Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

+4
JAZZigo
Moshe Bar Elohim
allexcosta
André Parente
8 participantes

Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Sáb Set 20, 2014 9:48 pm

Olá pessoal,

Tenho um baixolão Ibanez 5 cordas AEB75E NT que quando está plugado, dá uma ressonância medonha. Não dá pra tocar com ele. Já coloquei no-feedback, espuma de estúdio por dentro dele, mas a ressonância continua.

Em determinadas frequências, as cordas vibram, ocasionando as inconvenientes ressonâncias. Comprei esse baixolão para eventos acústicos, porém, ele não está me atendendo.

Alguém conhece algum "macete" para eliminar essa ressonância? Ou terei de vendê-lo e comprar um modelo que não tenha ressonância quando estiver plugado?

Conto com a experiência de vocês na solução desse problema.

André Parente


Última edição por André Parente em Sáb Set 20, 2014 10:16 pm, editado 1 vez(es)

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por allexcosta Sáb Set 20, 2014 9:53 pm

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Rubber_Acoustic_Guitar_Sound_Hole_Block_Cover
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Sáb Set 20, 2014 10:15 pm

Boa noite Allex.

Coloquei um desse aí e nada. Não sei porque é devido o corpo dele é muito grande e até com a vibração da voz microfonada, as cordas entram em ressonância. Impressionante isso.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sáb Set 20, 2014 10:24 pm

Por ressonância você quer dizer microfonia (retorno)?
Será que você está muito próximo dos percussionistas, dos auto-falantes e/ou do cubo?

Já regulou os equalizadores tanto do instrumento quanto do cubo? Coloca tudo no meio - a 50% ou menos, vá para longe das caixas de som e do batera e veja se persiste.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Sáb Set 20, 2014 10:42 pm

Boa noite Moshe.

Sim, é a microfonia, provocada por ressonância das cordas.

Eu já me afastei do cubo, que já fica em flet (50%), abaixei volume, grave e agudo do baixolão. Inclusive, desabilitei o shape do cubo e o prolema ainda persiste.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por JAZZigo Sáb Set 20, 2014 11:04 pm

André Parente escreveu:Ou terei de vendê-lo e comprar um modelo que não tenha ressonância quando estiver plugado?
Um baixolão de melhor qualidade não seria má idéia.
André Parente escreveu:com a vibração da voz microfonada, as cordas entram em ressonância.
Clássico. Pelo jeito, qualquer outro instrumento amplificado (ou não) poderá causar ressonância no seu baixolão.
André Parente escreveu:Sim, é a microfonia, provocada por ressonância das cordas.
Não sou técnico e posso estar enganado, mas, para mim, microfonia tem a ver com retro-alimentação, bem diferente de ressonância.

P.S.: Ratificando a sugestão do Moshe, um bom equalizador pode ajudar.


Última edição por JAZZigo em Sáb Set 20, 2014 11:09 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por Claudio Sáb Set 20, 2014 11:09 pm

O que está acontecendo é uma microfonia de graves causada por retroalimentação das baixas frequências. Nunca vi um baixolão que não tivesse esse problema. Tive um Takamine top de linha, e tinha direto esse problema.

A borracha (redutor de feedback), adianta muito pouco dependendo do tipo de gig. Se tiver amplificador de baixo, bumbo de bateria e percussão, tudo junto no palco, há grandes chances de você passar perrengue!

O que eu fazia na época em que precisei usar o baixolão pra fazer uma série de gigs, foi:

- Não usava amplificador de contrabaixo no palco. O som do baixo saia nas caixas de retorno para o restante da banda, e pra mim chegava através de fone de ouvido.

- Procurava ficar do lado oposto ao baterista e percussionista. A banda era armada no palco com configuração parecida com a do Ed Motta e João Bosco, com a bateria toda aberta pro lado direito do palco.

- Utilizava um pré-amplificar da Fishman com controle de feedback.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por JAZZigo Sáb Set 20, 2014 11:21 pm

^
As variáveis são diversas, quando se trata de instrumento acústico. As sugestões do Claudio fazem todo sentido e, confesso que minha experiência com baixolão especificamente, sobretudo no palco, é pequena, mas, com meu violão (Takamine NE-10C), foram muitos anos com esses mesmos problemas.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Sáb Set 20, 2014 11:37 pm

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal.

Como na minha banda somos um trio e frequentemente tocamos muito próximos um do outro, não tem como me afastar da batera e nem ligar o bailolão em linha, através do cubo e deixando-o com o volume baixo, pois as caixas não aguentariam.

Creio que terei que vendê-lo, pois não está me atendendo. E mesmo se trocar de instrumento, o problema persistirá. É uma pena, pois dava uma bela presença de palco.

Mais uma vez quero agradecer pelos esclarecimentos e pelo tempo desprendido.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por gpraxedes Sáb Set 20, 2014 11:47 pm

Eu tinha esse problema até usar um LR Baggs Paracoustic DI. Ele conta com uma grande resistência à realimentação e ainda tem um notch filter bem atuante e fácil de usar.

As dicas do Cláudio são excelentes nesse aspecto. Nunca toquei sem ampli, mas seria uma boa. Evitar ficar perto do baterista é essencial, além de evitar dar muito ganho no preamp do baixolão.

Outra coisa que ajudava bastante antes de usar o LR baggs era evitar notas prolongadas. Quando precisava estender a nota, eu fazia um vibrato bem leve na nota e evitava o feedback.

É uma delícia tocar com baixolão, mas o fantasma da microfonia também estará sempre por perto.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Sáb Set 20, 2014 11:54 pm

Eu já deixei de prolongar notas faz tempo e se tocar a corda solta, vixi.

Darei uma olhada no LR Baggs Paracoustic DI.

Obrigado pela dica.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Dom Set 21, 2014 1:13 pm

Olá pessoal.

Se eu pegar um baixolão, onde o tamanho do corpo não seja tão grande quanto do meu, a retroalimentação diminui?

Estava dando uma olhada em outros tópicos. Será que os Crafter e/ou Epiphone El Capitan, também teem esse problema de retroalimentação?

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por gpraxedes Dom Set 21, 2014 1:17 pm

O meu era minúsculo, short scale e tal e ainda tinha. Não saberia informar se era menos que o teu.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Dom Set 21, 2014 1:23 pm

O negócio é voltar a pesquisar mesmo.

Não é possível que não tenha uma solução para esse problema.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por gpraxedes Dom Set 21, 2014 1:32 pm

Eu sobrevivi com um LR Baggs, o Cláudio com um Fishman.

O Lucas tinha um fishman topzao para negociar. Se quiser, dou um toque pra ele.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Dom Set 21, 2014 1:41 pm

E quantas Dilmas custa uma criança dessa? Tem uma ideia?

Vê com o Lucas, por favor. Dependendo, não terei que vender o baixolão.

Obrigado.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por gpraxedes Dom Set 21, 2014 1:53 pm

Manda mp:

https://www.contrabaixobr.com/u15

Vou mandar whatsapp aqui.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Dom Set 21, 2014 2:11 pm

Com esse equipamento fico livre da retroalimentação?

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por gpraxedes Dom Set 21, 2014 2:14 pm

Comigo funcionou, com o Cláudio também. Acho que vai te ajudar e ainda vai dar um up no teu timbre.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Dom Set 21, 2014 2:22 pm

Enviei a MP pra ele. Agora é aguardar.

Você tem foto do Fishman? Me manda por e-mail uaparente@gmail.com

Obrigado Gpraxedes.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por gpraxedes Dom Set 21, 2014 2:24 pm

Tenho mais não. Ele me ofereceu pelo whatsapp um tempo atrás.

Mandei mensagem para ele com o link também. Espero que te ajude mesmo, de coração. É difícil, mas a vibe acústica é muito gostosa, vale a pena tentar.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por DenisLM Dom Set 21, 2014 2:33 pm

eu tive um Epiphone El Capitain e não tinha problemas não, tocava com ele plugado direto no PA, e as vezes no meu ampli. era só controlar os ganhos/volumes que ficava tranquilo.
era um baita dum baixolão por sinal...
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Dom Set 21, 2014 2:49 pm

Gpraxedes, eu já estava disposto a vender o bichão, com muita dor no coração. Não gosto de vender meus instrumentos. Poxa, é um Ibanez. Tem a obrigação de ser bom. Eu não estava conformado em ter que me desfazer dele.

Vamos ver com o Lucas. Dependendo do valor. Mas como chama o equipamento? Sou meio leigo no assunto. A marca é Fishman, mas a nomenclatura do cara, qual é?

Obrigadão pela ajuda, Gpraxedes. O esquema é esse mesmo. É um ajudando o outro. Creio que é essa a essência do fórum.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por gpraxedes Dom Set 21, 2014 2:51 pm

Preamp/DI
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por Claudio Dom Set 21, 2014 6:22 pm

André Parente escreveu:Com esse equipamento fico livre da retroalimentação?

André... não há uma fórmula mágica, o equipamento sozinho não vai fazer milagres, vai apenas ajudar a controlar o problema. A microfonia de graves depende de uma série de fatores, que vão variar de acordo com o local da gig e o que você está utilizando no palco. Pra dar um exemplo simples: você pode tocar num dia em algum lugar fechado, em que a microfonia estava te aporrinhando. No dia seguinte, você foi tocar num local aberto, com a mesma formação de banda, e "magicamente" a microfonia sumiu.

Assisti a gravação do Acústico MTV dos Paralamas no Parque Lage. O Bi Ribeiro utilizava um baixolão Taylor daqueles fodásticos, e teve problemas de microfonia. Repare no timbre dele, que o grave está no limite do mínimo!

Essa coisa de "Compre tal equipamento e livre-se pra sempre da microfonia"... isso simplesmente não existe!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por Edão Dom Set 21, 2014 6:52 pm

Toquei com um baixolão Ovation fretless esse fim de semana e sofri com ressonância.
O baixo é uma beleza pra tocar tá com cordas d'addário chromes. Tava com um gallien-krueger 1001 rbII, e quase fiquei na mão.
Coloquei aqueles treco de cabelo no braço mas não teve jeito.
Quase abri um tópico mas não tive tempo, busquei no fórum e não achei nada sobre o tema e agora tá aí o tópico.
Acho que deve ser coisa da captação do baixolão.
Vou acompanhar as dicas pra ver o que pode melhorar.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Dom Set 21, 2014 7:20 pm

Claudio, essa variação de sonoridade, dependendo do ambiente em que se está tocando, eu sempre percebi e comentava com o pessoal da banda. Se for num ginásio e este estiver vazio de pessoas, será uma reverbarização só. Agora se o ginásio estiver cheio de pessoas, os corpos absorvem a reverbarização e fica tudo certo.

A acústica de determinados ambientes, realmente influencia diretamente no som e o baixolão, que é muito mais sensível à essa variação, dá um coro na gente.

O segredo é tentar "domar" a acústica e a própria construção do instrumento. Estou estudando as possibilidades para melhorar o som do baixolão.

Vamos trocando experiências e assim tentar chegar num denominador comum.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Seg Set 22, 2014 8:16 pm

Boa noite a todos.

Gpraxedes, estava dando uma pesquisada na net e vi o Crafter BA-400EQ/N. Ele já vem com L.R. Bagss. Será que o mesmo equipamento que você usava, porém já adaptado no Crafter? Segue link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-577475565-baixolo-crafter-ba400eq-_JM

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por gpraxedes Seg Set 22, 2014 8:24 pm

Veja se no preamp há notch filter. Alguns preamps onboard possuem.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por André Parente Seg Set 22, 2014 8:28 pm

E esse Condor CB35 De Luxe, tem um preamp Fishman com um botão notch. É esse recurso que inibe a retroalimentação?

Segue link: http://araraquara.olx.com.br/baixolao-condor-cb35-deluxe-5-cordas-com-captacao-fishman-iid-640634501

O Lr Baggs Caixa Direta Para Acoustico Di é esse do link? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590103647-lr-baggs-caixa-direta-para-acoustico-di-_JM

Desculpe a insistência, mas estou pesquisando para ver o que o mercado tem disponível.

André Parente
Membro

Mensagens : 20
Localização : Resende RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado) Empty Re: Baixolão Ibanez AEB75E NT (Muita ressonância plugado)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos