Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Customizar Fender Deluxe

+5
JAZZigo
refuse / resist
ct.colela
allexcosta
Binão
9 participantes

Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Customizar Fender Deluxe

Mensagem por Binão Seg Out 06, 2014 6:27 pm

Pessoal, boas...
Tenho um deluxe 4 cordas o qual gosto bastante. ele é de 2012 e tem um som gostoso mesmo sendo ativo. O passivo dele eu não gosto muito.
Quero "transforma-lo" em passivo. Penso colocar um par de Fralin e fazer uma pequena mudança estética.
Preciso saber onde comprar um control plate da fender passivo e um escudo transparente que caiba nele.
Quero saber se esta mudança estética do escudo ficaria legal tb.
Atualmente está como a foto abaixo.

Customizar Fender Deluxe File_31_10
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por allexcosta Seg Out 06, 2014 6:34 pm

http://www.fender.com/guitar-bass-parts/plates-and-metal-covers/jazz-bass-control-plate-4-hole-chrome/

http://www.pickguardian.com/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por ct.colela Seg Out 06, 2014 8:17 pm

transparente sem chance
os baixos atuais tem um rasgo enorme debaixo do escudo fora o buraco do gabarito da cnc
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por refuse / resist Seg Out 06, 2014 9:52 pm

Não é mais jogo vender e comprar um passivo?
refuse / resist
refuse / resist
Membro

Mensagens : 561
Localização : Velho Continente

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Ter Out 07, 2014 9:19 am

Binão, o meu é do mesmo modelo e ano que o seu, só que na versão 5 cordas, vide:

Customizar Fender Deluxe DSC03038

Como detesto os captadores com arquitetura stack coil, substituí os N3 Noiseless por um par de Lindy Fralin Single Coil e a mudança foi maravilhosamente positiva. Troquei o escudo original também, apenas por razões estéticas. Desta forma, antes de converter o baixo para passivão, sugiro que você instale, primeiramente captadores Lindy Fralin e ouça o resultado, até porque o preamp desse baixo é muito bom e o bypass dele, completamente transparente, IMO.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por allexcosta Ter Out 07, 2014 9:22 am

O seu tinha os buracos embaixo do escudo, JAZZigo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Ter Out 07, 2014 9:55 am

Como disse o Colela, o rasgo une a cavidade do circuito e do captador, mas não tem o buraco do gabarito para CNC. Quanto à instalação de um escudo transparente, bem, isto é questão de gosto! Razz

Customizar Fender Deluxe DSC04451
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por Binão Ter Out 07, 2014 5:49 pm

Razpais... ai sim heim...
Vou olhar com carinho a possibilidade de colocar o Fralin e deixar o pré. Gosto deste pré mas que varios que tive, só sinto falta do som mais "passivo".
Quanto ao escudo vou ver. Talvez não pra agora.

Jazz, vc tem algum som dele com fralin? o que vc achou de mais diferente entre o N3 e o Fralin?
Vaza muito ruido?
Abraços e obrigado a todos.
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Qua Out 08, 2014 10:37 am

Binão escreveu:Jazz, vc tem algum som dele com fralin? o que vc achou de mais diferente entre o N3 e o Fralin?
Vaza muito ruido?
Ainda não gravei nada com ele. A diferença é muito grande... os N3, assim como todos os captadores stack coil que já experimentei, de guitarra inclusive, têm um som muito pobre, com pouca definição, fechado, sem brilho ou presença, difícil de timbrar e fazer o instrumento sobressair no meio da banda. Já o single coil, tem uma gordura que não embola, e, ao mesmo tempo, um brilho e presença perfeitamente equilibrados, um timbre mais "orgânico" e dinâmico, IMO. Difícil descrever essas coisas com palavras, enfim...

Quanto ao ruído, mesmo com o captador da ponte ou do braço isolado, é praticamente zero, pois além da excelente blindagem das cavidades do circuito e dos captadores que este Fender já traz originalmente, o luthier Achiles "empacotou" completamente as bobinas dos captadores com folha de cobre, deixando apenas as pole pieces expostas e trocou os fios originais dos Fralin por cabinhos blindados, tudo cuidadosamente aterrado... o baixo não apresenta chiado algum.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por Normando Neto Qua Out 08, 2014 12:58 pm

JAZZigo escreveu:
Binão escreveu:Jazz, vc tem algum som dele com fralin? o que vc achou de mais diferente entre o N3 e o Fralin?
Vaza muito ruido?

(...) pois além da excelente blindagem das cavidades do circuito e dos captadores que este Fender já traz originalmente (...).

Jazzigo, você tá falando sério ou sendo irônico?  scratch

Eu tenho um American Deluxe 2012 que apresenta ruído e já vi no Talkbass algumas reclamações semelhantes...

Acabei de mandar o meu pra um luthier blindar e rever a elétrica (ele não me deu o diagnóstico ainda)...

No futuro pretendo trocar os caps também... Depois de trocar os caps e usar um tempo verei se mantenho o circuito original.
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Qua Out 08, 2014 1:44 pm

^
E por que eu seria irônico, sobretudo quando citei o nome do meu luthier?! Não é a primeira vez que comento isto aqui no fórum. Já postei fotos da blindagem das bobinas single coil de um outro baixo meu, com captação Areo J-Bass Type-1, em um outro tópico aqui do fórum, mas não estou com saco de procurar o post novamente. Sempre adorei o timbre dos single coil, mas sou chato prá caramba com hum e ruídos indesejados no meu instrumento. Esta solução de blindagem me fez rever meus conceitos e tenho substituído os captadores split coil de outros baixos meus por single coil. Meu Rickenbacker 4003 um tanto quanto barulhento, até porque não faz humbucking nem com os 2 captadores single coil operando, passou pelo mesmo processo de blindagem. tá mais manso que um gatinho e nem ronrona mais.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por Normando Neto Qua Out 08, 2014 2:35 pm

Acho que você não entendeu. Não me referi ao baixo após a blindagem do Aquiles. Quis dizer o American Deluxe como sai da fábrica da Fender... A blindagem original é boa? Eu dei azar? Como disse, li outras reclamações no Talkbass...

A propósito, considere este o outro post meu como  bem humorados. Não tenho a intenção de te questionar de maneira ríspida, é curiosidade mesmo...

:curti2: welcome Zen
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Qua Out 08, 2014 3:08 pm

^
Tranquilo, Normando. up

Não tenho do que reclamar absolutamente do circuito e da blindagem original do meu Fender, mesmo antes de substituir os N3. Tanto, que não mexi em mais nada da parte elétrica e, como eu disse, sou chato prá caramba com a questão de hum e ruídos em geral.

Sei lá! Talvez o controle de qualidade da Fender tenha falhado com algumas unidades. ahn
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por Normando Neto Qua Out 08, 2014 3:45 pm

Pois é... Coincidentemente, assim que escrevi o post anterior meu irmão me ligou da oficina do luthier (mandei para Marinho, em Salvador). Falei com Marinho e ele me garantiu que não tem nada de errado na elétrica do baixo, que o aterramento e blindagem estão ok... Ele me explicou que normalmente há interferência no pré de luzes no palco (tipo os moving spots) ou outras fontes que emitem ruído e me disse que a solução é procurar pontos no palco onde não ocorra a interferência...

Já houve locais onde o baixo apresentou ruído (HISS, aquele chiado tipo tv fora do ar) e outros não... Mas é um saco lidar com técnicos que ficam reclamando e culpando nosso equipamento, né?

Como tinha mandado o baixo também pra fazer uma regulagem geral, a viagem não foi perdida...

Valeu...
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Qua Out 08, 2014 3:49 pm

Normando Neto escreveu:Ele me explicou que normalmente há interferência no pré de luzes no palco (tipo os moving spots) ou outras fontes que emitem ruído e me disse que a solução é procurar pontos no palco onde não ocorra a interferência...
E o problema se apresenta apenas com esse baixo especificamente?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por cK Qua Out 08, 2014 10:59 pm

Normando Neto escreveu:[...]ele me garantiu que não tem nada de errado na elétrica do baixo, que o aterramento e blindagem estão ok... Ele me explicou que normalmente há interferência no pré de luzes no palco [...]

Eu ainda acredito que blindagem é um mito (e a citação corrobora isso). Acho que blindagem nada mais é do que um aterramento otimizado.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Qui Out 09, 2014 10:32 am

cK escreveu:Eu ainda acredito que blindagem é um mito (e a citação corrobora isso).
Como assim?! scratch

Já experimentou tocar um baixo, especialmente com captação single coil, sem blindagem? Além isso, se fosse um mito, a Fender não faria a blindagem da cavidade do circuito e dos captadores no baixo em questão.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por gsfteodoro Qui Out 09, 2014 10:38 am

cK escreveu:
Normando Neto escreveu:[...]ele me garantiu que não tem nada de errado na elétrica do baixo, que o aterramento e blindagem estão ok... Ele me explicou que normalmente há interferência no pré de luzes no palco [...]

Eu ainda acredito que blindagem é um mito (e a citação corrobora isso). Acho que blindagem nada mais é do que um aterramento otimizado.
Você usa baixo passivo?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por allexcosta Qui Out 09, 2014 10:40 am

O conceito de gaiola de Faraday é bem compreendido e quando utilizado apropriadamente, oferece rejeicão a interferências externas.

Blindagem não é mito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Qui Out 09, 2014 11:10 am

^
Pois é! Na minha época, isso era ensinado nas aulas de física/eletricidade do 2º grau.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por Normando Neto Qui Out 09, 2014 12:27 pm

JAZZigo escreveu:
Normando Neto escreveu:Ele me explicou que normalmente há interferência no pré de luzes no palco (tipo os moving spots) ou outras fontes que emitem ruído e me disse que a solução é procurar pontos no palco onde não ocorra a interferência...
E o problema se apresenta apenas com esse baixo especificamente?

Olha só: teve apenas uma ocasião em que testei outro baixo após o Fender apresentar o ruído. Foi num conhecido bar de Salvador (Zen Dinning) que tem um enorme painel de led no palco. O técnico local reclamou do ruído na passagem de som, à tarde. Desliguei o pré e o ruído continuou, apenas diminuiu. Não cessava ao colocar as mãos nas cordas... Então peguei meu baixo reserva (Yamaha BB-414) e ele apresentou ruído também. Daí nosso técnico sugeriu chavear para deixar apenas o cap P e o ruído cessou... Expliquei isso para o luthier, mas ele insistiu que não era problema de aterramento/blindagem, que seria interferência do painel de led no pré (ele conhece o bar)...

Em outra ocasião, ao mudar de posição no palco a interferência cessava (nem precisava mudar de lugar, apenas girar o baixo). Em outra, ainda, o técnico de som me pediu pra zerar o agudo (no modo ativo)...

Talvez eu tente fazer a gaiola mais tarde, eu mesmo...

Sempre uso o baixo no modo ativo...

EDIT: Outra recomendação do luthier foi evitar cabos longos (ele sugeriu usar apenas cabos de 3m). Vocês diriam que, mesmo com o baixo bem blindado, interferência nos cabos podem provocar ruído?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por cK Qui Out 09, 2014 10:58 pm

JAZZigo escreveu:^
Pois é! Na minha época, isso era ensinado nas aulas de física/eletricidade do 2º grau.

Entendo muito bem o conceito do Faraday e não estou querendo polemizar, mas como a eficácia da blindagem não é uma unanimidade, eu estava apenas me posicionando.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por CG Qui Out 09, 2014 11:47 pm

Você pode explicar porque a blindagem não é unanimidade?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Sex Out 10, 2014 2:14 pm

^
[2]
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Sex Out 10, 2014 2:18 pm

Normando Neto escreveu:Outra recomendação do luthier foi evitar cabos longos (ele sugeriu usar apenas cabos de 3m). Vocês diriam que, mesmo com o baixo bem blindado, interferência nos cabos podem provocar ruído?
Não sou técnico, mas me parece lógico que, quanto menos exposição dos fios que conduzem o sinal, menor a chance de interferência e de perda.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por cK Sex Out 10, 2014 10:17 pm

CG escreveu:Você pode explicar porque a blindagem não é unanimidade?

Sim, posso explicar. Não é uma unanimidade porque nem todos concordam.


http://www.gitarre-spielen-lernen.de/forum/ftopic29822.html
http://www.gitarrebassbau.de/viewtopic.php?f=32&t=1294&start=25
https://www.physicsforums.com/threads/guitar-myth-guitar-shielding.664315/
http://luthieria.blog.com/2013/05/28/o-mito-da-blindagem/
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Sex Out 10, 2014 11:56 pm

^
E no último link, depois de muito blá-blá-blál, para concluir, o luthier Edilson Hourneaux lança ao leitor a seguinte pergunta: "Por que uma guitarra custa alguns milhares de reais, utiliza acessórios caríssimos e tecnologias que nem imaginamos, mas não possue uma simples blindagem?" Pois bem, eu devolveria essa pergunta para ele, da seguinte forma: Por que uma guitarra custa alguns milhares de reais, utiliza acessórios caríssimos e tecnologias que nem imaginamos gera tanto ruído, se uma simples blindagem reduziria significativamente o problema?  Shocked
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por cK Sáb Out 11, 2014 12:44 am

Concordo que a blindagem reduz significativamente o problema.
Quando eu escuto falar sobre blindagem, me soa como se fosse algo 100% garantido e não algo que apenas reduza o problema.
Mas se a ideia é reduzir ruídos então eu posso dizer que concordo que funcione, nestes termos.
Mais uma vez, não quero criar polêmica. Só não me convenço de que seja uma gaiola de Faraday.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 11, 2014 9:11 am

^
up
De fato, não faz milagre, até mesmo porque há ruído provenientes da alimentação (rede elétrica). Os baixos mais silenciosos que conheço possuem os de captação ativa, ainda assim, não dispenso a blindagem da cavidade do circuito, só prá garantir.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Customizar Fender Deluxe Empty Re: Customizar Fender Deluxe

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos