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Mensagem por Convidado Ter 26 maio 2015, 10:57

Bertola,resolvi tentar regular o braço do meu contrabaixo pela primeira vez sozinho.

Ele esta trastejando a partir do 11ª casa até a 15ª na primeira corda (g).

Quero folgar o tensor.Pra qual lado giro ele?

há o risco de eu partir o tensor?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 26 maio 2015, 11:17

Anti-horário. 1/4 de volta de cada vez.
há o risco de eu partir o tensor?
Nesse caso, não.
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Mensagem por Convidado Ter 26 maio 2015, 11:48

Valeu Bertola! Smile

Vou tentar!

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Mensagem por Convidado Dom 31 maio 2015, 11:03

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Sobre a regulagem,descobri que a chave allen do tensor do BC é mais grossa do que as que eu teno aqui kk...

Mas Bertola,eu to com um plano ousado: trocar o braço do meu Cort B5.Planejo,com um luthier,óbvio,fazer um braço com as medidas do Bass Collection,porém com escala em maple ou marfim (ou talvez o cetim amarelo...).Já o próprio braço,pretendo se possível por a mesma madeira wenge,do original.

Em relação a espessura do braço em si,o timbre muda?

O B5 tem um timbre muito voltado para o médio e tem um corpo em Ash.Com a escala em maple,marfim ou cetim amarelo,o que o baixo ganha ou perde em timbre? Ouço dizer que o maple ressalta os agudos,mas ele "lima" os graves com isso também? Essa é minha preocupação...

E enquanto às diferenças entre as sonoridades do maple,do marfim e do cetim amarelo nas escalas?

E se ao invés do wenge,eu por maple no braço,com as escalas que mencionei?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom 31 maio 2015, 17:42

Em relação a espessura do braço em si,o timbre muda?
Sim, esse é um fatôr determinante no timbre.
Os instrumentos de escala em jacarandá tendem a ter uma sonoridade mais "fechada"
Sinceramente eu não faria isso. Mas sim faria com seu luthier um baixo com corpo de cedro e braço de marfim (ou tauarí-branco) e jacarandá...
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Mensagem por Convidado Dom 31 maio 2015, 18:17

Entendo... É que to buscando uma escala de madeira clara para esse braço.A madeira do braço em si,esteticamente não me preocupa,a não ser que sonoramente ela comprometa,saca? Viso mais a escala em cor clara.

Das madeiras claras que são utilizadas nas escalas,qual vc acha a mais recomendável para um baixo com corpo em Ash,sendo que procuro um som com mais graves e agudos,com menos médio possível?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom 31 maio 2015, 18:37

Cara, o "hard maple" seria a mais adequada (mas é cara, posto que importada), ou um pau-marfim imperial bem sêco.
Mas, não há certeza alguma nisso, pois luthiería não é ciência exata...
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Mensagem por Convidado Dom 31 maio 2015, 20:28

Entendi.To quase desistindo da escala em cor clara kk.. Não é a toa que tem poucos baixos assim...

É comum luthier trabalhar com ebonol,aquele material sintético que imita o ébano? Pois imagino que ébano deve ser bem caro...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom 31 maio 2015, 21:04

Sim, ébano é caro...
Eu não gosto do ebonol, nem sei trabalhar com ele ou onde vende...
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Mensagem por Convidado Dom 31 maio 2015, 22:29

Entendo... Eu tive um Squier com ebonol e curtia muito o som dele.Bem bacana mesmo!

Mas realmente deve ser raro luthier trabalhar com ebonol...

Bom,é o jeito eu usar o cetim amarelo mesmo,caso as outras sejam muito caras... Saturado de rosewood Neutral

Valeu pela força,Bertola! Qualquer dúvida eu te abuso novamente rs.. up up

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Mensagem por Convidado Qua 03 Jun 2015, 14:27

Bertola,uma única vez toquei num baixo com ponte monorail,e a achei muito baixa,quase encostando nos caps.Desconfortável....Ela é assim mesmo? Tem como tornar ela mais alta com algum tipo de calço? Seria o ideal a se fazer?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 03 Jun 2015, 15:12

^ É só a forma de instalação e regulagem...
Eu não gosto dessas pontes (exceto para os "fanneds"), são chatas de instalar e de regular.
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Mensagem por Convidado Qua 03 Jun 2015, 17:17

Mas quando vc diz forma de instalação vc se refere ao q exatamente,Bertola? Não entendi direito.

É sobre o calço,que pode ser colocado embaixo delas?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 03 Jun 2015, 17:20

Max Payne escreveu:Mas quando vc diz forma de instalação vc se refere ao q exatamente,Bertola? Não entendi direito.

É sobre o calço,que pode ser colocado embaixo delas?

A forma como a ponte é instalada...
Não se coloca calço em pontes...
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Mensagem por Eliseumohr Qua 03 Jun 2015, 23:56

Boa noite Maurício , estou com um contrabaixo do Luthier Simões , esse baixo esta precisando de alguns ajustes , li em algum lugar aqui no fórum que você estudou com o Falecido Luthier .

Vou te passar alguns pontos sobre o baixo pra ver se você pode me ajudar .

Captadores são shaller jazz bass 5 cordas , na cavidade do circuito estão apenas os pots , fios e uma bateria não tem nem aquele (acho que o nome é diodo ) que vai soldado junto ao potenciometro .

Pergunto : Esses captadores são ativos?

Se sim como funcionam?

O baixo está com o som muito baixo , fraco

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 04 Jun 2015, 11:45

^ Eliseumohr
Me parece que o circuito está incompleto e terá que ser todo refeito, mesmo esse baixo sendo passivo.
Meu falecido Mestre dificilmente usava capts ativos, quase sempre esses da (excelente Schaller alemã).
Se vc puder, envie para meu e-mail uma foto do circuito, do baixo, de tudo...
Será uma honra para mim ajudá-lo no conserto desse seu instrumento e uma justa homenagem à um bom homem, à quem devo preciosos ensinamentos.
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Mensagem por Eliseumohr Qui 04 Jun 2015, 12:35

Tranquilo Maurício , hoje de noite tiro fotos  ao que tudo indica os captadores são ativos mesmo , mas vou deixar pra você dar um parecer!



Última edição por Eliseumohr em Sex 05 Jun 2015, 22:52, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro de ortografia !)
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Mensagem por Eliseumohr Sex 05 Jun 2015, 23:36

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola 20150605_224022
Algumas imagens para ver se conseguimos resolver esse problema Maurício!Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola 20150605_224117
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola 20150605_224345
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola 20150605_224436Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola 20150605_224822
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb 06 Jun 2015, 09:24

Eliseumohr
Acho que a parte elétrica terá que ser toda refeita...
De fato, esses são Schallers ativos, o que era incomum nos instrumentos feitos pelo meu mestre.
P.S.: Note como eu "copiei" o tipo de acabamento do saudoso Simões (R.I.P)!
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Mensagem por Eliseumohr Sáb 06 Jun 2015, 14:34

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola Active_jazz_bass
Pensei em usar esse diagrama aí será que vai funcionar?

O nome da peça que falta acho que é capacitor .05 seria esse o nome?

Quanto ao baixo , ele é muito confortável até mesmo eu que sou acostumado com baixos de 4 cordas consigo tocar nele , no quesito acabamento notei um extremo cuidado com as cavidades estão todas lixadas envernizadas e com a marca do Luthier , alguns parafusos foram trocados ,pois o baixo pelo que vi nos captadores tem 28 anos e deve ter passado em muitas "mãos" , mas continua impecável a ação das cordas ta melhor que meu Fender rss! Razz
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb 06 Jun 2015, 15:00

Eliseumohr
Seria algo parecido... Você terá que consultar o site da Schaller, pois as cores dos fios mudam de fabricante para fabricante.
Sim, falta o capacitor, e ele se compra em qualquer loja de eletrônicos (é muito barato).
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Mensagem por Eliseumohr Sáb 06 Jun 2015, 15:40

O problema que no site da Schaller não encontrei nada sobre captadores jazz bass , e meu inglês é péssimo!
Vou pedir pra alguém aqui do fórum pra ver se consegue achar algo!
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Mensagem por emachado Dom 07 Jun 2015, 20:51

Bertola, estou com um baixo para ajustes que está fritando meus miolos.
Quando no modo ativo ele faz um barulhão horrível, grave, quando o pot de graves está no final do curso. Quando os pots de médio ou agudo estão no final do curso ele apita com um som bastante agudo horrível.
Quando em série (13k) o problema aparece mais fácil. Quando em paralelo (3,4k) acontece menos, mas ainda surge.
O pré não tem trimpot de ganho acessível. Eu aposto nisso.
O que acha, poderia ser o cap music man de má qualidade? Me pareceu ser wilkinson pelo padrão de cores dos fios?
No modo passivo não acontece.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom 07 Jun 2015, 22:09

O problema me parece no pré...
Mas acho que o Colela é o cara para te avaliar melhor isso...
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Mensagem por Eliseumohr Ter 09 Jun 2015, 21:20

Maurício o baixo do Simões ficou pronto , refiz a parte elétrica e usai o diagrama da bass line e ficou ESPETACULAR , o som mais limpo que já vi , esses captadores em conjunto com a escolha das madeiras deixou o baixo perfeito !

Obrigado Maurício!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 09 Jun 2015, 21:51

Eliseumohr escreveu:Maurício o baixo do Simões ficou pronto , refiz a parte elétrica e usai o diagrama da bass line e ficou ESPETACULAR , o som mais limpo que já vi , esses captadores em conjunto com a escolha das madeiras deixou o baixo perfeito !

Obrigado Maurício!

Agradeça ao meu mestre Simões.
Se vc for religioso, reze em intenção de sua alma.
Se não for, sua felicidade com o instrumento já é o suficiente.
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Mensagem por Zéff Qui 18 Jun 2015, 05:54

Bertola, coloquei codas Flat 050 no meu Tagima Jazz Bass e estou tendo problemas com o Nut. Vc sabe me dizer a altura ideal que a corda tem q ficar do primeiro traste? Obrigado!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 18 Jun 2015, 08:56

Zéff escreveu:Bertola, coloquei codas Flat 050 no meu Tagima Jazz Bass e estou tendo problemas com o Nut. Vc sabe me dizer a altura ideal que a corda tem q ficar do primeiro traste? Obrigado!
Altura suficiente para não trastejar ou dificultar a digitação.
Isso vai depender da sua "pegada".
Eu, deixo o mais baixo possível (1mm + ou -).
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Mensagem por Zéff Qui 18 Jun 2015, 21:31

Obrigado Bertola!

Tenho uma outra pergunta...

O baixo esta quase regulado do jeito que eu quero com as 050, mas a corda D está trastejando em algumas regioes, principalmente na casa 12, onde o som está sem pressão alguma.

Vc acha que pode ter dado alguma problema com o tensor? No
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 18 Jun 2015, 21:35

^ Isso é difícil de analisar, pois pode ser problema com os trastes, e isso requer um "rebatimento" de trastes, procedimento que exige experiência.
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Mensagem por Zéff Qui 18 Jun 2015, 21:42

O estranho é que ele já estava com 050, porém eram 70, 90, 105, agora está com 75, 95, 110. E ocorreu isso depois que dei uma apertadinha no tensor.

Mas muito obrigado pela atenção Bertola, vou leva-lo ao médico! Abraços!
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Mensagem por Andre Azulao Ter 23 Jun 2015, 12:01

Fala Bertola,

Preciso de seu aconselhamento. Vou refazer o verniz de um braço e não pode ter um custo elevado, vai no DIY. Conseguiria um bom acabamento com verniz spray? Qual outra solução indica?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 23 Jun 2015, 12:24

^ Andre, vc precisa lixar o braço e aplicar depois algumas demãos do verniz spray e polir.
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Mensagem por Andre Azulao Ter 23 Jun 2015, 13:32

Obrigado Bertola.E qual tipo de verniz recomenda?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 23 Jun 2015, 14:13

Esse:
http://www.colorgin.com.br/produtos/?colorgin-verniz-acrilico-monocomponente
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Mensagem por Andre Azulao Ter 23 Jun 2015, 17:08

Valeuuuuuuu mestre!!!!

Abraço.
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Mensagem por MauKnop Dom 28 Jun 2015, 19:00

Olá BassMan´s...e Mauricio...
Tenho um SquierJB VM que foi customizado para modelo Marcus Miller. Mas o tensor dele deu um problema e como tenho alguma habilidade manual, eu mesmo resolvi verificar. Quebrou a ponta roscada da haste e fui comprar outro para reposição. Aí começaram as dúvidas: não consigo encontrar a haste igual à que estava no baixo. As que encontro são mais largas e com diâmetros maiores. Peço tua ajuda para ver como consigo resolver, pois vou vender o baixo (comprei um Marcus Miller original!!) mas não quero repassá-lo assim... Seguem fotos do tensor original e de um dos modelos que comprei. Informo que não tem luthier em minha cidade e fico à deriva... Até mesmo pergunto a você se tu faz esse serviço e quanto $$? Grato!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom 28 Jun 2015, 19:19

Se o novo tensor não cabe na cavidade, vc terá que alargá-la com uma tupia vertical.
Ou então comprar no E-Bay um tensor com as mesmas medidas do seu.
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Mensagem por MauKnop Dom 28 Jun 2015, 19:21

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se o novo tensor não cabe na cavidade, vc terá que alargá-la com uma tupia vertical.
Ou então comprar no E-Bay um tensor com as mesmas medidas do seu.

ok... Grato pela atenção.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom 28 Jun 2015, 19:23

MauKnop escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se o novo tensor não cabe na cavidade, vc terá que alargá-la com uma tupia vertical.
Ou então comprar no E-Bay um tensor com as mesmas medidas do seu.

ok... Grato pela atenção.
up

Atente para o fato de que, alargada a cavidade, uma nova "skunk stripe" (compatível) deverá ser confeccionada.
Recomendo usar braúna, roxinho ou ipê para esse míster.
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Mensagem por MauKnop Dom 28 Jun 2015, 19:24

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
MauKnop escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se o novo tensor não cabe na cavidade, vc terá que alargá-la com uma tupia vertical.
Ou então comprar no E-Bay um tensor com as mesmas medidas do seu.

ok... Grato pela atenção.
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Atente para o fato de que, alargada a cavidade, uma nova "skunk stripe" (compatível) deverá ser confeccionada.
Recomendo usar braúna, roxinho ou ipê para esse míster.

Pois é...pensei nisso... Vou tentar comprar no e-bay...
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Mensagem por emachado Dom 28 Jun 2015, 19:40

MauKnop escreveu:Olá BassMan´s...e Mauricio...
Tenho um SquierJB VM que foi customizado para modelo Marcus Miller. Mas o tensor dele deu um problema e como tenho alguma habilidade manual, eu mesmo resolvi verificar. Quebrou a ponta roscada da haste...

Não consegui visualizar como e onde foi a quebra. Será que soldando não conseguiria recuperar a peça original?
Soldas TIG produzem camadas bem finas e mesmo assim profundas. Maçarico também fica legal. Solda elétrica dá, mas tende a ser mais fraca e depositar maior quantidade de material.
Se for no final da rosca, talvez nem precise refazer a parte roscada com uma tarraxa. Se for na ponta, solde convenientemente outro material e refaça a rosca com a tarraxa. Não tenho certeza, mas a rosca deve ser 3/16" N.F. ou até 1/4" de polegada.
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Mensagem por emachado Dom 28 Jun 2015, 19:47

Para não editar meu post de novo...

Teste a porca com um parafuso e com ele você testa as tarraxas.
Se tiver que refazer a rosca em área soldada, correrá o risco de não conseguir, ou caso consiga, a tarraxa será bastante danificada. Isto porque as camadas soldadas tendem a ser muito duras.
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Mensagem por MauKnop Dom 28 Jun 2015, 20:04

emachado escreveu:Para não editar meu post de novo...

Teste a porca com um parafuso e com ele você testa as tarraxas.
Se tiver que refazer a rosca em área soldada, correrá o risco de não conseguir, ou caso consiga, a tarraxa será bastante danificada. Isto porque as camadas soldadas tendem a ser muito duras.

Ok... na verdade já fiz isso.... Ela quebrou na ponta roscada. Soldei com Tig uma outra rosca e ficou legal.... Mas como vou vender o baixo, na hora da venda, sempre vai ter um que vai condenar e tentar baixar preço em virtude da solda...por isso gostaria de trocar.. Mas procurei no e-bay agora e não vi nenhum similar ao original.... Acho que terei de deixar assim mesmo... up
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Mensagem por RBORCARI Seg 13 Jul 2015, 14:22

Bertola, boa tarde.

Cover de captadores:
Para o baixo SPB62 da SX, tem algo em consideração que devo me atentar na compra de um?

sabe me dizer se esse modelo atende?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670665672-pickup-cover-para-captador-de-baixo-_JM#questionText

obrigado,
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg 13 Jul 2015, 14:31

^ Esse aí é para Jazz Bass.
Para o P-Bass é esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-657360377-capa-cromada-do-captador-fender-precision-novo-_JM
Mas esse tá caro...
Tenta esse, nessa loja aqui:
http://www.musicware.com.br/fender/coverpickuppbass.jpg
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Mensagem por 109eh Seg 27 Jul 2015, 17:07

Bertola, boa noite!
Dúvida: para fazer um corpo de jazz bass 4 cordas nas medidas padrões Fender, quais as dimensões mínimas do blank (do bloco)? E qual a dimensão padrão para isso?
Estou com um bloco de 50 x 35 x 4.5 cm
Desde já obrigado pela ajuda de sempre

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg 27 Jul 2015, 18:38

Para um JB vc precisar de um com, no mínimo 55X40X4,5cm...
Como essa aí tem apenas 50 de comprimento, vc pode cortar no meio (ou um pouco mais acima) e colar uma outra peça (de preferência da mesma prancha) com 55/60 cm na parte de cima e largura suficiente para dar 40cm.
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Mensagem por Willian Casagrande Ter 28 Jul 2015, 13:18

Bertola, boa tarde. Tenho um Fender JB que está há algum tempo sem aquela "bucha" (não me lembro do nome e nem encontrei por aqui rs) responsável por manter a tarracha da corda E imóvel. Por conta disso, a tarracha deu uma leve entortada. Isso é muito prejudicial? Sabe se precisarei trocá-la? Obrigado.
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Mensagem por Tytoos Ter 28 Jul 2015, 19:01

Boa noite, tudo bem? Acabei de comprar um Ibanez Sr885 japonês com captação ativa EMG JJ e por ser um baixo mais antigo está com a pintura bem judiada e lascada/marcada/rachada. Como gostei MUITO dele, conforto, tocabilidade, timbre e resposta pretendo ficar com ele por muito tempo e eis que surgiu a dúvida: É muito complicado mexer no corpo do baixo? Para revitalizar? To pensando em até colocar um top nele para ficar parecido a linha nova dos SR 6xx ~7xx.

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