Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção baixo PJ em peça única de freijó

+3
allexcosta
emachado
109eh
7 participantes

Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por 109eh Qua Jul 01, 2015 11:13 am

Depois de muito apreciar os projetos do fórum, em especial do MJS Luthier, resolvi iniciar um corpo.
Resolvi fazer um corpo idêntico ao do meu Condor xb 24-a para não gastar com gabaritos! Desmontei e fiz um gabarito em papel manteiga.
Com uma tico-tico (que peguei emprestada) iniciei o corte do shape do corpo:Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG923

Conferi o gabarito de papel manteiga, testando braço e ponte nas suas posivéis posições para saber se ia manter as cortas 1 e 4 dentro do braço. Então iniciei a cavidade do tróculo cortando as laterais com estilete e fazendo furos com furadeira:Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG014

- tenho uma dúvida: como vou deixar a base do tróculo reta, certinha??


Última edição por 109eh em Sáb Ago 01, 2015 11:39 am, editado 2 vez(es)

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por emachado Qua Jul 01, 2015 8:56 pm

Formão e lixa com um taco reto podem fazer o trabalho.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por allexcosta Qua Jul 01, 2015 11:29 pm

https://www.youtube.com/watch?v=B5cfzml-nDc
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por NeyBass Qui Jul 02, 2015 8:48 am

Bacana o projeto, tenho vontade de fazer um baixo assim, sei que não vai ficar la essas coisas, mas desanimo quando lembro que tenho que fazer o braço também...kkk.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por 109eh Dom Jul 12, 2015 4:05 pm

Muito obrigado, emachado e Allexcosta.
Neybass obrigado também e espero que tome coragem para fazer porque eu não tenho qualquer habilidade com isso aqui e to na cara e na coragem!!!
----------------------
Com formão tirei o excesso de madeira do tróculo e utilizando um taco reto/lixa e com formão nivelei a base do tróculo. Pro acabamento daqueles cantos arredondados, usei lima.
Fiz as linhas laterias do braço para determinar a posição da ponte com mais precisão. Com uma micro-retifica (broca de 2 mm) fiz os buracos (só 20% da profundidade) dos parafusos (de 3.2 mm) da ponte, como segue:
Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG032
É bem  difícil realizar esses furos da ponte no lugar que você quer... fica escapando... a parte de baixo ficou uns 2-3 mm mais pra frente, mas acho que é irrelevante!!


Última edição por 109eh em Qua Jul 29, 2015 11:42 am, editado 1 vez(es)

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por NeyBass Seg Jul 13, 2015 9:24 am

Ta ficando bacana.
Acho melhor vc fazer o braço primeiro pra depois fixar a ponte.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por 109eh Seg Jul 13, 2015 10:18 am

O braço que vou utilizar é o do próprio Condor! Já tenho ele aqui! E agora já tá fixada a ponte tb kkk
A dúvida agora é: eu já tenho o braço e ele já tem seus furos originais, como é que eu faço pra fazer os furos no corpo com precisão pra que todos se encaixem?? Alguma dica?

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por NeyBass Seg Jul 13, 2015 10:36 am

Experiência eu não tenho, mas eu faria o seguinte:

Colocaria alguma coisa que marcasse nos furos do braço e pressionava em cima do local que vai ficar, aí depois faria o furo.

Pega alguma coisa tipo, giz, carvão, etc.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 13, 2015 11:37 am

NeyBass escreveu:Experiência eu não tenho, mas eu faria o seguinte:

Colocaria alguma coisa que marcasse nos furos do braço e pressionava em cima do local que vai ficar, aí depois faria o furo.

Pega alguma coisa tipo, giz, carvão, etc.

Eu uso parafusos pra isso... Pressiono um pouco pra marcar a madeira e depois marco mo ponteira e faço o furo
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por Thiago Almeida Seg Jul 13, 2015 12:03 pm

Bacana. Parabéns pela coragem e pelo projeto. claps
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por 109eh Qua Jul 29, 2015 11:34 am

Bertola, obrigado pela sugestão e pela ajuda de sempre!! Obrigado msm!
Neybass, muito obrigado por acompanhar o tópico/construção e pelas sugestões!!
Thiago Almeida, obrigado pelo apoio.
-----------------------------
Cavidade dos caps (mesmo procedimento de fabricação do tróculo):
Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG045
Ao que tudo indica a cavidade dos captadores ficaram bem paralelos à ponte e bem centralizados na linha central do corpo!! Em breve "furos das correias", lateral do shape e "cavidade da elétrica". Pense num receio de furar os buracos do braço!!! Neutral

Para fazer as laterais bem arredondadas que nem os dos baixos condor XB-24-A tem que fazer com lixadeira, né? Acho que tupia não faz tão redondo assim: http://img.class.posot.com.br/pt_br/2015/06/29/Baixo-Condor-Bx-12-20150629153648.jpg

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 29, 2015 5:53 pm

^ Faça com tupia de bancada ou grosa (dá mais trabalho) e arremate com lixa de rebôlo e depois lixadeira "pal-top" e depois lixa na mão mesmo
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por 109eh Sex Jul 31, 2015 9:16 am

Retirado todos os defeitos da lateral (gerados pela tico-tico): Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG058

O tummy contour (no dia seguinte eu tava com 2kg a menos)
Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG060

Qualquer sugestão ou critica construtiva é bem vinda, galera? Obg

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Ago 01, 2015 10:56 am

O freijó é uma madeira com "figuração".
Eu optaría pelo acabamento "natural", até por sua menor complexidade
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por Emanoel Chequetto Seg Ago 03, 2015 6:49 pm

Cara, parabéns pelo trabalho!!!!!

A galera tá animada na construção!!!!!
Emanoel Chequetto
Emanoel Chequetto
Membro

Mensagens : 181
Localização : Vila Valério - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos