Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

desconforto com (des)afinações

+15
CaQuinhO
rafael.buzzi.andrade
Fernando Zadá
Kobeh
edumoraes
arthur.farias.96
gpraxedes
Guilé
Nando Vasques
pluís
joabi
carimbass
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
subgrave
19 participantes

Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty desconforto com (des)afinações

Mensagem por subgrave Ter Set 02, 2014 10:05 am

Apesar dou meu amadorismo musical, muito me incomoda escutar instrumentos fora da afinação por mais pouco que seja, até as vezes uma corda do guita ou violão um pouquinho fora me incomoda muito e eu já toco um vai afinar carai, o que já me fez muitas vezes parecer grosso...

Todavia, vejo que existe uma maioria de músicos facilmente melhores do que eu, com uma boa musicalidade e visão, mas que não se importam com afinações mal alcançadas, e ficam lá tocando seus instrumentos desafinados numa boa.

Que coisa mais desconfortável, às vezes sinto tudo desafinado e ninguém ligando, mais alguém aí compartilha da minha agonia?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Set 02, 2014 10:10 am

Me incomoda um pouco. Até bateria me incomoda se não estiver afinada de uma maneira que agrade os meus ouvidos e case com o som de todo o conjunto.

EDIT: A não ser que a intenção seja tocar em uma onda lo-fi. Nesse caso eu já vou preparado para tudo.


Última edição por pedrohenrique.astronauta em Ter Set 02, 2014 10:14 am, editado 2 vez(es)
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por allexcosta Ter Set 02, 2014 10:13 am

subgrave escreveu:eu já toco um vai afinar carai, o que já me fez muitas vezes parecer grosso...

Se isso não é ser rude, eu não sei o que é...

Também me incomodo com isso, mas não mando ninguém afinar nada. Se é além do que posso suportar, vou embora.

Chato também perceber que muitas orquestras consideradas boas desafinam.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por carimbass Ter Set 02, 2014 10:13 am

Cara, fico extremamente incomodado com isso. No contrabaixo acústico então... As vezes dá vontade de chegar pro cidadão e dizer: Meu irmão se tú não consegue tocar esse troço afinado vai pro elétrico que é mais fácil. O Pior é que tem muita gente se acha só porque toca acústico...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por joabi Ter Set 02, 2014 10:14 am


Compartilho totalmente da agonia do subgrave. E o pior é que muitas vezes o instrumento está bem afinado, mas o músico toca puxando as cordas para baixo, fazendo um eterno "bend". Acho que é resultado de estudar com o instrumento desligado, e a pessoa não cria uma memória auditiva de precisão na afinação.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por subgrave Ter Set 02, 2014 10:18 am

^bah, bend mal feito é triste, muito triste...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por joabi Ter Set 02, 2014 10:21 am


Duro mesmo é quando o guitarrista puxa o acorde inteiro... cada nota sobe um tanto diferente. Eu sinto uma fisgada na costela... Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por subgrave Ter Set 02, 2014 10:23 am

^talvez seja a sina dos baixistas... afinal deve ser mais fácil afinar só 4 cordas... kkk

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por pluís Ter Set 02, 2014 10:57 am

rs

Realmente,essa questão da afinação é f***. Principalmente na hora de "passar o som" rs
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Nando Vasques Ter Set 02, 2014 11:24 am

carimbass escreveu:Cara, fico extremamente incomodado com isso. No contrabaixo acústico então... As vezes dá vontade de chegar pro cidadão e dizer: Meu irmão se tú não consegue tocar esse troço afinado vai pro elétrico que é mais fácil. O Pior é que tem muita gente se acha só porque toca acústico...
Por isso q não me aventuro nem no Fretless, q dirá no acústico.
Pra pagar de tocador tem q ter peito,ou cara de pau!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Guilé Ter Set 02, 2014 11:26 am

Subgrave, eu também me incomodo muito com isso...até quando a cantora é muito gostosa, mas às vezes, em se tratando do acústico como o Carimbass falou aí, é mais questão da técnica do instrumento mesmo...eu conhecia pouco até que fui participando aqui e tendo contato com universo do acústico e fui aprendendo com caras como o Claudio e tantos outros da praia do rabecão que o que soa como desafino é mais questão de falta de costume mesmo com a sonoridade e uma linguagem de interpretação peculiar ao instrumento.

Implicava muito nos primeiros vídeos que assisti do Luiz Alves tocando com o João Donato...veja esses aqui por exemplo:



Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por gpraxedes Ter Set 02, 2014 11:33 am

Me sinto incomodado também. Como toco sempre com pessoas bem conhecidas, posso reclamar e sou prontamente atendido.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por carimbass Ter Set 02, 2014 11:40 am

Guilé escreveu:eu conhecia pouco até que fui participando aqui e tendo contato com universo do acústico e fui aprendendo com caras como o Claudio e tantos outros da praia do rabecão que o que soa como desafino é mais questão de falta de costume mesmo com a  sonoridade e uma linguagem de interpretação peculiar ao instrumento.

Boiei aqui... Quer dizer que todo mundo toca acústico desafinado? Isso é normal? O Problema é meu ouvido??? scratch scratch scratch

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Set 02, 2014 11:43 am

"Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor..."

:troll:
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por allexcosta Ter Set 02, 2014 11:46 am

Sei lá, acho esse lance de chamar desafinação de linguagem ou interpretação meio que desculpa. O músico que toca um instrumento não temperado deve conseguir uma afinação razoável e passear pelas supostas "interpretações desafinadas" somente quando deseja.

Tem músico que toca a música levemente desafinada do início ao fim e depois fala que é interpretação. Não é...

Observem a Esperanza tocando, por exemplo. Ela atinge os alvos com bastante precisão. As ligeiras desafinações são uma característica do instrumento, mas é algo dentro do controle e não fere o ouvido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por gpraxedes Ter Set 02, 2014 11:50 am

^Concordo.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Guilé Ter Set 02, 2014 12:06 pm

carimbass escreveu:

Boiei aqui... Quer dizer que todo mundo toca acústico desafinado? Isso é normal? O Problema é meu ouvido??? scratch scratch scratch

Veja bem...outro dia desses estava assistindo ao DVD do Mauro Senise e dele participaram 3 baixistas tocando acústico em músicas diferentes: O Luiz Alve, o Paulo Russo e o Zeca Assumpção...com excessão da musica que o Luiz gravou não percebi desconforto, ja na musica dele me senti incomodado com isso...e não é implicância pessoal pois curto muito as linhas de elétrico dele.

Mas tipo, já perguntei pra muuuuita gente a respeito e todos (inclusive professores) meio que desconversam ou demonstram certa complacência por se tratar de um cara daquele tamanho....e ai vem a questão...Porque tanta gente chama o cara e tem tanto trabalho ? Acho que deve haver alguma relativização ou então pouca gente saca ou se incomoda com isso.

Outro dia deses a convite de um amigo fui assisti-lo acompanhar uma cantora...a mulher era muito simpática e generosa em formas também, mas cantando era uma desgraça... olhava ao meu redor e via os caras encantados, sei que ela tem carreira até fora e os gringos aplaudem em festivais de jazz e o kct....e eu me senti meio babaca em estar tão perturbado com o fato de ela não conseguir sustentar uma nota de maneira afinada.

Assim como o Nando tenho um medo que me pelo de desafinar no fretless, apesar de ser apaixonado pela sonoridade...uma vez precisei fazer um um show com uma banda onde tinha que usar o fretless em duas músicas, quase passei mal, mas me esforcei, estudei bastante e todos disseram que ficou efinado e tal, mas sempre fico com o pé atrás e acabo não assumindo o fretless com mais frequência nas apresentações.

Aqui tem dois vídeos meus por exemplo que gosto da energia, mas se for catar afinação mesmo vc vê que rolam traves....já tocar com o instrumento desafinado ou então estar desafinado em relação à banda acho um pecado tb:







Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por arthur.farias.96 Ter Set 02, 2014 12:11 pm

Esses dias usei um afinador que não sabia mexer. Devia ser só pra violão

No visor mostrava uma nota, e tinha uma tecla mode pra mudar, não sei o signficava mas no chute escolhi o mode Eb, ao afinar achei estranho pq mostrava estar muito mais desafinado e mesmo aparecendo no visor q a afinação estava correta, ficou bem desafinado pra mais agudo.

Acabamos dispensando o afinador e afinamos de ouvido usando o teclado como referência.

O que seria esse mode? e qual seria o correto para afinar o baixo?


Última edição por arthur.farias.96 em Ter Set 02, 2014 12:17 pm, editado 1 vez(es)
arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagens : 315
Localização : São José, Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por edumoraes Ter Set 02, 2014 12:15 pm

Fico incomodado na igreja que tem uma pequena orquestra, com violino, celo, sopros, piano, baixo elétrico e violões. Principalmente a galera do sopro e violino soam desafinados pra mim, tem até maestro e tal e parece que ninguém percebe nada, tem hora que as "derrapadas" são de torcer o nariz mesmo...
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Guilé Ter Set 02, 2014 12:29 pm

allexcosta escreveu:
Tem músico que toca a música levemente desafinada do início ao fim e depois fala que é interpretação. Não é...


Allex, dá uma sacada aqui...chega ser irritante:

Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por joabi Ter Set 02, 2014 1:00 pm


O baixo acústico é o que menos me incomoda se estiver um pouco "out", só se for com arco, que piora 300 vezes, mas violino desafinado chega a dar dor de ouvido.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Kobeh Ter Set 02, 2014 1:20 pm

Eu perturbo um dos meus guitarristas quando ele bate um acorde desafinado. Ele transpira muito pelas mãos, oq obriga ele a estar sempre com um encordoamento relativamente novo e nem sempre de boa qualidade quando estamos sem nenhuma data de show ou gravação marcada. Como consequência, basta um bend pra corda desafinar, e ele continua tocando como se nada tivesse acontecido... Isso é muito chato, pq fico chamando a atenção dele toda hora.

Vocalistas desafinados tb são um saco... Já toquei em uma banda de heavy metal uns anos atrás em q o vocalista era totalmente desafinado, apesar de ter um voz com um bom timbre. Depois de alguns shows e q senti vergonha dessa situação, acabei saindo. E os caras da banda não faziam nada pq o vocal era amigo de infância deles e tal... Ai fica difícil ter uma expectativa de melhora, ainda mais pq não era uma banda de adolescentes q tinham aprendido a tocar ontem.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 02, 2014 1:23 pm

Idem!
Violino desafinado não dá!

Guilé a tal cantora era uma tal de Ithamara?
Ou algo do gênero?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Set 02, 2014 1:36 pm

Olha... por ser novo no mundo do acústico eu sei que dou umas derrapadas até piores do que essas do ultimo video...

mas eu percebo quando faço isso... rsrs... às vezes basta deslocar a mão um pouco a mais do q deveria ou não abrir tanto quanto poderia...

O que acontece comigo (e que pode acontecer com esses caras) é você não estar se ouvindo direito. Quando isso acontece eu prefiro fazer um "low profile" até voltar a acertar a nota, mas tem gente que pode preferir ser ouvida mesmo que desafinado. Aí vai de cada um...
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por subgrave Ter Set 02, 2014 1:59 pm

Fernando Zadá escreveu:
Violino desafinado não dá!

Fui a um casamento mês passado, de um dono de escola de música, e lá pelas tantas apareceu um 'tocador' de violino na cerimônia e tal, ficou todo mundo maravilhado e aplaudindo, mas estou escutando aquele maldito violino totalmente desafinado dentro da minha cabeça até hoje...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Guilé Ter Set 02, 2014 2:15 pm

Fernando Zadá escreveu:
Guilé a tal cantora era uma tal de Ithamara?
Ou algo do gênero?

Não. Refere-se à Ithama Koorax ???

Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Kobeh Ter Set 02, 2014 2:54 pm

Aproveitando o assunto do tópico... Me tirem uma dúvida. Vanessa da Mata é bastante, muito ou pouco desafinada? Ou ela apenas tem uma maneira característica de cantar que só eu que não percebi?
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por CaQuinhO Ter Set 02, 2014 3:39 pm

Mais fácil ser a última hipótese...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por dideivox Ter Set 02, 2014 6:30 pm

Quando estou entre amigos sempre sugiro que afine.. Dou risada, xingo a mãe e fica tudo ok

Quanto aos #Fretless gosto de estudar com um afinador, ajuda muito nesta questão de precisão.
A minha sorte é que meus baixos raramente desafinam..
Abç
dideivox
dideivox
Membro

Mensagens : 71
Localização : Cascavel, PR

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por pluís Ter Set 02, 2014 8:25 pm

arthur.farias.96 escreveu:Esses dias usei um afinador que não sabia mexer. Devia ser só pra violão

No visor mostrava uma nota, e tinha uma tecla mode pra mudar, não sei o signficava mas no chute escolhi o mode Eb, ao afinar achei estranho pq mostrava estar muito mais desafinado e mesmo aparecendo no visor q a afinação estava correta, ficou bem desafinado pra mais agudo.

Acabamos dispensando o afinador e afinamos de ouvido usando o teclado como referência.

O que seria esse mode? e qual seria o correto para afinar o baixo?

O mode seria um acesso às funções. Geralmente (dos afinadores que conheço),se usa para afinar baixo estando em 440hz e na letra "B".

Hoje uso um afinador (http://www.playtech.com.br/afinador-cromatico-cherub-wst-640-c-30159.aspx/p),simples,prático,fácil de mexer e não "mente". Uso para afinar violão,guitarra,baixo...não me deixa na mão up
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por fgbass Ter Set 02, 2014 9:05 pm

O Stu Hamm afina um pouco abaixo de 440hz, mesmo com o resto da banda afinando normal, e ele eh louco por essas coisas, cita como motivos o fato de que, para ele, um baixo um pouco abaixo do resto da banda cria menos tensao indesejada.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 03, 2014 2:01 am

Guilé escreveu:
Fernando Zadá escreveu:
Guilé a tal cantora era uma tal de Ithamara?
Ou algo do gênero?

Não. Refere-se à Ithama Koorax ???
]

É a dúvida era se era ela que é bem badalada e as duas vezes que ouvi achei pra lá de ruim.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Guilé Qua Set 03, 2014 9:13 am

^ Bem... ela não é "bem badalada", ela é sempre muito elogiada pela crítica especializada em Jazz no mundo, incluindo a Downbeat que a elegeu por algumas vezes uma das melhores cantoras da história do Jazz...divide palco com grandes nomes nos festivais por aí ... gostei muito de tudo que ouvi dela.

Já quanto ao fato de vc ter achado pra lá de ruim, talvez seja questão de gosto, de parâmetros ou talvez o pelo simples fato dela não estar na moda, né?

Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 03, 2014 10:29 am

Que bom que gosta.
Eu realmente vi ela no Faustão cantando Mas que nada e achei exagerado e não gostei. Por coincidência alguns amigos músicos comentaram o mesmo. Hoje ouvindo de novo nem achei tão feio mas continuo não achando o supra sumo do cantar.
Estar na moda ou não não tem nada a ver com gosto. Algumas músicas simples acho boas sim e isso pra mim não é problema. Não preciso ficar posando de jazzista ou purista para parecer intelectual ou fodão.
Isso não me interessa. Me interessa se a melodia me agrada e se a música me toca em algum ponto só isso. Se ela veio do rapper do morro ou do Marcus Miller tanto faz. Pra mim um tem tanto valor quanto o outro.
E pouco também me importa o que a Downbeat pensa, principalmente quando o marido dela é um produtor famoso e querido e isso acaba de certa forma "empurrando" a carreira dela.
Se fosse me guiar por Downbeat, Festivais do mundo aqui e acolá ia ser mais uma ovelha que segue um gosto pré definido pelo seu nicho de "gosto" sem personalidade e ia ficar por ai seguindo e tentando ser o baixista dos sonhos e com isso levando meu baixo pro meu ídolo assinar que na minha visão é tão brega ou mais que tocar Annita ou Mc Guimê.
Cada um com seu gosto e respeitando o dos outros.
Ok?
E agora se voltou para ficar na sua cruzada de ficar batendo de frente comigo e não vamos conseguir estabelecer nenhum dialogo normal sem que fique partindo pro lado pessoal e querendo medir forças simplesmente passarei a ignorar suas postagens.
Abraço
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Guilé Qua Set 03, 2014 10:41 am

Fernando Zadá escreveu:

E agora se voltou para ficar na sua cruzada de ficar batendo de frente comigo e não vamos conseguir estabelecer nenhum dialogo normal sem que fique partindo pro lado pessoal e querendo medir forças simplesmente passarei a ignorar suas postagens.
Abraço

Acha mesmo que quero cruzar batendo de frente com você ? Acho melhor me dar as costas mesmo pois não tenho por aspiração medir forças com ninguém.

Foi vc quem apagou os links dos vídeos que postei ? Tem alguma justificativa ?
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 03, 2014 10:48 am

Sim apaguei sim já que se tratava de uma comparação pessoal e como da outra vez postou coisas particulares minhas tentando ser engraçadinho.
Algum problema com isso?
Se reporte ao Claudio. Ok?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Guilé Qua Set 03, 2014 11:01 am

Fernando Zadá escreveu:Sim apaguei sim já que se tratava de uma comparação pessoal e como da outra vez postou coisas particulares minhas tentando ser engraçadinho.
Algum problema com isso?
Se reporte ao Claudio. Ok?

Desculpe, não sabia que postar algo que vc mesmo quem publicou iria ofendê-lo. Peço que se poupe e me poupe também rixas ou picuinhas pois não foram mesmo estas as motivações para meu retorno, muito menos atacá-lo pessoalmente por qualquer motivo que seja.
Não tenho nada contra sua pessoa e dada minha resiliência, sequer tenho motivos de ressentimento ou algum sentimento de revanche. Como não acredito mais nessa sua capacidade de neutralidade peço realmente que ignore minha presença da mesma forma que eu vinha fazendo a seu respeito até ser citado e questionado por você. Apenas respondi por natural educação e por acreditar que poderíamos relevar e dar vez ao doravante.

E quanto a reclamações, por favor não me leve a mal, mas estou aqui voluntariamente e tenho certeza absoluta que o Cláudio, que além de Administrador daqui, é um profissional ocupado em seu ramo e nas demais obrigações e afazeres cotidianos, logo tem mais o que fazer do que ficar ouvindo chororô de marmanjo.

Beijo no Ombro !
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 03, 2014 11:10 am

Ok Guilé.
Vou fingir que você é uma cara maduro e equilibrado e que como da outra vez não postou como provocação. Primeira postagem que há alguma interação e sua resposta vem carregada com dois videos meus.... se isso é relevar e dar vez ao doravante... rsss
Contigo não sou neutro mesmo porque no meu entender você é um cara desagregador e sempre carrega na ironia e pesa a mão. Apesar de não me opor a sua volta se o fórum fosse meu ele ficava melhor sem a sua presença e de mais meia dúzia mas como não é meu que fiquem bem com sua presença, e sem a minha, que não tenho nenhuma paciência para lidar contigo e com sua forma de se relacionar em grupo e de cutucar outros membros a cada postagem.
Divirta-se!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Nando Vasques Qua Set 03, 2014 11:14 am

Fernando Zadá escreveu:se o fórum fosse meu ele ficava melhor sem a sua presença e de mais meia dúzia mas como não é meu que fiquem bem com sua presença
Acho q os banidos desbanidos estão causando furor por aqui,cite os nomes ai pra se eu estiver no meio da Gig do cabaré me manter afastado de seus posts,não quero dar trabalho a moderadores!!!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Claudio Qua Set 03, 2014 6:59 pm

carimbass escreveu:
Guilé escreveu:eu conhecia pouco até que fui participando aqui e tendo contato com universo do acústico e fui aprendendo com caras como o Claudio e tantos outros da praia do rabecão que o que soa como desafino é mais questão de falta de costume mesmo com a  sonoridade e uma linguagem de interpretação peculiar ao instrumento.

Boiei aqui... Quer dizer que todo mundo toca acústico desafinado? Isso é normal? O Problema é meu ouvido??? scratch scratch scratch

Não. Quem toca acústico, toca *afinando* a maior parte do tempo. Vibrato e glissando são técnicas utilizadas para buscar afinação.

O problema não é o seu ouvido. A percepção de desafinação de quem toca elétrico é diferente de quem toca acústico. Quando a nota fora é no elétrico, fica bem mais perceptível, no acústico é possível corrigir (quase sempre) sem causar tanto impacto, transformar o erro numa "nuance", sem precisar do sorriso amarelo!

EDIT: A propósito, como alguns perguntaram, aquela linha de Walking Bass que toquei no vídeo retirei do bom e velho método Dan Dean, "Just Walking" livro 2 - página 22, um estudo simples de escala em Ré menor.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Tonante Qua Set 03, 2014 7:50 pm

ClaudioBass escreveu:
Vibrato e glissando são técnicas utilizadas para buscar afinação.


Claudio, a Voila diz lá nas "Dicas Contrabaixisticas"  (dica #80, primeiro post da pág 4 do tópico) que o vibrato nunca pode ser um recurso para auxiliar na afinação.

Para estilos populares ( tocados sem arco) como bossa/samba pode ser usado?

Pergunto, pois estou estou estudando a 3 meses com arco, e meu professor (formado em Contrabaixo Acústico na UEMG, e chefe de naipe de orquestra) também diz que o vibrato não pode ser usado com essa finalidade.

Claro que é possível que cada um tenha um entendimento diferente, por isso queria saber como funciona para pizzicato.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Claudio Qua Set 03, 2014 8:24 pm

Shelmer escreveu:
ClaudioBass escreveu:
Vibrato e glissando são técnicas utilizadas para buscar afinação.


Claudio, a Voila diz lá nas "Dicas Contrabaixisticas"  (dica #80, primeiro post da pág 4 do tópico) que o vibrato nunca pode ser um recurso para auxiliar na afinação.

Para estilos populares ( tocados sem arco) como bossa/samba pode ser usado?

Pergunto, pois estou estou estudando a 3 meses com arco, e meu professor (formado em Contrabaixo Acústico na UEMG, e chefe de naipe de orquestra) também diz que o vibrato não pode ser usado com essa finalidade.

Claro que é possível que cada um tenha um entendimento diferente, por isso queria saber como funciona para pizzicato.

Sim, eu acho uma questão de entendimento e de aplicação. Quando eu fui estudar arco na Escola Livre de Música Erudita, ouvi várias coisas que "não podiam", e que você vê regularmente empregado no acústico inserido na música popular.

O pessoal do Erudito costuma ser um pouco radical com vários conceitos. Não é o caso da nossa querida Voila, que inclusive já presenciei fazendo uma apresentação com pizzicato. Mas esse radicalismo foi o que me levou a desistir de estudar arco naquela escola. Um professor ortodoxo vai te dizer que vibrato não pode ser usado para afinação, mas na prática (em música popular) você vai ver o vibrato ser utilizado de forma ampla para buscar afinação. A mesma questão se aplica a utilização do dedo 3, você vai ver uma infinidade de baixistas de Jazz formando a concha com 4 dedos na escala, o que soa como "não pode" pra um erudito.

Na verdade eu uso a palavra "radical", sem gostar muito. A forma de um erudito tocar é uma questão de escola, de formação, de história do próprio instrumento. Eu os considero os "pais" do contrabaixo acústico. Na Bossa, Samba e Jazz o instrumento passou por uma adaptação, tornou-se uma espécie de Estilo Livre, se libertou e distanciou bastante das escolas eruditas. Erudito e Popular definem duas linhas muito diferentes para o mesmo instrumento. Eu não sei tocar absolutamente nada de erudito, teria que começar meus estudos do zero!

Dá uma olhada nesse vídeo do Paulo Paulelli. No primeiro e segundo compasso ele usa o vibrato como extensão, mas no terceiro (aos 0:18) ele utiliza o vibrato pra trazer a afinação pro ponto correto. Em 0:36 ele usa glissando e vibrado pra postar a afinação no lugar certo, além de tocar com os 4 dedos!



Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

desconforto com (des)afinações Empty Re: desconforto com (des)afinações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos