Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem de equalização

Ir em baixo

Regulagem de equalização Empty Regulagem de equalização

Mensagem por LBorges em Ter Out 06, 2015 8:30 pm

Opa, tudo bom?

Gostaria de matar umas curiosidades.
Em configuração com baixo e amp somente.

O pessoal equaliza grave, médio e agudo a partir o potenciômetro em 50% e vai ajustando ou sai de 100% e vai diminuindo? Qual amplificador utiliza ?

Com baixos passivos, deixa o TONE inicialmente em 100% e vai diminuindo ou deixa em 50% e vai ajustando?
E com baixos ativos?

Obrigado.

LBorges
LBorges
Membro

Regulagem de equalização Empty Re: Regulagem de equalização

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Out 06, 2015 8:49 pm

Eu sempre coloco os botões de equalização na posição 12h (50%) e depois vou ajeitando. Não conheço ninguém que coloque em 100% e vá diminuindo... O tone depende do baixo e da música, mas, nos meus baixos com esquema "gibson", eu "fecho" quase tudo o tone do capt do braço e deixo o da ponte "aberto" (assim tenho mais "amplitude" com o uso da chave de 3 posições). Nos P-Bass deixo o tone todo "aberto" e fecho em algumas músicas. Nos J-Bass não mexo em nada no tone, só nos volumes.
Meu amp varia muito, pois, se toco num lugar que já tem amp, não levo o meu (Meteoro 400MB "mexido").
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por LBorges em Ter Out 06, 2015 9:06 pm

É que hoje começou uma discussão em uma comunidade que participo no FB sobre amplificadores.
Uma pessoa iniciou o assunto de equalização de amplificadores. Alguns falando que flat é configuração em 50% dos knobs e outros (maioria) que flat é configuração em 100% knobs.
Leve em consideração que a maioria do pessoal é guitarrista.

Realmente se você parar para pensar amplificadores valvulados em geral e algumas marcas de transistorizados utiliza tone stack, um filtro passivo. E a logica de raciocínio é bem parecida com a de um potenciômetro de tone em baixos passivos. Só ocorre corte de frequência.

Outra parte de amplificadores, a maioria dos de contrabaixo transistorizados. Utilizam filtros ativos dando um ganho em frequências especificas. Igual a alguns circuitos de baixo ativo.

Só para dar um exemplo: Staner em todos os seus amps, pelomenos os de baixo, usa tone stack . Na teoria, o som "flat" sem cortes é em 100%. Já os GK usam filtro ativo que, em teoria, o flat seria em 50%.

Deixando claro que não estou dizendo o que é certo ou errado, é só curiosidade mesmo que surgiu.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagem por Rico em Ter Out 06, 2015 9:24 pm

Sempre trabalho com tudo (teoricamente) em 50% e depois ajusto. Isso inclui amps com equalizador.

Nos baixos, dependendo do que seja e de como esteja comportando-se o amp (em decorrência de N fatores) posso ou não ajustar o tone no instrumento. Este sim, parte sempre de 100%, apenas por uma questão de costume.
Rico
Rico
Membro

Mensagem por joabi em Ter Out 06, 2015 10:09 pm

Flat quer dizer deixar sem atuação de determinado controle. Varia a cada caso, dependendo do projeto.

Nos amplificadores o mais comum é que essa posição seja em 50%, pois isso dá flexibilidade ao músico para acentuar ou reduzir frequências de acordo com o ambiente onde está.

Nos instrumentos o TONE é flat em 100%. Em alguns casos, como no Fender Marcus Miller, o flat para o grave e agudo é zerado. O ajuste de grave do J-Retro também é assim.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta em Ter Out 06, 2015 10:42 pm

LBorges escreveu:Leve em consideração que a maioria do pessoal é guitarrista.

Isso pra mim significa: "esqueça tudo que leu lá"
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Out 06, 2015 10:45 pm

^ Ri Muito
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por LBorges em Ter Out 06, 2015 10:56 pm

Ai que tá, eu não li e fiquei só nisso.Eu estudei os circuitos e vi que faz sentido.
Sentido por exemplo que o me fez olhar para o circuito do Ha3500 e ver que o pré valvulado dele tem um tone tone stack em 100% e só depois que ele vai para a equalização misturada com o pré transistorizado.

Logo, ele usa flat em 100% valvulado .Razz
LBorges
LBorges
Membro

Mensagem por Claudio em Qua Out 07, 2015 8:24 am

joabi escreveu:
Nos amplificadores o mais comum é que essa posição seja em 50%, pois isso dá flexibilidade ao músico para acentuar ou reduzir frequências de acordo com o ambiente onde está.

É exatamente para essa finalidade que eu utilizo o EQ, apenas para cortar o que está sobrando no ambiente!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: