Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que fazer com as viúvas do Jaco?

+18
jp salgado
Anlei
BassBoy
Alencar
Ivanov_br
Binão
Claudio
NESCAU
Gabriel Oliveira
Glauco
Cid
Galdino
allexcosta
Andre Azulao
Gui
danilow
LuCaSbass
Frank
22 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Frank Sáb Ago 16, 2008 9:33 pm

Outro dia estava conversando com um amigo que também é baixista e tentando explicar a ele que existem muitas outras marcas boas além das que são mais conhecidas e que baixos coreanos também eram bons. Estava indo tudo bem até eu começar a falar dos baixos de 6 cordas, aí veio aquela velha história: 6 cordas é pra "garotos alegres", é pra quem quer tocar dream theater ou samba duro, etc. Depois falou que se um baixo de 6 cordas fosse bom o jaco não tinha usado um baixo de 4 cordas, que tudo o que alguem faz num baixo de 5 ou 6 o jaco fazia no de 4, que jaco isso, que jaco aquilo e aquilo outro e meia hora de falação na minha cabeça.

Tudo bem, o cara era um ótimo músico, deu uma grande contribuição pro intrumento, deixou bons materiais gravados, etc. Mas daí a colocar só ele como parâmetro de comparação pra tudo o que existe em matéria de contrabaixo é demais. Tentei falar que o que o jaco tocava era diferente do que outros baixistas tocam e ele me mandou ouvir o weather report No Felizmente eu estava chegando perto de casa e consegui fugir dele.

E vocês, o que acham? O cara merece ser o centro do mundo do contrabaixo? Ou isso é só empolgação de uns caras que acabaram de descobrir quem é o jaco e ainda está empolgado com a idéia?


Última edição por Frank em Dom Ago 17, 2008 10:51 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube SX #001
Frank
Frank
Membro

Mensagens : 97
Localização : Itabirito - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Ago 16, 2008 9:54 pm

Cara, é engraçado isso... vejo muita gente no orkut por exemplo que endeusa o Jaco de tal forma que as vezes enche o saco mesmo. E com certeza tem cara que nao gosta do som dele, mas coloca fotinha la dele e diz que foi o maior, ai pergunta se ele conhece a obra do cara... deve conhecer Teen Town e The Chicken, e olhe la...
O Jaco foi um inovador, fez muita coisa para a gente, mas ele nao deve ser a unica referencia no mundo do contrabaixo mesmo, ja que temos diversos outros baixistas com linguagens proprias que sao muito interessantes, no Brasil e no mundo em geral. As vezes acho um saco tbm quando em conversas de timbre de fretless por exemplo, tem gente q acha que so o "timbre do jaco" que é bom, mas isso nao tem nada a ver, tem muitos outros baixistas que tocam fretless com uma linguagem e timbres diferentes do Jaco e são bons pra caramba...
E fala pra esse cara que esse lance de baixo de 6 cordas nao tem nada a ver, pq o Anthony Jackson(que foi o inventor dos baixos de 6) nao toca Dream Theater nem "samba duro", alem do mais na epoca do Jaco acho que nem tinha baixo de 6, me corrigam se tiver enganado. E esse negocio que o jaco fazia tudo que os caras fazem em 5 e de 6 no de 4 é piada tbm...
Enfim, manda esse cara ir para aquele lugar e seja feliz! uehuehe

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por danilow Sáb Ago 16, 2008 10:29 pm

nao faz nada, deixa elas chorarem =D
pior eh quem nem sabe quem ele eh auehueahuaeha

ele foi revolucionario e tem musicas muito boas, mas eu mesmo nao tenho ele como baixista preferido... cada um na sua, deixe ele descansar em paz =D
conversa sobre quantidade de cordas so rola se a galera for ignorante. No dia q eu apareci com um baixo de 6 cordas vieram me dizr: "po vei esse baixo eh bala, de 6 cordas!" eu disse: " como vc sabe q eh bala se eu nem liguei ele ainda O_O"

vc eh feliz e nao sabe velho.... hehehe

____________________________
Gospel Club 002
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Gui Sáb Ago 16, 2008 11:01 pm

ele toca bem..mas acho um porre o som dele!!

com as viuvas..mande falar com sua mão..alopra..

____________________________
Non Dvcor Dvco

CLUBE DOS PEDREIROS - 004#

Gui
Gui
Membro

Mensagens : 55
Localização : Sampa Rock City

http://www.ostobias.palcomp3.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Andre Azulao Sáb Ago 16, 2008 11:36 pm

ahn...eu sou fa do jaco Smile ...como voces podem fazer comentarios tao capiciosos Laughing
Bom, gosto eh gosto neh...mas esse negocio de "endeusar" musicos acaba cada vez mais extinguindo a criatividade individual e cada vez mais criando copias de jaco, miller, flea e por ai vai ...e a musica acaba empobrecendo

abracos

____________________________
gospel club #007
clube fender #007
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagens : 293
Localização : Z.O.- SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Frank Dom Ago 17, 2008 12:55 am

Eh, estou começando a me convencer de que isso é falta de conhecimento mesmo... falta de arrumar uns dvds legais pra assistir e conhecer baixistas novos, ritmos novos, influencias novas... No dia que eu ver esse cara eu convido ele pra dar uma passada aqui no forum.


ps: pra quem não conhece, o que eu chamo de samba duro é mais ou menos essa onda: https://www.youtube.com/watch?v=RV7wAdvnNJk&feature=related
Há quem chame de suingueira, axezeira, quebradeira, enfim, nomes é o que não falta, chamo assim porque foi desse jeito que me ensinaram aqui em minas. Acho que esse é um dos únicos ritmos que eu não toco por grana nenhuma... é muito trabalho e o cachet é sempre baixo...

____________________________
Clube SX #001
Frank
Frank
Membro

Mensagens : 97
Localização : Itabirito - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por danilow Dom Ago 17, 2008 7:49 am

na bahia isso eh pagode =D

____________________________
Gospel Club 002
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 17, 2008 8:57 am

Frank escreveu:ps: pra quem não conhece, o que eu chamo de samba duro é mais ou menos essa onda: https://www.youtube.com/watch?v=RV7wAdvnNJk&feature=related
Há quem chame de suingueira, axezeira, quebradeira, enfim, nomes é o que não falta, chamo assim porque foi desse jeito que me ensinaram aqui em minas. Acho que esse é um dos únicos ritmos que eu não toco por grana nenhuma... é muito trabalho e o cachet é sempre baixo...

O q eu chamo de samba duro eh outra coisa...
A grana as vezes eh muito boa viu!
Muito trabalho? Como assim? Muita nota pra tocar?
Esse ritmo pode te ensinar muita, mas muita coisa mesmo... Eh responsabilidade do baixista fazer o povo dancar e isso te dah uma senhora nocao de groove.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Galdino Dom Ago 17, 2008 9:12 am

allexcosta escreveu:
Frank escreveu:ps: pra quem não conhece, o que eu chamo de samba duro é mais ou menos essa onda: https://www.youtube.com/watch?v=RV7wAdvnNJk&feature=related
Há quem chame de suingueira, axezeira, quebradeira, enfim, nomes é o que não falta, chamo assim porque foi desse jeito que me ensinaram aqui em minas. Acho que esse é um dos únicos ritmos que eu não toco por grana nenhuma... é muito trabalho e o cachet é sempre baixo...

O q eu chamo de samba duro eh outra coisa...
A grana as vezes eh muito boa viu!
Muito trabalho? Como assim? Muita nota pra tocar?
Esse ritmo pode te ensinar muita, mas muita coisa mesmo... Eh responsabilidade do baixista fazer o povo dancar e isso te dah uma senhora nocao de groove.

Caras, quando eu li... achei que samba duro era fazer o basicão do samba, tocando só tônica e quinta...

O pessoal se limita quando só acha uma coisa boa, que só um gênero musical é bom, só o Jaco é bom; se o cara tem preconceito isso já "limita" ele em certos aspectos... tem que escutar de tudo, se aquilo te agrada aos ouvidos por mais que alguém diga que é uma **** você vai escutar e tirar alguma coisa de lição daquilo alí!!

Pô gente, não levem em consideração os erros gramáticais, de concordância, repetição de palavras... tô meio grog acabei de voltar de uma boate aqui que rola só em ano em ano na cidade!
Laughing

Daí já sabem, tô pra lá de bagdá
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Cid Dom Ago 17, 2008 9:52 am

allexcosta escreveu:
Frank escreveu:ps: pra quem não conhece, o que eu chamo de samba duro é mais ou menos essa onda: https://www.youtube.com/watch?v=RV7wAdvnNJk&feature=related
Há quem chame de suingueira, axezeira, quebradeira, enfim, nomes é o que não falta, chamo assim porque foi desse jeito que me ensinaram aqui em minas. Acho que esse é um dos únicos ritmos que eu não toco por grana nenhuma... é muito trabalho e o cachet é sempre baixo...

O q eu chamo de samba duro eh outra coisa...
A grana as vezes eh muito boa viu!
Muito trabalho? Como assim? Muita nota pra tocar?
Esse ritmo pode te ensinar muita, mas muita coisa mesmo... Eh responsabilidade do baixista fazer o povo dancar e isso te dah uma senhora nocao de groove.
Nao é o tipo de musica que eu gosto mais pelo conteudo de letras mesmo... assim como forro aqui da minha terrinha... é impressionante a qualidade dos baixistas tocando esse tipo de musica, os baixista de forro que vejo tem swingue demais.... mas as letras matam.........
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Frank Dom Ago 17, 2008 9:55 am

Interessante isso.. parece então que renomearam um estilo inteiro aqui na cidade.


O q eu chamo de samba duro eh outra coisa...
A grana as vezes eh muito boa viu!
Muito trabalho? Como assim? Muita nota pra tocar?
Esse ritmo pode te ensinar muita, mas muita coisa mesmo... Eh responsabilidade do baixista fazer o povo dancar e isso te dah uma senhora nocao de groove.

Na bahia com certeza deve ser diferente, mas por aqui a proposta padrão é 3 horas de show, 40 a 50 reais de cachet. Pra quem nunca pegou esse tipo de música pra tocar ela parece um bixo de 7 cabeças, tem que aprender muita coisa pra começar a tocar. Engraçado que o axé é um ritmo mais ou menos próximo a este e o baixo trabalha bastante, mas axé eu já acho bem mais tranquilo pra tocar.

____________________________
Clube SX #001
Frank
Frank
Membro

Mensagens : 97
Localização : Itabirito - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 17, 2008 10:15 am

Frank, pra ganhar dinheiro em musica c precisa estar na banda certa no momento certo.
O fato de vc ter q aprender muita coisa pra tocar isso deveria ser um estimulo, e nao o contrario. Vc nao evolui tocando o q jah sabe.
Me desculpe discordar, mas axe e pagode baiano nao tem absolutamente nada a ver, a nao ser o lugar de origem...
Falando em axe, perco a conta de quantas vezes baixistas falaram pra mim q axe nao presta, q nao eh musica, q bom eh isso ou aquilo outro, mas como a vida as vezes eh muito justa, algum tempo depois vejo o mesmo cara tocando em uma banda de axe sem dar UMA NOTA dentro. Aih soh me resta dar um tapinha no ombro do sujeito e falar: "Eh amigo..."

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Frank Dom Ago 17, 2008 10:36 am

Frank, pra ganhar dinheiro em musica c precisa estar na banda certa no momento certo.
Foi o que eu fiz, pulei dessa banda de "pagode" para uma outra de axé e consegui tirar uma grana beeemm melhor...

O fato de vc ter q aprender muita coisa pra tocar isso deveria ser um estimulo, e nao o contrario.
Sabe quando você toma raiva de alguma coisa por causas alheias a você? O cara queria que eu tirasse 50 músicas nota por, nota identico ao cd (na verdade versoes ao vivo) em 2 meses. Nunca tinha pego esse tipo de musica antes, fui ajudar um cara e acabei tomando raiva do tipo de música... como não dependo de música pra viver nunca mais aceitei nenhuma proposta pra tocar esse tipo de pagode.



Nao é o tipo de musica que eu gosto mais pelo conteudo de letras mesmo...
Esse lance de conteúdo das letras gerou uma situação muito engraçada... um amigo meu que estava cansado de banalidade na música foi convidado pra tocar o "pagode". O cara sentou com todos os músicos da banda e começou a analisar letra por letra das músicas porque ele falou que só tocaria músicas que passassem uma "mensagem bonita". Resultado? Chamaram outro baixista.

____________________________
Clube SX #001
Frank
Frank
Membro

Mensagens : 97
Localização : Itabirito - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Glauco Dom Ago 17, 2008 10:39 am

Faaala Frank,
Cara. eu aprendi a gostar e respeitar muito o Jaco, to numa fase q to curtindo muito ver o cara tocando, mas como vc disse, centralizar, adorar só o cara é ignorância, não dá neh...
Sobre aprendizado acho q vc aprende no rock, no funk, samba, axé forró...etc etc...cada um tem sua praia, sua característica, técnicas diferentes, se vc é um cara profissional, e tem q tocar em trocentas gigs diferentes, gostando ou não do tipo de som, acho q tem mais é q estudar e fazer todo tipo de som com competência, e não pode se dar ao luxo de tocar só o q gosta de ouvir...
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Cid Dom Ago 17, 2008 10:44 am

Frank escreveu:
Esse lance de conteúdo das letras gerou uma situação muito engraçada... um amigo meu que estava cansado de banalidade na música foi convidado pra tocar o "pagode". O cara sentou com todos os músicos da banda e começou a analisar letra por letra das músicas porque ele falou que só tocaria músicas que passassem uma "mensagem bonita". Resultado? Chamaram outro baixista.
Se eu fosse o dono da banda eu tb chamaria outro baixista... o cara se limitar a tocar as coisas dependendo de um integrante mata a banda...
Mas como nao sou musico profissional posso me abster de tocar o que nao gosto...
Uma coisa é o cara querer tocar so musica que passe uma mensagem bonita, outra é o cara tocar so porcaria e baixaria como tem muitas bandas de forro aqui....
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 17, 2008 11:02 am

Frank escreveu:Esse lance de conteúdo das letras gerou uma situação muito engraçada... um amigo meu que estava cansado de banalidade na música foi convidado pra tocar o "pagode". O cara sentou com todos os músicos da banda e começou a analisar letra por letra das músicas porque ele falou que só tocaria músicas que passassem uma "mensagem bonita". Resultado? Chamaram outro baixista.

Hahahaha, eh cada comedia...
Quero ver se no dia q ele receber um telefonema da producao da Madonna pra fazer uma turne de 30 shows pagando 3 mil dolares por show ele vai recusar porque as letras sao banais...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Gabriel Oliveira Dom Ago 17, 2008 11:04 am

O cachê dos músicos da Madonna é esse mesmo Allex?

Achava que era mais.
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 17, 2008 11:06 am

Gabriel Oliveira escreveu:O cachê dos músicos da Madonna é esse mesmo Allex?

Achava que era mais.

Nao sei o valor, foi soh um exemplo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Gabriel Oliveira Dom Ago 17, 2008 11:08 am

Ah... pensava que tu podia saber Wink

Eu sei que dos músicos do Roberto Carlos é R$ 1000. Acho até pouquinho, tem banda de gig aqui na cidade que cobra R$ 250 por show (pra cada músico).

Quanto é que é a média de preços das gigs aí Allex?
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 17, 2008 11:14 am

Gabriel Oliveira escreveu:Ah... pensava que tu podia saber Wink

Eu sei que dos músicos do Roberto Carlos é R$ 1000. Acho até pouquinho, tem banda de gig aqui na cidade que cobra R$ 250 por show (pra cada músico).

Quanto é que é a média de preços das gigs aí Allex?

Aqui nao se paga bem.
Das q eu faco, se for local eh 100-120. Se tiver q viajar, 150-200. Banda maior paga uns 10000 por mes quando sai pra turne.
Gig de barzinho de americano os caras tocam por 30 dolares mais a cerveja... Very Happy
C soh ganha grana mesmo se vc tiver uma banda e assinar um contrato com uma boa gravadora.
Musico de jazz toca ateh de graca. De modo geral, americano nao gosta de jazz, eles acham q eh coisa de velho.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Gabriel Oliveira Dom Ago 17, 2008 11:18 am

Ai é?

Achava que a situação das gigs daí era melhor. Acaba saindo a mesma coisa daqui. Ou não?
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Galdino Dom Ago 17, 2008 11:37 am

allexcosta escreveu:
Gabriel Oliveira escreveu:Ah... pensava que tu podia saber Wink

Eu sei que dos músicos do Roberto Carlos é R$ 1000. Acho até pouquinho, tem banda de gig aqui na cidade que cobra R$ 250 por show (pra cada músico).

Quanto é que é a média de preços das gigs aí Allex?

Aqui nao se paga bem.
Das q eu faco, se for local eh 100-120. Se tiver q viajar, 150-200. Banda maior paga uns 10000 por mes quando sai pra turne.
Gig de barzinho de americano os caras tocam por 30 dolares mais a cerveja... Very Happy
C soh ganha grana mesmo se vc tiver uma banda e assinar um contrato com uma boa gravadora.
Musico de jazz toca ateh de graca. De modo geral, americano nao gosta de jazz, eles acham q eh coisa de velho.

Acordei, com aquele cheiro sujo de balada... tomei banho e vim aqui postar Laughing

Putz, aqui na minha região cobra-se 100 reais... e é considerado um cachê bom! tem neguinho que toca por 50~60 reais ( a grande maioria pra dizer a verdade )
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por NESCAU Dom Ago 17, 2008 3:38 pm

De fato o Jaco foi um marco no contrabaixo. Mas tudo na vida tem seus limites, falar que é Deus no céu e o Jaco na terra (se ele estivesse vivo...) é um exagero. Eu particularmente, acho jazz, um porre, nao gosto de weather report, muito menos do som fanho do fretless do jaco. Óbvio que reconheço toda a magnitude dele no contrabaixo, que estudei (e continuo estudando) algumas das suas linhas mais famosas e tal. Mas como ele existem outros, aliás, diga-se de passagem, muito bons, porem com menos reconhecimento, por isso, respondendo a sua pergunta, Frank, eu acredito que seja somente empolgação, ou o cara só escuta isso a vida toda e caminha definitivamente pelas estradas do Jazz/Fusion... Eu era assim, mas uma hora o cara acorda e percebe que Jaco Pastorius foi o cara, mas tb nao é o centro do universo... What a Face
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Claudio Dom Ago 17, 2008 8:00 pm

Frank escreveu:
(...) E vocês, o que acham? O cara merece ser o centro do mundo do contrabaixo? Ou isso é só empolgação de uns caras que acabaram de descobrir quem é o jaco e ainda está empolgado com a idéia?

O Jaco sem dúvidas foi um excelente baixista... e como todos, fez coisas muito boas e outras nem tanto. Porém, ampliando o campo de visão dentro da música, o Jaco está muito longe de ser a única referência no contrabaixo. Fez coisas geniais sim, mas não é dono de 100% do conjunto da obra!

Quanto ao seu amigo, Frank, o que falta a ele é justamente ampliar o campo de visão. Tá parecendo que o cara acabou de conhecer o trabalho do Jaco e está encantado com o som... e tem razão de estar assim... mas, com o passar do tempo, seu amigo verá que o mundo dos graves não se resume a Jaco Pastorius.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Binão Dom Ago 17, 2008 11:43 pm

Jaco = Gênio.
É inquestionável a contribuição que ele deu para o contrabaixo.

A muitos anos , quando conheci o trabalho dele fiquei pasmo, do tipo.... Caramba !!! Dá pra fazer isto no contrabaixo ?
Quando comecei a estudar, meu professor perguntou o que eu gostava. Claro, enchi o Peito e mandei vários nomes (Jaco entre eles).

Ele começou a perguntar a respeito de outros baixistas que contribuíram absurdamente para o instrumento. Não conhecia nenhum....

Dai comecei a entender que apesar do jaco ser um genio, não foi e nem será o unico a elevar o nome do nosso querido instrumento.

Aprendi que tenho que ter em mente, que o contrabaixo solo(Jaco, Wooten) e por ai vai, não é na essência o que o instrumento se propõe.
Particularmente gosto mais do baixo num contexto de banda, onde ele não é a peça de frente mas é essencial. (Earth Wind & fire, por exemplo)
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 17, 2008 11:46 pm

Admiro DEMAIS o Jaco, mas jah curti mais...
Com o passar dos anos tenho gostado cada vez mais do Anthony Jackson e ele eh meu idolo numero um atualmente.
Interessante, eh um baixista q nunca fez um solo neh... E nem precisa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Ivanov_br Seg Ago 18, 2008 9:00 am

O assunto degringolou, mas o Jaco foi o Jaco e eh inspoiracao para muitos...

Mas como em tudo nessa vida, nao se deve beber de uma unica fonte...

Eu comecei a curtir baixo por causa do Steve Harris! E hj acho o Stanley Clarke o melhor baixista vivo!!! Mas continuo lutanto pra tirar umas musicas do Rush =)
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Alencar Seg Ago 18, 2008 9:04 am

Esse seu amigo me lembra a mim emso quando tinha 6 meses de baixo! auihiaiuaiua

cara.. o tempo passou e eu vi que tem muita gente boa além do Jaco..
porem o Jaco pra mim ainda é o nomero um, mas gosto é gosto.. hehehe

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por LuCaSbass Seg Ago 18, 2008 1:33 pm

allexcosta escreveu:Admiro DEMAIS o Jaco, mas jah curti mais...
Com o passar dos anos tenho gostado cada vez mais do Anthony Jackson e ele eh meu idolo numero um atualmente.
Interessante, eh um baixista q nunca fez um solo neh... E nem precisa.

Somos dois Allex hehe
Mas quando vc diz que ele nunca fez um solo é um disco solo ou solo mesmo? pq se for a segunda opçao, eu tenho varias gravaçoes com solos dele hehe
O AJ é o cara! meu baixista gringo preferido, junto com o Richard Bona, que é um cara que na minha opniao conseguiu juntar muito bem a onda do Jaco com a do Anthony Jackson...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 18, 2008 2:44 pm

LuCaSBass escreveu:
allexcosta escreveu:Admiro DEMAIS o Jaco, mas jah curti mais...
Com o passar dos anos tenho gostado cada vez mais do Anthony Jackson e ele eh meu idolo numero um atualmente.
Interessante, eh um baixista q nunca fez um solo neh... E nem precisa.

Somos dois Allex hehe
Mas quando vc diz que ele nunca fez um solo é um disco solo ou solo mesmo? pq se for a segunda opçao, eu tenho varias gravaçoes com solos dele hehe
O AJ é o cara! meu baixista gringo preferido, junto com o Richard Bona, que é um cara que na minha opniao conseguiu juntar muito bem a onda do Jaco com a do Anthony Jackson...

Seria a segunda opcao, soh lembro dele fazendo algo q lembrasse um solo na musica Calle 54 do Michel Camilo. Mesmo assim eh mais uma sequencia de arpejos e acordes q um solo propriamente dito. Nunca vi um solo de improviso do Anthony Jackson, com escalas e frases, onde a banda realmente fizesse dinamica pra o baixo aparecer. De q gravacoes vc estah falando? Preciso escuta-las.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por LuCaSbass Seg Ago 18, 2008 6:26 pm

allexcosta
Cara, tem uma gravaçao dele com o Steve Khan e o Denis Chambers ao vivo que ele faz uma p*** introduçao na musica "The Suitcase", usando umas dinamicas de pedal de volume... sensacional!
Outra legal é a "Phantazia" do disco Funk in a Mason Jar do Harvey Mason... essa é da epoca que ele usava um fender jazz bass com palheta, muito show...
E tem a "Little Peace in C for You", com o Michel Petrucciani e o Steve Gadd.
Que eu me lembre agora são essas, mas tem varias outras tbm.
O estilo do Jackson solar nao é nada 'convencional', mas eu gosto muito. Ele explora muito bem a região grave do instrumento e o uso de acordes e talz...
se vc nao tiver alguma dessas ai me da um toque que eu te mando!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 18, 2008 6:41 pm

Lucas, jah escutei com o Steve Khan e com o Petrucciani e concordo q ele faz introducoes e situacoes q sao realmente unicas, mas nao considero q sao solos na concepcao mais conhecida da palavra. Vi o Toninho Malvadeza com o Wayne Krantz ao vivo em NY, muitos anos atras (2003 eu acho) e fiquei uns 3 meses sem conseguir levantar meu queixo.
A dedicacao e musicalidade dele sao impressionantes.
De qqer forma, solando ou nao, um dos maiores nomes na historia do instrumento.
Nao tenho "Phantazia", se vc quiser me mandar, meu email eh alexflorida@gmail.com.

Valeu.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Baixo 6 cordas

Mensagem por BassBoy Sex Jan 01, 2010 3:20 pm

Brother, o Jaco é F...., é muito bom, tm muita influencia até hoje, mas existem muitosa outros.
Eu adoro 6 cordas, O problema talves foi que jaco quiz ficar no mundinho do 4 cordas, pq Baixista bom mesmo toca em 4, 5, 6 e MAIS cordas.
E manda bem, em todos.
BassBoy
BassBoy
Membro

Mensagens : 105
Localização : Resplendor MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty billy sheehan

Mensagem por Anlei Sex Jan 01, 2010 4:18 pm

Vamos fala a verdade

o cara a ser batido hoje e e referencia mundial se chama billy sheehan
ai vai ter Gente falando que eu sou isso ou aquilo
mais quem nao toca mais do que ele pq tem inveja
com todo o respeito aos amigos do forum

____________________________
Meu nome é Márcio André Leite. Fui banido do Fórum Contrabaixo BR porque faltei com respeito aos outros membros.

Anlei
Membro

Mensagens : 65
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 01, 2010 4:28 pm

BassBoy escreveu:O problema talves foi que jaco quiz ficar no mundinho do 4 cordas, pq Baixista bom mesmo toca em 4, 5, 6 e MAIS cordas.
E manda bem, em todos.

Anlei escreveu:Vamos fala a verdade

o cara a ser batido hoje e e referencia mundial se chama billy sheehan
ai vai ter Gente falando que eu sou isso ou aquilo
mais quem nao toca mais do que ele pq tem inveja
com todo o respeito aos amigos do forum

O que fazer com as viúvas do Jaco? Blank_facepalm_224

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty HUMMMM

Mensagem por Anlei Sex Jan 01, 2010 4:34 pm

Nao posso fazer nada Allex com todo respeito que vc nao toca mais do que o Billy Sheehan
como eu falei nao aceita isso e pq tem inveja dele

Desculpe a minha sinceridade

____________________________
Meu nome é Márcio André Leite. Fui banido do Fórum Contrabaixo BR porque faltei com respeito aos outros membros.

Anlei
Membro

Mensagens : 65
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 01, 2010 4:57 pm

Anlei escreveu:Nao posso fazer nada Allex com todo respeito que vc nao toca mais do que o Billy Sheehan
como eu falei nao aceita isso e pq tem inveja dele

Desculpe a minha sinceridade

Tens razão caro colega, destarte resolvi colocar tua frase de nababesca sabedoria como parte da minha assinatura. Compreendo a admoestação e não me engendrarei em verborragia torpe...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty E Isso

Mensagem por Anlei Sex Jan 01, 2010 5:02 pm

E isso Adorei

Quem nao aceita isso e pq realmente tem inveja do cara

____________________________
Meu nome é Márcio André Leite. Fui banido do Fórum Contrabaixo BR porque faltei com respeito aos outros membros.

Anlei
Membro

Mensagens : 65
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por jp salgado Sex Jan 01, 2010 5:25 pm

Fanatismo não é bom em nenhuma situação. NENHUMA.

Achar que Baixista X ou Y é melhor e se fechar para o trabalho de outros é se afundar em ignorância....

O Jaco e o Sheehan fizeram grandes contribuições em seus estilos, não há dúvida. Se são os melhores? ninguém pode afirmar isso, porque é OPINIÃO PESSOAL.

Mesma coisa sobre o número de cordas. É absurdo diser que o cara é melhor pq toca com 4, 5, 6 ou 541432453256 cordas.
jp salgado
jp salgado
Membro

Mensagens : 306
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por jgs Sex Jan 01, 2010 5:26 pm

na cabeça dele, o mundo inteiro tem inveja do billy sheehan. gênio.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty claro que nao

Mensagem por Anlei Sex Jan 01, 2010 5:27 pm

mais vc e mais um que tem inveja dele tb ?

com todo o respeito querido

____________________________
Meu nome é Márcio André Leite. Fui banido do Fórum Contrabaixo BR porque faltei com respeito aos outros membros.

Anlei
Membro

Mensagens : 65
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 01, 2010 5:30 pm

Anlei, me permita uma sugestão...

Aqui no fórum, quando o cara é muito fã de alguém costuma mudar o nome como uma homenagem ao ídolo. Então o que você acha de mudar seu nome pra Márcio Sheehan? Ia ficar bem legal cara! up

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Cid Sex Jan 01, 2010 5:33 pm

Meu Deus do Ceu, ainda tem gente com quase 40 anos que tem uma concepcao dessa, eh Brazil...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Nao e Fan

Mensagem por Anlei Sex Jan 01, 2010 5:34 pm

e questao e o seguinte ele e o cara a ser batido

quem nao adimite pq tem inveja de nunca chegar aos dedinhos dele
como o amigo ai anterior vai se mata de estuda e nao vai chega pertinho dele

se for pra mudar de nome pode me chamar de Anlei Butler

____________________________
Meu nome é Márcio André Leite. Fui banido do Fórum Contrabaixo BR porque faltei com respeito aos outros membros.

Anlei
Membro

Mensagens : 65
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por jp salgado Sex Jan 01, 2010 5:34 pm

Já temos um novo "dourado" para 2010... hehe
jp salgado
jp salgado
Membro

Mensagens : 306
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por jgs Sex Jan 01, 2010 5:34 pm

allexcosta escreveu:Anlei, me permita uma sugestão...

Aqui no fórum, quando o cara é muito fã de alguém costuma mudar o nome como uma homenagem ao ídolo. Então o que você acha de mudar seu nome pra Márcio Sheehan? Ia ficar bem legal cara! up

hahah boa

o próximo passo seria comprar (ou mandar fazer) um baixo idêntico ao do ídolo...

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Cid Sex Jan 01, 2010 5:35 pm

QUero so ver onde isso vai parar, e eu ja sei... Laughing
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 01, 2010 5:36 pm

Anlei escreveu:e questao e o seguinte ele e o cara a ser batido

Você explicar melhor o que significa "ser batido"?

Grato pela ajuda.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Cid Sex Jan 01, 2010 5:37 pm

allexcosta escreveu:
Anlei escreveu:e questao e o seguinte ele e o cara a ser batido

Você explicar melhor o que significa "ser batido"?

Grato pela ajuda.
AI papai, isso aqui no Ceara nao cheira bem...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Facil

Mensagem por Anlei Sex Jan 01, 2010 5:38 pm

ou vc toca mais do que ele ou admite que ele e o melhor baixista do mundo
e nao existe questinamento

SIMPLES

____________________________
Meu nome é Márcio André Leite. Fui banido do Fórum Contrabaixo BR porque faltei com respeito aos outros membros.

Anlei
Membro

Mensagens : 65
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer com as viúvas do Jaco? Empty Re: O que fazer com as viúvas do Jaco?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos