Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
heenrique_bass
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes

Página 2 de 19 Anterior  1, 2, 3 ... 10 ... 19  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 28, 2015 8:07 pm

Willian Casagrande escreveu:Bertola, boa tarde. Tenho um Fender JB que está há algum tempo sem aquela "bucha" (não me lembro do nome e nem encontrei por aqui rs) responsável por manter a tarracha da corda E imóvel. Por conta disso, a tarracha deu uma leve entortada. Isso é muito prejudicial? Sabe se precisarei trocá-la? Obrigado.
Troque-a.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 28, 2015 8:08 pm

Tytoos escreveu:Boa noite, tudo bem? Acabei de comprar um Ibanez Sr885 japonês com captação ativa EMG JJ e por ser um baixo mais antigo está com a pintura bem judiada e lascada/marcada/rachada. Como gostei MUITO dele, conforto, tocabilidade, timbre e resposta pretendo ficar com ele por muito tempo e eis que surgiu a dúvida: É muito complicado mexer no corpo do baixo? Para revitalizar? To pensando em até colocar um top nele para ficar parecido a linha nova dos SR 6xx ~7xx.
Não vejo a menor necessidade disso. Gasto de grana desnecessário.
Leve-o à seu luthier para uma regulagem geral.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Willian Casagrande Qua Jul 29, 2015 8:33 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Willian Casagrande escreveu:Bertola, boa tarde. Tenho um Fender JB que está há algum tempo sem aquela "bucha" (não me lembro do nome e nem encontrei por aqui rs) responsável por manter a tarracha da corda E imóvel. Por conta disso, a tarracha deu uma leve entortada. Isso é muito prejudicial? Sabe se precisarei trocá-la? Obrigado.
Troque-a.

Ok, obrigado!
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mike_ Qua Jul 29, 2015 11:22 am

Bom dia Bertola!

Estou sentindo as cordas do meu SX JB pesadas na parte mais grave do braço. O restante está com uma regulagem média (não muito alta, mas não muito colada), e está confortável.

Seria o caso de regular o nut?
Se sim, o vídeo mostra o procedimento correto?

https://www.youtube.com/watch?v=cI9Y9MsmnEc

Obrigado!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por 109eh Qua Jul 29, 2015 12:00 pm

Bertola, primeiramente parabéns pelo convite e por ter aceito!!
Duas dúvidas:
1 - se eu for fazer um braço de jazz bass 4 cordas, quais as dimensões padrões que devo comprar a madeira do braço e da escala?
2 - Penso em fazer um corpo com tampo. E sempre que vejo corpos com tampo, olhando as camadas verifico que usam a madeira principal, usam uma fina camada de outra madeira e só depois colam o tampo, ou seja, como se fossem 3 madeiras ou mais não sei. É isso mesmo? Isso é meramente estético ou tem alguma finalidade? Queria fazer com marupá e tampo de imbuiá, alguma recomendação das espessuras mais adequadas? E qual madeira uso no meio das duas?
Obrigado, Bertola. Grande abraço e fique com Deus

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 29, 2015 5:48 pm

109eh
(seria seu "nick" uma refererência aos Messerschimitt 109?)
Você deve comprar uma peça de pau-marfim, tauarí-branco, peroba-clara ou bôrdo de 85 (comprimento)X10 (largura)X2,5 (espessura) cm, e uma peça de escala com 65 X 6,5 X 0.5 cm (nas madeira acima - escala clara, ou braúna, muiracatiara, ipê, sucupira ou jacarandá).
Sinceramente, acho isso desnecessário. Se vc quer tampo, use uma peça de marupá e outra de imbúia como tampo, totalizando 4,5 cm de espessura.
Finalizado, o braço tem que ter uma largura de 3,8 (+ ou -) na pestana e 6,3 (+ ou -) cm no último traste.
Mike_
Cara, vc terá que limar os sulcos da pestana de seu baixo até ele adquirir uma altura para a corda no 1° traste mais baixa, mas que evite trastejamento. O lance desse vídeo é correto. mas eu faço no "olhômetro" mesmo (experiência).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Murilo_ Qua Jul 29, 2015 9:49 pm

Bertola, tudo bem irmão?
Eu tenho um baixo, muito legal em casa, que gostaria de modificar
por achar que ele merece.. Primeira modificação seria um Pré onboard Aguilar OBP3..

A segunda é onde tenho dúvidas. O braço dele é meio grosso, na pegada. Ele tem um espaçamento legal nas cordas, mas o braço é grosso, acharia legal um braço com a pegada mais fina tipo trb I.. seria possível modificar o mesmo braço, ou só outro?
Murilo_
Murilo_
Membro

Mensagens : 21
Localização : Ariquemes Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por 109eh Qua Jul 29, 2015 10:07 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:(seria seu "nick" uma refererência aos Messerschimitt 109?)
EXATAMENTE Shocked  Shocked !! Fiquei surpreso por conseguir associar!! Shocked
A aeronave alemã que abateu muitos B-17 (avião estadunidense)!!
p.s.: obrigado pela ajuda

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 29, 2015 11:14 pm

Murilo_ escreveu:Bertola, tudo bem irmão?
Eu tenho um baixo, muito legal em casa, que gostaria de modificar
por achar que ele merece.. Primeira modificação seria um Pré onboard Aguilar OBP3..

A segunda é onde tenho dúvidas. O braço dele é meio grosso, na pegada. Ele tem um espaçamento legal nas cordas, mas o braço é grosso, acharia legal um braço com a pegada mais fina tipo trb I.. seria possível modificar o mesmo braço, ou só outro?
Se for para retirar material (madeira), da parte de trás do braço pode ser feito sim.
Porém, isso tem que ser feito por um luthier experiente pois pode (e fará) enfraquecer a resistência estrutural do braço, e, dependendo, o mesmo pode tornar-se instável.
Leve seu instrumento à um luthier competente.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Murilo_ Qua Jul 29, 2015 11:21 pm

Então Bertola, vou levar ao luthier. Mas em regra é possível, ou só da pra saber realmente após a análise do luthier?
Murilo_
Murilo_
Membro

Mensagens : 21
Localização : Ariquemes Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 29, 2015 11:22 pm

109eh escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:(seria seu "nick" uma refererência aos Messerschimitt 109?)
EXATAMENTE Shocked  Shocked !! Fiquei surpreso por conseguir associar!! Shocked
A aeronave alemã que abateu muitos B-17 (avião estadunidense)!!
p.s.: obrigado pela ajuda

Sempre fui estudioso da aviação, e particularmente dos aviões de combate da 2ª Guerra Mundial, e o "One o nine" é o mais famoso deles, Em seu cockpit, Eric Hartman abateu 352 aviões inimigos! Enquanto o maior ás americano, Richard Bong, derrubou "apenas" 40, e o russo Lev Sestakov derrubou 74...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 29, 2015 11:23 pm

Murilo_ escreveu:Então Bertola, vou levar ao luthier. Mas em regra é possível, ou só da pra saber realmente após a análise do luthier?
Só depois que o luthier analisar.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mike_ Qui Jul 30, 2015 9:51 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Mike_
Cara, vc terá que limar os sulcos da pestana de seu baixo até ele adquirir uma altura para a corda no 1° traste mais baixa, mas que evite trastejamento. O lance desse vídeo é correto. mas eu faço no "olhômetro" mesmo (experiência).

Ok. Essa lima é "especial" para esse serviço? Porque eu teria que manter o sulco com um raio para encaixar a corda, correto?
E tem que ser uma lima com espessura correta para cada corda?
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jul 30, 2015 9:58 am

^ Não.
Eu uso limas "circulares" pequenas, de um jôgo que vende até mesmo em camelôs ou lojas de ferragens, e a corda Sol, uso serra de arco mesmo (aquelas para metal).
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4417/24/239/jogo-de-limas-agulha-140-mm-com-12-pecas-rocast-jglima140
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670573466-jogo-de-lima-agulha-com-12-pecas-vonder-la-012-_JM
Claro que existem jogos dedicados (na Stewart MacDonalds), mas são bem caros...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mike_ Qui Jul 30, 2015 11:48 am

Vou procurar um jogo desses aqui na cidade!

Muito obrigado pelas respostas, Bertola!

Ah, mais uma dúvida...hehe
Há o risco de eu "matar" o nut?
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jul 30, 2015 3:53 pm

^Sim, há.
Há que se ter cuidado...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por 109eh Sex Jul 31, 2015 11:14 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Claro que existem jogos dedicados (na Stewart MacDonalds), mas são bem caros...
Quando vc faz com limas comuns, há chance do buraco ficar muito largo... para evitar isso eu faço com uma corda antiga da msma espessura (ou aquele excesso q as cordas novas deixam)

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jul 31, 2015 12:34 pm

109eh escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Claro que existem jogos dedicados (na Stewart MacDonalds), mas são bem caros...
Quando vc faz com limas comuns, há chance do buraco ficar muito largo... para evitar isso eu faço com uma corda antiga da msma espessura (ou aquele excesso q as cordas novas deixam)
Cordas não são adequadas para isso, pois seu revestimento é redondo. O ideal é lima mesmo. Mesmo esses jogos baratos tem limas de diâmetro adequado, inclusive para a Sízona.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por 109eh Dom Ago 02, 2015 4:45 pm

Bertola,
Poxa... nunca achei limas redondas no diâmetro adequado!  Usava cordas velhas p/ finalizar o diâmetro certim em nuts de madeira! O ideal é lima, obviamente!

Duas dúvidas sobre madeira de corpo, se for possível ajudar:
1 - Já vi em outro forum que você recomendava muito a cerejeira para strato. Mas para baixo, como se compara tonalmente cerejeira, freijó e cedro? E a quais madeiras estrangeiras cada qual se aproxima?
2 - você já teve alguma experiência com alguma dessas madeiras chamada "Curupixá', Araucária (Pinheiro do Paraná), vinhático (persea indíca)? O que pode falar sobre elas?
Obrigado e abraço

109eh
Membro

Mensagens : 57
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 02, 2015 9:57 pm

^ Cara, cerejeira é uma madeira pesada e de difícil "trabalhabilidade". Não trabalho mais com ela.
O freijó é tonalmente a mais parecida com o amieiro (alder), apesar de pesada (menos que a cerejeira).
Araucária é muito boa, eu já construí um P-Bass com ela, lembra o freixo (ash), mas mais leve e com timbre mais fechado; Bem legal! Vinhático também é boa. Corupixa eu não conheço.
Compre as limas que indiquei acima.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por bass-will Seg Ago 03, 2015 2:22 pm

Boa Tarde Bertola

Estou com duvidas na construção do meu novo baixo , e gostaria de pedir a sua ajuda.

Um dos meus sonhos sempre foi ter um Warwick Streamer Stage II , não pela a aparência dos Warwick , mais sim pelo o som, porem a grana e curta pra comprar um Stage II 98.

Saberia me informar qual configuração eu chegaria mais próximo no timbre dele , aquele Punch absurdo da corda B dos Stage II , meu deixa doido , ainda mais se tratando com um baixo de escala 34 polegadas, curto muito o som de pizzicato dele também, acho completamente diferente , sei que não um baixo tão versátil , mais isso não o problema no momento.

inicialmente tinha pensado em duas configurações , como não sou expert em construção não sei se esta correta a minha ideia. caso não esteja se você puder me dar as dicas das construções.


Corpo: Cedro Rosa
Braço inteiriço: Cedro Rosa (3 longarinas de marfim do início do headstock ao final do corpo)
Escala: Rouxinho
Trastes: Extra Jumbo ( Liga de Bronze,as mesmas utilizados pela a Warwick)
Captadores: Mec Gold Ativo (Mesmos usados nos Streamer Stage II e na mesma posição)
Preamp: Aguilar OBP-3
Top Curly Maple 4A
Ponte; Mono Rails (estou com duvida no espaçamento entre 16,5mm ou 17mm)


Corpo: Cedro Rosa
Braço inteiriço: Freijó (3 longarinas de Pequiá do início do headstock ao final do corpo) - vi um braço de freijo achei esteticamente bonito.
Escala: Pau Ferro
Trastes: Extra Jumbo ( Liga de Bronze,as mesmas utilizados pela a Warwick)
Captadores: Mec Gold Ativo (Mesmos usados nos Streamer Stage II e na mesma posição)
Preamp: Aguilar OBP-3    
Top Curly Maple 4A
Ponte; Mono Rails (estou com duvida no espaçamento entre 16,5mm ou 17mm)

Corda B atravessando pelo o corpo ou a  Corda B estendida , mesmo esquema dos foderas

se nem uma das construções estiver correta , qual seria a ideal.
grande abraço.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 1439669_19ac533236e55b686363ca9704314d3c
image upload
bass-will
bass-will
Membro

Mensagens : 57
Localização : Minas Gerais / Belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Felipencs Seg Ago 03, 2015 2:56 pm

Boa tarde amigo Bertola.

Antes de mais nada, muito obrigado pela sua humildade em responder nossas perguntas.

Tenho um Tagima TP-4 e gosto bastante dele. Bem leve, construção sem problemas, braço confortável. Resumindo, o baixo pro dia-a-dia. Há uns tempos, esse baixo ficou com um amigo meu que instalou um captador Fender antigão nele que deixou o baixo com um som sensacional. Depois de um tempo ele me devolveu o baixo e teve que, infelizmente, retirar o captador e reinstalar o cap chinês porcaria.

Pelo que eu andei lendo no fórum, pretendo comprar um Malagoli de alnico para manter o timbre característico dos precision (estou certo?)

Quanto à qualidade dos captadores, qual você me indicaria?

P-HOT

CUSTOM-51

QUARTER TONE P

Obrigado
Felipencs
Felipencs
Membro

Mensagens : 95
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por eusouojunior Seg Ago 03, 2015 4:11 pm

Caro Bertola,

Recentemente adquiri um Lakland Skyline 55-02 Deluxe. Na hora a empolgação foi tanta que não reparei num pequeno detalhe. Na parte de trás do braço, próximo a headstock, tem uma pequena fissura de aproximadamente 7 mm.

http://postimg.org/image/b33h0qfzv/

Aparentemente ela está estabilizada. Minha grande dúvida é: um reparo nesta região é simples de se fazer? O resultado estético é perfeito ou apenas satisfatório? Caso não haja nenhum risco do problema se agravar, podemos deixar como está? Vou te mandar uma foto pra que possa fazer uma análise do problema. Muito obrigado por enquanto.

Grande abraço,

Junior.
eusouojunior
eusouojunior
Membro

Mensagens : 34
Localização : Campinas - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 03, 2015 5:39 pm

bass-will
Freijó e cedro rosa eu não julgo adequados para braços. Preferiría o pau-marfim ou o tauarí-branco.
No mais, as duas configurações são adequadas.
Sobre o espaçamento da ponte mono-rail, é pessoal, não posso opinar.
Felipencs
Cara, isso vai depender do que vc quer. Se um som mais "vintage", o Custom-51. Se algo mais "porrada", o Quarter Tone P, se mais forte ainda, o P-Hot.
eusoujunior
Isso me parece uma mera expansão da madeira.
Cubra com uma fita crepe, deixando de fora apenas essa rachadura. Lixe-a com lixa 200 e depois passe cêra de carnaúba (sólida) e passe flanela para polir.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Felipencs Qua Ago 05, 2015 10:28 am

Legal Bertola, mais uma vez obrigado. Sua indicação vai de encontro com o que eu andei pesquisando. É muito bom ouvir de quem tem experiência real no assunto.

Acabei me decidindo pelo Quarter Tone pra brincar com a galera no rock alternativo mais moderno.

Um grande abraço
Felipencs
Felipencs
Membro

Mensagens : 95
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 05, 2015 11:19 am

^ Eu sempre uso capts de alta-saída em meus baixos.
Esse do meu "avatar" aí são os antigos DiMarzio cerâmicos. Também uso os DiMarzio no meu JB...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Felipencs Qua Ago 05, 2015 12:15 pm

Eu só tenho um pouco de medo do Quarter-Tone embolar um pouco a região grave da corda MI. Será q isso pode acontecer por ele ser o que apresenta maior tendência aos graves?

Eu curto muito o som dos precisions mas as vezes ouço uns que o E, F, F#, G parecem um peido (com o perdão da expressão hahaha) e eu não queria me ver nessa situação de jeito nenhum.

Aproveitando a dúvida: Esse embolado se deve mais ao cap ou à construção do instrumento?

O P-Hot tem mais saída mas menos grave. Isso ajuda ou atrapalha na definição do som?

Obrigado
Felipencs
Felipencs
Membro

Mensagens : 95
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 05, 2015 12:18 pm

Esse embolado se deve mais ao cap ou à construção do instrumento?
Sedeve à equalização e (mais ) à qualidade da amplificação...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Felipencs Qua Ago 05, 2015 1:58 pm

Então não restam dúvidas, meu amigo. Vou de Quarter-Tone mesmo.

Um enorme obrigado.
Felipencs
Felipencs
Membro

Mensagens : 95
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty SX defeito?

Mensagem por Detoba Sex Ago 07, 2015 1:50 am

Preciso da ajuda de vocês galera, comprei um baixo sx sjb75 e notei uma coisa que não sei se é defeito de fábrica. Eu não consigo regular ele pra ficar com as cordas baixas pois trasteja muito, observei também que se eu baixar a altura lá na ponte dos carrinhos mesmo assim as cordas ainda ficam bem alta no braço (so pra ver a altura, mesmo trastejando) parece que o braço é meio baixo em relação ao corpo por isso por mais que eu afrouxe os parafusos pra baixar as cordas e afine elas continuam numa altura absurda, digo isso pois comparo com um ibanez que tenho muito inferior ao sx mas ele é super confortável de se tocar, cordas bem baixas e não trasteja. Queria saber se é o SX que é assim mesmo que só da pra tocar com as cordas bem altas ou isso é defeito de fábrica? Da um Help ai galera.

https://plus.google.com/u/0/photos/105857685321764864956/albums/6180125607618948193/6180125623976346914?pid=6180125623976346914&oid=105857685321764864956

https://plus.google.com/u/0/photos/105857685321764864956/albums/6180125607618948193/6180125611438550818?pid=6180125611438550818&oid=105857685321764864956
Detoba
Detoba
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 07, 2015 8:02 am

Detoba
Essas fotos não dizem muito...
Ademais, eu pergunto: Assim que vc o comprou, levou a um bom luthier para regulagem geral?
Se o braço está baixo demais em relação ao corpo, há que se colocar um calço.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por korg Sex Ago 07, 2015 3:33 pm

Uma coisa não entendi: vc disse que trasteja muito mesmo com as cordas altas?
entao deve trastejar na 1a casa, pode ser nut mal regulado ou trastes desnivelados? sei la... pode ser braço empenado...

agora, mesmo se com os saddles no minimo continua alto, vc pode colocar um pedaço de papel (ou 2) entre o braço e o corpo, mas um pedaço pequeno e fino, tipo um retangulo, mas que seja da largura do braço e tipo um dedo de largura. Esse calço vai angular um pouco o braço reduzindo a altura das cordas. Depois disso obviamente terá que regular o tensor.

aconselho vc levar em um luthier experiente.

abs
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Detoba Sex Ago 07, 2015 8:14 pm

Bom galera achei uma imagem de um tópico aqui no fórum bem parecido com a minha situação , na verdade ela é o inverso da número
4 da figura, no meu caso o braço ali na junção com o corpo parece ser mais fundo e por isso as cordas ficam alta mesmo com o carrinho baixo.
Amanhã to levando no Luthier pra ver se consigo resolver essa situação. Comprei o SX por ver tanta gente falando bem dele em fóruns.
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 NeckAngle

Já estava esquecendo uma coisa, uma dúvida, ao colocar esse calço no braço meu baixo vai ter algum prejuízo no som? Altera em alguma coisa o timbre ou algo do tipo? Desculpe a pergunta meio tosca mas não tenho experiência alguma com relação a isso.
Detoba
Detoba
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Coder Sex Ago 07, 2015 10:49 pm

Detoba escreveu:Já estava esquecendo uma coisa, uma dúvida, ao colocar esse calço no braço meu baixo vai ter algum prejuízo no som? Altera em alguma coisa o timbre ou algo do tipo? Desculpe a pergunta meio tosca mas não tenho experiência alguma com relação a isso.

Nenhum, inclusive a própria Fender recomenda colocar esse calço (shim) quando necessário. Pág. 20 e 21 do manual:

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Shim0

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Shim
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 07, 2015 11:33 pm

^ Boa contribuição!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Detoba Sáb Ago 08, 2015 10:45 am

Valeu pela contribuição. Luthier aqui no Rio de Janeiro, alguém conhece? indicações?
É disso que preciso
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 02
Detoba
Detoba
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por korg Dom Ago 09, 2015 4:13 am

Tem o Bertola aqui no fórum, que postou antes de vc Smile
aliás.... errrr.... o tópico é DELE Smile
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 09, 2015 9:30 am

korg escreveu:Tem o Bertola aqui no fórum, que postou antes de vc Smile
aliás.... errrr.... o tópico é DELE  Smile

korg
Obrigado pela consideração...
Mas o tópico é de todos...
Kkkkkkkkkk....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Coder Dom Ago 09, 2015 9:38 am

Detoba escreveu:Valeu pela contribuição. Luthier aqui no Rio de Janeiro, alguém conhece? indicações?
É disso que preciso
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 02

Ação alta mesmo com os saddles baixos, pra mim soa como regulagem de tensor. Ou está muito côncavo ou realmente precisa do calço. Aperte a primeira casa e a 17º. Veja a distância entre o topo do 7º traste em relação a corda. O ideal é estar com uma pequena folga, 0,5mm a 1mm. Se estiver mais que isso, o tensor deverá ser regulado para que fique +/- nessa medida. Procure o Bertola em Niterói e seus problemas estarão resolvidos! Laughing
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por allexcosta Dom Ago 09, 2015 9:40 am

Detoba escreveu:É disso que preciso

Provavelmente não. Um calço típico deve funcionar, além de uma regulagem cuidadosa, diagnóstico de trastes altos, limar o nut, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Emanoel Chequetto Seg Ago 10, 2015 1:54 pm

Mudando de conversa,

Bertola, já viu algum trabalho de escala realizado em Inuíba??? É uma madeira muito dura e pesada, de coloração escura.
Emanoel Chequetto
Emanoel Chequetto
Membro

Mensagens : 181
Localização : Vila Valério - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 10, 2015 4:04 pm

Emanoel Chequetto escreveu:Mudando de conversa,

Bertola, já viu algum trabalho de escala realizado em Inuíba??? É uma madeira muito dura e pesada, de coloração escura.

Cara, nunca ouví falar dessa madeira...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Emanoel Chequetto Seg Ago 10, 2015 4:45 pm

Ela lembra o Ipê nos aspectos de coloração e dureza...

Peguei um pedaço de um Batente de porta antigo... e lixei e deu algo aparentemente bom para uma escala. Apenas no visual...

scratch scratch scratch scratch scratch
Emanoel Chequetto
Emanoel Chequetto
Membro

Mensagens : 181
Localização : Vila Valério - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola  

Mensagem por LipeBass15 Qua Ago 12, 2015 2:04 pm

como faço pra trocar as tarraxas do meu bass gianini tarraxas dolphin
LipeBass15
LipeBass15
Membro

Mensagens : 2
Localização : BRASILIA-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 12, 2015 3:33 pm

Emanoel Chequetto escreveu:Ela lembra o Ipê nos aspectos de coloração e dureza...

Peguei um pedaço de um Batente de porta antigo... e lixei e deu algo aparentemente bom para uma escala. Apenas no visual...

scratch scratch scratch scratch scratch

Nem toda madeira dura serve pra escala... Angelim-Pedra é dura, e não presta...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 12, 2015 3:34 pm

LipeBass15 escreveu:como faço pra trocar as tarraxas do meu bass gianini tarraxas dolphin

Trocando ué!
Desaparafusando tudo e retirando as velhas e reaparafusando as novas...
Agora, se vc não sabe fazer, tem um profissional especializado nisso e em outros vários serviços: O Luthier...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Coder Qua Ago 12, 2015 3:52 pm

LipeBass15 escreveu:como faço pra trocar as tarraxas do meu bass gianini tarraxas dolphin

Só veja as medidas antes de comprar. O que mais tem por aí é gente vendendo tarraxas porquê não serviu no baixo.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 12, 2015 4:09 pm

Coder escreveu:
LipeBass15 escreveu:como faço pra trocar as tarraxas do meu bass gianini tarraxas dolphin

Só veja as medidas antes de comprar. O que mais tem por aí é gente vendendo tarraxas porquê não serviu no baixo.
Exatamente...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Emanoel Chequetto Qua Ago 12, 2015 4:37 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Emanoel Chequetto escreveu:Ela lembra o Ipê nos aspectos de coloração e dureza...

Peguei um pedaço de um Batente de porta antigo... e lixei e deu algo aparentemente bom para uma escala. Apenas no visual...

scratch scratch scratch scratch scratch

Nem toda madeira dura serve pra escala... Angelim-Pedra é dura, e não presta...

Sei disso, por isso da curiosidade! Procurei mais afundo na internet e não consegui nada a respeito de sua utilização, apenas outro nome popular: "Sapucaiú". Ela é da mesma família da castanho-do-Brasil, jequitibá, sapucaia.

Mas, obrigado!
Emanoel Chequetto
Emanoel Chequetto
Membro

Mensagens : 181
Localização : Vila Valério - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Emanoel Chequetto Qua Ago 12, 2015 4:59 pm

Bertola, eu tenho uma dúvida e procurei pelo site mas não encontrei a reposta, ao menos acho que não. (kkk)

Vou ainda hoje levar uma peça de pau-marfim para cortar e vai servir para o braço de Um precision bass. Já te perguntei e você disse que posso utiliza-la em uma peça única para o braço e escala. Contudo, tenho uma dúvida no encaixe do braço com o corpo. Pela planta que tenho, a qual o amigo Uchoa cedeu gentilmente, a escala passa do encaixe do braço. Terei de fazer um corte abaixo da escala (como na foto 01) ou o braço fica até o último traste e assim terei de alongar o encaixe adentrado mais no corpo (foto 02)?

Foto 01
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 DSC04713

Foto02
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Bn5907b
Emanoel Chequetto
Emanoel Chequetto
Membro

Mensagens : 181
Localização : Vila Valério - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 19 Anterior  1, 2, 3 ... 10 ... 19  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos