Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

+7
rafael.buzzi.andrade
Claudio
NeyBass
carimbass
joabi
JAZZigo
Fernando Zadá
11 participantes

Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por Fernando Zadá Qui Nov 05, 2015 1:35 pm

Uma pergunta básica para os amigos músicos e artistas:
o que acham justo em termos de valores ou porcentagem para quem viabiliza a venda de seu trabalho?
Quanto acham justo que a pessoa receba para cuidar dos detalhes burocráticos e para que você possa só ir realizar seu trabalho sem preocupações?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por JAZZigo Qui Nov 05, 2015 2:03 pm

Em uma competição de remo, quando o barco é vitorioso, assim como os atletas que suaram, o timoneiro também sobe ao podium para receber sua medalha. Da mesma forma, IMO, o agente/empresário/produtor deve ser tratado como membro da banda e receber o honorário equivalente à fração que cabe ao músico.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por joabi Qui Nov 05, 2015 2:13 pm

Difícil responder, Zadá. Se o cachê fosse de R$ 500.000,00 eu não me importaria de pagar 80% para quem fechou...

Minha opinião é que o artista deve ter um valor definido para seu show, colocando suas exigências mínimas como transporte, hospedagem, estrutura de palco e sonorização, e o que o empresário/produtor fechar a mais é dele.

Acho que trabalhar por porcentagem dá muito pano pra manga...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por carimbass Qui Nov 05, 2015 2:32 pm

joabi escreveu:Difícil responder, Zadá. Se o cachê fosse de R$ 500.000,00 eu não me importaria de pagar 80% para quem fechou...

Minha opinião é que o artista deve ter um valor definido para seu show, colocando suas exigências mínimas como transporte, hospedagem, estrutura de palco e sonorização, e o que o empresário/produtor fechar a mais é dele.

Acho que trabalhar por porcentagem dá muito pano pra manga...


Isso é muito relativo, muito provavelmente depois de uns 5 shows você ganhando 100.000 e o produtor 400.000 você iria chamar o cara para um para pra acertar... Se ele está vendendo seu show por 500.000 é porque o SEU show vale e não por conta do trabalho desse produtor... Não acho certo considerar empresário como parte da banda, na minha opinião o percentual vai variar muito em cima do que ele pode te oferecer. Ex: Conheço banda que deu 40% do cachê para um empresário por X shows, porém esse cara colocou a banda no Faustão. Ou seja financeiramente foi um excelente negócio visto que a banda cobrava R$ 2.000 de cachÊ e depois começou a cobrar R$ 40.000,00 ( a banda ficou com R$ 24.000,00 e o empresário com R$ 16.000,00 ). Já tem empresário que ficam sócios da banda ou seja o cara investe uma grana inicial seja em equipamentos, gravação de cds, jabá e etc e por conta desse investimento tem direito a X% de participação na banda... Enfim são muitas possibilidades e cada caso é um caso...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por joabi Qui Nov 05, 2015 2:44 pm


carimbas, sei que o meu exemplo foi exagerado e é impraticável, mas o que penso é bem na onda do que você falou. Se o cachê normal de uma banda é 10.000 e oferecem 100.000, isso ainda é 10 vezes o que eles costumam ganhar. Eu acho que não me sentiria explorado, ainda que considerasse seriamente deixar de ser músico e começar a vender shows... Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por Fernando Zadá Qui Nov 05, 2015 3:42 pm

Bacana o debate. Eu também acho que o problema muitas vezes é que nem o músico sabe quanto vale seu trabalho, ou quanto pode valer em alguns casos. E muitas vezes sem um produtor ou vendedor ele vai continuar valendo só aqueles trocados que você acha que vale, ou pior nem isso se não houver a quem vender ou quem vender.

Talvez por isso eu ache o sistema de porcentagem interessante que se vale mais todos ganham mais...
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por Fernando Zadá Qui Nov 05, 2015 3:47 pm

Vamos pensar em venda sem produção que facilita.
A produção vale mais que a venda e muito trabalho nem existe e se torna viável sem alguma produção, seja de quem for.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por NeyBass Qui Nov 05, 2015 4:07 pm

Eu penso assim, comercialmente falando:

O músico/artista = fabricante/construtor
O show/apresentação = produto
O empresário = vendedor.
O público = comprador.

O músico cobra valor X por sua apresentação, que é vendida pelo empresário pelo preço que ele quiser e que o mercado esteja disposto a pagar.
No fim quem vai decidir quem fica com a maior parte da grana é o público.
Se é pouco ou muito quem vai decidir é o público/comprador.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por Claudio Qui Nov 05, 2015 9:06 pm

JAZZigo escreveu:
(...) o agente/empresário/produtor deve ser tratado como membro da banda e receber o honorário equivalente à fração que cabe ao músico.

Faço exatamente dessa forma com minha banda atual. Temos uma produtora comercial, e ela é o quinto elemento da banda. O cachê é dividido igualmente. Como nós não trabalhamos com esquema de barzinho e couvert (dependência de público), sabemos exatamente o que cada um vai receber antes mesmo de realizarmos a gig. Dessa forma é muito tranquilo e ninguém se aborrece.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Nov 06, 2015 8:01 am

^ Concordo com a questão da porcentagem
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por Claudio Sex Nov 06, 2015 8:13 am

Eu faço dessa forma como falei, mas somente pra evitar aborrecimentos, mas eu não concordo com essa distribuição em partes iguais pro produtor. Numa banda quem tira/escreve as músicas, quem ensaia, quem cria os arranjos e versões, quem carrega os instrumentos, quem passa o som, bota a cara e faz o show são os músicos. Esses são os que devem ficar com a maior parte dos rendimentos, pois são os que ficam com a maior parte do trabalho. Produtor comercial, na minha opinião, deveria levar no máximo 15%.

Tem um produtor bastante conhecido aqui no cenário carioca que ficou muito interessado em trabalhar com a nossa banda, e já no primeiro encontro para acertarmos o trabalho, antes de dar bom dia ele veio logo dizendo que 30% de tudo era dele, e o restante seria dividido entre a banda. Disse a ele que estava perdendo tempo com produção musical, e que o lugar dele era num palco fazendo stand up comedy. Curto e grosso, total sem paciência pra essa gente sem noção!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por allexcosta Sex Nov 06, 2015 9:31 am

Na boa, varia demais... É completamente caso a caso.

O produtor é sócio? É contratado? Exclusivo? O que ele faz? Vende shows e viabiliza a logística? Só vende shows? Só vê produção propriamente dita? Ele tem contatos? Histórico? Viaja ou fica? Tem um escritório dele? Paga ajudantes? Tira jabá do bolso pra colocar vocês nas rádios? Tem assessoria jurídica? Já investiu algo na banda? Ele vende outras bandas? Tem uma praça?

Enfim, é complicado de responder...


Última edição por allexcosta em Sex Nov 06, 2015 12:18 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 06, 2015 9:53 am

^Muitas variáveis!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por fheliojr Sex Nov 06, 2015 4:14 pm

pelo q já vi, qualquer percentual superior a 20% ao faturamento bruto da banda costuma ser considerado "abusivo", como remuneração de um produtor.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por Convidado Seg Nov 09, 2015 3:57 pm

Zadá...

Claro que como já frisaram anteriormente é uma questão variável (principalmente em função do gabarito do prestador de serviços, o que é óbvio).

Mas penso que tem que ser um percentual que motive o engajamento. Caso contrário, será um quebra-galho sem comprometimento. Isso posto, no caso de um artista ainda não consagrado, certamente 15% é pouco.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por warZ Seg Nov 09, 2015 4:17 pm

ClaudioBass escreveu:

Faço exatamente dessa forma com minha banda atual. Temos uma produtora comercial, e ela é o quinto elemento da banda. O cachê é dividido igualmente. Como nós não trabalhamos com esquema de barzinho e couvert (dependência de público), sabemos exatamente o que cada um vai receber antes mesmo de realizarmos a gig. Dessa forma é muito tranquilo e ninguém se aborrece.

Vocês trabalham através de projetos culturais?
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Uma questão sobre a parte comercial e de produção. Empty Re: Uma questão sobre a parte comercial e de produção.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos