Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

+34
Lucas94
Stormbringer
renatogaragerock
Dom Mauro
LuCaSbass
rmarigo
Fernando Zadá
SILVIAO
afonsodecampos
CaQuinhO
Abidu
arthur.farias.96
GeleiaBass
Breno_Barnabe
Tonante
Aionius
Eliseumohr
Tucone
Claudio
Sidnei D Ferreira
DenisLM
rodsom
fabio887
joabi
Paulo Penna
fschmidt
Alex BHT
gpraxedes
gsfteodoro
tcraposo
B3ck1m2n
allexcosta
Sonikado
ct.colela
38 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por gpraxedes Qua Ago 06, 2014 8:49 pm

^ Ri Muito
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por SILVIAO Qua Ago 06, 2014 9:44 pm

Fiz alguns testes aqui,tremeu tudo na casa kkk!Realmente Barbarela ops ,Collela, senti mais presença de graves com pouca potência,mas quando o Gain passa de 1 o som fica ignorante,kkk.Ficou interesante , pois constatei que devo utilizar ao inverso de antes, o Gain no 3 e o Master no 5 ou 6,com uma resposta mais plena de graves.Realizeio teste inverso também, Gain no máximo e Master no Mínimo,o som distorceu , ficou mei achatado , feio.Uma pergunta, algum dos amigos percebeu um certo "vazamento de sinal,com o Gain zerado??
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Lucas94 Qua Ago 06, 2014 9:45 pm

Tentei aqui e não funcionou como o esperado. Meu amplificador é BXL900A da Behringer. Na verdade acho que o som fica melhor quando faço do "jeito comum".
Mas pode ser por causa do amp ou porque não da certo com timbre do "Chato" Pastorius que eu tanto gosto.  Rolling Eyes

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Sonikado Qua Ago 06, 2014 11:31 pm

Notei que o comentário geral aqui é de graves mais pronunciados.

Estou começando a pensar que isso, na realidade, se deve a uma função muito vista em amplificadores mais antigos: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 9

Hoje eu sei que empresas como a Bose utilizam processamento dinâmico para aplicar isso(de forma muito mais precisa e complexa) aos seus produtos.

Alguém poderia confirmar?

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Jackson Qui Ago 07, 2014 12:02 am

To muito curioso pra fazer o teste também, vou ver se essa semana testo com o SWR.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Qui Ago 07, 2014 12:10 am

Sonikado escreveu:Estou começando a pensar que isso, na realidade, se deve a uma função muito vista em amplificadores mais antigos:

Que eu saiba, essas funções mágicas tipo LOUDNESS, BRIGHT ou PRESENCE, nada mais são que um leve boost em determinada faixa de frequência, não?

Loudness é em torno de 100hz, presence é uns 3khz e bright é uns 7khz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Qui Ago 07, 2014 12:27 am

Sonikado escreveu:Notei que o comentário geral aqui é de graves mais pronunciados.

Estou começando a pensar que isso, na realidade, se deve a uma função muito vista em amplificadores mais antigos:

Hoje eu sei que empresas como a Bose utilizam processamento dinâmico para aplicar isso(de forma muito mais precisa e complexa) aos seus produtos.

Alguém poderia confirmar?
Cara acho que não tem nada a ver
O loudness dos aparelhos antigos era uma função associada ao pré
o que estamos discutindo ou abordando,é a porta de entrada da potencia  de um amplificador
o pessoal andou percebendo umas frequencias graves ,porque o amplificador esta com carga total ou melhor dizendo com potencia sobrando para poder amplificar frequecias mais pesadas

Como falei alguns amplificadores não vão rolar por causa de seu projeto de construão
mas a maioria vai rolar

Gsfteodoro Cara pelos seus comentarios eu imaginei que voce iria tocar o pau na barraca
quando sugeri o uso do master no talo,não quis dizer use o amplificador no volume maximo
seu gk vc tem que ligar a chave -db e dosar o volume
Pessoal esta confundindo as coisas,é para tocar em volume usual
Explicando melhor,voês continuaram a tocar no mesmo volume que tocavam,sendo em ensaios ou apresentações
a difrença é que o master vai estar aberto e o som sera controlado no volume
com isso o ampli estara apto para amplificar qualquer ajuste de frequencia que vc modificar no ampli sem clipar
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por SILVIAO Qui Ago 07, 2014 12:36 am

Eu entendi, e pretendo utilizar deste novo modo.Abraço Trufela.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por tcraposo Qui Ago 07, 2014 8:49 am

Testei com o Eden WTX500 ontem a noite...
E realmente sentí maior presença de graves mesmo em volumes mais baixos... Pareceu realmente que o amp trabalhou com maior folga.
Fui me empolgando e aumentando o volume até tomar uma bronca da minha esposa via whatsapp (que já dormia aquela hora 23:00) rsrsrs...

Passei o email do colela pra ela dar um esporro nele depois pois obviamente foi culpa dele eu estar tremendo o apartamento as 23:00 de uma quarta feira.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por gsfteodoro Qui Ago 07, 2014 9:12 am

ct.colela escreveu:
Gsfteodoro Cara pelos seus comentarios eu imaginei que voce iria tocar o pau na barraca
quando sugeri o uso do master no talo,não quis dizer use o amplificador no volume maximo
seu gk vc tem que ligar a chave -db e dosar o volume
Pessoal esta confundindo as coisas,é para tocar em volume usual
Explicando melhor,voês continuaram a tocar no mesmo volume que tocavam,sendo em ensaios ou apresentações
a difrença é que o master vai estar aberto e o som sera controlado no volume
com isso o ampli estara apto para amplificar qualquer ajuste de frequencia que vc modificar no ampli sem clipar

Relaxa... Eu sempre quis fazer isso, hehehe...

Na verdade, eu comparei mesmo. É que eu não podia perder a piada.
O grave vem muito ignorante. Digo mais... Todas as frequências respondem bem melhor.
Eu não tive coragem de dar os 100% pois o pot de volume está deixando vazar um pouco de som. Com volume fechado e Woofer no máximo, já vinha o som pra fazer gig pequena.
Testei com as duas caixas ligadas.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por rmarigo Qui Ago 07, 2014 10:13 am

gsfteodoro escreveu:
ct.colela escreveu:
Gsfteodoro Cara pelos seus comentarios eu imaginei que voce iria tocar o pau na barraca
quando sugeri o uso do master no talo,não quis dizer use o amplificador no volume maximo
seu gk vc tem que ligar a chave -db e dosar o volume
Pessoal esta confundindo as coisas,é para tocar em volume usual
Explicando melhor,voês continuaram a tocar no mesmo volume que tocavam,sendo em ensaios ou apresentações
a difrença é que o master vai estar aberto e o som sera controlado no volume
com isso o ampli estara apto para amplificar qualquer ajuste de frequencia que vc modificar no ampli sem clipar

Relaxa... Eu sempre quis fazer isso, hehehe...

Na verdade, eu comparei mesmo. É que eu não podia perder a piada.
O grave vem muito ignorante. Digo mais... Todas as frequências respondem bem melhor.
Eu não tive coragem de dar os 100% pois o pot de volume está deixando vazar um pouco de som. Com volume fechado e Woofer no máximo, já vinha o som pra fazer gig pequena.
Testei com as duas caixas ligadas.

Pô, próxima vez cola aqui em casa com o GK e suas duas caixas pra gente ligar em linha com meu Trace, na casa do Henrique não deu, mais aqui agente testa que nem "macho" esse lance dos masters em 10 !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Qui Ago 07, 2014 10:21 am

Sei lá, não estou dizendo que isso não é legal, mas prevejo alguns falantes queimados ou descolados Brasil afora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Alex BHT Qui Ago 07, 2014 10:27 am

Acho que é tranquilo, é só usar o bom senso...

Mas não tenho coragem de emprestar o amp e falar para usarem assim...

E não é para abusar, é pra usar com o mesmo volume que se usa normalmente...

Alex BHT
Alex BHT
Membro

Mensagens : 789
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por gsfteodoro Qui Ago 07, 2014 10:53 am

rmarigo escreveu:Pô, próxima vez cola aqui em casa com o GK e suas duas caixas pra gente ligar em linha com meu Trace, na casa do Henrique não deu, mais aqui agente testa que nem "macho" esse lance dos masters em 10 !!!
Cara... Acho que você tem problema... Shocked 
Você quer muita potência, muito grave. Não é assim, mano.
Eu mesmo tenho esse GK que é um monstro e, quando tinha a Berg 4x10", não ficava abusando mesmo podendo abusar.
Na verdade, meu GK foi mais uma oportunidade de ter (obrigado Cid) que a necessidade de tamanha potência.
Acho que se precisar de tanta força, o local onde você irá tocar deve fornecer isso em monitoração e/ou side.
Hoje, meu set de caixas é um absurdo. Não sei se as duas somadas são tão boas quanto a bergantino ou se são melhores ou piores. Mas me lembro muito bem de que, em todo o período da minha vida que eu pude carregar um full stack e/ou caixas pesadas, carregava pela qualidade, nunca pela potência.

Cuidado que você ainda vai acabar queimando caixas e amplificadores com esse pensamento de som de "macho". Na casa do Henrique, os amplificadores e caixas ficaram cheio de serragem do telhado pois estava tremendo tudo lá.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por rmarigo Qui Ago 07, 2014 11:49 am

Calma, eu estou brincando, tanto que hj me satisfaço e muito com os meus 250W.

Antes pensava em adquirir uma Studio R 500W e somar com meu Sansamp, porém percebi que queria um timbre mais versátil e tal e não iria precisar de tanta potência assim.

Curto utilizar o som no talo ? claro, porém durante 1 ou 2 minutos no máximo, sei lá, isso me fornece uma sensação que eu curto, porém eu tenho bom senso, (e vizinhos também) !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por gsfteodoro Qui Ago 07, 2014 11:58 am

Fica tranquilo.
Foi só um comentário mesmo.  Amigos 
Mas se você pudesse ter um de 1000W, seria mais feliz, admite... hehehe

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Qui Ago 07, 2014 12:40 pm

Alex BHT escreveu:E não é para abusar, é pra usar com o mesmo volume que se usa normalmente...

O mesmo volume com esses graves todos que o colela menciona significa maior excursão do falante e maior energia despejada na bobina. Grave queima mais caixa que SPL alto, por isso esses amps de guitarra que destroem nossos ouvidos por aí possuem fundo aberto e muito raramente apresentam problema de falante. E é por isso também que dono de PA morre de medo de colocar bumbo e baixo em retorno.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Jackson Qui Ago 07, 2014 12:47 pm

allexcosta escreveu:Sei lá, não estou dizendo que isso não é legal, mas prevejo alguns falantes queimados ou descolados Brasil afora.

Allex, mas acredito que é exatamente dessa forma que os aparelhos que não têm controle no power trabalham, full.

Tenho a impressão de que a queima de caixas seria até mais difícil, já que seria quase impossível clipar o amp com o gain lá em baixo.

Mas são só impressões.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Alex BHT Qui Ago 07, 2014 12:51 pm

Entendi Allex...

Eu não tenho problema com falta de graves e graves em excesso muitas vezes "prejudica" o timbre...

Acho que acima de tudo tem que prestar atenção no que está fazendo...

Creio que a galera não vai utilizar o amp de qualquer maneira, por isso tbm que nos meus primeiros posts disse que tinha medo de colocar o master no talo (meu amp tem 800W)...

Eu sempre penso em preservar a caixa/falantes...

Alex BHT
Alex BHT
Membro

Mensagens : 789
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por gsfteodoro Qui Ago 07, 2014 1:03 pm

Acho que rola um bom senso mesmo.

Resolvi ver as especificações do meu amp no site:
Equalizer:
Bass +10dB @ 60Hz
Lo-Mid +6dB / -10dB @ 250Hz
Hi-Mid +6dB / -10dB @ 1kHz
Treble +12dB /-17dB @ 7kHz
Voicing Filters:
4/5 String Bass +11dB@20Hz
Contour +2dB@50Hz /
-10dB@500Hz /
+3dB@7kHz
Presence +9dB@10kHz


1 - Não imaginava que no eq, o grave do GK é só boost.
2 - 4/5 String Bass +11dB@20Hz. 20Hz? PRA QUEEEEE!?
3 - Contour + 2dB em 50Hz.

Nossa... Acho que irei fazer alguns testes depois dessa pesquisa. Nunca me atentei a isso. Se o GK fala alto pra caramba com tudo em FLAT (até contour), nossa, estou destruindo as minhas caixas.
Depois dessa, estou pensando seriamente em usar um equalizador antes do pré.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Jackson Qui Ago 07, 2014 1:16 pm

^ 20hz é só a freqüência principal do controle, teria que saber qual o Q para saber o range de freqüências que ele atua.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Qui Ago 07, 2014 1:37 pm

Jackson escreveu:Allex, mas acredito que é exatamente dessa forma que os aparelhos que não têm controle no power trabalham, full.

Tenho a impressão de que a queima de caixas seria até mais difícil, já que seria quase impossível clipar o amp com o gain lá em baixo.

Mas são só impressões.

Esses aparelhos simplesmente não têm um controle master ou eles têm um ganho fixo e um atenuador depois do pré?

Não é só clipping que queima falante. Som limpo, sem onda quadrada, com bastante grave e muito SPL também queima. Sim, sistemas profissionais utilizam amps bastante robustos e toda potência de PA é utilizada em 100%, mas esses sistemas sempre têm limiters muito bem ajustados que impedem que os amps despejem tudo que podem nas caixas.

É bom lembrar que todo amp têm potência dinâmica. Um 1001RBII, que é spec'd como tendo 700W, pode mandar até o triplo disso por curtos intervalos de tempo, dependendo da dinâmica do baixista e de quão grave é o sinal recebido. Mesmo sem clipar, há um perigo real para o sistema.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por fheliojr Qui Ago 07, 2014 2:41 pm

LuCaSbass escreveu:...Outro comentário interessante:

Some people seem to have the belief that "master volumes" are black boxes? They came on the scene so you can choose the saturation level in the preamp without blowing everyone off stage with a high power amp. Making it easier to fit varied venue sizes. If your noise floor is so high that "need" to overcome it at the preamp gain stages you have other troubles you need to be addressing. Beyond that it is a voicing choice, plain and simple.

Faz algum sentido... Inclusive outros usuários lá lembraram que amps antigos não tinham controle de master...

Depois vou testar no meu set aqui!

eles nao tinham este controle por que este parametro ja vinha configurado na capacidade máxima deste?  ahn 

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por rmarigo Qui Ago 07, 2014 3:32 pm

gsfteodoro escreveu:Fica tranquilo.
Foi só um comentário mesmo.  Amigos 
Mas se você pudesse ter um de 1000W, seria mais feliz, admite... hehehe

A se eu tivesse um set desse:

http://www.traceelliot.com/bassamps/?item=116928
http://www.schroedercabinets.com/#!610l/cgex
http://www.schroedercabinets.com/#!412l/cyy

Não iria achar ruim não...rs, imagino as janelas, acho que nem as telhas iriam aguentar, to só viajando aqui o estrago que poderia fazer com um brinquedo desses, iria deixar com inveja qualquer carro de funkeiro !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Qui Ago 07, 2014 3:58 pm

Esse amp da Trace parece ser um monstro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por rodsom Qui Ago 07, 2014 8:33 pm

acabei de passar som onde eu vou tocar hoje e fiz o teste num peavey tnt. e nao é que da diferença mesmo? vou passar a fazer isso.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Sonikado Sex Ago 08, 2014 3:05 am

allexcosta escreveu:
Sonikado escreveu:Estou começando a pensar que isso, na realidade, se deve a uma função muito vista em amplificadores mais antigos:

Que eu saiba, essas funções mágicas tipo LOUDNESS, BRIGHT ou PRESENCE, nada mais são que um leve boost em determinada faixa de frequência, não?

Loudness é em torno de 100hz, presence é uns 3khz e bright é uns 7khz.

Loudness era uma função que existia para ser usada em volumes baixos, boostando tanto graves como agudos para compensar nossa perda auditiva nessas frequências. Som "scooped" em baixos volumes soa flat/mais natural aos ouvidos. Um som flat em baixos volumes tende a soar com muito médio.

Hoje em dia este botão não existe mais, e em muitos sistemas domésticos o loudness é automático e linear(quanto menor o input, maior a compensação).

ct.colela escreveu:
Cara acho que não tem nada a ver
O loudness dos aparelhos antigos era uma função associada ao pré
o que estamos discutindo ou abordando,é a porta de entrada da potencia  de um amplificador
o pessoal andou percebendo umas frequencias graves ,porque o amplificador esta com carga total ou melhor dizendo com potencia sobrando para poder amplificar frequecias mais pesadas
Só não esqueça que para aplicar sua teoria o ganho é(obrigatoriamente) jogado lá embaixo, o que significa um input de sinal muito pequeno. Se houver um circuito de loudness, ele entra em ação com força, resultando em graves mais pronunciados.

A potência do amplificador não se altera pelo botão de volume. Amplificadores de som tem um conceito de multiplicação de potência e este valor não muda, exceto em alguns amps de PA. Tudo o que o botão de volume faz é oferecer uma barreira antes da etapa de amplificação. Há construções e construções de amplificadores, mas a idéia básica costuma ser essa.

Por exemplo, um amp que trabalha multiplicando em 40x. X = Input máximo antes do clipping.
X * 40 = limite do amplificador.
(X-PotenciometroVolume) * 40 = seu som.

Ps.: em amplificadores valvulados tudo muda de figura.

com isso o ampli estara apto para amplificar qualquer ajuste de frequencia que vc modificar no ampli sem clipar
Só não esqueça que power amp também clipa e a maioria absoluta dos amplificadores no mercado não tem um indicador te avisando disso. Um transistor de potencia distorcendo por clipping pode ser bem mais danoso a um falante do que um pré clipando.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Sex Ago 08, 2014 4:30 am

Entre toda discussão sobre entrada e saida ganho volume e master existe um fator determinado como  ouvido do musico ,volume alto tem um limite  logico
Se voce for tocar em uma gig e usar o volume alto saturando a ponto de clipar ou queimar o falante ,naturalmente chamarei a gig de "Os surdos sem noção"
voces estão falando de queimar falante de clipar isso clipar aquilo como se aqui só frequentasse marinheiro de primeira viagem
temos musicos tarimbados e iniciantes frequentando o forum,dentre muitos ainda procurando o seu som de ampli  e seu timbre de baixo
Mas acho que a maioria sabe o que é tocar alto,acredito eu que os  frequentadores  que ja possuem equipamentos de nivel profissional que poderiam fritar seus amplis ja passaram pelo aprendizado de saber qual é o limite sonoro
Tem outra coisa que queima mais falantes que é a falta de potencia,é mais facil você danificar um falante por faltar potencia do que sobrar
Para queimar um auto falante usando uma potencia forte é porque o volume esta alto demais,isso só acontece por vacilo do musico
Agora vou citar um fato que a maioria aqui ja passou e correu o risco de danificar os auto falantes por falta de potencia

Quem aqui ja tocou em um show ou ensaio que o amplificador era fraco que não acompanhava o resto da banda,e por isso usou o ampli no talo distorcendo com som ruim para poder se ouvir???????
aposto que todos........
è nessa hora que voce danifica um falante não por excesso de potencia mas sim por falta
Por isso que sempre falo e falei,amplificador para baixista ,cubo o cabeçote  tem que ter no minimo 300wats para poder ter som bom tanto em baixo volume  ou alto se for fazer uma gig  barulhenta
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Alex BHT Sex Ago 08, 2014 7:55 am

Testei ontem de noite na minha igreja,

Usei um JB passivo que tem saída baixa e tentei manter o volume de som que uso normalmente, nada de tentar derrubar nenhuma parede...

Gostei muito do resultado, senti o som com mais presença, como mais gás e não observei nenhuma sobrecarga ao amplificador nem aos falantes...

Só que ainda tenho que testar com outro baixo que tem a saída muito mais forte, testarei no fim de semana...

Para mim esse tópico foi um dos mais úteis dos últimos tempos.
Alex BHT
Alex BHT
Membro

Mensagens : 789
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Eduardo Moraes Seg Ago 11, 2014 8:59 am

ct.colela

É isso aí, concordo plenamente com você!
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por gsfteodoro Seg Ago 11, 2014 9:13 am

Galera, eu fiz essas indicações (com moderação) que o colela passou.
Realmente ficou muito bom na Gig.
Eu até alterei entre o jeito que eu regulava e a sugestão deste tópico para comparar. Como era uma missa, dava para ficar alternando.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2014 9:18 am

ct.colela escreveu:Tem outra coisa que queima mais falantes que é a falta de potencia,é mais facil você danificar um falante por faltar potencia do que sobrar

Antiga lenda urbana do mundo do áudio...

http://www.bcae1.com/2ltlpwr.htm
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Seg Ago 11, 2014 10:29 am

Allex o texto do link meu pareceu muito ruds
Chamar as pessoas de idiotas é um pouco ruds
Sugiro que você releia o texto e note que ele alem de ofender as opiniõs contrarias ,ele fala "Fiz os testes" mas não fala "Expus o alto falante a condições reais de uso por um periodo de 3horas",colocar um autofalante para funcionar é uma coisa expor ele a condições reais de uso é outra ,ele fala que testou em frequencias mostrou graficos de aparelhinhos,isto é não colocou os falantes para trabalhar com altos picos de intensidade gerados por um slap como exemplo,pelo linguajar é mais um gerador de lero lero que passa seu tempo envolto a seus aparelhinhos de medição do que usando ou conhecendo na pratica,ai monta seu blog o mundo de bob .
Outro trecho ele fala "provavelmente não ira danificar o auto falante" provavelmente é uma palavra bastante afirmativa de conhecimento de causa
Esse texto não desmistifica lenda alguma só me confirma uma coisa ,que esta cheio de astronomo pomposo estudado escondido atras de luneta falando que o planeta Esbrebuss da galaxia tal é composto por rochas e gases,os caras mal pisaram em marte e maluco de luneta falando que planeta fora do sistema solar é composto por gases e rochas
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2014 11:02 am

^ Eu entendo sua bronca com certa parte teórica das coisas e comungo de sua simpatia por testes e conceitos empíricos, mas essa da potência menor ser mais perigosa que maior é um mito já desmistificado há décadas e que, por algum motivo, perdura até hoje.

Você pode ligar um amp de 10W em um falante de 500W sem problema algum.

Falantes são destruídos por 3 motivos:

1 - Trabalhar acima do limite térmico.
2 - Trabalhar acima do limite mecânico.
3 - Fadiga do material.

Motivos 1 e 2 são provocados por energia demais sendo jogada no falante.

Distorção não queima falante.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Nando Vasques Seg Ago 11, 2014 11:08 am

allexcosta escreveu:

Distorção não queima falante.

https://pt-br.facebook.com/notes/studio-r-nashville/alto-falantes-mais-potentes-que-o-amplificador-cuidado/354185147925143
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2014 11:09 am

^ Já li isso...

Respeito os caras e não quero saber mais que ninguém, mas está errado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Seg Ago 11, 2014 11:38 am

allexcosta escreveu:

Falantes são destruídos por 3 motivos:

1 - Trabalhar acima do limite térmico.
2 - Trabalhar acima do limite mecânico.
3 - Fadiga do material.



Distorção não queima falante.
Motivos 1 2 3 ocorrem por elevada potencia (queima)
Motivos 2 3 por falta de potencia (danifica sem queimar)
quanto a distorcer queima sim
mas é atuando e condições diferenciadas
distorção de guitarra por exemplo é uma distorção controlada
È quando voce usa a distorção ao ponto de ela se tornar agradavel,nesse caso não queima

ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2014 11:44 am

Mito...

http://billfitzmaurice.info/forum/viewtopic.php?t=1886
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por joabi Seg Ago 11, 2014 11:47 am


Testei durante o final de semana em duas situações diferentes. Foi tranquilo nas duas.
No meu amp não percebi diferença de rendimento e também não me pareceu forçar o sistema, mas num kit SVT3/410VX que usei na sexta foi legal. Não gosto do som desse amp, mas rendeu bem, e com banda pesada.

Vou testar mais...
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Seg Ago 11, 2014 12:54 pm

allexcosta escreveu:Mito...

http://billfitzmaurice.info/forum/viewtopic.php?t=1886
KKKKKKKKKKK Já percebi que você quando entra em debate com alguem sempre posta o que os outros falam em outros sites ou blogs
Você sai caçando alguem que pense igual a você na internet
Depois de ler o texto gigantesco no outro link eu vi que é mais um que fala demais e explica de menos
vamos fazer o seguinte
Eu falo por eu, pegue um bs 150 ou bs 120 que tem 140 wats rms e um falante de 200wats (mais ou menos)
coloque tudo no maximo ganho e volume e toque com ele rachando numa gig ,no final de 3 horas
quero ver se vai  sair tudo ok sem danificar nada do falante
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2014 1:17 pm

ct.colela escreveu:KKKKKKKKKKK Já percebi que você quando entra em debate com alguem sempre posta o que os outros falam em outros sites ou blogs
Você sai caçando alguem que pense igual a você na internet

Todo mundo faz isso. O Nando acabou de fazer...

Escolho ter a minha opinião corroborada por engenheiros de áudio e pessoas que conhecem o assunto a fundo, como já vi o engenheiro projetista da Genz Benz, da QSC e tantos outros profissionais de áudio dizerem que isso é um mito.

ct.colela escreveu:vamos fazer o seguinte
Eu falo por eu, pegue um bs 150 ou bs 120 que tem 140 wats rms e um falante de 200wats (mais ou menos)
coloque tudo no maximo ganho e volume e toque com ele rachando numa gig ,no final de 3 horas
quero ver se vai  sair tudo ok sem danificar nada do falante

Não, porque é falante mais ou menos. Mas posso fazer isso com uma potência de 500w e um falante de 1000W. No mesmo dia, convido você a pegar uma potência de 1000W e abrir toda em um falante de 500W. No fim da noite a gente vê qual falante tá em melhor estado.


Última edição por allexcosta em Seg Ago 11, 2014 1:30 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Eduardo Moraes Seg Ago 11, 2014 1:28 pm

allexcosta

1000w >> 500w
1000w >> 500w

??

Não seria o contrário?
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2014 1:31 pm

Eduardo Moraes escreveu:Não seria o contrário?

Isso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Seg Ago 11, 2014 1:45 pm

allexcosta escreveu:Não, porque é falante mais ou menos. Mas posso fazer isso com uma potência de 500w e um falante de 1000W. No mesmo dia, convido você a pegar uma potência de 1000W e abrir toda em um falante de 500W. No fim da noite a gente vê qual falante tá em melhor estado.

Mas ai cai no que falei
Potencia maior, falante menor= queima de bobina e danos mecânicos
Potencia menor, falante maior= danos mecânicos
veja bem qual foi a abordagem do tópico
eu abri o tópico perguntando e depois explicando o porque da pergunta
Todo mundo falou vou experimentar
Você ja falou vai queimar, prevejo muito autofalante danificado Brasil a fora
Não vi você falando ,testei ou ja conhecia isso e não rola para o meu som ou uso assim faz tempo
Você só questionou pelo lado pessimista da coisa,tipo vai queimar
eu me expressei errado em falar que queima por baixa potencia,onde na verdade teria que ter dito danos mecânicos
Eu estou com um alto falante em casa com problemas por falta de potencia
estou com um falante de 15 de 1000wats da 18sound que teve rompimento interno da limalha,consegui religar mas ele esta vibrando alguma coisa interna ,mas não esta queimado a bobina esta funcionando normalmente,foi retirado de sub ativo fabricado na alemanha de 500ws
e ficou assim porque o dono da caixa trabalhou com ela no talo em um evento
potencia de 500 e falante de 1000
não queimou a bobina mas danificou porque trabalhou em condições avessas
veja bem isso foi um caso,mas ja vi outro caso de ampli de baixo acontecer a mesma coisa só que cubo
Estou te falando pelo que vi,não pelo que li ou ouvi falar
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Stormbringer Seg Ago 11, 2014 1:48 pm

gente...

Eu imagino os cenários assim:
1-
Falantes: Me da 1000watts
Amplificador: Nao tenho, toma 800.
falantes: ok

Resultado: ok, 800watts



2-
Amplificador: toma 1000W!
falantes: mas eu só aguento 500!
Amplificador: se vira!

Resultado: pssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss



Se fizesse sentido nao poder trabalhar com potencias mais baixas do que os falantes "aguentam", ninguem iria poder tocar com volume diminuido.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2014 1:55 pm

ct.colela escreveu:Mas ai cai no que falei
Potencia maior, falante menor= queima de bobina e danos mecânicos
Potencia menor, falante maior= danos mecânicos

Dano mecânico está mais relacionado a frequência que qualquer outra coisa.

ct.colela escreveu:veja bem qual foi a abordagem do tópico
eu abri o tópico perguntando e depois explicando o porque da pergunta
Todo mundo falou vou experimentar
Você ja falou vai queimar, prevejo muito autofalante danificado Brasil a fora
Não vi você falando ,testei ou ja conhecia isso e não rola para o meu som ou uso assim faz tempo
Você só questionou pelo lado pessimista da coisa,tipo vai queimar.

Peço desculpas, mas vejo a turma bastante irresponsável em relação a essas coisas.

ct.colela escreveu:eu me expressei errado em falar que queima por baixa potencia,onde na verdade teria que ter dito danos mecânicos
Eu estou com um alto falante em casa com problemas por falta de potencia
estou com um falante de 15 de 1000wats da 18sound que teve rompimento interno da limalha,consegui religar mas ele esta vibrando alguma coisa interna ,mas não esta queimado a bobina esta funcionando normalmente,foi retirado de sub ativo fabricado na alemanha de 500ws
e ficou assim porque o dono da caixa trabalhou com ela no talo em um evento
potencia de 500 e falante de 1000
não queimou a bobina mas danificou porque trabalhou em condições avessas
veja bem isso foi um caso,mas ja vi outro caso de ampli de baixo acontecer a mesma coisa só que cubo
Estou te falando pelo que vi,não pelo que li ou ouvi falar

Mais uma vez relacionado às frequências que à potência. Subs trabalham com frequências extremamente baixas (entre 30 e 100hz) e a excursão dos falantes é tremenda. Além disso, um amp de 500W pode mandar bem mais que isso.

Qual o modelo do falante?


Última edição por allexcosta em Seg Ago 11, 2014 2:05 pm, editado 4 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Seg Ago 11, 2014 1:59 pm

Stormbringer escreveu:
Se fizesse sentido nao poder trabalhar com potencias mais baixas do que os falantes "aguentam", ninguem iria poder tocar com volume diminuido.
A questão que foi citada é outra
tocar com baixo volume é uma coisa
colocar 800 watts Máximo em cima de um falante de 1000watts
vai danificar não por ser forte mas sim por enviar sinal clipando ainda mais se tratando de um contrabaixo
na guita ate vai ,mas no baixo sem chance
Um slap na potencia máxima numa potencia mesmo que seja mais fraca ainda do que a citada tipo 500wats e um falante de 1000wats
a bobina bateria no fundo do gap
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por rmarigo Seg Ago 11, 2014 2:08 pm

E a questão dos Mini Systems da Philips e variados, sempre ficam com volume baixo e não queimam, assim como nos carros, está regra não deveria valer para tudo ? já que os falantes também estariam trabalhando "frios" ?
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Stormbringer Seg Ago 11, 2014 2:09 pm

Cotela, pra mim continua sem fazer sentido, porque qual a diferença de voce abrir a potencia maximo (800w do seu exemplo), e voltar um pouquinho no botao (hipoteticamente entregando 780w)?

vou fazer uma analogia em uma área que domino: motores elétricos.

um motor cujo "stall" acontece em 5A pode não sofre sendo alimentado por um driver de 3A. O driver tendo sido programado pra nao entregar mais que os 3A que ele consegue entregar sem sofrer tambem nao tem problema nenhum...

Ja o contrario, um motor de stall de 3A sendo alimentado por um driver de 5A, se vc "abrir toda a torneira" do driver, o motor vai ser o "demonio", mas por um curto espaço de tempo, até queimar por superaquecimento( a limitaçao segura é controlar a potencia usando um "driver" maior, mas entregando com menor tensao - o exemplo esta simplificado, porque sao muito mais variaveis).
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Seg Ago 11, 2014 2:17 pm

Uma coisa é energia aplicada
outra coisa é a energia mecanica
o motor vai girar mais rapido e vai queimar por receber carga maior do que a suportada
mas não vai explodir por por girar mais rapido
o falante recebendo menos potencia não vai queimar a bobina
mas vai excursionar alem do que deveria porque esta recebendo um sinal disforme
esta recebendo uma onda quadrada,mecanicamente falando ele se comporta com se estivesse recebendo potencia acima a suportada,mas isso tem suas variaveis
claro que se voce ligar a potencia de um cubo de 15 watts num auto falante de 300 watts ele vai distorcer mas não sera danificado ou queimar
agora se voce ligar potencias relativamente proximas
como uma potencia de 50watts e um falante de 100 wats corre o risco de danificar por fadiga de trabalho ,mas nã vai queimar a bobina
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 3 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos