Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Volume dos Captadores

Ir em baixo

Volume dos Captadores Empty Volume dos Captadores

Mensagem por GuilhermePastorius em Qui Jul 23, 2015 6:10 pm

Pelo que percebi até agora, por experiência, se você deixar por exemplo o captador da ponte em 100% e colocar o do braço, em 20%, 50%, 90%, não importa e não parece ter peso pra mudar o timbre, a não ser que esteja em 100%. Na minha opinião as pessoas parecem fazer isso por terem a impressão de que dá um tempero a mais e não destaca um captador só. Estou surdo, Allex? aehueahueahae
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por joseluiz.avilajr em Qui Jul 23, 2015 9:47 pm

depende do captador, e da configuração que voce usa.

joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão em Qui Jul 23, 2015 10:19 pm

Pode ser que os potenciômetros usados sejam do tipo não linear. Nesse caso, quando estão em 100% a liberação do sinal é total e quando por exemplo estão em 90% não passa necessariamente 90% do som, passa bem menos.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por allexcosta em Qui Jul 23, 2015 10:41 pm

Isso é muito relacionado ao pot.

Pode ser um pot linear, como o Maurício falou, ou um pot de má qualidade, mas nunca vi um baixo com volumes que respondessem como um som de casa ou uma TV. Não sei bem o porquê disso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por korg em Sex Jul 24, 2015 10:57 am

além de tudo que já falaram pode ser pot bichado também... a única vez que tive algo similar, troquei o pot e tudo voltou ao normal.
korg
korg
Membro

Mensagem por Bastiao em Qua Jul 29, 2015 4:26 pm

Interessante, andei percebendo isso há alguns dias atrás. Fiz outro teste, baixei ambos a zero, e mesmo colocando apenas em 50% o volume parece inferior ao respectivo percentual. Normal isso, pelo que compreendi, mesmo usando apenas um dos pot. Confere?
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagem por Geovane Gomes em Qua Jul 29, 2015 5:57 pm

Nossa.. bom que encontrei esse tópico.. Já tava até pensando em abrir um sobre o assunto. rs

O volume do meu baixo é muito estranho, até uns 80% ele parece "linear", a partir daí dá um salto exponencial, e isso ocorre nos dois captadores.
Geovane Gomes
Geovane Gomes
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Jul 29, 2015 6:05 pm

Geovane Gomes escreveu:Nossa.. bom que encontrei esse tópico.. Já tava até pensando em abrir um sobre o assunto. rs

O volume do meu baixo é muito estranho, até uns 80% ele parece "linear", a partir daí dá um salto exponencial, e isso ocorre nos dois captadores.

Isso ocorre pois os dois pots de volume são lineares (tipo B).
Se vc quer uma atuação mais "suave", troque-os por pots logarítmicos (tipo A), (de mesma medida em Kohms).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Jul 29, 2015 6:07 pm

allexcosta escreveu:Isso é muito relacionado ao pot.

Pode ser um pot linear, como o Maurício falou, ou um pot de má qualidade, mas nunca vi um baixo com volumes que respondessem como um som de casa ou uma TV. Não sei bem o porquê disso.
Potenciômetros em um sistema "elétrico" de um baixo (ou guitarra) passivo (e muitos ativos) atuam de maneira supressiva, e não aditiva.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Bastiao em Qui Nov 12, 2015 12:12 pm

Allex,

Primeiramente, desculpe usar este tópico, mas não quis abrir um só para esta pergunta, já que, de certa forma, diz respeito aos captadores; e os tópicos que encontrei não discutiram como reduzir o estalo.

Tenho um precision, washburn xb100, um instrumento bem simples certamente. Porém, desde o início ele apresenta um som muito estalado, para que não ocorra só fechando totalmente o tone. Qual seria o provável motivo? Seria a altura ou qualidade dos captadores?

Já levei algumas vezes para regular, sempre persistiu o problema. Estou ponderando as vantagens ($) de substituí-lo por um PB de melhor qualidade.
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagem por CG em Qui Nov 12, 2015 12:18 pm

As cordas são novas?
CG
CG
Moderador

Mensagem por allexcosta em Qui Nov 12, 2015 12:26 pm

Bastiao escreveu:Allex,

Primeiramente, desculpe usar este tópico, mas não quis abrir um só para esta pergunta, já que, de certa forma, diz respeito aos captadores; e os tópicos que encontrei não discutiram como reduzir o estalo.

Tenho um precision, washburn xb100, um instrumento bem simples certamente. Porém, desde o início ele apresenta um som muito estalado, para que não ocorra só fechando totalmente o tone. Qual seria o provável motivo? Seria a altura ou qualidade dos captadores?

Já levei algumas vezes para regular, sempre persistiu o problema. Estou ponderando as vantagens ($) de substituí-lo por um PB de melhor qualidade.

Se for quando encosta o dedo, esmalte incolor nos pólos. Se a corda está encostando, abaixe os pickups. Se é estalo de graça, tem que mergulhar o pickup em parafina com cera de abelha a 65 graus Celsius por alguns minutos, até que parem de sair bolhas, depois deixá-lo secar em papel toalha.

Isso, obviamente, depois de verificar as ligações, pots, jack e soldas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Bastiao em Qui Nov 12, 2015 1:40 pm

CG, atualmente não são novas, mas acontece hoje e acontecia quando ainda eram novas.

Allex, obrigado pela aula. Não imaginava a gama de situações possíveis e aplicáveis.

Como as revisões já realizadas incluíram a elétrica, acho que vou arriscar baixar os pickups e depois, se precisar, o esmalte. São experiências que posso realizar, qualquer coisa além destes acredito que não compensa o gasto.
Bastiao
Bastiao
Membro

Volume dos Captadores Empty volume

Mensagem por ednardojunior_ em Qui Jun 02, 2016 12:51 am

Allex,no manual de ligações do meu OBP-3,não especificou de quantos K teria que ser o pot do volume. Coloquei de 50k,mas achei com ganho um pouco baixo. Costumam usar 100k para o volume do Aguilar também?

ednardojunior_
Membro

Mensagem por joabi em Qui Jun 02, 2016 1:10 am

Se não estou enganado, 50k é usado nos captadores ativos. O mais comum para caps passivos é 250k ou 500k, do tipo Audio Taper. Coloque um CTS ou similar que não tem erro.

Não sei se essa escolha tem a ver com a falta de volume. A bateria está OK? Esse pré é bem forte...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por ednardojunior_ em Qui Jun 02, 2016 1:14 am

Baterias novas sim!

ednardojunior_
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Jun 02, 2016 2:16 am

ednardojunior_ escreveu:Allex,no manual de ligações do meu OBP-3,não especificou de quantos K teria que ser o pot do volume. Coloquei de 50k,mas achei com ganho um pouco baixo. Costumam usar 100k para o volume do Aguilar também?

Tem que ver o valor de pot que sua captação pede.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por gmv bass em Qui Jun 30, 2016 4:57 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Geovane Gomes escreveu:Nossa.. bom que encontrei esse tópico.. Já tava até pensando em abrir um sobre o assunto. rs

Isso ocorre pois os dois pots de volume são lineares (tipo B).
Se vc quer uma atuação mais "suave", troque-os por pots logarítmicos (tipo A), (de mesma medida em Kohms).
bateu a dúvida:
Log= gradativo
linear = "tudo ou nada"?
ou é ao contrario?digo isso porque no meu baixo ou uso o cap J da ponte ou o P do braço ...eles não têm um meio termo, ou seja não consigo deixar por exemplo 30% do P e 50% do J.....Ou é volume alto ou quase nada...
Pesquisei mas existem explicações que se misturam
gmv bass
gmv bass
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: