacessível para um cara pobre. Mas que de repente, estava acontecendo.
A ficha demora para cair: Como eu consegui?

Simples: tudo é conseqüência de nossas escolhas.

Agradeço a Deus e ao meu esforço por isso.

Estrada maravilhosa, passo pela falha de Santo André e peço para minha esposa fotografar a paisagem.

Vou chegando no prédio moderno e o coração vai pulsando cada vez mais forte.

Visita a Fábrica Fender Image001_zpsab4b93d0

Eu sei que baixos, carros e conforto são coisas materiais e tem um valor relativo nessa nossa vida.

Eu valorizo muito mais minhas relações, meus sentimentos e meus valores morais que bens materiais.

Inclusive, meus tesouros são minha família, meus amigos que cultivo desde a infância. Meus ex-colegas de faculdade, que hoje são meus amigos de mais de 35 anos. A música em minha vida. Isso é importante e tem valor.

Mas entendo quando um cara posta uma foto de seu baixo orgulhoso nesse Fórum. Entendo que o importante não é o baixo em si, mas o sonho realizado.

E é isso que estou sentindo: o momento da realização do sonho. Afinal é apenas uma visita. Não é o endeusamento do instrumento em si.
Não é querer me mostrar ou ser esnobe.

Quando amigos realizam sonhos, a gente fica contente!

No Centro de Visitantes estão expostos vários baixos e guitarras que foram usados para gravar as músicas que fazem parte de minha vida.
Não são cópias ou instrumentos Signature. São os verdadeiros instrumentos usados...
São modelos para se fabricar os Signature. E os caras da produção vivem indo nesses instrumentos tirar medidas, conferir detalhes...

Visita a Fábrica Fender Image002_zps80f386f0

Difícil engolir a saliva.

Compro uma correia, aquela com quadrados vermelhos e pretos tradicional com o logo Fender em cada quadradinho. Compro uma camiseta preta com logo Fender branco e já a coloco lá mesmo,

Vejo o cara que monta os braços, regula e dá o acabamento final em todos os instrumentos American Standard. Vejo o carinho e dedicação do cara. Conversamos e percebemos a paixão mútua pelos instrumentos. Ele está ajustando o osso do capotraste de uma strato white antiqua linda. Peço para tirar uma foto ao seu lado.

Visita a Fábrica Fender Image003_zps0a3537dd

Recebo os óculos de proteção e o fone de ouvido para ouvir as explicações durante a visita e entro na fábrica.

Máquinas velhas, lay-out confuso, barulho e cheiro de pó de madeira no ar.
Decepcionante do ponto de vista de um Engenheiro Industrial que trabalha em otimização e performance de processo de fabricação. Existe muita coisa lá que pode ser melhorada.

Vi prensas excêntricas dos anos 1950 que a legislação brasileira nos impede de usar, em plena atividade. Furadeiras dos anos 1930 com mesas presas com grampo e apoiado em macaco hidráulico sobre um toco de madeira. Caixas de papelão embaixo de bancadas cheio de peças sujas de óleo.

Visita a Fábrica Fender Image004_zps0748c9fa

Mas e daí?

Os americanos valorizam muito o produto e esquecem um pouco os processos.

Como não é a primeira fábrica americana que conheço (pelo contrário, conheço dezenas delas fabricando vários produtos), sei que isso é normal dos Estados Unidos.

Lembro da mania do brasileiro de dizer que tudo que é de fora é melhor que as coisas do Brasil.
Em parte, é verdade. Educação, segurança, infra-estrutura, respeito ao ser humano...
Mas nem tudo de lá é realmente melhor que as coisas que existem aqui. Há exceções!

O primeiro setor que passamos é onde os escudos são fabricados. Desempenadeira, guilhotina, estampos e prensas. Estavam fazendo naquele instante escudos de guitarra Telecaster. Depois do corte pelo estampo ainda faziam manualmente a quebra de quinas e retiradas de rebarbas.

Visita a Fábrica Fender Image005_zpsaa74cb39

Ao lado tem uma máquina CNC que faz o corte primário dos corpos.

Comprovo que os corpos das guitarras e baixos são todos feitos em Corona nessa CNC. Depois os corpos são selecionados visualmente.
Aqueles que tem veios longitudinais, desenhos bonitos e em pedaço único vai para a Custom Shop. Até 3 pedaços com veios longitudinais serão os instrumentos americanos. E os demais corpos, com veios não longitudinais e mais de 3 pedaços são enviados para Enseada no México. Passarão por outra CNC que dará o formato final ao corpo e fará as concavidades, inclusive as famosas e famigeradas piscinas dos pick-ups...

Os braços seguem um processo de seleção parecido depois do corte primário.

A ala Custom Shop é uma fábrica dentro da fábrica. Totalmente independente e redundante: temos as mesmas máquinas dos instrumentos normais de linha, mas feitas por pessoas visivelmente mais experientes. O local também é mais limpo e organizado.

O setor de colocação de trastes é bem artesanal. O raio do traste é feito numa máquina de prensagem manual com estampo e a instalação no braço é na base do gabarito de espaçamento para marcação, serra de fita para criar um espaço para o traste se alojar e depois tome martelo de poliuretano, seguido de lima e lixa para cada filete instalado.

É bem demorado e dependente do capricho das moças que colocam os trastes.

Na fábrica da Giannini, em Salto de Itu, no Brasil, a colocação de trastes é feito de forma mais mecanizada e menos dependente do capricho dos funcionários.

Na Custom Shop a colocação de trastes é igual, mas existe o triplo de opções de tamanhos de trastes e estampos da prensa de formação de raio. Os funcionários analisam a ordem de produção (que é de papel e não informatizada), e selecionam o tipo, material e tamanho do traste a ser usado, monta o estampo do ângulo... A responsabilidade e a possibilidade de erro é maior no Custom Shop devido à maior quantidade de opções.
E visivelmente as coisas são bem mais caprichadas no Custom Shop.

Ao lado na parede vemos uns 50 modelos de braços de guitarras e baixo, marcados com pincel atômico. Vejo o braço de um baixo e estava escrito: Roger Waters/1971.
Volta e meia alguém sai de sua bancada com um paquímetro e vai até lá conferir alguma medida nos braços, pendura novamente o braço na parede e volta para sua bancada.

Visita a Fábrica Fender Image006_zps7d8f5606

Passo pela fabricação da ponte, da placa do braço e do control plate. Várias peças pequenas como carrinhos da ponte, molas, parafusos, jacks são terceirizados.

Visita a Fábrica Fender Image007_zpsff171398

Depois passo na montagem dos sub-conjuntos. As pontes estão completas, prontas para irem para os corpos.

As tarraxas são todas terceirizadas.

Na preparação do corpo para pintura, que são lixadas manualmente com lixadeiras orbitais passamos pelo setor mais insalubre da fábrica. O pó de madeira no ar parece neblina. A visão fica prejudicada e a respiração bem difícil, além do barulho.

Vamos para o setor de pintura. A secagem é feita por temperatura direta do sol em uma monovia que fica pertinho das telhas metálicas que ficam bem quentes pelo sol do deserto. Como o prédio tem uns 12 metros ou mais de altura para não deixar quente o chão de fábrica, só então levanto os olhos e percebo as centenas de corpos e braços pendurados lá em cima, seguindo vagarosamente pela monovia. Parecem morcegos dormindo...

Como tem uma tela de proteção, caso algum morcego, digo corpo, caia, a foto não fica boa, pois a máquina insiste em focar a tela de proteção e não os corpos.

Mas é uma visão incrível!!!

Visita a Fábrica Fender Image008_zps000c46cd

E então a visita acaba. O relógio marca quase meio dia e caminho para o carro. Os olhos, não sei por que ficam marejados de lágrimas.

Olho para minha esposa e ela simplesmente sorri, não faz comentário, mas segura forte a minha mão e curte silenciosamente minha alegria.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por allexcosta Ter Jun 10, 2014 7:45 pm

claps 
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por SILVIAO Ter Jun 10, 2014 7:58 pm

Nossa que Sonho!Parabens Mauricio!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Camilo Christófaro Ter Jun 10, 2014 8:11 pm

Muito Legal! Parabéns!

Camilo Christófaro
Membro

Mensagens : 15
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Zubrycky Ter Jun 10, 2014 8:15 pm

Parabéns pelo belíssimo texto e, mais do que isso, parabéns pelo sonho realizado!

claps
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por DenisLM Ter Jun 10, 2014 8:27 pm

belo texto!

passei na porta de lá uns meses atrás mas como não planejei antes não rolou a visita na fábrica...  facepalm 
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Licas Ter Jun 10, 2014 8:40 pm

Muito bom o post Maurício, excelente texto e imagens, me senti como se estivesse lá junto.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por afonsodecampos Ter Jun 10, 2014 8:44 pm

Legal Maurício, parabéns pela conquista!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por KIQ Ter Jun 10, 2014 10:01 pm

Bela descrição, belo relato.
Dá até pra sentir um pouco do que você sentiu, apenas pelo texto!

Parabéns!
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Caco Darwich Ter Jun 10, 2014 10:27 pm

lindo!!! parabéns!!
Caco Darwich
Caco Darwich
Membro

Mensagens : 44
Localização : Belém-PA

http://claudiodarwich@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Tonante Ter Jun 10, 2014 11:08 pm

Show!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por leandrosf89 Ter Jun 10, 2014 11:29 pm

Me senti lá na Fender lendo este texto. Parabéns Maurício!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por marlon.santosalmeida Qua Jun 11, 2014 1:41 am

Parabéns Maurício pelo sonho realizado, descrição maravilhosa, acho que cada um que ler vai partilhar e por que não realizar um pouco com desse sonho! Parabéns!!!
marlon.santosalmeida
marlon.santosalmeida
Membro

Mensagens : 107
Localização : Araruama

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por cardozo Qua Jun 11, 2014 6:26 am

Que legal!

Uma grande visita e o sonho realizado com a companhia preciosa não tem preço. Belo texto e parabéns!

Peter
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por JORGE BATALHA Qua Jun 11, 2014 6:32 am

claps 
JORGE BATALHA
JORGE BATALHA
Membro

Mensagens : 338
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por J.Adalberto Qua Jun 11, 2014 6:52 am

Maurício,

Parabéns!

Que inveja kkk
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Alex BHT Qua Jun 11, 2014 7:13 am

Obrigado por compartilhar a experiência.

Parabéns por todas as conquistas.
Alex BHT
Alex BHT
Membro

Mensagens : 789
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Jun 11, 2014 7:48 am

Bah! Quase "suei pelos olhos" como relato.

Excelente!
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jun 11, 2014 7:53 am

Parabéns Maurício pelo sonho realizado e pela riqueza de detalhes contida neste texto que foi muito gostoso de ler e na minha opinião essa estrutura de texto e imagens o deixou bem agradável.  claps 
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 11, 2014 9:51 am

Lindo relato Mauricio.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Rauser Qua Jun 11, 2014 12:57 pm

Parabens Mauricio pelo sonho realizado !
Rauser
Rauser
Membro

Mensagens : 618
Localização : Lins/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por joabi Qua Jun 11, 2014 2:36 pm


Belo texto, Maurício. Espero que a felicidade pela realização do sonho dure milênios... up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por djmmaster Qua Jun 11, 2014 4:21 pm

Parabens Mauricio, belo texto e obrigado por dividir conosco a tua visita
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Bruno da Rosa Qua Jun 11, 2014 10:54 pm

A experiência parece ter sido magnífica. Confesso, não imaginava que a fábrica fosse em certos pontos bastante "artesanal" e em outros mecânica, porém, com o auxílio de máquinas tão antigas.
Excelente relato, parabéns!
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Alex BHT Qui Jun 12, 2014 7:17 am

Bruno da Rosa escreveu:A experiência parece ter sido magnífica. Confesso, não imaginava que a fábrica fosse em certos pontos bastante "artesanal" e em outros mecânica, porém, com o auxílio de máquinas tão antigas.
Excelente relato, parabéns!

2
Alex BHT
Alex BHT
Membro

Mensagens : 789
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Christian Qui Jun 12, 2014 7:30 am

lindo o texto, sonho de muitos baixistas, obrigado por dividir o relato conosco
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por fheliojr Qui Jun 12, 2014 9:55 am

parabéns, maurição!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Wyk.3 Sáb Jun 14, 2014 2:06 pm

Emocionante de verdade. Parabéns Maurício.
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagens : 540
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por BigBoy Sáb Jun 14, 2014 4:01 pm

Parabéns mestre Maurício!!

Se tiver mais fotos posta!!! Adorei estas fotos!!
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jun 16, 2014 8:34 pm

Agradeço os comentários, que aliás, são muito mais valiosos que o texto. Obrigado a todos os amigos do Fórum!!!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por rassan Qui Jun 26, 2014 4:16 pm

Bravo Maurício!!! O que é a vida senão a realização de sonhos?!?!

Parabéns e muito obrigado por compartilhar conosco esse momento maravilhoso. Certamente, vivemos um pouquinho de sua emoção através do seu texto e fotos.

Grande abraço!!
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Maurício_Expressão Dom maio 22, 2016 10:49 am

Nossa, essa semana faz 2 anos isso!!! Não parece. O tempo continua passando rápido... Hehehehe.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Cantão Dom maio 22, 2016 12:15 pm

E eu que só vi agora...parabéns Maurícião.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Visita a Fábrica Fender Empty Re: Visita a Fábrica Fender

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos