Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

+34
Lucas94
Stormbringer
renatogaragerock
Dom Mauro
LuCaSbass
rmarigo
Fernando Zadá
SILVIAO
afonsodecampos
CaQuinhO
Abidu
arthur.farias.96
GeleiaBass
Breno_Barnabe
Tonante
Aionius
Eliseumohr
Tucone
Claudio
Sidnei D Ferreira
DenisLM
rodsom
fabio887
joabi
Paulo Penna
fschmidt
Alex BHT
gpraxedes
gsfteodoro
tcraposo
B3ck1m2n
allexcosta
Sonikado
ct.colela
38 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Tonante Ter Ago 05, 2014 12:01 am

Fiz o teste com GK aqui.. realmente, o timbre é outro. O som chega muito mais "quente" , muito mais bonito.

Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por gpraxedes Ter Ago 05, 2014 12:03 am

^ Hum...
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Ter Ago 05, 2014 12:42 am

Como falei alguns amplis não rola ,mas estranho seu ampli ficar ruidoso Denis o meu tem pre a valvula e não fica assim
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por GeleiaBass Ter Ago 05, 2014 1:03 am

Pensando somente na eletrônica não faz sentido trabalhar com o master no máximo e ir aumentando o ganho.
Pois como o Claudio explicou, o ganho é o volume de entrada do pré-amplificador.
Que é onde vc define o seu timbre...
O master é o amplificador, a função é somente amplificar o sinal de saída para as caixas.
Algum de vcs já usou a saída de "line-out" para um PA, ou uma caixa ativa?
Se usarem o sinal do ganho baixo como estão sugerindo, o técnico solicitará para mandar mais sinal na linha com certeza...
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por DenisLM Ter Ago 05, 2014 1:06 am

ct.colela escreveu:Como falei alguns amplis não rola ,mas estranho seu ampli ficar ruidoso Denis o meu tem pre a valvula e não fica assim

Como eu escrevi lá no Mesa Boogie Club, o ganho desses Mesa eu tenho é bem diferente a interação com o ganho. o BB750 tem 4 válvulas e o Walkabout 2, mas elas funcionam bem mais quentes que do BB750... enfim.
Se eu me lembro você tem o M2000, híbrido, certo? Talvez ae seja a diferença.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Ter Ago 05, 2014 1:23 am

GeleiaBass escreveu:Pensando somente na eletrônica não faz sentido trabalhar com o master no máximo e ir aumentando o ganho.
Pois como o Claudio explicou, o ganho é o volume de entrada do pré-amplificador.
Que é onde vc define o seu timbre...
O master é o amplificador, a função é somente amplificar o sinal de saída para as caixas.
Algum de vcs já usou a saída de "line-out" para um PA, ou uma caixa ativa?
Se usarem o sinal do ganho baixo como estão sugerindo, o técnico solicitará para mandar mais sinal na linha com certeza...
Vc define o timbre na regua do eq e não no volume

Ter o master no máximo é para que amplificador esteja com sua capacidade de amplificação toda disponivel ,para que tenha força para amplificar com folga a equalização que vc definir no pré


Tecnico de som só usa uma saida line out de um apli quando ele sabe que o sinal  é pré power,se o amplificador não possuir chaveamento de pré e pós power ele certamente ligara o baixo em um direct box
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Ter Ago 05, 2014 1:32 am

DenisLM escreveu:
ct.colela escreveu:Como falei alguns amplis não rola ,mas estranho seu ampli ficar ruidoso Denis o meu tem pre a valvula e não fica assim

Como eu escrevi lá no Mesa Boogie Club, o ganho desses Mesa eu tenho é bem diferente a interação com o ganho. o BB750 tem 4 válvulas e o Walkabout 2, mas elas funcionam bem mais quentes que do BB750... enfim.
Se eu me lembro você tem o M2000, híbrido, certo? Talvez ae seja a diferença.
O meu tem dois estagios de pre,um pre a valvula e o outro pre a transistor
mas o power é mosfet
Seus amplis tambem são hibridos todos os dois possuem power mosfet
O Waçkabout foi o ampli que citei sobre o caso do meu amigo,passamos o master no maximo e ele controlou o ampli só no volume
Nos falamos ontem por telefone sobre isso,ele ficou tão empolgado com o resultado que decidiu comprar a caixa extra do ampli
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Ter Ago 05, 2014 1:41 am

Eu entendi o conceito, mas a analogia com potência e mesa não cabe muito bem. Na mesa ajustamos o ganho da maneira tradicional.

Em um amp muito forte, quando você coloca o master no máximo, qualquer coisa de ganho gerará um volume muito alto, fazendo com que o pré receba pouco sinal.

Mas se funciona pra alguém...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Ter Ago 05, 2014 2:28 am

Mesa é um exemplo
Todo Gk ,ampeg e hartckoparta kkkkkk só consegui tirar som gordo em baixo volume
usando o master sempre no maximo
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Claudio Ter Ago 05, 2014 9:04 am

ct.colela escreveu:
Ter o master no máximo é para que amplificador esteja com sua capacidade de amplificação toda disponivel ,para que tenha força para amplificar com folga a equalização que vc definir no pré

Isso faz sentido. Eu trabalho com o ganho no mínimo, o suficiente pra extrair som do piezo, só que nunca cheguei com o volume no talo. Vou testar isso!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por arthur.farias.96 Ter Ago 05, 2014 10:27 am

Na igreja, sala pequena com em torno de 20 a 30 pessoas o volume fica no 5 e é suficiente.  O baixo é um sx jazz bass, normalmente o cap da ponte fica no 70% e o do braço no 30%. Mas se precisar de muito mais volume vai faltar.  

Ensaio com violão desplugado e batuque da pra ser com volume no 3.  

A partir do volume 7 começa uma distorcão legal, vou experimentar isso de deixar o volume no máximo e controlar nos knobs. Se colocar eq, gain e knobs do instrumento tudo no máximo vira quase um fuzz, mas perde o peso dos grave e volume.  

O cubo é Peavey MAX 112, só tem botão de Gain e não sei qual a diferença pra um que tem Gain e Master.

Tb tem o tal recurso Transtube que é uma parada da Peavey que imita valvula, não tive oportunidade de ouvir bem de perto um valvulado, mas gosto do timbre e pras gigs q faço ainda não faltou volume.


Última edição por arthur.farias.96 em Ter Ago 05, 2014 11:37 am, editado 1 vez(es)
arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagens : 315
Localização : São José, Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Abidu Ter Ago 05, 2014 11:01 am

Pessoal, bom dia!

O colega em questão citado no tópico sou eu, que estava passando o som na semana passada quanto nos deparamos com esta situação.
Sei que é tudo questão de gosto, mas me surpreendeu a diferença quando deixamos o ampli desta forma....ficou realmente beeem melhor.
O baixo que eu estava usando era um Alembic S1 e com um Walkabout 12, além de uma caixa de 15. Por ter o sinal muito forte, acredito que foi mais perceptível com ele do que seria com um Fender, por exemplo, mas ainda vou fazer outros testes.
O guitarrista que toca comigo mencionou que sempre deixou os amplis dele desta forma, o que parece ser um pouco mais comum do que pra nós, baixistas.
Vou fazer uns testes com o Mesa 400 e com o Big Block e posto as novidades pra vocês.....quem sabe não rola uns vídeos....
Valeu Colela, fico te devendo mais esta!
Abidu
Abidu
Membro

Mensagens : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por CaQuinhO Ter Ago 05, 2014 11:34 am

Estou com medo de testar isso no 1001RBII também...  Shocked Shocked Shocked 
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por afonsodecampos Ter Ago 05, 2014 11:39 am

Meu amplificador é o hibrido Kustom DE300HD, uso o Ganho da válvula (Pré) em 13h e o Master entre 09h-13h, dependendo do ambiente. Realmente sempre notei uma incômoda distorção quando atacava notas mais graves e as vezes até mesmo as mais agudas, mesmo o amp trabalhando nessas condições moderadas. Achava que precisava de outra caixa para que o amplificador trabalhasse com folga. Pena meu equipamento ficar longe de minha casa, só devo testar isso no fim de semana.

Colela, meu painel é este: IMG grande
Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 01_DE300_HD

Devo então testar o MASTER no talo
Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 02_DE300_HD

E gradativamente aumentar o TUBE GAIN para conseguir o que você sugeriu?
Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 03_DE300_HD

Postei as imagens porque não tenho certeza se Master e Ganho atuam da forma que você descreveu na primeira página.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Alex BHT Ter Ago 05, 2014 11:42 am

CaQuinhO escreveu:Estou com medo de testar isso no 1001RBII também...  Shocked Shocked Shocked 


Pois é... com amplificadores com muita potência dá medo mesmo...
vou testar primeiro com o master em 80/85% antes de colocar os 100%
Alex BHT
Alex BHT
Membro

Mensagens : 789
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Sonikado Ter Ago 05, 2014 12:40 pm

Realmente sempre notei uma incômoda distorção quando atacava notas mais graves e as vezes até mesmo as mais agudas, mesmo o amp trabalhando nessas condições moderadas. Achava que precisava de outra caixa para que o amplificador trabalhasse com folga.
Pré muito quente Wink

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por gsfteodoro Ter Ago 05, 2014 12:51 pm

CaQuinhO escreveu:Estou com medo de testar isso no 1001RBII também...  Shocked Shocked Shocked 

Cara... Se você fizer, por favor, posta aqui...

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por DenisLM Ter Ago 05, 2014 1:42 pm

ct.colela escreveu:
DenisLM escreveu:
ct.colela escreveu:Como falei alguns amplis não rola ,mas estranho seu ampli ficar ruidoso Denis o meu tem pre a valvula e não fica assim

Como eu escrevi lá no Mesa Boogie Club, o ganho desses Mesa eu tenho é bem diferente a interação com o ganho. o BB750 tem 4 válvulas e o Walkabout 2, mas elas funcionam bem mais quentes que do BB750... enfim.
Se eu me lembro você tem o M2000, híbrido, certo? Talvez ae seja a diferença.
O meu tem dois estagios de pre,um pre a valvula e o outro pre a transistor
mas o power é mosfet
Seus amplis tambem são hibridos todos os dois possuem power mosfet
O Waçkabout foi o ampli que citei sobre o caso do meu amigo,passamos o master no maximo e ele controlou o ampli só no volume
Nos falamos ontem por telefone sobre isso,ele ficou tão empolgado com o resultado que decidiu comprar a caixa extra do ampli
eu quis dizer Pré híbrido.

mas se falando de walkabout fica claro a razão de dar um overdrive.
passou de 50% no ganho dele, ele vai tender a isso mesmo, se o baixo tiver o sinal muito forte, mais ainda.
sem dúvida seu amigo ae deveria abaixar o ganho e/ou usar a chave/conetor active/passive para continuar a usar no modo "tradicional". 

no fim das contas o que importa é gostar do som final... Wink

DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Tucone Ter Ago 05, 2014 1:48 pm

DenisLM escreveu:no fim das contas o que importa é gostar do som final... Wink

SEMPRE! E lembrar que nem sempre o som que você gosta é o mesmo som que outra pessoa gosta. Então em termos de timbre não existe "certo".
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Ter Ago 05, 2014 2:10 pm

Minha sugestão sobre o master não é para falar que o timbre é do meu gosto
È para que o ampli tenha capacidade de amplificar baixas frequencias em baixo volume
O pessoal que tem aparelhos muito potentes,pode fazer o que foi sugerido
use o master nos 70, 80% faça os testes
Amplificadores de ate 300 ou 400 watts pode colocar o master no talo
acima dessa potencia coloquem entre 70 e 80% ou mais
Outra coisa ,em ampli que possuirem chaveamento de -10db ou -20db usar o recurso
de baixar o sinal de entrada ,Linha gk toda
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Ter Ago 05, 2014 2:11 pm

Eu vou morrer sem entender essa sua obsessão com frequências extra baixas, colela... Eu as evito...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por CaQuinhO Ter Ago 05, 2014 5:14 pm

allexcosta escreveu:Eu vou morrer sem entender essa sua obsessão com frequências extra baixas, colela... Eu as evito...

Forum errado para dizer isso....  lol! lol! 
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Ter Ago 05, 2014 5:23 pm

CaQuinhO escreveu:Forum errado para dizer isso...

Sim, somos baixistas, gostamos das notas graves, o que é diferente de gostarmos das frequências sub-sônicas que só servem pra transformar a massa sonora em algo amorfo e destruir amps e falantes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por CaQuinhO Ter Ago 05, 2014 5:30 pm

I know it, bitch!! Very Happy Principalmente para 90% dos foristas, que tocam em igrejas sem o mínimo de tratamento acústico.

Foi só pra encher teu saco! Razz

Chegar em casa vou testar com o parrudão, e posto aqui. Estou curiosíssimo...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Ter Ago 05, 2014 5:36 pm

Espera um pouco Allex
Usar frequencias baixas tem um limite
Não é porque gosto e tiro essas frequencias ,que vou timbrar embolando ou ensurdecendo ou destruindo tudo
claro que se você abusar da coisa seu som fica embolado uma porcaria,mas tudo tem sua dosagem
Outra coisa sei que voce é amante dos amplis gk,eu nunca consegui tirar as frequencias que gosto em amplis gk,sua regua não permite, os pres gk são muito flats na minha opinião,gosto muito das caixas mas os amplis faltam o eq que gosto
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Ter Ago 05, 2014 5:41 pm

Cara, tu falou em 5hz dia desses.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Ter Ago 05, 2014 6:18 pm

allexcosta escreveu:Cara, tu falou em 5hz dia desses.
Ta misturando as coisas
falei sobre 5hz em power que reproduzem essa frequencia em outo topico e outro assunto
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Ter Ago 05, 2014 6:28 pm

ct.colela escreveu:Ta misturando as coisas
falei sobre 5hz em power que reproduzem essa frequencia em outo topico e outro assunto

Eu sei, mas você falou em 5hz como algo desejável, correto?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Claudio Ter Ago 05, 2014 9:44 pm

Acabei de fazer o teste.

Master no talo e ganho em 12:00, com a caixa na chave de 4ohms.

Não consegui passar de 12:00 com o ganho porque o apartamento já estava vibrando junto, coisas caindo das prateleiras, e a turma da sala reclamando do barulho e das vibrações.

O mais interessante é que funcionou sem clipar, tanto pro elétrico como pro acústico. Gostei do resultado!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por SILVIAO Ter Ago 05, 2014 9:59 pm

Colela,qual o problema dos Staner quanto a essa regulagem.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Aionius Ter Ago 05, 2014 10:07 pm

gostei muito de toda essa discussão, pena não poder experimentar já que meu amplificador não possui esse controles independentes, o GK MB200 só tem um volume geral. Quando tiver a oportunidade de usar um amplificador com esses recursos farei o teste, fiquei muito curioso. What a Face 
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4834
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por ct.colela Ter Ago 05, 2014 10:49 pm

SILVIAO escreveu:Colela,qual o problema dos Staner quanto a essa regulagem.
Silvião os staner bs e dragons da vida não deu certo não
mas acho que o seu da foto da sim
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por SILVIAO Qua Ago 06, 2014 12:09 am

Vou testar,mas percebo que o controle de gain afeta o timbre.Normalmente uso o Gain(volume do pré) em 50% e o Master em 25 a 40%.50% apenas de vez em quando pra judiar dos guitarristas kkk!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 06, 2014 6:15 am

Vou testar hoje no Roland!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 06, 2014 2:25 pm

Achei o resultado interessante nunca achei que teria coragem de abrir o volume todo.
Mas no Cubo Roland é gain e volume.
Abri o Volume e fui abrindo o gain cheguei em 11 pra 12hs no máximo o ganho.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por rmarigo Qua Ago 06, 2014 2:48 pm

Em meu Trace Elliot 250W utilizo o gain no 5 com o MM SUB e no 7 com o Ibanez SR 505, geralmente o Master fica entre o 4 e o 6,

Fazendo isso eu utilizo o recomendado pelo manual do amp, vou subindo o ganho até clipar, e depois controlo o volume pelo master, porém percebi que se aumentar o master e deixar o ganho em 2 / 3 o som parece mais limpo que o comum, fator como disse o Allex, bom para alguns casos e ruim para outros.
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por CaQuinhO Qua Ago 06, 2014 4:29 pm

rmarigo escreveu: (...) recomendado pelo manual do amp, vou subindo o ganho até clipar, e depois controlo o volume pelo master...

 affraid affraid affraid 
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por joabi Qua Ago 06, 2014 4:34 pm


^ Esse é o jeito tradicional. Sobe até acender o clip nas notas mais fortes, volta um pouquinho e beleza. Ajusta o volume geral pelo master.


Aproveitando, uma pergunta aos entendidos: quando um amp começa a saturar depois de algum tempo (uma ou duas horas tocando direto) o que saturou? o Preamp ou o power amp?



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por CaQuinhO Qua Ago 06, 2014 4:42 pm

Vivendo e aprendendo...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Qua Ago 06, 2014 4:47 pm

joabi escreveu:Aproveitando, uma pergunta aos entendidos: quando um amp começa a saturar depois de algum tempo (uma ou duas horas tocando direto) o que saturou? o Preamp ou o power amp?

Sem mexer nada? Em teoria não deveria mudar significativamente. Se começa a saturar é um erro de projeto, da dissipação do calor e a fonte da saturação deve ser dos transistors da seção de força, que estão super aquecidos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por LuCaSbass Qua Ago 06, 2014 4:48 pm

Quem indica fazer assim (abrir o master todo e controlar o volume pelo ganho) é o Adriano Giffoni.

Eu faço da maneira "tradicional", ajustar o ganho e depois o master, mas vou experimentar assim. Dei uma pesquisada no Talkbass e vi inúmeras discussões sobre isso... lá pelas tantas algum usuário comentou:

Makes you wonder why amps have a master at all.

Outro comentário interessante:

Some people seem to have the belief that "master volumes" are black boxes? They came on the scene so you can choose the saturation level in the preamp without blowing everyone off stage with a high power amp. Making it easier to fit varied venue sizes. If your noise floor is so high that "need" to overcome it at the preamp gain stages you have other troubles you need to be addressing. Beyond that it is a voicing choice, plain and simple.

Faz algum sentido... Inclusive outros usuários lá lembraram que amps antigos não tinham controle de master...

Depois vou testar no meu set aqui!
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por rmarigo Qua Ago 06, 2014 4:50 pm

CaQuinhO escreveu:
rmarigo escreveu: (...) recomendado pelo manual do amp, vou subindo o ganho até clipar, e depois controlo o volume pelo master...

 affraid affraid affraid 

Ué e qq tem demais ? subo sentando o dedo até clipar (tocando de um modo estilo mão-de-marreta) e volto um clique, ou as vezes nem volto, pois sei que não vou utilizar essa pegada tão forte durante a execução das músicas...
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Qua Ago 06, 2014 4:52 pm

rmarigo escreveu:Ué e qq tem demais ? subo sentando o dedo até clipar (tocando de um modo estilo mão-de-marreta) e volto um clique, ou as vezes nem volto, pois sei que não vou utilizar essa pegada tão forte durante a execução das músicas...

Esse é o beabá de estrutura de ganho, usado em qualquer PA, estúdio de gravação ou sistema de áudio que existe.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por CaQuinhO Qua Ago 06, 2014 4:57 pm

Perdão, colegas. Sou ignorante nisso...


Última edição por CaQuinhO em Qua Ago 06, 2014 4:58 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Typo!)
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por joabi Qua Ago 06, 2014 4:57 pm

allexcosta escreveu:
joabi escreveu:Aproveitando, uma pergunta aos entendidos: quando um amp começa a saturar depois de algum tempo (uma ou duas horas tocando direto) o que saturou? o Preamp ou o power amp?

Sem mexer nada? Em teoria não deveria mudar significativamente. Se começa a saturar é um erro de projeto, da dissipação do calor e a fonte da saturação deve ser dos transistors da seção de força, que estão super aquecidos.

Isso ocorreu algumas vezes com meu 400RB, mas na época eu usava um sistema sub-dimensionado para a maioria dos lugares onde tocava. Sabia que a distorção geralmente vem do aquecimento excessivo, mas a fonte de alimentação também não tem a ver com isso? Não conseguir dar conta de alimentar todo o circuito?
Os preamps Classe-A sofrem e geram exatamente esse comportamento se estiverem com alimentação baixa demais, por isso minha dúvida de qual estágio isso ocorre.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por allexcosta Qua Ago 06, 2014 5:04 pm

^ Em um GK eu diria que algum componente super aqueceu e sofre perda de performance, mas não o suficiente pra o amp parar de funcionar. Na minha ignorância sobre o assunto, acho que normalmente isso aí é problema na seção de potência.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Dom Mauro Qua Ago 06, 2014 5:14 pm

No caso de valvulados a coisa é um pouco diferente. Tenho um Giannini Duovox 50B. Se quero uma distorção típica de pré valvulado tenho que deixar o Gain em mais ou menos meio dia, e aí o Master é usado "praticamente" como controle de volume mesmo, e é difícil passar das 10 horas sem ficar surdo ou derrubar a casa. Mas com o tempo descobri que "meu som" fica melhor sem essa distorção de pré, tão desejada por alguns. Com isso, deixo o ganho sempre abaixo das 9 horas e fico livre para socar o Master, que proporciona uma distorção mais leve e aveludada devido ás válvulas do Power. Com isso consigo mais volume final com o som mais definido. Então, em valvulados, a proporção entre pré e power é definida pela timbragem desejada.
Dom Mauro
Dom Mauro
Membro

Mensagens : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por renatogaragerock Qua Ago 06, 2014 5:16 pm

O meu amplificador, KUSTOM DE300, por ser pré-valvulado, o timbre muda significativamente em função do ganho.
Tenho 17 instrumentos, cada qual com características bem peculiares, de modo que uso o ganho em uma posição diferente para cada baixo. Em geral, essas posições variam do 3 ao 6. Procuro um timbre onde comece a ter uma certa saturação, mas sem deixar que ela vire uma distorção plena.

Quanto ao volume, para estudar uso abaixo do 2, já que moro em prédio de alvenaria auto-portante (dá para ouvir qualquer diálogo mais exaltado dos vizinhos tanto de baixo como de cima - embora o de cima seja guitarrista e eu nunca o ouvi tocar).

Em shows pequenos/médios e ensaios eu costumo deixar o volume entre o 3 e o 4 (caixa 410 e/ou 115). Caso eu tenha levado apenas a caixa com 210 somo um ponto à mais.

Shows maiores, em geral, o volume 6 me atende. Considero um "show grande" aquele em que meu baixo vai também para o sistema de PA.

Não fez parte de pergunta, mas aproveito para divulgar como deixo os controles de tom, já que eles influenciam no volume percebido. Em geral coloco tudo flat, fazendo apenas pequenas correções em função da acústica do local da apresentação (mas se for um ambiente com uma acústica bem "neutra" percebo que todos meus baixos, sem exceção, soam melhores com meu amplificador com a tonalidade toda flat).
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Stormbringer Qua Ago 06, 2014 5:36 pm

TC Electronic RH 450 + Teksound 1x15(full size) 300 w + 4x10 feita em casa 300 w(+ driver de 100w)

regulo o ganho antes, 1 "led" antes do "aviso de saturaçao" tocando forte(como o baixo e os pedais sao sempre os mesmos, sei que ficam 6 leds ligados - de um total de 24 possiveis)

ai o master(que vai de zero a 10, analógico):
1 - em pub com "sala" do palco menor que 5x10m
3 - em pub "normal" (com o palco no mesmo ambiente das mesas)
4~5 - em show "aberto" com palco em motoclube
5 - em local aberto (praça)

nunca toquei em palco "grande" com ele, mas se um dia eu precisar passar de 5, a bateria vai ter que ser microfonada, o guitarrista vai ter que trocar de amplificador, etc... Meu set é meio exagerado pro tamanho das apresentações da minha banda, hahahah.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por gsfteodoro Qua Ago 06, 2014 8:17 pm

Manoooooo... Deixei o master (woofer) em 3hrs e o volume em 9hrs.

Me senti fazendo a mesma coisa

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador - Página 2 Empty Re: Curiosidade de como você usa o master de seu amplificador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos