Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

+3
Breno_Barnabe
JAZZigo
Guilé
7 participantes

Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por Guilé Qua Out 28, 2015 3:02 pm

Tomo a liberdade para citar o amigo JAZZigo em uma de suas colocações no Clube Japanese Bass 80´s para inaugurar esse tópico que trata de um assunto que sempre me trouxe curiosidade, é corriqueiramente tratado nas entrelinhas dos tópicos que falam sobre captadores, luthieria, timbre, etc, mas ao meu ver não é um assunto que tenha sido muito bem concentrado e ilustrado, como espero que seja neste tópico:

JAZZigo escreveu:
A moral da hístória é que, IMO: o sweet spot tem uma influência mais significativa no timbre do que o captador propriamente dito e/ou as madeiras utilizadas na construção do instrumento.

A minha inquietação se ampliou ontem quando coloquei frente a frente ontem dois de meus instrumentos e percebi muito nitidamente a diferença entre o som da ponte de ambos...de maneira que só tinha sentido essa diferença tão fortemente ao testar pela primeira vez um baixo com o P colado no braço.

O Miller que teoricamente seria um 77 e o SX que sugere um 75 e tem espaçamentos diferentes na captação da ponte, o Miller com um médio-agudo muito mais pronunciado do que o SX que tem um som mais equilibrado.


Entendendo melhor sobre Sweet Spot. WP_20151027_21_34_27_Pro


Pergunto:

Com base no que foi dito pelo JAZZigo que além de possuir vários instrumentos de configurações diferentes é também possuidor de vasta experiência com equipo de fabricantes, materiais e propostas diferenciadas... usando 3 instrumentos clássicos como exemplo (precision, jazz bass e musicman), seria o ponto de instalação, o fator preponderante na sonoridade peculiar de cada um deles?

Qual é a sua opinião/experiência?
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por JAZZigo Qua Out 28, 2015 6:31 pm

^
Opa, Guilé!

Na verdade, acredito que os luthiers podem falar com mais propriedade sobre o assunto do que eu e muitos talvez discordem da minha quote acima transcrita. Outro dia, eu conversava com o luthier Achiles sobre o assunto e ele me atentou para uma coisa: em tese, o sweet spot existe somente para a corda solta. A partir do momento em que tocamos uma nota na escala, o sweet spot é alterado. Então, pensei com meus botões: é alterado em relação à escala, mas e em relação à ponte?

Acho que o assunto dá pano pra manga e, sinceramente, apesar da minha experiência, confesso que já não estou mais tão convicto da minha percepção. Também gostaria de ler/ouvir os que os experts de verdade têm a dizer. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Out 28, 2015 8:15 pm

Minha pergunta é: o que é o Sweet Spot? A diferença de espaçamento dos caps?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por JAZZigo Qui Out 29, 2015 7:35 am

^
O sweet-spot de um captador seria o seu posicionamento ideal no instrumento, não apenas no sentido longitudinal das cordas, mas, também, em relação à sua altura, ou seja, à distância "ideal" entre o captador e as cordas. Neste tópico, acredito que o Guilé se refira exclusivamente ao posicionamento do(s) captador(es) no sentido longitudinal das cordas, isto é, às distâncias relativas à ponte e ao braço.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Out 29, 2015 8:31 am

Sim, a colocação do captador é fundamental para o timbre, e isso pode ser feito empiricamente, utilizando-se um instrumento de mesma medida de escala e procurando os pontos onde os harmônicos são mais pronunciados (onde ficará o corpo), ou simplesmente através da experiência do luthier. De fato, isso só "funciona" com a corda solta. JAZZigo, quanto mais perto do fim da corda, mais difícil fica de obter claramente harmônicos, e a amplitude de vibração da corda diminui. Eu, pessoalmente, acho o posicionamento do capt no JB mais longe da ponte, melhor.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por Guilé Qui Out 29, 2015 10:34 am

JAZZigo escreveu:^
O sweet-spot de um captador seria o seu posicionamento ideal no instrumento, não apenas no sentido longitudinal das cordas, mas, também, em relação à sua altura, ou seja, à distância "ideal" entre o captador e as cordas. Neste tópico, acredito que o Guilé se refira exclusivamente ao posicionamento do(s) captador(es) no sentido longitudinal das cordas, isto é, às distâncias relativas à ponte e ao braço.

A altura da corda tb interfere bastante...o Miller por ex tá com o captador da ponte bem alto, isso dá um punch bem gordo no som de ponte que me agrada muito, tipo esse aqui:



Mas gostaria de entender...os 60 eram mais afastados da ponte, em 70 aproximaram e depois trouxeram de volta ao posicionamento dos 60, é isso ?

Outra coisa que me encuca muito também é a utilização de captadores diferentes dos que vemos nas posições convencionais....nunca gostei do captador MM na posição do braço por exemplo....já com captação P colado no braço me agradou e de igual modo este tipo aqui que tem um P bem colado lá atrás:



Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Out 29, 2015 10:39 am

Guilé, o capt da ponte geralmente tem que ficar mais próximo das cordas e ter mais saída, posto que quanto mais perto do ponto fixo (ponte), a amplitude de vibração das cordas é menor (do que, por exemplo, próximo à trócula). Quanto à diferentes tipos de capts e suas posições, isso tem à ver com a sonoridade buscada.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por cardozo Qui Out 29, 2015 11:37 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Guilé, o capt da ponte geralmente tem que ficar mais próximo das cordas e ter mais saída, posto que quanto mais perto do ponto fixo (ponte), a amplitude de vibração das cordas é menor (do que, por exemplo, próximo à trócula). Quanto à diferentes tipos de capts e suas posições, isso tem à ver com a sonoridade buscada.

Depende basicamente do som que você quer atingir.

No meu BB424, o captador da ponte está regulado bastante afastado das cordas, mais ainda do que o captador do braço. Desta forma, com os dois captadores acionados, consegui um brilho que falta ao Precision, mas sem alterar muito o timbre original deste captador.

O som é matador.

Abraço!


Última edição por cardozo em Qui Out 29, 2015 11:39 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Melhorar o entendimento do texto)
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por JAZZigo Qui Out 29, 2015 1:42 pm

^
Por esta razão, coloquei "ideal" entre aspas no meu último post, pois o gosto pessoal torna o conceito de sweet spot relativo à altura do captador numa questão deveras subjetiva.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Out 29, 2015 3:59 pm

cardozo
Isso é porque vc usa os dois acionados.
Mas, se vc usar isoladamente, ocorrerá, nesse caso, um diferencial de volume entre o capt do braço e da ponte.
Por esta razão no meu têxto acima consta a palavra "geralmente", assim como o JAZZigo acima usou "ideal" entre aspas
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por GuilhermePastorius Sex Out 30, 2015 5:11 pm

Achei esta imagem e achei que poderia ajudar, estou acompanhando a discussão do tópico, me parece interessante
Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Allover_jazz_bass_pickup_distance
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por JAZZigo Sex Out 30, 2015 5:51 pm

^
Interessante essa comparação, mas, puxa, não custava tirarem as coberturas metálicas dos captadores dos Vintage e do Marcus Miller. Também esqueceram de incluir o American Standard. Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 30, 2015 5:53 pm

JAZZigo escreveu:^
Interessante essa comparação, mas, puxa, não custava tirarem as coberturas metálicas dos captadores dos Vintage e do Marcus Miller. Também esqueceram de incluir o American Standard. Rolling Eyes
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por JAZZigo Sex Out 30, 2015 6:42 pm

^
Faltou o American Deluxe (21 trastes) também.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por Guilé Sex Out 30, 2015 8:49 pm

To decidido a encarar um projeto que sempre pensei, que seria um P na posição de braço e um MM, mas gostaria de saber se apenas respeitar a distância original de cada um deles(caso seja fisicamente possível) resolveria, pois vejo os Modern Player que tem um P no braço e Humbuckers na ponte, sendo que são na mesma posição dos PJ Special, um pouco mais próximo à ponte.

Achei aqui duas imagens que parecem ajudar um pouco:

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Amyvj4

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Pickups_placement
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por allexcosta Sex Out 30, 2015 10:48 pm

Tentar explicar um pouco:

Em Física, há algo sobre vibrações harmônicas de uma corda. Seguem a série harmônica e tal. Em alguns pontos da corda, há mais harmônicos vibrando que em outros. Quando um captador "escuta" uma corda nesses pontos, o timbre percebido pelo ouvido humano é mais rico, cheio, do que em outros pontos. Esses são os diversos "sweet spots" de um baixo.

Esse fenômeno ficou mais evidente em instrumentos de captação simples, como Ps e Stingrays.

Quando fretadas as cordas, esses pontos continuam com uma boa riqueza de harmônicos em várias notas, pois os pontos terminam se interpolando (tá certo falar isso?) segundo aquela escala de Pitágoras que explica essas coisas.

Leo Fender e CIA costumavam fazer protótipos com captação deslizante para escolher os melhores pontos de captação de instrumentos diferentes. Isso era geralmente empírico.

É claro que influencia demais, mas não é a única coisa. Se fosse, captadores diferentes soariam idênticos no mesmo baixo e isso não acontece.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por JAZZigo Sex Out 30, 2015 11:05 pm

allexcosta escreveu:É claro que influencia demais, mas não é a única coisa. Se fosse, captadores diferentes soariam idênticos no mesmo baixo e isso não acontece.
Concordo, assim como os captadores também influenciam demais, as madeiras (ou outros materiais) idem, as cordas idem, sem que seja possível estabelecer o que pesa mais e sem esquecer de mencionar a pegada do baixista etc. Todas essas variáveis é que tornam a luthieria um arte-ciência tão fascinante e surpreendente.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por GuilhermePastorius Dom Nov 01, 2015 10:12 pm

Pelo que entendi existem as posições standard e vintage 70s, correto? A vintage é a que fica mais próxima da ponte?
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por allexcosta Dom Nov 01, 2015 10:43 pm

GuilhermePastorius escreveu:Pelo que entendi existem as posições standard e vintage 70s, correto? A vintage é a que fica mais próxima da ponte?

Normalmente se fala 60's e 70's. Sendo que a maioria dos modelos Fender de hoje vem com a posição 60's.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por GuilhermePastorius Dom Nov 01, 2015 11:25 pm

allexcosta escreveu:
GuilhermePastorius escreveu:Pelo que entendi existem as posições standard e vintage 70s, correto? A vintage é a que fica mais próxima da ponte?

Normalmente se fala 60's e 70's. Sendo que a maioria dos modelos Fender de hoje vem com a posição 60's.
Entendi, só alguns baixos especificos como o Miller e o Squier VM tem a posição 70s, é isso?
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo melhor sobre Sweet Spot. Empty Re: Entendendo melhor sobre Sweet Spot.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos