Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conversão de 4 para 5 cordas

+5
pluís
gpraxedes
Fernando Zadá
Lucas94
bodhan
9 participantes

Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por bodhan Sáb Ago 16, 2014 3:30 pm

Há algum tempo, desde que conheci o trabalho dos baixistas Janek Gwizdala e Scott Devine, venho pensando em um projeto de baixo com 5 cordas com afinação eadgc.
Tive um baixo de 6 cordas por um tempo, um Tune, que vendi para o Tarcísio. Gostava muito do baixo, mas reparei que o que mais gostava era de usar a corda C aguda. Gostava mais musicalmente do que em termos sonoros. Acho interessante para montar acordes e harpejos, mas o som da corda C de uma forma geral me parece meio "quack", meio Pato Donald! Até que no Tune isto não é tão evidente. É um baixo com uma incrível sonoridade.
Então comecei a pesquisar sobre o assunto e reparei que o baixo do Janek tem uma escala reduzida ou média de 33 polegadas. Imagino que esta redução favorece o conforto e também deve proporcionar um som mais encorpado na corda C. Quanto menor a escala, menor a tensão, e menos harmônicos e mais fundamental no timbre.
O Scott gosta de usar espaçamento bem estreito para maior confronto no pizzicato.
Cheguei à conclusão de que deveria partir para um projeto custom. Vendi meu baixo Tune de 6 cordas para começar a levantar fundos.
Consultei alguns luthiers sobre a viabilidade do projeto, mas fiquei um pouco temeroso em desembolsar um dinheiro em um instrumento tão fora do padrão. Tinha que ter muita certeza do que iria fazer. Seria uma brincadeira cara!
Gosto muito do forum TalkBass, onde estou desde 2002. Lá encontrei um tópico sobre conversão de um baixo de 4 cordas para 5 cordas. http://www.talkbass.com/threads/4-string-to-5-string-conversion.675349/ )
Neste tópico do TalkBass conheci um cara que fez esta conversão em vários baixos, inclusive em Rickenbakers e SX:  http://www.3dentourage.com/425/425.htm
Então resolvi comprar as peças, ponte Schaller, tarraxa extra, abaixador de cordas, TusqNut e converter meu baixo JB que tem braço nas medidas de Precision. Não é aconselhável fazer a modificação em braços de JazzBass que são mais estreitos no nut. O trabalho foi feito por luthier.
Agora estou testando e gostando bastante. O espaçamento na ponte ficou com 16.2mm. Como não uso da técnica de slap, achei até mais confortável, me adaptei bem.
No nut o espaçamento ficou muito bom. Achei que iria ficar muito apertado, mas ficou bem confortável.
O headstock ficou bizarro, tudo meio torto, mas considero este um experimento, não aconselho sair furando qualquer baixo. Fora esta parte visual, tudo ficou muito funcional. Um baixo com as dimensões de um 4 cordas, com a vantagem da corda extra.

Conversão de 4 para 5 cordas Foto_1 Conversão de 4 para 5 cordas Foto_2 Conversão de 4 para 5 cordas Foto_3 Conversão de 4 para 5 cordas Foto_4 Conversão de 4 para 5 cordas Foto_5
O bom é que com o dinheiro do Tune deu para comprar uma guitarra! What a Face
Agora vou estudar um tempo usando este baixo para depois decidir se faço ou não um baixo custom.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por Lucas94 Sáb Ago 16, 2014 4:09 pm

Muito interessante esse projeto Bodhan, essa afinação deve abrir muitas possibilidades para montar arranjos para baixo solo. Recomendo ouvir esse baixista genial chamado Andres Rotmistrovsky:



Ele também usa essa afinação e tem arranjos lindos no canal do Youtube dele.
E se puder grave um som para podermos conferir o som desse instrumento.

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Ago 16, 2014 4:47 pm

Muito bacana o projeto e execução.
Precisamos armara quele café pra você testar o fanned e eu testar essa belezura ai!! Rss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por bodhan Sáb Ago 16, 2014 5:14 pm

Lucas94 escreveu:E se puder grave um som para podermos conferir o som desse instrumento.

Ok!


Fernando Zadá escreveu:Muito bacana o projeto e execução.
Precisamos armara quele café pra você testar o fanned e eu testar essa belezura ai!! Rss

... tá demorando!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por Lucas94 Sáb Ago 16, 2014 5:33 pm

Muito bom o som desse baixo, bem equilibrado. Não ficou "quack" como você citou não gostar.

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Ago 16, 2014 5:38 pm

Ficou bacana. Belo som.
Fraseado bonito Bodhan!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por bodhan Sáb Ago 16, 2014 7:05 pm

Lucas94 escreveu:Muito bom o som desse baixo, bem equilibrado. Não ficou "quack" como você citou não gostar.

As cordas são D'Addario nickel. Coloquei uma dózinha velha e cortei um pouco o agudo!
Vou experimentar outras que estão na fila. Elixir, Chromes e LaBella tapewounds ...

Fernando Zadá escreveu:Ficou bacana. Belo som.
Fraseado bonito Bodhan!!

Pois é, o baixo ficou com um som bem legal, apesar de que preferia o som um pouco mais anasalado quando estava com os Bartolinis. Tive que trocar, pois os Bartolinis eram "dual stack" e não pegavam a corda do meio. Coloquei estes Basslines que têm uma barra contínua.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por gpraxedes Sáb Ago 16, 2014 8:10 pm

Bodhan sempre com essas belezuras. Acho que um 33" seria ideal pra ti. Também ando pensando no assunto. Vou acompanhar.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por pluís Sáb Ago 16, 2014 8:17 pm

Também gostei do timbre (e do visual).

Parabéns pela mudança! Muito bom som.
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por dibass Dom Ago 17, 2014 11:43 am

muito legal

qd comecei a ler pensei que vc tivesse mudado o rob frank allen
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por DUDUBASS Dom Ago 17, 2014 12:26 pm

Muito bom!
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por NeyBass Dom Ago 17, 2014 12:40 pm

Acho que vou voltar a colocar uma Dózinha no meu tagima e tirar a Bzona, vou tentar me acostumar.
Ficou bacana teu baixo, sonoridade e tudo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Ago 17, 2014 7:39 pm

Muito bom, bodhan  up 
E, a não ser que as fotos tenham me enganado, não achei o headstock bizarro; muito pelo contrário, mais um baixo muito bonito.
O corpo é do mesmo luthier do 4 cordas fretless?
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por bodhan Dom Ago 17, 2014 9:06 pm

^ Olá, Tarcísio!
Se observar bem na foto, como o headstock foi desenhado para acomodar 4 cordas, com a adaptação as cordas ficaram um pouco inclinadas, enquanto que pela posição da tarraxa adicional, a corda C ficou torta em relação às outras, apesar de estar reta. Pode ser um detalhe, mas para mim é bem estranho! Não tolero estas linhas desencontradas!
Daria para colocar a tarraxa adicional um pouco mais abaixo e assim inclinar a corda, mas aí ela ficaria muito para fora. Não tem jeito, é uma gambiarra!

Quanto ao corpo, sim é do mesmo luthier do baixo piezo e com a mesma combinação de madeiras, mogno e maple. O desenho é de JB, enquanto o outro é de Precision.
Abs!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por gpraxedes Dom Ago 17, 2014 11:23 pm

Gostei do corpo. Esse você pediu de fora, né?
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por bodhan Ter Ago 19, 2014 2:21 pm

gpraxedes escreveu:Gostei do corpo. Esse você pediu de fora, né?

Sim! É de um luthier de Ohio, EUA. Comprei pelo Ebay: http://www.ebay.com/usr/ericgangluff?_trksid=p2053788.m1543.l2754
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por bodhan Dom Nov 02, 2014 2:35 pm

Fotos da criatura. Estou numa tremenda indecisão ... talvez logo mais entre nos classificados ...

https://www.flickr.com/photos/carlosbodao/sets/72157649085931622/



Conversão de 4 para 5 cordas 15507022310_8b5782bd26_cDSC01898 by carlosbodao, on Flickr
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão de 4 para 5 cordas Empty Re: Conversão de 4 para 5 cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos