Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AJUDA - Captação Music Man SR5

+5
NeyBass
Licas
Mauricio Luiz Bertola
joabi
SoulRobynBass
9 participantes

Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Seg Jun 08, 2015 1:20 pm

Olá! Boa tarde galera do fórum!
Já faço parte do fórum algum tempo, minhas publicações são poucas, mas acompanho de tudo um pouco por aqui, a maioria das minhas dúvidas pesquiso e encontro aqui mesmo no fórum, sem precisar novos posts.  Porém, hoje, preciso da ajuda de vocês meus amigos, saibam que sempre levo em consideração o que leio/aprendo por aqui, por isso a ajuda de vocês é de extrema importância pra mim.

É o seguinte, tenho um Music Man StingRay 5 - Honey Sunburst – Maple Freatboard, adquirido novo em 2011 na Music123, USA (Tá na foto do meu avatar). Baixo muito bom e muito bem cuidado, mas por uma fatalidade estragou uma das bobinas e conseqüentemente o captador, pois não consegui recuperá-lo. Pois bem, essa é uma área que tenho pouco conhecimento e gostaria de pedir a orientação técnica necessária pra substituir o cap original e deixar o Bass com a mesma qualidade ou melhor. Friso mais uma vez que a opinião de vocês, a galera que entende bem dessa área, é muito importante e de grande valia pra me ajudar e orientar no que fazer e comprar. Agradeço de coração!

OBS: Já li por aqui mesmo que os Seymour Duncan são ótimos repositores da Music Man. Mas quero ouvir de maneira geral a opinião de vocês que são mais experientes, principalmente nas especificações exatas.


Última edição por SoulRobynBass em Qua Jun 10, 2015 11:44 am, editado 1 vez(es)
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por joabi Seg Jun 08, 2015 1:24 pm


^Nordstrand

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Seg Jun 08, 2015 1:48 pm

joabi escreveu:
^Nordstrand


Obrigado. Onde encontro? Qual a média de valores?
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 08, 2015 2:00 pm

Tem esse aqui também:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-664719094-captador-seymour-duncan-baixo-5-cordas-music-man-smb-5d-_JM
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por joabi Seg Jun 08, 2015 2:12 pm

SoulRobynBass escreveu:
joabi escreveu:
^Nordstrand

Obrigado. Onde encontro? Qual a média de valores?

http://www.bestbassgear.com/nordstrand-pickups.htm#nordstrandmm5


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Seg Jun 08, 2015 2:25 pm

joabi escreveu:
SoulRobynBass escreveu:
joabi escreveu:
^Nordstrand

Obrigado. Onde encontro? Qual a média de valores?

http://www.bestbassgear.com/nordstrand-pickups.htm#nordstrandmm5



Opa, valeu! Obrigado!
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Seg Jun 08, 2015 2:39 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Tem esse aqui também:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-664719094-captador-seymour-duncan-baixo-5-cordas-music-man-smb-5d-_JM

Obrigado Mauricio!
Vi sobre esses captadores também, porém, surge uma dúvida. Esse captador é Cerâmico, e o captador quem vem no MMSR5 Original, é Alnico.
- Olha só as especificações do site:
"Controls: Single Pickup, 3-band active preamp; vol, treble, mid, bass;
Switching: Single Pickup - 3-way lever pickup selector;
Pickups: Standard - Music Man® humbucking with alnico pole pieces;"

Um outro detalhe é que no site da Seymour Duncan eles dizem que pra Baixos MMSR fabricados até 1992 se usa esse aí que você indicou:
(http://www.seymourduncan.com/products/bass-pickups/music-man/4string/smb4d_5d_cerami/)

e para MM feitos depois desse ano usa-se o Alnico 3-Coil (http://www.seymourduncan.com/products/bass-pickups/music-man/4string/smb4a_5a_3coil/) que são os que tem 3 bobinas.

Se possível e sem querer abusar da sua boa vontade, podes me explicar melhor isso?!
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 08, 2015 6:44 pm

O material do imã é diferente.
Os capts de imãs cerâmicos geralmente tem mais saída, mais "punch" e um som mais "rascante" e "aberto".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Seg Jun 08, 2015 6:57 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O material do imã é diferente.
Os capts de imãs cerâmicos geralmente tem mais saída, mais "punch" e um som mais "rascante" e "aberto".

Então achas que devo usá-los mesmo Mauricio, mesmo os originais sendo Alnico? Isso melhoraria o som? Mas quanto a essas informações no site da Seymour Duncan?

Me desculpe a enxurrada de perguntas, rsrs, mas essas informações são valiosas, preciso saber exatamente o que fazer...
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por Licas Ter Jun 09, 2015 8:24 am

Nunca usei nenhum dos dois no meu MM, mas iria sem medo de Seymour Duncan ou Nordstrand. Dá uma pesquisada no youtube pra tentar sacar o som de cada cap.

Abs!
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jun 09, 2015 8:31 am

SoulRobynBass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:O material do imã é diferente.
Os capts de imãs cerâmicos geralmente tem mais saída, mais "punch" e um som mais "rascante" e "aberto".

Então achas que devo usá-los mesmo Mauricio, mesmo os originais sendo Alnico? Isso melhoraria o som? Mas quanto a essas informações no site da Seymour Duncan?

Me desculpe a enxurrada de perguntas, rsrs, mas essas informações são valiosas, preciso saber exatamente o que fazer...  

Não "melhoraría" o som, apenas soaría um pouco diferente, um pouco mais agressivo, se vc procura um som um pouco mais forte, seria bom, mas concordo que o ideal é vc procurar no You2be amostras de som (mesmo que a taxa de amostragem de som desse site não sejá às vezes muito boa).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por NeyBass Ter Jun 09, 2015 9:00 am

Apagado. Conteúdo postado fora das regras.


Última edição por NeyBass em Ter Jun 09, 2015 11:22 am, editado 1 vez(es)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por subgrave Ter Jun 09, 2015 9:13 am

Cuidado pois a sonoridade pela qual ficaram famosos os MM é dos captadores com imã de alnico.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Ter Jun 09, 2015 12:58 pm

^Primeiro, muuuito obrigado a todos!


subgrave escreveu:Cuidado pois a sonoridade pela qual ficaram famosos os MM é dos captadores com imã de alnico.
Pois é subgrave, li muita coisa a respeito disso e acabei concordando. Mas eu só queria uma melhor explicação em relação ao que eles dizem no site da Seymour Duncan, lá existem dois tipos de captadores Alnico e um deles eles dizem ser específico pro StingRay 5, que é esse http://www.seymourduncan.com/products/bass-pickups/music-man/4string/smb4a_5a_3coil/ - por ter três bobinas e usar a chave (switch) de três posições (paralelo, série e single). É isso mesmo? Posso comprar esse?
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por fbarione Ter Jun 09, 2015 1:59 pm

Você quer o baixo igual ou mudar algo nele?
A nordstrand parece que ta fazendo a opção da captação em Alnico 3 e no 5......

Acho que tano o nordstrand qto o Seymour vc estará muito bem servido, a questão é oque vc está querendo......imagino eu

Só não encontrará na nordstrand o 3-coil, pelo que vi no site

fbarione
Membro

Mensagens : 218
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por NeyBass Ter Jun 09, 2015 2:41 pm

Sendo 3 ou 2 coils, da pra ligar série, single e paralelo.
E a diferença de alnico para cerâmico, é que alnico o som é mais macio, mais "meloso" e o cerâmico é mais seco, mais agressivo, aí depende do seu gosto.


Última edição por NeyBass em Ter Jun 09, 2015 2:44 pm, editado 1 vez(es)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por JAZZigo Ter Jun 09, 2015 2:44 pm

SoulRobynBass escreveu:^Primeiro, muuuito obrigado a todos!


subgrave escreveu:Cuidado pois a sonoridade pela qual ficaram famosos os MM é dos captadores com imã de alnico.
Pois é subgrave, li muita coisa a respeito disso e acabei concordando. Mas eu só queria uma melhor explicação em relação ao que eles dizem no site da Seymour Duncan, lá existem dois tipos de captadores Alnico e um deles eles dizem ser específico pro StingRay 5, que é esse http://www.seymourduncan.com/products/bass-pickups/music-man/4string/smb4a_5a_3coil/ - por ter três bobinas e usar a chave (switch) de três posições (paralelo, série e single). É isso mesmo? Posso comprar esse?
Ué! Você não consegue ver se o captador do seu baixo tem 2 ou 3 bobinas? scratch Enfim, se tiver apenas 2 bobinas, para colocar um 3-coil system, será necessário aumentar a profundidade da cavidade do captador (por um luthier, de preferência), para acomodar a phantom/dummy coil (bobina inferior). Na verdade, nesses captadores de 3 bobinas, não existe a opção single coil propriamente dita, pois a bobina da ponte estará em hum cancelling com a phantom/dummy coil. Diga-se de passagem, a função da bobina inferior é única e justamente esta, ou seja, no fundo, ao selecionar “apenas” a bobina da ponte, o captador funcionará como um stack coil humbucker.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por Marcondes_ Ter Jun 09, 2015 6:26 pm

SoulRobynBass, eu vejo da seguinte forma: Cerâmico -> Som moderno; Alnico -> Som vintage.

O Lance das 3 boninas é o seguinte: A terceira bobina fica abaixo das duas bobinas que estão com os polos expostos.. ela é chamada de phantom/dummy coil. Seu bass possui uma chave de 3 posições, q se n me engano deixa as bobinas ligadas em paralelo, ou em série, ou somente a bobina da ponte. Nesta última posição o normal era o baixo possuir ruído, e p isso está a terceira bobina.. O baixo trabalha single-coil porém ligado à uma bobina "fantasma"/"burra" só p cancelar o ruído...
Provavelmente seu baixo é assim, com essa bobina (tira o captador e veja se é como o da foto:
AJUDA - Captação Music Man SR5 Mm3coil)

Se vc n qr mudar em nada (eu acredito que não vá).. Pega o SMB-5A... se qr algo diferente... daí vai ter q olhar no youtube e ver o q lhe agrada mais de som..

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Ter Jun 09, 2015 11:06 pm

fbarione escreveu:Você quer o baixo igual ou mudar algo nele?
A nordstrand parece que ta fazendo a opção da captação em Alnico 3 e no 5......

Acho que tano o nordstrand qto o Seymour vc estará muito bem servido, a questão é oque vc está querendo......imagino eu

Só não encontrará na nordstrand o 3-coil, pelo que vi no site

Obrigado pela atenção fbarione!
Não tenho o que reclamar do som original do MM SR5, portanto queria preservar a originalidade ao máximo. Pelo que continuo lendo e aprendendo devo ir de SD SMB -5a 3 -Coil. Valeu mesmo!
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Ter Jun 09, 2015 11:12 pm

NeyBass escreveu:Sendo 3 ou 2 coils, da pra ligar série, single e paralelo.
E a diferença de alnico para cerâmico, é que alnico o som é mais macio, mais "meloso" e o cerâmico é mais seco, mais agressivo, aí depende do seu gosto.

Mais uma vez, obrigado NeyBass, com seus esclarecimentos já consigo imaginar como soa as diferenças entre os dois. Agora entendi também a questão das bobinas, obrigado. A confusão deu-se na minha cabeça porque no site da Seymour Duncan eles dizem que pra MM SR5 fabricados após 1992, deve-se utilizar a versão com 3 bobinas (3-Coil). Mas através da sua explicação compreendi que dá pra usar a chave de 3 posições em ambos.
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Ter Jun 09, 2015 11:21 pm

JAZZigo escreveu:
SoulRobynBass escreveu:^Primeiro, muuuito obrigado a todos!


subgrave escreveu:Cuidado pois a sonoridade pela qual ficaram famosos os MM é dos captadores com imã de alnico.
Pois é subgrave, li muita coisa a respeito disso e acabei concordando. Mas eu só queria uma melhor explicação em relação ao que eles dizem no site da Seymour Duncan, lá existem dois tipos de captadores Alnico e um deles eles dizem ser específico pro StingRay 5, que é esse http://www.seymourduncan.com/products/bass-pickups/music-man/4string/smb4a_5a_3coil/ - por ter três bobinas e usar a chave (switch) de três posições (paralelo, série e single). É isso mesmo? Posso comprar esse?
Ué! Você não consegue ver se o captador do seu baixo tem 2 ou 3 bobinas? scratch Enfim, se tiver apenas 2 bobinas, para colocar um 3-coil system, será necessário aumentar a profundidade da cavidade do captador (por um luthier, de preferência), para acomodar a phantom/dummy coil (bobina inferior). Na verdade, nesses captadores de 3 bobinas, não existe a opção single coil propriamente dita, pois a bobina da ponte estará em hum cancelling com a phantom/dummy coil. Diga-se de passagem, a função da bobina inferior é única e justamente esta, ou seja, no fundo, ao selecionar “apenas” a bobina da ponte, o captador funcionará como um stack coil humbucker.

Mano JAZZigo, primeiro gostaria de agradecer a disponibilidade e a paciência em me explicar tudo isso, muito obrigado. Como disse no início do post, não conheço muito dessa parte e não gostaria de levar o Bass pro luthier sem ao menos ter um conhecimento mais apurado. Mas entendi o fio da meada e posso somar a sua informação com a dos demais colegas que também contribuíram. Valeu mano!
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Ter Jun 09, 2015 11:29 pm

Marcondes_ escreveu:SoulRobynBass, eu vejo da seguinte forma: Cerâmico -> Som moderno; Alnico -> Som vintage.

O Lance das 3 boninas é o seguinte: A terceira bobina fica abaixo das duas bobinas que estão com os polos expostos.. ela é chamada de phantom/dummy coil. Seu bass possui uma chave de 3 posições, q se n me engano deixa as bobinas ligadas em paralelo, ou em série, ou somente a bobina da ponte. Nesta última posição o normal era o baixo possuir ruído, e p isso está a terceira bobina.. O baixo trabalha single-coil porém ligado à uma bobina "fantasma"/"burra" só p cancelar o ruído...
Provavelmente seu baixo é assim, com essa bobina (tira o captador e veja se é como o da foto:
AJUDA - Captação Music Man SR5 Mm3coil)

Se vc n qr mudar em nada (eu acredito que não vá).. Pega o SMB-5A... se qr algo diferente... daí vai ter q olhar no youtube e ver o q lhe agrada mais de som..

[]'s



Marcondes_, cara muito obrigado, de verdade. Assim como os demais colegas, pode considerar que fizeste a boa ação do dia, as fotos ajudam bastante. Não pretendo "mudar" o som mano, pelo contrario, quero preservar a originalidade do Bass em detalhes dentro do que for possível, claro. E realmente como você disse e está indicando no site da SD, o SMB 5a - 3 Coil é o mais indicado. Valeu man!
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por Marcondes_ Qua Jun 10, 2015 9:45 am

Mas fala ae.. oq ferrou o cap? Queda de energia?!

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por SoulRobynBass Qua Jun 10, 2015 11:42 am

Marcondes_ escreveu:Mas fala ae.. oq ferrou o cap? Queda de energia?!

[]'s

Mano, sinceramente, não sei. Sou do tipo detalhista e cuido do instrumento com respeito e seriedade, pra alguns que me conhecem sou até meio "enjoado", rsrs, mas levo isso a sério mesmo. Até agora isso é algo que me intriga, de verdade.
SoulRobynBass
SoulRobynBass
Membro

Mensagens : 53
Localização : PARÁ

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por fbarione Qua Jun 10, 2015 2:00 pm

Marcondes_ escreveu:Mas fala ae.. oq ferrou o cap? Queda de energia?!

[]'s


Cara, desculpe a minha ignorância mas achei que rede elétrica tivesse mais influencnia em ampli que no baixo.... Tem que ter azar pra queda de energia queimar, ou é comum?

fbarione
Membro

Mensagens : 218
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por Marcondes_ Qua Jun 10, 2015 2:31 pm

Velho, certa vez um raio queimou até os controles do megadrive do meu primo... e em uma queda de energia na igreja estragou o ampli do meu irmão e a guita de um outro manolo q tava direto em linha.. e já ouvi outras histórias..

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA - Captação Music Man SR5 Empty Re: AJUDA - Captação Music Man SR5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos