Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para as Viuvas do Leo Quan

+8
Wilton César
CG
Paulo Penna
JAZZigo
BigBoy
J.Adalberto
allexcosta
JaeggerJazz
12 participantes

Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por JaeggerJazz Sáb Ago 15, 2015 10:53 am

Pessoal no site da all parts tem uma nova ponte da Leo Quan! Chama Omega Bass tem em 3 cores diferentes, Valor USD 75.00!

* Nao estou conseguindo colar o link...

JaeggerJazz
JaeggerJazz
Membro

Mensagens : 93
Localização : Atibaia

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 15, 2015 11:11 am

https://www.allparts.com/BB-3350-001-4-String-Omega-Bass-Bridge_p_5210.html
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por J.Adalberto Sáb Ago 15, 2015 11:13 am

Legal essa ponte, parace estar com melhor acabamento, só faltou as ranhuras nos carrinhos!


Última edição por J.Adalberto em Sáb Ago 15, 2015 11:27 am, editado 1 vez(es)
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por BigBoy Sáb Ago 15, 2015 11:25 am

Medidas fiéis à Badass??
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por JAZZigo Sáb Ago 15, 2015 7:01 pm

^
Não saquei a(s) diferença(s). Pelo amor de Deus: só a cor?! Quais foram os "improvements", de fato?! scratch

IMO, continua sendo umas das pontes mais horrorosas que eu já vi... e não me venham com esse papo de "sustain", pois não sou do tipo que costuma tocar semibreves. Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por J.Adalberto Sáb Ago 15, 2015 7:05 pm

JAZZigo escreveu:^
Não saquei a(s) diferença(s). Pelo amor de Deus: só a cor?! Quais foram os "improvements", de fato?! scratch

IMO, continua sendo umas das pontes mais horrorosas que eu já vi... e não me venham com esse papo de "sustain", pois não sou do tipo que costuma tocar semibreves. Rolling Eyes

To contigo a ponte mais feia do mundo!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por Paulo Penna Seg Ago 17, 2015 3:58 pm

Senti aqui algum ódio pelas badass???? pq?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por JaeggerJazz Seg Ago 17, 2015 4:09 pm

nao odeio e nem morro de amores... nao pagaria o preco dela e como disse o amigo la em cima nao toco semibreves kkkkk
JaeggerJazz
JaeggerJazz
Membro

Mensagens : 93
Localização : Atibaia

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por Paulo Penna Seg Ago 17, 2015 4:58 pm

Não é sustein, é o deadspot que some.
Pelo menos nos meus, o raio do deadspot some.
Acho a mais bela obra de arte da luteria moderna para contrabaixo.
Vale cada centavo.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por BigBoy Seg Ago 17, 2015 6:48 pm

Eu gosto dessa ponte!!
Tenho em 2 baixos.

Não faz nenhum milagre, mas esteticamente acho uma arte, como disse o Penna.
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por allexcosta Seg Ago 17, 2015 10:52 pm

Eu acho feia...

As Hipshot A são muito mais bonitas e possuem bastante massa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por Paulo Penna Ter Ago 18, 2015 11:11 am

allexcosta escreveu:Eu acho feia...

As Hipshot A são muito mais bonitas e possuem bastante massa.
Questão de gosto Allex, neste caso o meu é o inverso do seu.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por allexcosta Ter Ago 18, 2015 11:21 am

Paulo Penna escreveu:Questão de gosto Allex

Sim, é claro...

Ilustrando:

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan BABB-CHROME

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan BB-3416-010-web
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por CG Ter Ago 18, 2015 11:50 am

Prefiro as gotoh 201B... Acho a Badass muito pesada.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por Paulo Penna Ter Ago 18, 2015 12:41 pm

As badass são muito mais bonitas, neutras, e não tem estas curvas que destoam muito de quase todo instrumento tradicional e me lembram as marmotas de Brasília...Cool
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por allexcosta Ter Ago 18, 2015 12:42 pm

Paulo Penna escreveu:As badass são muito mais bonitas

Paulo Penna escreveu:Questão de gosto

Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por Paulo Penna Ter Ago 18, 2015 2:40 pm

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:As badass são muito mais bonitas

Paulo Penna escreveu:Questão de gosto

Wink

Very Happy
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por JAZZigo Ter Ago 18, 2015 10:25 pm

Paulo Penna escreveu:Não é sustein, é o deadspot que some.
Pelo menos nos meus, o raio do deadspot some.
BigBoy escreveu:Não faz nenhum milagre,
O primeiro diz que o dead spot some, ou seja, faz milagre, já que a Badass, presa à parte mais imóvel do baixo, resolve problema de ressonância na extremidade oposta e mais suscetível a vibrações do instrumento. O segundo diz que não faz nenhum milagre. E aí?! scratch

Estética não discuto, claro, apesar de já ter visto ferradura com construção e acabamento melhores...  Razz

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Alurace_outerrim
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por Wilton César Seg Out 19, 2015 11:09 pm

Gosto bastante da Badass II, uso em dois baixos e curti essa!! Quando der eu pegarei pra por nos outros!!
Wilton César
Wilton César
Membro

Mensagens : 294
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por CleytonBass Sex Mar 04, 2016 9:24 am

As cordas não deslizam no carrinho dessa ponte omega? Os carrinhos não tem as ranhuras scratch
CleytonBass
CleytonBass
Membro

Mensagens : 123
Localização : Paulo Afonso Ba

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por JAZZigo Sex Mar 04, 2016 9:47 am

^
Os slots devem ser feitos sob medida, por um luthier ou pelo próprio usuário, se tiver destreza para tanto.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por manorawe Ter Fev 09, 2021 2:41 pm

Pessoal.
Desculpem me ressuscitar o tópico, mas a pergunta é pertinente a ele.

Comprei a omega bass 5 cordas. Levei a meu luthier e ele instalou ela mas não fez os "trilhos" no carrinho. Não estou sentindo nenhuma dificuldade ou problema sem essas ranhuras.
Tirando o fato delas poderem escorregar para o lado e desafinar, tem algum outro ponto que esse detalhe possa influenciar?

OBS: Acho essa ponte linda xD.


JAZZigo escreveu:^
Os slots devem ser feitos sob medida, por um luthier ou pelo próprio usuário, se tiver destreza para tanto.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por JAZZigo Ter Fev 09, 2021 7:15 pm

manorawe escreveu:Pessoal.
Desculpem me ressuscitar o tópico, mas a pergunta é pertinente a ele.

Comprei a omega bass 5 cordas. Levei a meu luthier e ele instalou ela mas não fez os "trilhos" no carrinho. Não estou sentindo nenhuma dificuldade ou problema sem essas ranhuras.
Tirando o fato delas poderem escorregar para o lado e desafinar, tem algum outro ponto que esse detalhe possa influenciar?

OBS: Acho essa ponte linda xD.
IMHO, sem os slots para firmar as cordas sobre os saddles, você perde boa parte das propriedades prometidas pela ponte. Segundo a própria Leo Quan:

"IT IS ESSENTIAL THAT A PROFESSIONAL REPAIRPERSON FILE THE SADDLES TO PRECISELY FIT EACH STRING & CALIBRATE THE NOTE HARMONICS for the best sound transfer through the special bridge metal into the bass tone wood."

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan N1dwn3eeavvicyqxhs9p

Não entendi porquê o luthier não fez os slots. Suspect
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por Ivanov_br Qua Fev 10, 2021 7:24 am

Porque a p**** de ponte não vem com essa ranhura de fábrica, p****?

Nunca entendi isso!!!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por manorawe Qua Fev 10, 2021 10:50 am

Obrigado pela resposta.

Realmente se parar para analisar, ela pode "perder" vibração.

Não abusando da sua boa vontade, esses carrinhos tem alguma medida especifica, ou podem ser feitos "a zóio"?
Digo isso pois onde eu trabalho tem ferramenteiros que podem fazer essas ranhuras com certa facilidade e precisão.

Também não entendi o pq ele não fez.




JAZZigo escreveu:
manorawe escreveu:Pessoal.
Desculpem me ressuscitar o tópico, mas a pergunta é pertinente a ele.

Comprei a omega bass 5 cordas. Levei a meu luthier e ele instalou ela mas não fez os "trilhos" no carrinho. Não estou sentindo nenhuma dificuldade ou problema sem essas ranhuras.
Tirando o fato delas poderem escorregar para o lado e desafinar, tem algum outro ponto que esse detalhe possa influenciar?

OBS: Acho essa ponte linda xD.
IMHO, sem os slots para firmar as cordas sobre os saddles, você perde boa parte das propriedades prometidas pela ponte. Segundo a própria Leo Quan:

"IT IS ESSENTIAL THAT A PROFESSIONAL REPAIRPERSON FILE THE SADDLES TO PRECISELY FIT EACH STRING & CALIBRATE THE NOTE HARMONICS for the best sound transfer through the special bridge metal into the bass tone wood."


Não entendi porquê o luthier não fez os slots. Suspect
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por Edão Qua Fev 10, 2021 12:41 pm

manorawe escreveu:Obrigado pela resposta.

Realmente se parar para analisar, ela pode "perder" vibração.

Não abusando da sua boa vontade, esses carrinhos tem alguma medida especifica, ou podem ser feitos "a zóio"?
Digo isso pois onde eu trabalho tem ferramenteiros que podem fazer essas ranhuras com certa facilidade e precisão.

Também não entendi o pq ele não fez.




JAZZigo escreveu:
manorawe escreveu:Pessoal.
Desculpem me ressuscitar o tópico, mas a pergunta é pertinente a ele.

Comprei a omega bass 5 cordas. Levei a meu luthier e ele instalou ela mas não fez os "trilhos" no carrinho. Não estou sentindo nenhuma dificuldade ou problema sem essas ranhuras.
Tirando o fato delas poderem escorregar para o lado e desafinar, tem algum outro ponto que esse detalhe possa influenciar?

OBS: Acho essa ponte linda xD.
IMHO, sem os slots para firmar as cordas sobre os saddles, você perde boa parte das propriedades prometidas pela ponte. Segundo a própria Leo Quan:

"IT IS ESSENTIAL THAT A PROFESSIONAL REPAIRPERSON FILE THE SADDLES TO PRECISELY FIT EACH STRING & CALIBRATE THE NOTE HARMONICS for the best sound transfer through the special bridge metal into the bass tone wood."


Não entendi porquê o luthier não fez os slots. Suspect

Desculpa me intrometer, mas não deve ser feito no olhômetro.
As ranhuras ou slots das cordas nos carrinhos da ponte devem ser feitas em medida certa de espaçamento, por exemplo 19mm ou 18mm entre cordas, à seu gosto ou conforme a largura do braço, principalmente, pra corda não escapar do braço na digitação. E até em relação ao espaçamento do nut, se for o caso. A medida entre as cordas deve ser justa, precisa, esteticamente correta.
A ranhura das cordas, também deve ser feita pra caber o calibre das cordas que você usa de forma recorrente.
Se você fizer uma ranhura que só caibam cordas 0.40, quando for usar cordas 0.55 podem não caber.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 10, 2021 5:46 pm

Ivanov_br escreveu:Porque a p**** de ponte não vem com essa ranhura de fábrica, p****?

Nunca entendi isso!!!
Na verdade, a versão com carrinhos "slotados" (grooved saddles) de fábrica também existe:

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Leo-quan-badass-bass-v-bridge-black-5-string-top-1024x768

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan IMG-0105


Última edição por JAZZigo em Qua Fev 10, 2021 5:56 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 10, 2021 5:47 pm

Edão escreveu:Desculpa me intrometer, mas não deve ser feito no olhômetro.
As ranhuras ou slots das cordas nos carrinhos da ponte devem ser feitas em medida certa de espaçamento, por exemplo 19mm ou 18mm entre cordas, à seu gosto ou conforme a largura do braço, principalmente, pra corda não escapar do braço na digitação. E até em relação ao espaçamento do nut, se for o caso. A medida entre as cordas deve ser justa, precisa, esteticamente correta.  
A ranhura das cordas, também deve ser feita pra caber o calibre das cordas que você usa de forma recorrente.
Se você fizer uma ranhura que só caibam cordas 0.40, quando for usar cordas 0.55 podem não caber.
Edão disse tudo. Todo luthier decente tem um paquímetro sempre à mão.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por manorawe Qui Fev 11, 2021 8:13 am

Essas fotos mataram a pal, mas pelo visto você pode fazer ranhura genérica (primeira foto) ou ranhura com a largura x profundidade equivalente ao calibre da corda (segunda foto).

Obrigado pela Ajuda senhores.

JAZZigo escreveu:
Ivanov_br escreveu:Porque a p**** de ponte não vem com essa ranhura de fábrica, p****?

Nunca entendi isso!!!
Na verdade, a versão com carrinhos "slotados" (grooved saddles) de fábrica também existe:

manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por manorawe Sex Fev 12, 2021 8:00 am

Bom dia Pessoal.
Deixa eu botar lenha na fogueira.
Estava assistindo m video do Alexandre panta no you tube, onde ele faz upgrades em um Sx spb57, inclusive colocando uma omega bass 4c.
La ele diz que essa ponte é a continuação do projeto da badass(até ai ok), porem diz que o fato dos carrinhos não terem as ranhuras fará com que as cordas tenham menos contato com a ponte, assim fazendo com que as cordas vibrem mais.


OBS: link do video
https://www.youtube.com/watch?v=1kRdctmEJ2g
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por JAZZigo Sex Fev 12, 2021 10:54 am

manorawe escreveu:Bom dia Pessoal.
Deixa eu botar lenha na fogueira.
Estava assistindo m video do Alexandre panta no you tube, onde ele faz upgrades em um Sx spb57, inclusive colocando uma omega bass 4c.
La ele diz que essa ponte é a continuação do projeto da badass(até ai ok), porem diz que o fato dos carrinhos não terem as ranhuras fará com que as cordas tenham menos contato com a ponte, assim fazendo com que as cordas vibrem mais.


OBS: link do video
https://www.youtube.com/watch?v=1kRdctmEJ2g
nope
Esse rapaz, como dizem, perdeu a oportunidade de ficar calado.  Rolling Eyes  Diga-se de passagem, ele fala demais... tudo muito superficial. Falou bobagem sobre o SPB-3, a ponte etc.. nah

O que ele afirmou sobre a ponte Badass chega a ser fake news e contraria justamente os alertas que Leo Quan fazia questão de frisar na embalagem e na própria ponte, a respeito da necessidade de sua instalação por um luthier profissional. Voilà:

"IT IS ESSENTIAL THAT A PROFESSIONAL REPAIRPERSON FILE THE SADDLES TO PRECISELY FIT EACH STRING & CALIBRATE THE NOTE HARMONICS for the best sound transfer through the special bridge metal into the bass tone wood."
viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan 1197464_20170814073236

"SADDLE MUST BE CAREFULLY CUT FOR EACH STRING AND HARMONICALLY TUNED OR OPTIMUM MUSICAL PERFORMANCE."
viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan B157587014.2

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan IMG_1522
viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan IMG_1523

Como fazê-lo? Pergunta  Vide: https://www.strangeguitarworks.com/slotting-a-badass-bridge/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por manorawe Qui Fev 18, 2021 4:43 pm

JAZZigo escreveu:.
Fala Jazzigo.
Fiz dessa forma e ficou ótimo. Fiz ranhura bem fina para corda G e fui aumentando largura e profundidade até a B.
Realmente quando vc tira as cordas, vc percebe o desgaste desigual. Tinha uma ranhura mais profunda no centro do carrinho e outras mais superficiais paralelas a essa central, quer dizer que a corda realmente fica sambando ali em cima e com certeza muda a afinação ou perde vibração sem vc perceber.

Vlw, te amo cheers
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

viuvas da badass - Para as Viuvas do Leo Quan Empty Re: Para as Viuvas do Leo Quan

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos